Software: o que é, tipos e como ele impacta o seu cotidiano

Descubra como o software está transformando a maneira como empresas operam, otimizando processos e impulsionando o crescimento.
Tayrane
15/12/2023 | 15 min

A utilização de softwares já faz parte do dia a dia de boa parte das pessoas; seja no trabalho ou na vida pessoal: esses mecanismos possibilitam a otimização de diversas tarefas, atribuindo mais produtividade e agilidade na execução das atividades de rotina.

Ainda no século XIX, Ada Lovelace foi a responsável por conduzir as primeiras pesquisas destinadas a esse recurso tecnológico.

O estudo, considerado um marco na história da computação, permitiu a criação de um mecanismo capaz de realizar cálculos matemáticos complexos.

A partir daí, à medida que a tecnologia evoluiu e novos aprofundamentos foram realizados, os softwares ganharam força, englobando diversas aplicações da Tecnologia da Informação (TI).

Se você já utiliza esse componente, mas quer entender a fundo como funciona e como ele impacta no seu cotidiano, continue lendo e conheça aspectos fundamentais do software.

O que é um software?

No universo digital o termo “software” tornou-se onipresente, sendo a base para uma série de dispositivos que usamos diariamente. Mas, o que de fato significa esse termo e qual é o seu papel fundamental no cotidiano das pessoas?

O software está por trás de cada ação realizada em computadores, celulares, tablets e outros dispositivos eletrônicos. 

Em suma, trata-se de uma coleção de dados e instruções criados para informar a um dispositivo como realizar determinadas funções.

Tudo tem início quando Ada Lovelace, considerada a primeira programadora, contribuiu significativamente para a história da computação ao escrever o primeiro algoritmo a ser processado por uma máquina no século XIX.

Mas foi na década de 1940 que o termo ganhou conhecimento, quando um jogo de palavras deu origem à palavra “software”:, substituindo “hard” (rígido) por “soft” (macio), para representar tudo o que não está vinculado à parte física ou “rígida” de um dispositivo.

De sistemas operacionais a aplicativos de produtividade e jogos eletrônicos, o software atravessa todos os aspectos da vida digital. 

Seja ao navegar na internet, editar fotos, assistir a vídeos, entre outras funções; o software é o facilitador que permite que esses dispositivos executem suas funções de maneira eficiente.

Como funciona e como se constrói um software?

Os softwares desempenham um papel importante ao traduzir as intenções e comandos dos usuários para uma linguagem compreensível pelos dispositivos eletrônicos. 

Ao contrário do hardware, que consiste nos atributos físicos, o software é composto por um conjunto de programas, algoritmos e dados que guiam o hardware na execução de suas tarefas.

Assim, o desenvolvimento de um software é um processo complexo que envolve uma equipe de programadores e desenvolvedores para que tudo funcione perfeitamente.

Esses profissionais utilizam linguagens de programação como Java, Python, C# e Ruby para criar conjuntos de instruções, chamados de código-fonte, que definem o comportamento do software. 

Cada linha de código é uma diretriz específica para o computador, detalhando como ele deve processar dados, interagir com o usuário e realizar operações específicas. O resultado é um programa acessível, que pode ser iniciado e utilizado pelos usuários finais.

O ciclo de desenvolvimento de software geralmente segue várias etapas, começando com a análise de requisitos, onde os objetivos do software são definidos. 

Os programadores, então, projetam a estrutura do software, escrevem o código, realizam testes para garantir que ele funcione conforme o esperado e, finalmente, lançam o produto. 

Após o lançamento, é comum realizar atualizações e manutenções para corrigir bugs, adicionar novos recursos ou melhorar o desempenho.

A partir desse processo de desenvolvimento, os dispositivos conseguem executar tarefas cada vez mais complexas, integrando-se em aspectos fundamentais do cotidiano.

Quais são as diferenças entre software e hardware?

O software e o hardware são componentes fundamentais de qualquer sistema computacional, mas suas funções e características são distintas.

O software atua como a “mente” do computador, fornecendo comandos para que a máquina execute suas funções corretamente.

Ele é composto por um conjunto de instruções, códigos e dados que são processados pelos circuitos eletrônicos do hardware. 

Em outras palavras, o software é a lógica por trás das operações, atribuindo a inteligência necessária para realizar tarefas específicas.

Por outro lado, o hardware é a parte física do sistema. Em um computador, inclui itens tangíveis como a CPU, placa de vídeo, memória RAM, placa-mãe, teclados e mouses.

Dessa forma, existem diferentes tipos de hardware, cada um com funções específicas, mas todos essenciais para o funcionamento de dispositivos eletrônicos.

Em termos de utilização, a maioria dos equipamentos eletrônicos requer tanto o hardware quanto o software para funcionar.

Essa combinação está presente em diversos dispositivos, incluindo tablets, celulares, computadores e câmeras digitais, permitindo a execução de várias tarefas e a criação de produtos tecnológicos.

Portanto, enquanto o hardware responde pela estrutura física, o software é a inteligência e as instruções que possibilitam o funcionamento de qualquer dispositivo eletrônico. 

Quais são os tipos de software?

Existem diversos softwares que atendem a diferentes demandas e cenários, refletindo a crescente complexidade das necessidades tecnológicas. Conheça cada um deles a seguir:

De sistema

Este tipo de software é responsável por gerenciar os recursos de hardware do computador ou dispositivo. Inclui sistemas operacionais como o Windows para PCs, Android para dispositivos móveis e iOS para dispositivos da Apple. 

Seu papel está em fornecer uma interface eficiente entre o usuário e o hardware, facilitando a execução de programas e a interação com o sistema.

De programação

São ferramentas que permitem aos profissionais criar softwares dos mais variados tipos. 

Esses recursos oferecem elementos de desenvolvimento integrados que incluem editores de código e uma série de componentes que facilitam a criação e manutenção de programas em diversas linguagens de programação.

De aplicativo

Já os softwares de aplicativos são voltados para tarefas específicas, atendendo às necessidades do usuário final.

Incluem desde ferramentas de produtividade, até aplicativos de entretenimento, como o Spotify.

Web

São aplicativos e serviços acessados através de navegadores web. As aplicações incluem desde plataformas de e-mail e redes sociais até aplicativos em nuvem, nos quais os dados e as operações ocorrem remotamente, facilitando o acesso em diferentes dispositivos.

De comunicação

Criados para facilitar a comunicação entre usuários, esse elemento engloba aplicativos de mensagens instantâneas, chamadas de voz e vídeo, como WhatsApp e Telegram, proporcionando formas eficientes de interação em tempo real.

De jogos

Desenvolvidos para entretenimento, lazer ou mesmo para fins educacionais, as aplicações de jogos oferecem uma experiência interativa, envolvendo o usuário em narrativas, desafios e simulações diferentes. 

Um bom exemplo é o Duolingo, aplicativo de aprendizado de idiomas que se baseia no formato de gamificação para elevar o aprendizado dos usuários. 

Aberto

Na modalidade de software aberto, temos um código-fonte acessível e modificável pela comunidade de usuários, promovendo a colaboração e permitindo a adaptação do software às suas necessidades específicas.

De Inteligência Artificial

Por fim, o tipo de software baseado em Inteligência Artificial utiliza algoritmos avançados para simular inteligência humana. 

Esses softwares são capazes de aprender com dados, tomar decisões autônomas e realizar tarefas complexas, como reconhecimento de padrões e processamento de linguagem natural.

Benefícios dos softwares em uma empresa

A introdução de softwares em uma empresa proporciona uma série de vantagens, impulsionando a eficiência operacional em diversas áreas! Conheça, então, alguns dos benefícios de incorporar os softwares na sua empresa:

Automação de processos

A automação de tarefas repetitivas é um dos principais benefícios dos softwares, permitindo a programação de execuções automáticas em resposta a alterações no sistema.

Além de proporcionar mais consistência nos resultados, apostar na automação de processos simplifica a gestão de setores como controle de estoque, por exemplo. 

Isso porque, ao utilizar sistemas de automação de processos para a gestão de estoque, é possível reduzir erros, melhorar a eficiência, otimizar a cadeia de suprimentos e oferecer uma experiência de compra mais eficaz para os clientes.

Gerenciamento de projetos

Softwares de gerenciamento de projetos descomplicam o planejamento, execução e monitoramento de tarefas. 

Eles possibilitam uma alocação eficiente de recursos, garantindo visibilidade sobre o progresso do projeto e facilitando a colaboração entre a equipe. Além disso, permitem ajustes rápidos em resposta a mudanças repentinas.

Análise de dados

Ferramentas de análise de dados capacitam a interpretação de grandes conjuntos de dados, fornecendo insights importantes para decisões estratégicas.

Identificando padrões e tendências, essas ferramentas otimizam processos com base em dados reais, contribuindo para uma tomada de decisões mais assertiva.

Economia de tempo

Um dos principais benefícios dos softwares é a automação de tarefas manuais, possibilitando às equipes mais tempo para atividades estratégicas.

Além de elevar a produtividade, é possível ter um foco mais direcionado em tarefas que vão agregar mais valor para a empresa, como a mensuração de dados e análise da performance das campanhas.

Além disso, processos operacionais tornam-se mais ágeis, resultando em maior eficiência na operação.

Redução de erros

Os sistemas desenvolvidos por programação são altamente controlados, oferecendo resultados confiáveis para as empresas que necessitam de processos ágeis e seguros. 

Dessa forma, eventuais erros são interpretados como falhas na engenharia do software, proporcionando uma abordagem mais  previsível e assertiva.

Isso não só garante a confiabilidade nos resultados, mas também reduz a necessidade de retrabalho por parte da equipe.

Diminuição de custos

Otimizar o tempo dos profissionais envolvidos na operação e automatizar tarefas resulta em ganhos significativos de produtividade, sem aumentar proporcionalmente os custos.

Assim, a redução de erros e retrabalho contribui para uma diminuição efetiva dos custos operacionais, melhorando a rentabilidade da empresa.

Padronização de processos

Softwares garantem a entrega consistente de resultados, minimizando mudanças nos processos. 

Ao passo que processos importantes se tornam padronizados, dificilmente um novo colaborador terá dificuldades ao realizar uma determinada atividade, por exemplo.

Isso porque os processos estarão previamente mapeados, inseridos em uma plataforma que permita a realização de tarefas de rotina de forma eficiente e sem retrabalho. 

Assim, a padronização assegura qualidade e consistência, alinhando as operações com os padrões estabelecidos. 

Melhora na performance do time

Softwares, especialmente ferramentas de gestão, atuam como instrumentos de apoio ao time, agilizando tarefas, entregando resultados rápidos e qualificando decisões. 

Além disso, aumentam a eficiência dos colaboradores – seja individual ou no trabalho em equipe – facilitando a tomada de decisões e reunindo informações relevantes sobre a corporação para fomentar estratégias futuras.

O que é SaaS?

Software as a Service, ou SaaS, representa uma transformação na forma como pequenas ou grandes empresas consomem e utilizam software. 

Nesse modelo, a ênfase está na entrega de soluções como serviços contínuos, traduzidos em soluções tecnológicas a partir de serviços na nuvem

Dessa forma, as empresas pagam uma taxa recorrente correspondente aos recursos utilizados, o que oferece maior previsibilidade financeira e flexibilidade para ajustar a escala de utilização conforme a evolução das demandas.

Um dos motivos é que os usuários podem acessar o software de qualquer lugar, a qualquer momento, desde que estejam conectados à internet, 

Por se tratar de um produto tangível, é possível realizar atualizações contínuas e aprimoramentos automáticos, sem a necessidade de intervenção direta por parte dos usuários.

Uma das principais características do modelo SaaS é a sua capacidade de personalização

Isso porque as funcionalidades do software podem ser adaptadas às necessidades específicas de cada empresa, proporcionando uma experiência mais alinhada com os processos internos e aumentando a eficiência operacional.

Em suma, o SaaS se mostra um recurso inovador, integrando tecnologia, flexibilidade e personalização para atender às demandas das empresas de forma dinâmica e eficiente.

Como escolher o software certo

Escolher o software correto para sua empresa é uma decisão estratégica que pode impactar significativamente a eficiência operacional e o sucesso do negócio. Aqui estão algumas considerações importantes para orientar esse processo na sua empresa:

Identifique suas necessidades

Antes de começar a avaliar opções de software, é fundamental realizar uma análise interna profunda, entendendo os pontos de melhoria e o que já está funcionando bem. 

Esse processo começa na compreensão completa de todas as necessidades da empresa, examinando cada departamento, seus processos e quem os executa. 

Ao fazer isso, é possível identificar lacunas e barreiras que podem estar impedindo o desenvolvimento do negócio, garantindo a busca por soluções que de fato vão apoiar a sua empresa rumo a uma jornada de crescimento.

Engaje todos os departamentos

Envolver representantes de todos os setores da empresa no processo de implantação do software é imprescindível. 

Isso porque cada departamento tem necessidades específicas, e garantir que todas as partes interessadas estejam envolvidas ajuda a garantir que o software escolhido atenda às demandas de quem realmente vai utilizá-lo.

Avaliação de opções disponíveis

Realize uma avaliação abrangente das opções disponíveis no mercado. Assim, considere não apenas os benefícios para as lideranças, mas também soluções que possam atender melhor às necessidades específicas da sua empresa, bem como atuar na otimização do trabalho de toda a equipe.

Integração com outras ferramentas

Verifique a capacidade do software de se integrar aos sistemas existentes na sua empresa. Além de evitar interrupções nos processos, apostar em sistemas que sejam facilmente integrados às ferramentas que você já utiliza facilita a transição para a nova solução.

Suporte técnico e atualizações

Avalie a qualidade do suporte técnico oferecido pelo fornecedor do software. Além disso, considere a frequência e a facilidade das atualizações. Um suporte eficiente e atualizações regulares são essenciais para garantir a segurança e o desempenho contínuo do software.

Recomendações para diferentes finalidades

Um software de gestão financeira, por exemplo, pode exigir considerações diferentes em comparação com um software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

Com isso em mente, consulte casos de uso semelhantes e busque feedback de empresas que compartilham necessidades similares com as suas.

Desafios no Desenvolvimento e Uso de Software

O cenário dinâmico e em constante evolução da tecnologia traz uma série de desafios no desenvolvimento e uso de software. 

Estes desafios podem impactar a eficácia, segurança e desempenho do software, exigindo uma abordagem estratégica e contínua para superá-los. Alguns dos desafios mais frequentes incluem:

Segurança cibernética

A segurança cibernética continua a ser um dos desafios mais constantes no desenvolvimento de software. 

Com ameaças cada vez mais sofisticadas, os desenvolvedores precisam incorporar medidas de segurança ainda nas fases iniciais do ciclo de vida do desenvolvimento de software. 

Aqui, estamos falando de práticas como testes de segurança, criptografia eficaz, e a implementação de políticas de acesso restrito.

Manutenção e atualização de software

A manutenção e atualização contínuas de software são desafios frequentes quando o assunto é oferecer soluções eficazes para o público que irá consumi-lo.

Logo, corrigir bugs, aprimorar funcionalidades e garantir a compatibilidade com novas tecnologias são processos importantes ao longo do ciclo de vida da ferramenta.

Assim, as organizações devem equilibrar a manutenção da estabilidade do sistema com a introdução de inovações tecnológicas e melhorias regulares.

Integração de sistemas

Em ambientes empresariais, a integração de sistemas é um desafio constante. Muitas organizações utilizam uma variedade de softwares para diferentes finalidades, e o equilíbrio eficiente entre esses sistemas é essencial. Isso porque a falta de integração pode levar a erros, lacunas nos dados e ineficiências operacionais.

Gerenciamento de projetos de software

O gerenciamento eficaz de projetos de software é fundamental para o sucesso, mas é um desafio significativo. 

Para isso, a coordenação de equipes de desenvolvimento, o cumprimento de prazos, a alocação eficiente de recursos e a adaptação a mudanças nos requisitos ao longo do ciclo de vida do projeto devem fazer parte dos processos de quem desenvolve a ferramenta.

Uma maneira de ter eficácia nesse processo é a partir das metodologias ágeis, que têm sido adotadas para enfrentar esses desafios, promovendo flexibilidade e colaboração entre as equipes.

Conclusão

Superar esses desafios requer uma abordagem que combine práticas sólidas de desenvolvimento, investimento em segurança cibernética, processos eficientes de gerenciamento de projetos e a busca constante por atualizações tecnológicas.

À medida que a tecnologia continua a evoluir, a capacidade de enfrentar esses desafios torna-se essencial para garantir o desempenho seguro dos softwares utilizados nas organizações.

Assim, outro questionamento passa a fazer parte da rotina das empresas: contratar ou desenvolver um software? 

Essa, sem dúvidas, é uma decisão de grande importância para as empresas, sendo necessário um aprofundamento nas vantagens e desvantagens de cada modelo.

Se você está no processo de decisão entre contratar ou desenvolver um software, no artigo abaixo falamos sobre cada uma delas, apresentando aspectos importantes para garantir que a sua escolha seja a mais adequada para a empresa:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.