Big Data para vendas: como abastecer e impulsionar seu funil

O Big Data para vendas pode ser um grande diferencial, auxiliando a entender o comportamento do cliente e melhorando o funil de vendas.
Rackel
07/04/2023 | 7 min

A utilização de dados para tomada de decisão se tornou uma das principais estratégias das empresas. Isso porque a coleta e análise de uma grande quantidade de informações ajudam na identificação de tendências e oportunidades de mercado, na melhoria da eficiência operacional e da experiência do cliente, além da redução de riscos e muito mais. 

No contexto de vendas, isso não é diferente. O uso de Big Data pode ser um grande diferencial competitivo para a área comercial, auxiliando a entender o comportamento do consumidor e melhorando o desempenho do funil de vendas

e-book gratuito funil de vendas b2b

Quer saber mais sobre Big Data para vendas, as principais ferramentas e como aplicá-las na prática? Continue lendo e descubra.

O que é Big Data?

Big Data é um termo utilizado para se referir ao grande volume de dados que as empresas coletam e armazenam. Esses dados são gerados a partir de diversas fontes, como transações comerciais, mídias sociais, dispositivos móveis, entre outras. 

O grande desafio é coletar e analisar todas essas informações de forma estratégica, para obter insights valiosos que possam melhorar a eficiência do negócio.

Quais os benefícios do Big Data para vendas?

Sabemos que o processo de vendas não é simples: envolve diversos processos interligados a muitos pontos. Desde a captura dos leads até o relacionamento com os clientes, contando com as interações dos setores internos da empresa e a dinâmica do mercado. 

Por conta disso, é fundamental ter uma abordagem analítica para otimizar o desempenho da empresa, sendo essa postura a responsável pela economia de tempo e dinheiro, aumentando a rentabilidade do negócio. 

Pensando nisso, o uso de Big Data para vendas ajuda em todo esse processo e proporciona muitas vantagens para a empresa. Conheça algumas: 

Melhor entendimento da persona

Quando falamos de vendas, um dos pilares para o sucesso é ter uma persona bem definida. As empresas precisam identificar quem são seus consumidores, o que querem e o que precisam, para assim oferecer soluções mais alinhadas às suas dores e expectativas.

Nesse cenário, o Big Data ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, suas preferências, necessidades e desejos, permitindo uma abordagem mais personalizada e efetiva.

Identificação de oportunidades comerciais

Uma grande vantagem do Big Data para vendas é o auxílio no monitoramento e análise dos padrões do mercado, incluindo tanto a concorrência quanto o comportamento dos consumidores, como acabamos de conferir.

Com a análise dos dados, é possível também identificar oportunidades de negócio, como segmentos de mercado não explorados ou novos produtos ou serviços que possam ser oferecidos.

Ou seja, é possível prever as tendências do mercado e maximizar as chances de aproveitar oportunidades comerciais. Isso transforma o Big Data em uma vantagem competitiva relevante, colocando a empresa em uma posição de destaque em relação aos seus concorrentes.

Otimização do funil de vendas

O Big Data também é um grande aliado para entender em qual estágio do funil de vendas o cliente se encontra, permitindo ações mais assertivas para a conversão do lead em cliente.

Ao analisar os dados, é possível entender se ele está apenas conhecendo a empresa, considerando a compra ou se já está pronto para fechar negócio. 

Com base nessas informações, a empresa pode ajustar suas estratégias de marketing e vendas para oferecer a melhor experiência possível ao cliente, aumentando suas chances de sucesso na conversão de vendas.

Os benefícios são diversos

Além disso, existem diversas outras aplicações interessantes do Big Data para a área comercial e empresa como um todo. Confira: 

  • informações estratégica para os vendedores;
  • personalização de ofertas e campanhas de marketing;
  • melhoria da experiência do cliente;
  • aumento do Lifetime Value;
  • tomada de decisões baseadas em dados e análises precisas;
  • melhoria da precisão de previsão de vendas, etc.

A verdade é que se uma empresa sabe usar os dados com habilidade, é capaz de orientar sua equipe de vendas de maneira mais estratégica, identificar oportunidades para expandir seu negócio com inteligência geográfica, avaliar a concorrência e expandir sua linha de produtos e serviços. Tudo isso com uma margem de retorno sobre o investimento mais segura.

Como aplicar o Big Data para vendas?

Para utilizar o Big Data para vendas na prática, é importante seguir algumas etapas, como:

Identificar os dados relevantes

A primeira etapa para essa aplicação é definir quais dados são relevantes para a sua estratégia de vendas. Por exemplo: dados sobre o comportamento dos clientes em relação aos seus produtos ou serviços, dados demográficos, dados sobre segmento e tamanho da empresa em caso de vendas B2B, ou qualquer outra informação que julgar relevante.

Coletar e armazenar dados

Com a identificação dos dados relevantes em mãos, agora é importante garantir a coleta e armazenamento desses dados de forma organizada e estruturada. É nesse momento que as ferramentas de Big Data entram em ação: Driva, Speedio e Obras Online (Big Data para o segmento de construção civil), são exemplos de ferramentas para ajudar sua empresa nessa etapa. 

Integrar dados ao CRM 

Agora, é importante integrar os dados coletados ao seu CRM, para permitir o uso dessas informações em suas estratégias de vendas. Dessa forma, a empresa consegue unificar demandas qualificadas vindas do Big Data com um ambiente ideal para converter essas demandas. 

Analisar e segmentar dados

A quarta etapa para aplicação do Big Data para vendas é a análise e segmentação dos dados, para entender melhor o comportamento dos clientes e criar estratégias personalizadas de vendas.

Automatizar processos 

Por fim, é importante automatizar processos para maximizar a eficiência da equipe de vendas. Isso pode ser feito por meio de módulos de automação dentro do CRM, ou ferramentas de automação integrada à ele. Isso ajuda no gerenciamento e monitoramento de todo o processo de vendas.

O Ploomes

Como vimos, para utilizar o Big Data para vendas de forma efetiva, é importante um bom CRM integrado à ferramenta. Assim, com o Ploomes, você consegue acompanhar toda a operação comercial, do lead gerado segundo os dados do Big Data ou outros meios, à sua conversão e fidelização. 

Além disso, criamos a primeira plataforma que une CRM, automação de processos e geração de propostas. Conte com o Ploomes para aumentar a produtividade e controle comercial de sua empresa.

Principais ferramentas de Big Data

Existem diversas ferramentas disponíveis no mercado para coletar, armazenar e analisar dados de Big Data. Algumas das principais ferramentas integradas ao Ploomes, são:

Driva 

A Driva é uma ferramenta de inteligência de negócio que oferece uma solução de dados de mercado. Com ela, é possível obter acesso a informações legais e públicas de todas as empresas ativas do Brasil, o que ajuda a obter insights sobre o comportamento do consumidor e sobre o desempenho das vendas.

Saiba mais sobre a Driva

Speedio

A Speedio é uma plataforma de geração de leads B2B onde são disponibilizados dados de mais de 20 milhões de empresas ativas no Brasil através de Big Data e Inteligência Artificial. Com ela, é possível identificar oportunidades de negócio e desenvolver estratégias mais efetivas para as vendas.

Saiba mais sobre a Speedio

Obras Online

A plataforma Obras Online é especializada em soluções de inteligência de mercado para o setor de construção civil. Com ela, é possível obter insights importantes sobre novas oportunidades de negócios para empresas que oferecem produtos e serviços para construtoras, empreiteiras e empreendedores em todo o país. Além disso, também ajuda no acompanhamento das tendências do setor. 

Saiba mais sobre a Obras Online

Conclusão:

Em um mercado cada vez mais competitivo, utilizar o Big Data para vendas de forma estratégica pode fazer toda a diferença. Vimos que o grande volume de dados gerados por diversas fontes pode ser transformado em insights valiosos para melhorar o desempenho do negócio. 

A análise dos dados para vendas pode auxiliar a entender melhor a persona, identificar oportunidades comerciais e otimizar o funil de vendas. 

Além disso, o Big Data oferece diversas outras aplicações, como informações estratégicas para vendedores, personalização de ofertas e campanhas de marketing, melhoria da experiência do cliente, aumento do Lifetime Value, melhoria da precisão de previsão de vendas e diversos outros benefícios.

Para utilizar o Big Data na prática, é importante seguir algumas etapas, como identificar os dados relevantes, coletar e armazenar dados de forma organizada e estruturada e integrar dados ao CRM. As empresas que sabem utilizar o Big Data com inteligência, podem ampliar seus negócios e se destacar no mercado.

banner: download da planilha funil de vendas

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.