Como atrair clientes: 12 estratégias infalíveis

Descubra as melhores estratégias para atrair clientes e aumentar suas vendas. Separamos 12 estratégias que não podem faltar na sua empresa.
Henrique
06/02/2024 | 7 min

Muitos gestores dariam tudo para descobrir uma fórmula mágica de como atrair clientes. A notícia ruim é que isso não existe, mas, em compensação, com muito trabalho e estudo é totalmente possível diminuir as dificuldades de conquistar o público.  

Sem clientes, seu faturamento não aumenta e, com isso, a empresa fica estagnada no mercado, além de correr o risco de enfrentar sérias crises. E, para evitar que tudo isso aconteça, a Ploomes preparou este conteúdo exclusivo.

Confira 12 estratégias infalíveis que vão ajudar você a atrair mais clientes para o seu negócio, impulsionando o lucro e a retenção do público de forma sustentável. Boa leitura!

1. Defina o perfil do seu cliente ideal

O primeiro passo para atrair clientes é entender quem é o seu público-alvo. Para isso, faça perguntas como: quais são as necessidades deles? Quais são os seus desejos? Quais são os seus comportamentos de compra?

Ao responder a essas dúvidas, você será capaz de definir o perfil do seu cliente ideal. Isso é essencial para que você possa direcionar suas estratégias de marketing e vendas para as pessoas certas.

Como fazer? Realize pesquisas de mercado, analise seus concorrentes e o seu próprio produto ou serviço. Assim, é possível entender melhor o que os clientes pensam e planejar ações para solucionar os problemas deles.

2. Mapeie a sua persona

O mapeamento da persona é uma etapa mais aprofundada do que a definição do perfil do cliente ideal, ou seja, seu público-alvo. Nela, você vai criar um personagem semifictício que representa o seu cliente ideal.

A persona deve ser baseada em dados reais, como pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e análise de dados demográficos. Ela deve conter informações sobre as características demográficas, comportamentais e psicográficas do seu cliente ideal.

Uma ótima maneira de construir a persona do seu negócio é entrevistando alguém que já é o seu cliente. Pergunte o máximo que puder sobre a relação dele com a sua marca, como os motivos para ele comprar, seus hábitos, desejos e o que pode melhorar.

3. Otimize seu site

Seu site é a primeira impressão que os clientes têm da sua empresa, como a porta de entrada de uma casa. Portanto, é importante que ele esteja bem otimizado para atrair visitantes e converter leads.

Ao otimizar seu site, você deve se concentrar nos seguintes aspectos:

  • Design: deve ser responsivo, ou seja, deve se adaptar a diferentes dispositivos, como computadores, tablets e smartphones;
  • Conteúdo: tem que ser relevante e informativo para o seu público-alvo;
  • SEO: o Search Engine Optimization (SEO) é o conjunto de técnicas que buscam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados dos mecanismos de busca, como o Google.

4. Aposte no Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e distribuir conteúdo relevante para atrair mais clientes. Ele pode ser feito em diversos formatos, como artigos, vídeos, e-books, infográficos, webinars, etc.

Ao apostar no Marketing de Conteúdo, você cria um canal direto para educar o seu público-alvo e persona sobre o seu produto ou serviço, gerar leads e aumentar o tráfego para o seu site.

5. Invista em SEO

O SEO, como explicado anteriormente, é uma estratégia essencial para qualquer negócio que deseja ser encontrado nos resultados de busca. Ao investir em SEO, você pode melhorar o posicionamento do seu site para as palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Por exemplo: se a sua empresa vende softwares, uma estratégia inteligente seria melhorar seu posicionamento para palavras-chave relacionadas ao uso de tecnologias.

Existem algumas técnicas de otimização de SEO que você pode aplicar, como:

  • Estrutura do site: deve ser clara e organizada. Além disso, ela deve ser otimizada para os mecanismos de busca;
  • Imagens: as imagens do seu site também precisam ser otimizadas para os mecanismos de busca, isso inclui o tamanho, texto alternativo, legenda e qualidade do arquivo.

6. Esteja presente nas redes sociais

As redes sociais são uma excelente ferramenta para atrair clientes e gerar leads. Quando seu negócio está presente nas redes sociais, você pode compartilhar conteúdo relevante, participar de conversas e interagir com os seus seguidores.

No entanto, é importante que você escolha as redes sociais que são relevantes para o seu negócio e que você crie conteúdo que seja interessante para o seu público-alvo. Isso significa que não tem sentido manter um perfil em uma rede se não é produzido conteúdo para ela.

7. Invista em anúncios pagos

Os anúncios pagos são uma forma eficaz de alcançar um público maior e gerar leads qualificados em um período curto de tempo. Ao investir neles, você segmenta o público-alvo com base em interesses, localização e comportamento de compra, entre outros.

Existem diversas plataformas de anúncios pagos disponíveis e fáceis de usar, como o Google Ads, o Facebook Ads e o Instagram Ads.

8. Participe ou organize eventos

Os eventos são uma excelente forma de se conectar com o seu público-alvo e gerar leads qualificados, além de fazer network com outras empresas e analisar de perto o que seus concorrentes têm de novidade no mercado. 

Ao participar ou organizar eventos, você pode apresentar o seu produto ou serviço, educar o seu público-alvo e construir relacionamentos duradouros com ele.

Ao organizar um evento, no entanto, é muito importante que você escolha um tema relevante para o seu negócio e que promova ele de forma eficaz. Ou seja, se você vende carros, não adianta organizar um evento sobre motos.

9. Fortaleça a imagem da sua marca

A imagem da marca é a percepção que os clientes têm da sua empresa. Ao fortalecer a imagem da sua marca, você pode aumentar a confiança deles no seu negócio, o que contribui diretamente para que voltem a comprar seus produtos ou serviços.

Além disso, uma empresa que é bem vista no mercado pelo seu público tem mais chances de receber indicações dos próprios clientes, que comentam sobre ela para colegas do trabalho, amigos, vizinhos, familiares, entre outras pessoas.

10. Faça parcerias estratégicas

As parcerias estratégicas podem ser uma excelente forma de aumentar o alcance do seu negócio e gerar cada vez mais leads qualificados. Ao fazer negócio com outras empresas, você pode oferecer produtos ou serviços complementares aos seus e alcançar mais pessoas.

Quando firmar parcerias estratégicas, é importante escolher empresas que sejam complementares ao seu negócio e que tenham um público-alvo semelhante, mas não vendam o mesmo produto ou uma solução que possa substituir a sua.

11. Faça prospecção ativa

A prospecção ativa é a estratégia de identificar e contatar potenciais clientes que ainda não conhecem o seu produto ou serviço. Ao fazer uma prospecção ativa, você aumenta as suas chances de atrair clientes que não seriam atingidos pelo seu investimento em marketing.

A prospecção ativa precisa de bastante proatividade e envolve diretamente a equipe de vendas ou pré-vendas. Ela pode ser feita por diversos canais, como telefone, e-mail marketing, mídias sociais ou outros.

12. Tenha um bom relacionamento com o cliente para gerar indicações

Como explicamos antes, os clientes satisfeitos são mais propensos a indicar o seu negócio para outras pessoas. Portanto, é importante ter um bom relacionamento com eles para garantir o bom marketing boca a boca.

Você pode construir essa relação saudável oferecendo um excelente atendimento, resolvendo os problemas com rapidez e eficiência e oferecendo produtos ou serviços de alta qualidade.

Promoções e descontos também costumam funcionar, mas é preciso estudar com cautela essa estratégia, para não ter mais prejuízo do que lucro.

Bônus: Faça a gestão dos seus clientes com um CRM

Um software de CRM (Customer Relationship Management) é uma ferramenta poderosa e que pode ajudar você a gerenciar os seus clientes da sua base de forma muito mais eficiente do que ficar anotando dados em planilhas ou outros lugares. 

Um CRM serve para:

  • Organizar as informações dos seus clientes em um único lugar;
  • Segmentar os seus leads de acordo com a jornada de compra ou funil de vendas;
  • Personalizar o atendimento ao cliente;
  • Acompanhar o histórico de interações feitas.

Tudo isso serve para mostrar que, ao utilizar um CRM, você pode melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar as suas chances de fidelizar eles, o que é um excelente negócio para qualquer empresa.

Aprenda a atrair clientes pela internet

Atrair novos clientes é uma tarefa essencial para qualquer negócio, independentemente do seu tamanho ou segmento. Ao seguir as dicas apresentadas aqui, você tem boas chances de aumentar a retenção e atrair mais pessoas para o seu negócio.

Um dos principais canais para fazer isso, como você viu, é a internet. E para ajudar a tornar essa tarefa mais simples, a Ploomes preparou um conteúdo gratuito e exclusivo sobre o assunto. Acesse agora mesmo e aprenda como atrair clientes pela internet de maneira eficaz!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos