CMS: o que é e como escolher a melhor plataforma de gerenciamento de conteúdo

CMS (Content Management System) é uma plataforma de gerenciamento de conteúdo muito utilizada na criação de sites e blogs. Entenda melhor!
Tayrane
13/03/2024 | 8 min

Ter uma presença online forte é crucial para o sucesso de qualquer negócio ou projeto. Seja para divulgar informações, vender produtos ou simplesmente se conectar com o público, um site é a porta de entrada para o mundo virtual.

No entanto, criar e manter um site pode ser um desafio, especialmente para quem não possui conhecimentos técnicos em programação. É aí que entra o CMS (Content Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, uma ferramenta poderosa que facilita a criação e o gerenciamento de sites sem a necessidade de codificação.

Se você ainda não sabe o que é essa tecnologia ou como usá-la, a Ploomes preparou este conteúdo exclusivo para ensinar tudo o que você precisa saber sobre CMS.

O que é um CMS?

Um CMS é um software que oferece uma interface gráfica intuitiva para que usuários, mesmo sem experiência em programação, possam criar, editar e publicar conteúdo em um site ou blog. 

Essa é uma ferramenta bastante usada no mundo dos negócios atualmente, independente do porte ou segmento da empresa. Através de um painel de controle, é possível adicionar páginas, textos, imagens, vídeos e outros elementos, assim como gerenciar usuários e definir permissões, personalizar o layout e design do site, entre outras funções.

Benefícios do uso de um CMS

A utilização de um CMS oferece diversos benefícios para gerenciar ou criar um site. Veja abaixo quais são e de que maneira eles ajudam sua empresa:

Facilidade de uso

A interface intuitiva e amigável dos CMS torna a criação e o gerenciamento de um site ou blog acessível a qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos e de programação.

Flexibilidade e escalabilidade

A maioria dos CMS oferece uma grande variedade de temas e plugins que permitem personalizar o site de acordo com as necessidades específicas de cada projeto. 

Além disso, muitos CMS são escaláveis, o que significa que podem ser facilmente adaptados para suportar o crescimento do seu site, seja em número de páginas ou quantidade de conteúdos.

Recursos de SEO

Muitos CMS oferecem recursos integrados de SEO (Search Engine Optimization) que ajudam a otimizar o site para os mecanismos de busca, aumentando a visibilidade online do seu projeto.

Uma boa estratégia de SEO ajuda a aumentar o tráfego orgânico do seu site ou blog, ou seja, a quantidade de visitantes cresce e, com isso, as chances de conversão.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Faz tempo que o uso de smartphones e tablets para acessar a internet está crescendo. Por isso, é essencial que seu site seja compatível com dispositivos móveis para ser bem ranqueado no Google e em outros mecanismos de busca. 

Nesse contexto, o benefício dos CMS é que a maioria oferece suporte a layouts responsivos, que se adaptam automaticamente à tela do dispositivo utilizado.

Segurança

Os CMS costumam oferecer recursos de segurança que protegem seu site contra ataques e invasões de terceiros.

Em tempos onde a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é necessária para estar em conformidade com a lei, escolher um CMS com bons recursos de segurança é uma excelente alternativa para se prevenir e manter os dados dos clientes seguros.

Suporte e comunidade

A maioria dos CMS possui comunidades online ativas que oferecem suporte e ajuda aos usuários. Além disso, é comum que os próprios fornecedores tenham uma equipe técnica pronta e disposta a ajudar com dúvidas e sugestões de melhoria da plataforma.

Quais os principais CMS do mercado?

Há uma variedade de CMS disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades. Entre os mais populares, estão esses listados abaixo:

  • WordPress: o CMS mais popular do mundo, com uma comunidade bastante engajada e uma grande variedade de plugins e temas gratuitos ou pagos. É ideal para blogs, sites institucionais e lojas virtuais;
  • Wix: uma plataforma de criação de sites que se destaca pela facilidade de uso e pelo sistema de arrastar e soltar. É ideal para iniciantes que desejam criar um site simples e rápido. O Wix possui planos pagos, mas os recursos em geral são gratuitos;
  • Joomla: um CMS robusto e flexível, o Joomla oferece uma grande variedade de recursos e funcionalidades. É ideal para sites complexos e com alto volume de tráfego orgânico e pago;
  • Drupal: um CMS conhecido por sua segurança e escalabilidade de planos e projetos. É ideal para sites de grandes empresas e organizações;
  • Magento: por último, o Magento é um CMS focado em e-commerce, com recursos avançados para gerenciamento de produtos, pagamentos e logística. É ideal para lojas virtuais de grande porte.

Principais recursos a considerar ao escolher um CMS

Os principais recursos que você deve considerar ao escolher um CMS estão diretamente conectados com os benefícios que eles trazem dependendo das características do seu projeto.

Relembre quais são e porque são importantes:

Facilidade de uso: o CMS deve ser fácil de usar e navegar, mesmo para usuários sem experiência em programação.

Flexibilidade e escalabilidade: a ferramenta tem que ser flexível o suficiente para se adaptar às suas necessidades específicas e deve ser capaz de crescer com o seu site.

Recursos de SEO: deve ter recursos integrados de SEO, como plugins e extensões, para ajudar a otimizar o seu site para os mecanismos de busca.

Compatibilidade com dispositivos móveis: o CMS precisa oferecer suporte e layouts responsivos para que seu site seja compatível com dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Suporte e comunidade: deve ter uma comunidade ativa que ofereça suporte e ajuda aos usuários, ou uma equipe própria da plataforma para fazer isso.

Segurança: por último e um dos pontos mais importantes, o CMS precisa ter recursos de segurança para proteger seu site contra ataques e invasões.

Otimização de um site baseado em CMS para mecanismos de busca

Como você viu anteriormente, para que seu site seja facilmente encontrado pelos mecanismos de busca, como o Google, é importante otimizar ele para SEO. 

Para isso, você deve seguir algumas dicas importantes:

1. Utilize palavras-chave relevantes

Pesquise as palavras-chave que seu público-alvo utiliza para pesquisar por informações relacionadas ao seu negócio ou projeto e utilize-as no título, no meta description e no conteúdo do seu site.

Para fazer isso, é indicado usar ferramentas de SEO, como SEMrush, Screaming Frog, Google Analytics e Google Search Console.

2. Crie conteúdo de qualidade

O conteúdo do seu site precisa ser, acima de tudo, informativo, relevante e útil para o seu público-alvo. Publique regularmente novos artigos, notícias e outros materiais que agreguem valor aos seus visitantes.

Essa é uma das principais práticas para ter um bom ranqueamento no Google e em outros mecanismos de busca. No caso do Google, o conteúdo de qualidade é um dos fatores de ranqueamento mais relevantes para o algoritmo do buscador.

3. Otimize as imagens

Utilize alt text (texto alternativo) descritivo para as imagens, gráficos e infográficos do seu site e inclua palavras-chave relevantes no nome do arquivo.

Isso, além de contribuir para o SEO do site, também está conectado com questões de acessibilidade.

Crie links entre as páginas do seu site e para outros sites relevantes. Isso ajudará os mecanismos de busca a entender a estrutura das páginas e a melhorar a sua autoridade no Google – quanto maior ela for, maior também é a chance de suas páginas ranquearem bem.

Caso você não saiba a diferença entre ambos, basta raciocinar da seguinte forma: links internos são de páginas do seu site para outras páginas do seu site, já os links externos são de páginas do seu site para outros.

5. Utilize um plugin de SEO

Existem diversos plugins de SEO disponíveis para os principais CMS. Eles são úteis para otimizar o seu site para os mecanismos de busca. Veja alguns dos mais interessantes para você usar:

  • Yoast SEO: plugin popular para WordPress que oferece uma variedade de ferramentas para otimizar o seu site para SEO;
  • All in One SEO Pack: outro plugin popular para WordPress com funcionalidades semelhantes ao Yoast SEO;
  • SEO Checker: uma extensão para o Chrome que permite verificar a otimização de SEO de qualquer página da web;
  • SEMrush: ferramenta completa de SEO que oferece recursos para pesquisa de palavras-chave, análise de backlinks, auditoria de SEO e muito mais.

Considerações de velocidade e desempenho

A velocidade de carregamento do seu site é um fator importante para o SEO. Um site lento tem um impacto negativo na sua classificação nos mecanismos de busca e, com isso, o ranking tende a cair bastante.

Para melhorar a velocidade do seu site e evitar esse problema, siga estas dicas:

Escolha um CMS leve e otimizado: alguns CMS são mais pesados que outros. Opte por um CMS que seja leve e otimizado para desempenho.

Utilize um tema ou plugin de cache: um tema ou plugin de cache pode ajudar a melhorar a velocidade de carregamento do seu site.

Otimize as imagens: compacte as imagens do seu site e utilize formatos de arquivo otimizados para a web. Isso diminui o tamanho dos documentos e aumenta a velocidade de carregamento.

Minimize o uso de JavaScript e CSS: evite o uso excessivo de JavaScript e CSS, pois isso pode aumentar o tempo de carregamento do seu site.

Saiba porque você deveria criar um site com CRM integrado

O atual momento do mundo dos negócios exige que todas as empresas tenham uma cultura voltada à análise de dados se quiserem performar bem nos mecanismos de busca e, com isso, atrair mais tráfego para o seu site.

Uma parte importante dessa estratégia é mapear de onde estão sendo captados os leads e de que maneira seus conteúdos impactam no comportamento do consumidor. Para isso, integrar um CRM ao seu site é um ótimo negócio.

Quer aprender a fazer isso de um jeito simples? A Ploomes preparou um conteúdo gratuito e exclusivo sobre o tema. Nele, você entende os motivos para criar um site com CRM integrado.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.