Sales Navigator: como usar essa ferramenta do LinkedIn?

O Sales Navigator é a ferramenta do LinkedIn que ajuda profissionais de vendas a encontrar e se conectar com leads qualificados.
Tayrane
12/12/2023 | 7 min

O LinkedIn é a principal rede social do mundo dos negócios. A plataforma conta com inúmeros recursos para facilitar o network entre empresas e profissionais, com o objetivo de gerar novas conexões e oportunidades. Entre as ferramentas disponíveis para o público está o Sales Navigator, essencial para os profissionais de vendas.

Essa é uma maneira mais simples que os vendedores têm de encontrar clientes em potencial e se comunicar com eles de um jeito direto e eficaz. Pensando nisso, a Ploomes preparou este conteúdo para explicar como usar o Sales Navigator da maneira correta e obter ótimos resultados.

O que é o Sales Navigator?

O Sales Navigator é uma ferramenta do LinkedIn que ajuda profissionais de vendas a encontrar e se conectar com leads qualificados na rede social. 

Ele oferece uma grande variedade de recursos que permitem aos usuários realizar pesquisas avançadas, acompanhar as atividades dos prospects e se comunicar com eles de forma eficaz.

Como o Sales Navigator funciona?

O Sales Navigator funciona com base em três pilares principais: pesquisa, organização e relacionamento. Funciona assim:

  • Pesquisa: o Sales Navigator oferece uma variedade de filtros que permitem realizar pesquisas avançadas por empresas e profissionais, separando por cargo, localização, setor, tamanho da empresa, interesses e muito mais;
  • Organização: a ferramenta possibilita organizar seus leads com tags e notas, como se fosse uma agenda digital. Isso ajuda a manter o controle de seus contatos e a acompanhar o progresso na jornada de compra ou funil de vendas;
  • Relacionamento: por último, o Sales Navigator também oferece uma variedade de recursos que ajudam os usuários a se conectar com os leads de forma eficaz. Entre eles estão o InMail, TeamLink e integração com o CRM – falaremos deles adiante.

Quais são os principais recursos do Sales Navigator?

O Sales Navigator pode ser considerado como uma solução robusta para o setor comercial. Entre os seus principais recursos estão:

Pesquisa avançada 

Como você viu anteriormente, a ferramenta oferece uma variedade de filtros que permitem realizar pesquisas avançadas por empresas e profissionais. Essa é uma forma de proporcionar resultados cada vez mais de acordo com o que os usuários estão procurando.

Recomendações de clientes em potencial

O Sales Navigator usa algoritmos de Inteligência Artificial para recomendar leads qualificados para o usuário que fez a pesquisa. Essas recomendações são baseadas em diversos critérios da própria plataforma, como o registro das atividades dessa pessoa ou empresa no LinkedIn, bem como nos dados de seus perfis.

Alertas de leads

Um dos recursos preferidos de profissionais de venda ou Recursos Humanos, o alerta de leads permite criar alertas para serem notificados toda vez que um usuário realizar uma determinada ação dentro da rede social. Isso inclui mudar de emprego, publicar uma nova atualização de status ou visitar o site da empresa.

InMail 

O LinkedIn conta com o InMail. Ele é um recurso que permite aos usuários enviar e-mails personalizados para leads que não estão conectados a eles no LinkedIn. É como uma caixa de entrada voltada exclusivamente para negócios.

O TeamLink permite aos usuários do LinkedIn compartilharem informações sobre leads com sua equipe de vendas, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Integração com o CRM

O Sales Navigator pode ser integrado com a maioria dos principais sistemas de CRM, incluindo o Ploomes. Isso permite ao profissional sincronizar seus leads e atividades da ferramenta com o seu software de gerenciamento de relacionamento com o cliente.

Quais as vantagens de usar o Sales Navigator?

O Sales Navigator oferece uma série de vantagens para os profissionais de vendas, incluindo:

  • Aumento da produtividade: ele ajuda a encontrar leads qualificados com mais rapidez e eficiência;
  • Melhoria da eficiência: serve para os profissionais de vendas organizarem seus leads e acompanhar o progresso deles;
  • Aumento das conversões: ajuda a se conectar com os leads de forma eficaz e aumentar o número de conversões.

Como usar o Sales Navigator no LinkedIn?

Usar o Sales Navigator é mais simples do que parece. Para te ajudar a entender melhor a ferramenta, explicamos o que fazer para se cadastrar e como usar. 

Selecione o plano certo

O Sales Navigator oferece três planos diferentes: Lite, Professional e Enterprise. Veja como cada um deles funciona:

  • O plano Lite é gratuito e oferece acesso a recursos básicos, como pesquisa avançada e recomendações de clientes em potencial; 
  • O plano Professional oferece recursos mais avançados, como alertas de leads, InMail e TeamLink; 
  • O plano Enterprise oferece recursos ainda mais avançados, como insights personalizados e integração com o CRM.

Solicite uma demonstração

Antes de se inscrever no Sales Navigator, é uma boa ideia solicitar uma demonstração. Isso lhe dará a oportunidade de experimentar os recursos da ferramenta e ter certeza de que eles são adequados para os seus objetivos.

Configure sua conta

Depois de se inscrever no Sales Navigator, você precisará configurar sua conta. Isso inclui definir seu público-alvo, escolher as informações que deseja ver nos resultados da pesquisa e configurar alertas de leads.

Defina e encontre seu público-alvo

O primeiro passo para usar o Sales Navigator com sucesso, como explicamos, é definir seu público-alvo. Isso ajuda você a encontrar leads que sejam mais propensos a se interessarem por seus produtos ou serviços.

Ao definir, considere os seguintes fatores:

  • Tamanho da empresa: Você deseja atingir empresas de pequeno, médio ou grande porte?
  • Setor ou indústria: Qual setor ou indústria você deseja atingir?
  • Cargo ou função: Você deseja atingir leads em um cargo ou função específico?
  • Localização: Você deseja atingir leads em uma determinada localização?

Você pode usar a pesquisa avançada do Sales Navigator para encontrar leads que atendam aos critérios que você definiu.

Organize seus leads

Organizar seus leads pode ajudá-lo a acompanhar seu progresso e a identificar leads qualificados para qualificação e nutrição.

Você pode usar tags e notas para categorizar seus leads. Você também pode usar listas para acompanhar seus leads de acordo com seu estágio no processo de vendas.

Monitore a atividade do lead

Monitorar a atividade do lead pode ajudá-lo a identificar oportunidades de conexão e qualificação.

Você pode usar os alertas de leads do Sales Navigator para ser notificado quando um lead realizar uma determinada ação. Não esqueça que também pode usar outros recursos, como o Sales Navigator Insights para obter insights sobre a atividade do lead na rede social.

Meça e analise os dados

Meça e analise os dados do Sales Navigator para avaliar o sucesso de sua estratégia de prospecção e identificar oportunidades de melhoria.

Para isso, pode usar o Sales Navigator Analytics e rastrear suas atividades e resultados. Você também pode usar os insights personalizados sobre seus leads.

Integre o Sales Navigator ao seu CRM

Integrar o Sales Navigator ao seu CRM pode ajudá-lo a manter seus leads organizados e atualizados.

Você pode escolher um CRM que seja compatível com o Sales Navigator, como o Ploomes. Em seguida, siga as instruções para integrar a ferramenta ao software que você escolheu

Além de tudo o que explicamos até aqui, confira dicas adicionais para usar a ferramenta com sucesso:

  • Seja paciente: bons relacionamentos não se constroem da noite para o dia. Não espere que todos os leads que você conectar se tornem clientes, muito menos em pouco tempo;
  • Tenha profissionalismo: Sempre se comporte de forma profissional ao se conectar com leads. Evite enviar mensagens de spam ou ser intrusivo com a insistência;
  • Seja persistente: Não desista se você não conseguir conectar-se com um lead de primeira. Continue tentando até que você consiga entrar em contato com ele.

Dessa forma, você pode usar o Sales Navigator para encontrar os leads qualificados que todo profissional de vendas deseja, se conectar com eles e aumentar suas conversões em grande escala.

Clique aqui e conheça o LinkedIn Sales Navigator.

Conheça o Ploomes

Lembra quando falamos que a integração do Sales Navigator com um CRM de confiança pode gerar resultados ainda melhores para a sua captação de leads qualificados?

Com o Ploomes, você tem uma ferramenta completa e robusta em mãos, que foi criada para descomplicar vendas complexas e unir CRM, automação de processos e geração de propostas, pedidos e contratos em um só lugar.

Peça a sua demonstração do Ploomes e mude a maneira como gerencia o relacionamento com os seus clientes e prospects.

banner otimize suas reuniões de vendas conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.