Vendas pelo WhatsApp: descubra como vender mais usando o aplicativo

Utilize técnicas de vendas pelo WhatsApp e explore todas as oportunidades que o app pode proporcionar a sua empresa.
Ploomes
17/05/2023 | 9 min

Você já explorou todas as oportunidades de vendas pelo WhatsApp? Talvez, você ainda faça o básico, que é deixar um botão ou link de WhatsApp dentro do seu site, a fim de facilitar o contato dos clientes com a marca.

Entretanto, é possível aproveitar algumas técnicas de vendas específicas para este canal também. Neste artigo, você vai aprender como os benefícios do aplicativo podem ajudar a sua empresa a impulsionar as vendas. Benefícios da divulgação do WhatsApp

Benefícios da divulgação do WhatsApp

O WhatsApp não é só mais um aplicativo da moda. Ele já é o preferido de 57% dos consumidores e de 63% das empresas no processo de vendas. Esses dado são da CX Trends 2020, pesquisa realizada pela Octadesk. Mas, por que utilizá-lo em sua estratégia de vendas?

O WhatsApp apresenta diversos benefícios para os consumidores. Entre eles, pode-se destacar a agilidade, a conexão com as pessoas reais da empresa e a experiência em toda a jornada do cliente.

Porém, como a empresa pode se beneficiar?

  • Agilidade: apenas um vendedor mantém negociação com mais de um cliente simultaneamente (diferente do que acontece ao telefone);
  • Acompanhamento: acompanhamento da jornada do cliente desde o primeiro contato até o pós-venda, o que torna a venda mais assertiva;
  • Organização: recursos como lista de transmissão, etiquetas e respostas prontas mantém a organização dos contatos e oportunidades de vendas;
  • Facilidade: o aplicativo possui baixa barreira de entrada. Isso porque permite que a empresa se comunique com seus clientes em um canal que eles já utilizam. 
  • Abertura: de acordo com a Digital Defynd, a taxa de visualização das mensagens recebidas gira em torno de 70%, enquanto que de um e-mail a taxa é de 20%.

Agora, veja algumas formas de utilização do WhatsApp que podem ajudar a aumentar suas vendas.

Como impulsionar vendas via WhatsApp

1 – Crie rapport

Sabe aquela conversa que você teve com alguém que te fez se sentir bem e gerou uma sintonia sem igual? Até para isso existe uma técnica: o rapport.

Rapport é um conceito da Psicologia e é utilizado para criar uma ligação com uma pessoa, de modo que ela consiga se comunicar sem restrição.

Se você tiver iniciado a conversa por telefone, é muito provável que já tenha criado o rapport inicial. Depois, fica muito mais fácil para continuar a conversa pelo WhatsApp usando a mesma técnica.

Porém, se a conversa começou no próprio WhatsApp, utilize o espelhamento, que é uma das técnicas mais famosas dentro do rapport. O espelhamento é como se você copiasse de forma sutil alguns movimentos da pessoa.

Dentro de uma conversa, funciona da seguinte forma: se o cliente começou a usar emoji ou a mandar áudio, você também pode se comunicar com ele assim também. No entanto, é importante que você preste atenção aos detalhes, para não se tornar “íntimo” demais.

Outra técnica dentro do rapport é utilizar o quick win. O quick win pode ser definido como “ganho rápido”, mas, melhor entendido como uma dica ou benefício. Isso ajuda você a se posicionar como uma autoridade no assunto, o que vai fazer com que o cliente confie em você. Por exemplo:

“Olá, [nome]! Eu entrei no seu site e vi que o seu telefone de contato não está visível. Uma prática comum dos nossos clientes é deixar os contatos no cabeçalho ou rodapé da página inicial. Será que não seria mais interessante deixá-lo mais à mostra?”

O seu interesse genuíno em se conectar com as pessoas contribui com as vendas. Mesmo que a pessoa não esteja vendo ou ouvindo você, ela vai sentir que você é uma pessoa confiável e que pode ajudar nos negócios dela também.

2 – Atraia os clientes com seu texto

Sempre que escrever um texto específico para o WhatsApp, lembre-se que ele precisa ser persuasivo o suficiente para as pessoas desejarem abrir a conversa. Embora a taxa de abertura seja muito boa neste canal, é importante investir em melhorias.

Partindo deste princípio, pense nessa mensagem como se fosse um título de e-mail: curto e direto. Afinal, quando o cliente abre o aplicativo, ele tem poucos caracteres para entender do que se trata a mensagem antes de abri-la. O que você escreveria para despertar o interesse?

A ideia principal é que você chame a atenção dos contatos que você já tem para alguma ação, promoção ou evento. Mas, entenda: jamais envie comunicação para contatos que não autorizaram essa relação empresa x cliente.

Além disso, é importante pensar na estrutura do texto. Opte sempre por textos mais curtos. Em todo o caso, use um espaço entre um parágrafo e outro, para que a leitura seja mais fácil e descomplicada.

Outro recursos a serem aproveitados dentro do texto são o negrito e itálico. Mas, use apenas quando quiser dar destaque a algo interessante dentro da conversa com aquele cliente.

Para fechar, termine sempre com uma chamada para ação, ou call to action. Essa chamada para ação tem que instigar o cliente a responder ou a clicar em um link enviado por você. Por isso, pense no que você deseja com aquela mensagem e no que seria interessante para o seu cliente.

3 – Prepare seu discurso e materiais de apoio

Vender pelo WhatsApp requer preparo como em qualquer outro meio. Por isso, a dica é ter um discurso apropriado e materiais adaptados para apoiar suas vendas.

Por exemplo, um lead entra em contato com você pelo WhatsApp e pergunta sobre um determinado produto. Em vez de fazê-lo esperar, o ideal é ter todo o material de apoio em mãos, assim, você consegue agilizar esse atendimento.

Para ser ainda mais assertivo nessa tarefa, faça um compilado das perguntas recorrentes. Tente abranger o máximo de perguntas, por exemplo, prazos de entrega, aplicações, funcionalidades, suporte, formas de pagamento etc.

Tendo as perguntas, comece a respondê-las e a documentá-las. É importante observar o efeito que respostas causam nos clientes. Talvez, você sinta que as pessoas não tenham interesse em conhecer mais sobre o produto/serviço usando determinada abordagem, então, o ideal é ir ajustando seu discurso.

4 – Faça demonstrações de produtos

Sabe aquelas reuniões que alguns potenciais clientes não aparecem? Com o WhatsApp você pode conversar com o cliente no tempo que ele tem disponível e apresentar o seu produto ou serviços.

Essa é uma boa alternativa para quem tem pouco tempo disponível na agenda e muitas pessoas a serem atendidas. Aproveitando o aplicativo para isso, é possível conversar com diversas pessoas ao mesmo tempo e aumentar a produtividade.

A demonstração de produto é importante porque deixa os clientes mais entusiasmados e engajados. Ela também é responsável por ajudar o vendedor a abordar o problema de negócio e outras questões relacionadas ao produto.

E como demonstrar? Utilize recursos visuais como vídeos e imagens. Se o produto for mais complexo, é interessante mostrar alguns vídeos de 2 a 3 minutos no máximo sobre o funcionamento dele. Para isso, leve em consideração as principais dúvidas apontadas pelos clientes, então, em pouco tempo você terá materiais prontos para a demonstração.

Em casos de produtos mais simplificados, uma sequência de prints serão o suficiente para encantar o cliente. Dentro dos dois contextos é importante analisar a interação do cliente. Se ele não pediu ou demonstrou não ter interesse pela sua demonstração, não envie nenhum material.

5 – Ofereça atendimento rápido

Se você opta por fazer atendimento via WhatsApp, é vital que ofereça um atendimento rápido. A mesma pesquisa CX Trends 2020 mostrou que 35% dos consumidores estão dispostos a esperar até 10 minutos para serem atendidos durante a etapa de compras.

De uma coisa temos certeza: as pessoas têm pressa. Quando elas solicitam orçamentos, têm dúvidas ou demonstram interesse pela empresa, não podemos atendê-las 1 ou 2 dias depois.

Procure oferecer um atendimento rápido porque isso faz com que a pessoa não tenha tempo de buscar outras alternativas. Se você estiver presente em cada etapa de compra, vai mexer em um ponto que nem todas as empresas focam: a experiência do cliente.

6 – Automatize atividades e ganhe tempo

O atendimento rápido não contribuiu apenas para a experiência do cliente, mas também para a produtividade do time de vendas.

Mais do que estar em dia com a tecnologia, automatizar algumas atividades operacionais ajuda o time de vendas a focar em ações mais estratégicas.

Dentro do WhatsApp, um bom exemplo de automatização é o uso de respostas rápidas ou chatbots para qualificar leads. Assim, os times usam esse tempo para aprimorar suas técnicas de vendas e se preparar para uma reunião de negócios, por exemplo.

07- Desenvolva relacionamento com seus clientes

O relacionamento com o cliente não termina depois que ele fecha uma compra. Por isso, é importante que a empresa se coloque à disposição do clientes mesmo depois de assinar um contrato.

E neste contexto, o WhatsApp possibilita esse relacionamento sem que os clientes sofram a frustração de longas filas de espera ou informações desencontradas.

Oferecer um meio rápido de contato para que os clientes se relacionem com pessoas da empresa é importante. A falta dele também pode resultar em clientes insatisfeitos ou que devolvem produtos e cancelam serviços.

A solução para manter um bom relacionamento não é estar presente apenas quando o cliente precisar, mas também em datas especiais. De tempos em tempos é bom se lembrar dos clientes mandando conteúdos ou apenas buscando entender se ele ainda vê valor nos seus produtos e serviços.

CRM para gestão do relacionamento com o cliente

Uma boa forma de fazer a gestão do relacionamento com o cliente é contando com uma ferramenta de CRM (Customer Relationship Manegement). Este tipo de software permite o armazenamento de todas as principais informações e interações com o lead. Assim você tem abordagens mais assertivas para cada consumidor, aumentando as chances de conversão e satisfação.

banner ploomes teste grátis

Impulsione suas vendas via WhatsApp

Independente de estar em um mercado B2B (empresas que vendem para empresas) ou B2C (empresas que vendem para o consumidor final), é possível utilizar técnicas de vendas no WhatsApp.

Entretanto, é de extrema importância que você se lembre de oferecer a melhor experiência tanto para leads quanto para clientes. Fuja de oferecer atendimentos demorados e procedimentos burocráticos.

Sobretudo, lembre-se que a boa experiência não é apenas no momento de compra, mas em toda a jornada. Para oferecer uma experiência completa no atendimento ao cliente, faça o teste gratuito do Octadesk, basta clicar no link.

Artigo escrito por Sara Cristine, Analista de Marketing na Octadesk. A Octadesk ajuda empresas a venderem mais e atenderem melhor.

Quer conferir mais dicas sobre como vender no Whatsapp? Assista ao Webinar abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos