Quando trabalhamos com marketing digital, ter conhecimento sobre determinadas métricas é muito importante, principalmente quando elas estão relacionadas às campanhas digitais.
Independente do tipo de anúncio que você está fazendo – em blogs, sites, redes sociais, mecanismos de busca – é fundamental escolher qual é a melhor forma para acompanhar a precificação da sua campanha. As 3 métricas mais conhecidas nessa área são:
- CPM – custo por mil
- CPC – custo por clique
- CPA – custo por aquisição
Essas 3 siglas estão diretamente ligadas aos custos das campanhas de anúncios de marketing digital, ou seja, o quanto você será cobrado pelos anúncios que colocou no ar e pelos resultados que eles estão alcançando.
Sabemos que quando se trata de marketing cada terminologia tem as suas especificidades e entendê-las é essencial para criar uma estratégia mais assertiva. Por isso, nesse post vamos te contar o que é CPM, CPC, CPA, as diferenças entre elas, a importância de cada uma e como calculá-las. Confira!
O que é CPM?
CPM é custo por mil impressões e é uma métrica que representa o gasto gerado a cada mil impressões que um anúncio tem.
Mas o que são impressões? Elas são o número de vezes que determinado anúncio foi exibido para as pessoas na internet.
Normalmente, esse formato de precificação é usado em sites anunciantes que têm um tráfego considerável, como portais de notícias e blogs bastante acessados. Isso para que o anúncio tenha as 1000 impressões ou mais, ou seja, para que ele possa ser visto por mil pessoas. Porém, anunciar nesses veículos pode ter um custo maior.
Além do tipo de site onde você quer anunciar, outro fator que pode influenciar o custo por impressões é a posição onde o anúncio irá ser exibido no site – header, coluna lateral, etc.
Outro ponto importante: como a precificação é feita por visualizações, você será cobrado mesmo se o visitante não clicar na sua campanha.
Por isso, na hora de pensar em uma campanha é preciso considerar por quanto tempo o anúncio ficará no ar e qual será o custo das visualizações – lembre-se: sites grandes e com muito tráfego geram mais visualizações por dia e podem atingir mil impressões mais rápido.
Como calcular o CPM?
O cálculo do CPM leva em consideração o custo total da sua campanha e as visualizações que o anúncio teve:
CPM = Custo total / (visualizações/1000)
Exemplo do cálculo:
Você investiu um custo total de R$ 4.000 e foram geradas 400.000 impressões no anúncio:
CPM = 4000/ (400000/1000)
CPM = 10
Dos três tipos de métricas que estamos tratando neste artigo, o CPM costuma ser o mais barato, já que garante apenas que o usuário visualize o anúncio sem precisar clicar ou realizar alguma ação. E também é o que fornece o maior alcance e atinge mais usuários.
O que é CPC?
A sigla CPC significa custo por clique e quer dizer que o anunciante só irá pagar pelos usuários que clicarem nos anúncios.
Esse é o modelo de campanhas usadas no Google Adwords (Ads) e nas compras de palavras-chaves, por exemplo. Ele é indicado principalmente para quem quer trazer mais tráfego para blogs e sites, ou para quem quer atingir bons números de vendas em um determinado período.
Ele também é indicado para quem está começando no mundo das mídias pagas, pois é uma métrica mais fácil de controlar.
O CPC é uma boa opção para saber os resultados reais do seu anúncio, afinal com ele você sabe exatamente quantas pessoas clicaram na sua campanha. Isso também ajuda o anunciante a entender quais campanhas estão atraindo mais a atenção e quais não estão funcionando.
Por conta desses motivos, o Retorno sobre Investimento (ROI) de campanhas CPC costumam ser maiores, já que o anunciante só será cobrado quando o usuário de fato interagir com o seu anúncio.
Como calcular o CPC?
O cálculo do CPC é simples, basta dividir o custo total pelos números de cliques no anúncio:
CPC = Custo Total / Número de Cliques.
Confira um exemplo prático:
Você investiu um custo total de R$ 100,00 em um anúncio e teve um total de 1000 cliques nele. Então o CPC seria:
CPC = 100/1000
CPC = 0,10
Nessa forma de precificação, através do CPC médio é possível estabelecer uma meta de cliques desejados e então calcular previamente o custo dos anúncios e campanhas.
Outro ponto que pode ser comparado é quantas pessoas visualizaram a campanha em comparação com o números de cliques, assim você poderá avaliar como está a eficiência de inserção do anúncio.
O que é CPA?
Por fim, o CPA é o custo por aquisição. E das 3 métricas que estamos falando neste texto, esta é a mais cara, porque você só pagará o custo da campanha quando atingir o objetivo final: converter o seu cliente. Essa conversão pode ser caracterizada como uma venda, download de material ou aplicativo, preenchimento de um formulário em uma landing page, entre outros.
Apesar de demandar um investimento mais alto, pode se dizer que o CPA é uma maneira de trazer leads mais qualificados. Afinal, a interação e conversão do público mostra que a campanha foi efetiva e que as pessoas entenderam a sua proposta.
Esse modelo é indicado para campanhas de produtos que tenham uma ampla margem de lucro, onde o custo do anúncio não reduza muito dos ganhos. Outro caso em que essa precificação pode ser aplicada é em empresas que têm um maior orçamento para investir em anúncios.
Como calcular o CPA?
A fórmula é a seguinte:
CPA = Total investido / Número de conversões
O total investido é o orçamento que você gastou na campanha de anúncios e o número de conversões e o número de ações realizadas pelos usuários.
Vamos ver um exemplo:
Vamos supor que você investiu um total de R$ 5.000 em anúncios e obteve 50 conversões. O seu custo por aquisição seria:
CPA = 5000/50
CPA = 100
Por que calcular cada uma dessas métricas?
Os anúncios e campanhas digitais são uma maneira de promover uma empresa ou produto de uma forma eficiente, com um bom alcance de público e relativamente barata. E como percebemos, as mídias pagas têm diversas maneiras de precificação, mas porque essas métricas são importantes?
Calcular e analisar essas é essencial para medir o retorno das ações de marketing, levando em conta o retorno que se esperava delas. Elas são a régua para medir o sucesso ou não do tráfego pago, se o dinheiro que está sendo investido está trazendo resultado.
O que cada uma dessas métricas faz é comprar o valor gasto com a mídia paga e o resultado obtido.
Caso os números de CPM, CPA e CPC não estejam bons, é fundamental fazer uma reavaliação da estratégia e fazer os ajustes necessários para que a empresa não continue a investir dinheiro em campanhas que não trazem o retorno esperado.
Como decidir entre CPM, CPA e CPC?
Definir a métrica certa para avaliar a performance de uma campanha é um desafio. O que vai fazer você decidir entre CPM, CPC e CPA são alguns fatores:
- O objetivo que você quer alcançar;
- A estratégia de marketing da empresa;
- O tempo que a campanha ficará no ar;
- O orçamento disponível para investir em campanhas.
O importante é pensar de maneira estratégica e entender qual é a melhor opção de métrica para as campanhas do seu negócio. Uma boa maneira de conhecer ainda mais cada um desses métodos é fazendo testes com campanhas, de preferência as de baixo custo. Assim, você poderá avaliar como cada campanha é executada e quais foram os resultados.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é se as campanhas estão de acordo com a sua estratégia de marca: se ela está adequada ao seu tom de voz, linguagem visual e se está conversando com a sua persona. Isso afeta diretamente como o público enxerga a marca e como eles irão interagir com os anúncios.
Conclusão
Fazer campanhas e anúncios de marketing digital não é o suficiente, é crucial analisar os resultados e avaliar se eles estão correspondentes ao valor que foi investido. Por isso, as métricas de precificação como CPM, CPC e CPA são tão importantes para um negócio.
É preciso analisar todos os fatores antes decidir qual a melhor métrica para os anúncios pagos da sua empresa. Lembre-se sempre de usar a seu favor os testes de baixo com orçamentos menores, antes de criar uma campanha com grandes valores.
Tenha os dados sempre ao seu lado. Eles também serão uma forma de coletar informações sobre o seu público, de quais anúncios são mais eficientes para eles e isso poderá guiar futuras campanhas que serão cada vez mais eficientes e com melhores resultados.
Agora que você já conhece e entende cada uma das métricas e como usá-las, chegou a hora de começar a aplicar os seus conhecimentos nas campanhas de marketing da sua empresa.
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