Conheça os 10 melhores blogs de negócios para se informar

Conheça os 10 melhores blogs de negócios para você ficar de olho e não perder nenhuma novidade sobre o universo corporativo!
Tayrane
11/08/2022 | 7 min
blog de negócios

Neste post, compilamos os 10 melhores blogs de negócios para você ficar de olho e não perder nenhuma novidade sobre o universo corporativo!

Afinal, se antes ser um bom profissional era sinônimo de cumprir horários corretamente e realizar as tarefas com agilidade e precisão, hoje esses requisitos são acompanhados de outros critérios igualmente relevantes para a construção de uma carreira promissora.

Isso porque o mundo corporativo é repleto de tendências, passando por mudanças significativas a cada dia. Nesse sentido, se manter informado sobre tudo o que acontece neste ambiente é imprescindível para acompanhar o mercado e suas modificações. Uma das maneiras de se fazê-lo, é por meio de blogs de negócios.

Para gestores, esse hábito é ainda mais importante, já que pode servir como fonte de inspiração para a elaboração de estratégias e ações voltadas para o alcance de resultados. 

Além disso, ao acompanhar esses portais, é possível ficar por dentro das atualizações do mercado em que sua empresa atua e traçar ações comerciais efetivas.

1. Endeavor

Um dos mais conhecidos e respeitados portais de empreendedorismo, a Endeavor foi criada em 2000 com o intuito de disseminar conteúdos sobre negócios e promover a formação de empreendedores no Brasil. 

Muito mais do que um portal de notícias, a Endeavor atua como propulsora do empreendedorismo, mobilizando empresas públicas e privadas para que o compartilhamento de conteúdo chegue nos mais diversos cantos do país. 

Um dos seus pilares é aumentar a competitividade de setores considerados tradicionais por meio do desenvolvimento de novos produtos e serviços, transformando o Brasil em referência em novas tecnologias. 

A empresa também utiliza de sua estratégia de mentoria para desenvolver, inspirar e investir em novos empreendedores.

No que se refere a conteúdo, a plataforma disponibiliza uma série de ativos voltados para a informação que vão desde artigos, e-books, ferramentas, podcast e vídeos – tudo de forma gratuita. 

2. Sebrae

Impossível não falar do Sebrae quando o assunto é empreendedorismo, não é mesmo? O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, além de promover a criação de novos negócios, também atua como um canal de compartilhamento de notícias para você ficar atualizado sobre o setor. 

Os conteúdos vão de finanças a mercado e vendas, com dicas práticas e acessíveis abordadas de forma didática e direto ao ponto.

Além de artigos, o portal conta com uma série de vídeos educativos que também contam com informações valiosas para quem prefere consumir conteúdos de forma mais rápida, mas ainda assim não abre mão da qualidade.

Não dá para falar do Sebrae sem mencionar suas iniciativas educacionais para empreendedores. Na aba Educação, você encontra soluções de aperfeiçoamento para profissionais que querem investir no desenvolvimento contínuo a partir de cursos e eventos online

3. Geração de Valor

Fundado em 2011 pelo empresário Flávio Augusto da Silva, o portal Geração de Valor, segundo sua própria descrição, tem por objetivo impulsionar o pensamento “fora da caixa” a partir de conteúdos voltados ao empreendedorismo e negócios.

Diferentemente do tom informativo de outros canais similares, este aposta em um tom voltado à reflexão, inspirando profissionais por todo o país. Além do site, o projeto conta com um podcast intitulado GVCast e o Meusucesso, programa de inovação para empreendedores  

4. Jornal do Empreendedor

Criado em 2011 com o intuito de publicar apenas o que seus fundadores leriam, o Jornal do Empreendedor ainda é pautado por oferecer conteúdo de qualidade ao leitor, abordando conteúdos relacionados ao mundo dos negócios, mas também falando sobre Growth Hacking, criatividade, design, e até vida saudável. 

O portal também é conhecido por suas listas e dicas que podem ser consumidas de forma ágil e, ao mesmo tempo, solucionar as dúvidas dos leitores de maneira eficiente. 

5. Ploomes

Maior empresa de CRM da América Latina, a Ploomes é também conhecida por seu blog que atua como referência na área de Vendas B2B. Lançada no mercado em 2015, a Ploomes vem conquistando notoriedade a partir da evolução de sua solução. 

No blog, a aposta é em conteúdos que promovam a educação em Marketing, Vendas, CRM e Gestão para empresas B2B.

Além disso, o portal também oferece e-books, planilhas, templates para garantir que o profissional do setor B2B tenha em mãos recursos que o auxiliem em seus desafios no trabalho. 

Como por exemplo, este compilado com 5 modelos de propostas comerciais gratuitos e prontos para usar.

Os conteúdos ainda são enriquecidos pelos eventos aprofundados sobre vendas complexas e outros assuntos realizados pela Ploomes. Com a presença de especialistas da área, esses encontros são fundamentais para quem busca ficar por dentro das novidades e tendências do mercado B2B.

Veja esse Webinar sobre a gestão do funil de vendas:

6. StartSe

Mais que um portal de conteúdo, o StartSe é uma plataforma de conhecimento com conteúdos, aulas, cursos e eventos para quem busca constante aprendizado e desenvolvimento na nova economia.

Buscando escalar o relacionamento com o mundo corporativo, a empresa aposta nos screenings, em parceria com algumas das mais experientes consultorias e aceleradoras para que essa conexão aconteça de forma assertiva.

 A partir de workshops e palestras, a organização permite um aprofundamento sobre o papel da inovação e tecnologia no crescimento de uma empresa. 

Já o portal de notícias fica a cargo de compartilhar histórias, realizações e contribuições relacionadas à inovação e ao ecossistema de startups. 

Além dos conteúdos, a plataforma conta com uma série de iniciativas voltadas para a aceleração de startups, que vão desde patrocínios a eventos até imersões no Vale do Silício. 

7. Rock Content

Se você tem interesse em se aperfeiçoar na área de Marketing Digital, o portal da Rock Content é o lugar certo. 

Líder na América Latina no segmento de Marketing Digital, a empresa se consolidou no Brasil abordando conceitos da área considerados complexos e ainda desconhecidos de forma didática e gratuita.

Com o objetivo de ajudar no desenvolvimento da carreira de profissionais, e na consolidação de empresas brasileiras, a empresa reúne em sua linha editorial temas relacionados ao Marketing, Vendas etc. 

Além de artigos, a Rock, como também é conhecida, oferece diversos materiais ricos com o intuito de aprofundar ainda mais a jornada de aprendizado de profissionais da área de Marketing. São e-books, ferramentas práticas, webinars e pesquisas de mercado.

Os seus cursos também são referenciados no mercado, servindo até como critério para processos seletivos em vagas de Marketing. A maioria das certificações, inclusive, são gratuitas, permitindo o aprofundamento em temas primordiais para quem deseja construir uma carreira na área. 

8. Startupi

Focado em inovação, investimentos e empreendedorismo, o Startupi foi fundado em 2008 com o objetivo de ser o maior portal de conteúdo direcionado a startups. 

A plataforma conta com uma editoria específica para notícias, sempre atualizada com as últimas novidades do mercado, como aquisições, rodadas de investimentos e oportunidades de emprego

Já os artigos ficam por conta de convidados especiais, que debatem temas relevantes para o ecossistema de startups. 

O portal também conta com um calendário de eventos voltados para startups, além de um espaço dedicado a comunidades, que compartilha notícias de empreendimentos em todos os cantos do Brasil. 

9. Serasa Experian

Criado para ser um portal de compartilhamento de conteúdo sobre o setor financeiro, o Serasa Experian é um grande aliado de empresas que querem ficar por dentro das melhores práticas e tendências da área.

Dicas de gestão, empreendedorismo, novidades do mercado, crédito e cases são alguns exemplos do que você irá encontrar no blog. 

Além disso, a plataforma conta com uma curadoria de materiais ricos com o intuito de compartilhar dicas e análises aprofundadas sobre os mais diversos assuntos relacionados ao universo das finanças. 

10. Contabilizei

Com a missão de democratizar a contabilidade para autônomos e pequenas empresas de todo o Brasil, a Contabilizei oferece todos os processos e serviços de um contador, presta consultoria personalizada na abertura de CNPJ, garantindo toda a rotina contábil das empresas. 

Para além dos serviços prestados, a Contabilizei conta com um blog que é referência em assuntos que ultrapassam o setor financeiro. As categorias circulam entre Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Marketing e Publicidade, entre outras. 

A plataforma também fornece diversos materiais práticos para otimizar a rotina dos profissionais, como planilhas, calculadoras e ebooks gratuitos. 

Agora que você já conhece os principais blogs de negócios do mercado, pode, além se manter informado e ficar por dentro de todas as novidades do mercado, alcançar novos clientes. 

Conte com uma ferramenta especializada na gestão do relacionamento com o cliente para te auxiliar neste processo. Conheça o Ploomes!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.