Webinar: o que é, benefícios e como fazer para vender mais

O webinar é um seminário online, que busca transmitir informações valiosas e em tempo real para o público. Saiba como funciona!
Tayrane
25/05/2023 | 8 min

No mundo digital acelerado em que vivemos hoje, a necessidade de nos adaptarmos e nos conectarmos virtualmente nunca foi tão importante. Nesse contexto, os webinars têm se tornado uma ferramenta poderosa para alcançar um público global, compartilhar conhecimentos especializados e impulsionar o sucesso dos negócios.

Seja você um empreendedor, um profissional de marketing, um educador ou um especialista em sua área, entender e aproveitar o potencial dos webinars pode ser um diferencial significativo para a sua empresa.

Neste artigo, a Ploomes explora o que é um webinar, quais são seus benefícios e como fazer para vender mais por meio dessa ferramenta. Boa leitura!

bannner ploomes teste grátis

O que é um webinar?

Os webinars, ou seminários online, têm se destacado como uma forma eficiente e interativa de engajar e educar o público. O que surgiu como uma alternativa durante o período da pandemia de Covid-19 para manter o contato entre as pessoas, mesmo que à distância, se tornou algo permanente na sociedade mundial.

Com a capacidade de transmitir informações valiosas em tempo real, o formato do webinar permite que os participantes se conectem com especialistas, participem de discussões relevantes e tenham acesso a conteúdos exclusivos, tudo sem sair do conforto de suas casas ou escritórios.

Um webinar, portanto, é uma forma de comunicação online que permite a transmissão ao vivo de apresentações, palestras, seminários e workshops para um público virtual. A palavra “webinar” é uma combinação de “web” (referindo-se à internet) e “seminar” (seminário em inglês).

Quais são os benefícios de realizar um webinar?

Realizar um webinar oferece uma série de benefícios significativos para indivíduos e empresas. A seguir, mostramos alguns dos principais benefícios dessa poderosa ferramenta de comunicação.

1- Alcance sem fronteiras

Um dos maiores benefícios do webinar é a capacidade de alcançar um público global. Ao eliminar as barreiras geográficas, você pode se conectar com pessoas de diferentes partes do mundo e ampliar seu alcance de forma significativa. 

Isso é especialmente útil para empresas que desejam expandir seus negócios internacionalmente ou educadores que desejam compartilhar seu conhecimento com estudantes em todo o mundo.

2- Economia de recursos

Comparado a eventos presenciais, realizar um webinar é muito mais econômico. Não há necessidade de reservar um espaço físico, contratar serviços de catering ou lidar com custos de viagem. 

Além disso, o público também economiza, pois não precisa gastar com deslocamento, hospedagem ou alimentação. Isso torna o webinar uma opção acessível para empresas de todos os tamanhos e indivíduos que desejam oferecer conteúdo valioso sem comprometer seu orçamento.

3- Maior interatividade

Ao contrário de palestras gravadas ou vídeos pré-gravados, os webinars oferecem a oportunidade de interagir com o público em tempo real. Os recursos de bate-papo ao vivo, perguntas e respostas, enquetes e compartilhamento de tela permitem uma participação ativa dos espectadores. 

Essa interatividade promove a conexão com o público, cria engajamento e torna a experiência do webinar mais enriquecedora para todos os envolvidos.

4- Aumenta a autoridade e credibilidade

Realizar um webinar sobre um tópico específico demonstra conhecimento e expertise na área. Isso pode ajudar a estabelecer sua autoridade no assunto, construir sua reputação como um especialista e fortalecer sua marca pessoal ou empresarial. 

O webinar oferece a oportunidade de compartilhar insights valiosos, apresentar pesquisas e fornecer soluções para desafios comuns, o que contribui para o fortalecimento da credibilidade junto ao público.

5- Geração de leads e oportunidades de venda

Os webinars são uma ferramenta eficaz para gerar leads qualificados e oportunidades de vendas. Durante o webinar, você pode coletar informações dos participantes interessados, como nome, e-mail e empresa, o que permite o acompanhamento posterior e a nutrição desses leads

Além disso, os webinars são um ótimo ambiente para apresentar produtos ou serviços, demonstrar seu valor e converter leads em clientes.

6- Flexibilidade e praticidade

Os webinars oferecem flexibilidade tanto para o apresentador quanto para o público. Como organizador, você pode agendar o webinar de acordo com sua conveniência e preparar o conteúdo com antecedência. 

Para o público, eles têm a flexibilidade de participar de qualquer lugar, seja em casa, no escritório ou em trânsito, usando dispositivos conectados à internet. Essa praticidade torna os webinars uma opção atraente para pessoas com agendas ocupadas e que buscam conhecimento e desenvolvimento pessoal ou profissional.

Agora que você já conhece o que é um webinar e sabe quais são seus benefícios para a captação de leads de uma empresa, vamos mostrar quais são os tipos de webinar que podem ser trabalhados na sua estratégia digital.

Quais são os formatos possíveis de um webinar?

Conheça os principais tipos de webinar e entenda quais são os mais indicados para a realidade do seu negócio.

  • Educacional: geralmente focado na transmissão de conhecimento e no desenvolvimento de habilidades. É comum em instituições de ensino, empresas de treinamento e desenvolvimento, ou profissionais que desejam compartilhar suas habilidades e conhecimentos com seu público.
  • Marketing: são uma ferramenta poderosa para geração de leads, promoção de produtos e serviços, e desenvolvimento de relacionamento com clientes em potencial. Esses webinars geralmente apresentam um conteúdo valioso e interessante relacionado ao produto ou serviço oferecido pela empresa.
  • Vendas: semelhantes aos webinars de marketing, mas com um foco mais direcionado na conversão de leads em vendas. Eles geralmente apresentam uma oferta ou promoção especial, e são projetados para incentivar a ação imediata dos participantes.
  • Suporte técnico: são uma forma eficaz de fornecer suporte e soluções para problemas técnicos em tempo real. Eles podem ser usados por empresas de tecnologia, suporte ao cliente, ou qualquer empresa que precise oferecer suporte técnico a seus clientes.
  • Entrevista: geralmente apresentam uma pessoa ou um painel de especialistas discutindo um tópico específico. Eles podem ser usados para entreter, educar ou inspirar o público, e geralmente apresentam uma discussão em profundidade sobre um assunto.
  • Demonstração: usados para demonstrar um produto ou serviço, permitindo que os participantes vejam como ele funciona na prática. Eles podem ser usados por empresas de tecnologia, startups, ou qualquer empresa que precise apresentar seu produto ou serviço de maneira clara e eficaz.

Veja abaixo um exemplo de webinar de suporte técnico realizado pela Ploomes:

Como realizar um webinar? 

Tem dúvida sobre como realizar um webinar? Em poucos passos é possível preparar seu conteúdo de maneira inteligente e obter ótimos resultados.

1- Defina o objetivo

Determine claramente qual é o objetivo do seu webinar. Você deseja educar, promover um produto ou serviço, ou fornecer suporte? Ter um objetivo claro ajuda a moldar o conteúdo e o formato do webinar.

2- Escolha uma plataforma de transmissão

Existem várias plataformas disponíveis. Escolha uma que julgue a mais confiável e que ofereça recursos como compartilhamento de tela, bate-papo ao vivo e perguntas e respostas.

3- Crie seu conteúdo

Desenvolva um roteiro ou apresentação que seja informativo, envolvente e relevante para o seu público-alvo. Utilize recursos visuais como slides, vídeos e gráficos para tornar o conteúdo mais atrativo.

4- Promova seu webinar

Faça uso de estratégias de marketing digital para divulgar seu webinar. Utilize mídias sociais, e-mail marketing, blogs e parcerias com influenciadores para alcançar seu público-alvo. Crie um registro fácil para os participantes se inscreverem.

5- Faça a preparação técnica

Teste sua conexão de internet, equipamento de áudio e vídeo, e se familiarize com os recursos da plataforma de webinar escolhida. Faça um ensaio antes do webinar para garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

6- Engaje seu público

Durante o webinar, interaja com os participantes por meio de perguntas e respostas, enquetes e bate-papo ao vivo. Incentive a participação ativa e responda às perguntas e comentários do público.

7- Não esqueça de gravar

Grave o webinar para disponibilizá-lo posteriormente como um recurso sob demanda. Isso permitirá que aqueles que não puderam participar ao vivo tenham acesso ao conteúdo.

8- Avalie os resultados

Após o webinar, analise os resultados, como número de participantes, taxa de engajamento e feedback dos participantes. Isso ajudará a avaliar o sucesso do webinar e identificar áreas de melhoria para futuros eventos.

Pós-webinar: o que fazer?

Passado o webinar, as ações estratégicas devem continuar. Primeiro, envie um agradecimento por e-mail aos participantes, incluindo um link para a gravação do webinar, se aplicável. 

Analise também os dados de participação e feedback recebido para avaliar o desempenho do webinar. Utilize essas informações para identificar áreas de melhoria e fazer ajustes em futuros webinars. 

Considere também compartilhar o conteúdo do webinar em suas redes sociais ou em seu site para alcançar um público mais amplo. Além disso, aproveite a oportunidade para continuar o engajamento com os participantes, oferecendo materiais complementares ou convidando-os para eventos futuros.

Conheça os benefícios do CRM para o seu webinar

O software Customer Relationship Management (CRM) é uma excelente alternativa para auxiliar na manutenção do seu relacionamento com os clientes, assim como com os leads gerados pelo webinar.

Acesse agora mesmo o conteúdo gratuito e exclusivo que a Ploomes preparou sobre como o CRM pode ajudar a gerir os leads de eventos.

banner ploomes solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.