Buzz Marketing: como impulsionar sua marca e gerar engajamento

Aumente a visibilidade da sua marca e impulsione o engajamento com estratégias de buzz marketing. Atraia mais clientes e destaque-se.
Tayrane
25/01/2024 | 6 min

Um dos maiores motivos para o crescimento de uma marca é ganhar visibilidade, e com isso o Buzz Marketing pode ajudar.

Ele é um método de marketing focado em chamar a atenção do público, gerando engajamento e publicidade gratuita para os negócios e demais ações da empresa.

E se você quiser aprender como usar o Buzz Marketing na sua estratégia, continue lendo este artigo preparado pela Ploomes.

Boa leitura! 

O que é Buzz Marketing?

O Buzz Marketing é uma estratégia de marketing que busca gerar interesse e conversação sobre uma marca, produto ou serviço. É uma forma de marketing boca a boca que se concentra em criar entusiasmo e engajamento espontâneos.

Ele pode ser usado para uma variedade de objetivos, incluindo:

  • Gerar reconhecimento de marca;
  • Aumentar as vendas;
  • Aumentar a fidelidade do cliente;
  • Fortalecer a imagem da marca para o público.

O Buzz Marketing pode ser uma ferramenta poderosa para empresas de todos os segmentos, pois pode ajudar a alcançar um grande público de forma eficaz e econômica.

Buzz Marketing vs. marketing viral, qual é a diferença?

O Buzz Marketing e o marketing viral são duas estratégias de marketing com o mesmo objetivo: gerar interesse sobre uma marca, produto ou serviço. No entanto, existem diferenças importantes entre essas estratégias e a forma como colocam isso em prática.

Em primeiro lugar, o Buzz Marketing é uma estratégia mais controlada do que o marketing viral. O que isso significa?

  • Que as empresas que usam o Buzz Marketing geralmente têm um plano específico para gerar interesse e conversação. 

Já o marketing viral é uma estratégia mais espontânea. As empresas que usam o marketing viral geralmente esperam que seu conteúdo se espalhe de forma natural, sem a necessidade de muita intervenção. É como um vídeo no TikTok, por exemplo.

Outra diferença importante entre as duas estratégias é o seu alcance. O Buzz Marketing pode ser eficaz para alcançar um público específico, como um determinado grupo demográfico ou nicho de mercado. Já o marketing viral pode ser mais eficaz para alcançar um público mais amplo, de diferentes regiões ou até mesmo países.

Tipos de gatilhos do buzz marketing

Existem vários tipos de gatilhos que podem ser usados para gerar Buzz Marketing. Alguns dos mais comuns incluem:

1. Tabu 

O uso de temas ou imagens que sejam tabus pode gerar interesse e conversação. No entanto, é importante usar esse gatilho com cuidado, pois pode ser controverso e gerar críticas ou polêmicas.

2. O incomum

O incomum é sobre usar de algo inesperado que pode gerar interesse e comentários do público. Por exemplo, uma empresa pode lançar um produto com um design ou embalagem incomum ou nunca vista antes no mercado.

3. O extraordinário

Quem nunca parou para ver um vídeo ou publicação sobre algo que parecia impossível? O uso do extraordinário envolve fazer isso para chamar a atenção. Por exemplo, a empresa pode realizar um evento ou campanha que seja visualmente impressionante.

4. O chocante

O uso de algo chocante ou perturbador é semelhante ao extraordinário. No entanto, é importante usar esse gatilho com cuidado, pois pode ser ofensivo e gerar críticas, já que nem sempre os temas podem ser considerados positivos.

5. O hilário

Todo mundo gosta de dar boas risadas, e é por isso que usar o gatilho do humor é uma excelente estratégia para marcar o público. Um bom exemplo é criar um anúncio ou vídeo que seja engraçado e viral, gerando curtidas e compartilhamentos nas redes sociais.

6. O segredo

Quem não ama descobrir um segredo, não é mesmo? Uma ótima forma de usar isso a seu favor é “vazar” o lançamento de um novo produto ou serviço sem anunciar nada previamente sobre ele. Isso vai gerar surpresa e reações instantâneas.

Vantagens do Buzz Marketing

Como você viu, existem muitas maneiras de colocar o Buzz Marketing em prática, e cada uma oferece suas próprias vantagens. No entanto, entre as principais é possível destacar:

  • Eficiência: é uma forma eficaz de alcançar um grande público de forma econômica;
  • Espontaneidade: é espontâneo, o que gera um maior interesse e engajamento do público;
  • Engajamento: O Buzz Marketing cria um envolvimento maior do público com a marca, produto ou serviço;
  • Relevância: quanto mais conversas relevantes e interessantes sobre a marca a estratégia gerar, melhor para a sua credibilidade.

Identificando oportunidades de buzz

A identificação de oportunidades de buzz é fundamental para o sucesso dessa estratégia, mas como fazer isso?

É preciso ficar atento a isso de várias maneiras, incluindo:

Monitoramento de tendências e conversas online

Ficar de olho nas tendências e conversas online para identificar oportunidades de buzz é uma forma trabalhosa, mas muito eficaz. 

Uma maneira mais simples de fazer isso, no entanto, é identificar um novo tópico ou assunto que esteja gerando interesse no seu público e pensar em uma estratégia rápida para usar isso a seu favor.

Identificação de momentos oportunísticos

Identificar momentos oportunos e saber como explorar eles é uma chance de ouro para viralizar e gerar um alto engajamento. A agilidade, porém, é um fator essencial para que isso dê certo.

Por exemplo: se estiver preparando uma campanha especial para o dia de Natal, ela não vai ter efeito algum se for lançada no dia 26 de dezembro. Ter “timing” é tudo.

Análise da concorrência e benchmarking

Por fim, uma excelente maneira de fazer Buzz Marketing é analisar o que sua concorrência está fazendo, por meio de benchmarking para identificar oportunidades. 

Por exemplo, se o seu concorrente está fazendo uma campanha focada em um segmento específico, analise profundamente a estratégia que ele está usando e tente criar algo ainda mais interessante e envolvente.

Exemplos de sucesso de buzz marketing

Ao longo dos anos, várias empresas foram bem-sucedidas em usar o Buzz Marketing para gerar interesse específico sobre as suas marcas, produtos ou serviços. Veja alguns exemplos famosos:

  • Red Bull Stratos: em 2012, a Red Bull patrocinou o salto em queda livre do austríaco Felix Baumgartner, da estratosfera. O salto foi transmitido ao vivo para milhões de pessoas em todo o mundo e gerou um enorme buzz nas redes sociais;
  • Dumb Ways to Die: em 2013, o Metrô de Melbourne lançou uma campanha de segurança pública chamada “Dumb Ways to Die”, ou “Maneiras Estúpidas de Morrer”. A campanha foi um sucesso viral, com mais de 1,5 bilhão de visualizações no YouTube;
  • Old Spice: em 2010, a Old Spice lançou uma campanha de marketing chamada “The Man Your Man Could Smell Like”. A campanha focou em como os homens poderiam ter o “cheiro que as mulheres gostam”, sendo um sucesso viral, com mais de 50 milhões de visualizações no YouTube;
  • The Cliché: em 2015, a Heineken lançou uma campanha de marketing para a Liga dos Campeões chamada “The Cliché”. O foco foi quebrar estereótipos no futebol, especialmente em relação ao machismo. A campanha foi um sucesso viral, com mais de 10 milhões de visualizações somente no YouTube.

Esses são apenas alguns exemplos de como o buzz marketing pode ser usado para gerar engajamento totalmente orgânico sobre uma marca. Quando feito corretamente, o buzz é poderoso e pode ajudar as empresas a alcançar seus objetivos.

Confira mais algumas dicas para o sucesso do seu buzz:

  • Relevância: o conteúdo deve ser relevante para o público-alvo;
  • Criatividade: a estratégia tem que ser criativa e original para se destacar da concorrência;
  • Oportunidade: o seu buzz deve ser lançado no momento certo para aproveitar uma oportunidade;
  • Mensurável: meça o sucesso para garantir que o seu buzz esteja atingindo seus objetivos. Faça isso medindo o número de curtidas, comentários, engajamentos e compartilhamentos.

Conheça outras estratégias de marketing

Existem diversas estratégias de marketing que a sua empresa pode adotar, dependendo de seus objetivos, público-alvo e recursos disponíveis. 

Acesse nosso conteúdo sobre o tema e descubra qual adotar no seu negócio:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.