Conheça os benefícios do ERP para indústria

Confira como os sistemas para gestão e produção, como softwares de ERP para a indústria, podem melhorar os processos da área.
Ploomes
26/04/2019 | 4 min
erp para a indústria

A tecnologia da indústria 4.0 influencia cada vez mais todos os processos industriais. Máquinas inteligentes exercem o controle da qualidade de forma autônoma e fornecem dados para melhorias, automatizando a produção. É aí que entra o ERP para a Indústria.

Entre as atividades administrativas e financeiras, contudo, ainda há a predominância de processos manuais, gerando custos desnecessários de recursos e, principalmente, de tempo.

Com o intuito de otimizar a execução das exigências burocráticas, foram criados softwares direcionados para gestão e produção industrial. A praticidade dessas ferramentas as tornou fundamental para todas as empresas.

Nesse contexto, um dos principais sistemas de gestão empresarial para o setor de indústrias e distribuidoras é o ERP (Enterprise Resource Planning). Uma plataforma útil para facilitar a gestão das empresas, possibilitando automações de processos e integrando as bases de dados.

Ao colocar todos os dados numa base única, essa ferramenta ajuda o gestor a reunir todas as informações de negócio, fazer o cruzamento dos dados e gerar relatórios em poucos cliques.

Ficou curioso para saber os benefícios de implantar um software ERP na indústria? Separamos abaixo as cinco principais vantagens dessa plataforma para o segmento.

1 – Integração de todos os processos

O ERP, em uma indústria, é considerado o centro nervoso, pois trabalha de forma integrada com os outros setores, facilitando o controle e gerenciamento de processos simples, complexos e exigentes.

Esse sistema também auxilia o gestor a gerenciar as contas da empresa, monitorar a receita, as vendas e os pedidos de compras para produtos e serviços.

O software ERP se torna uma ferramenta indispensável, porque a aproximação dos setores é o que possibilita a otimização de todos os processos. Alinhando o setor administrativo da produção, você melhora a comunicação interna (entre seus colaboradores) e externa (com os clientes e fornecedores).

Além disso, a indústria fica ainda mais competitiva e eficiente, pois os dados registrados no sistema podem fornecer indicadores de resultados de suas ações online.

2 – Relatórios mais precisos

Para possibilitar a integração dos processos, todos os dados da empresa são totalmente digitalizados, dando um maior conforto para os gestores.

Mas isso vai além. A presença de planilhas detalhadas com tabelas e outros documentos facilita a geração de relatórios sobre o real cenário da indústria e torna a tomada de decisão muito mais assertiva.

A partir dos dados gerados por esses diagnósticos, o gestor ainda garante a integração entre os setores operacionais (que vão entender o que está sendo feito em outras áreas) e a uniformidade dos dados.

Dessa forma, Isso vai eliminar erros de sincronização entre as planilhas, vai centralizar a gestão, ainda vai garantir a implementação de sistemas efetivos de qualidade na produção e a adequação com normas regulamentadoras.

3 – Redução de erros e processuais

O software ERP facilita a gestão financeira, fiscal e operacional das despesas e os investimentos da indústria, garantindo uma maior qualidade na atividade produtiva.

Ele consegue reduzir o ciclo de vendas na produção e entrega ao diminuir despesas com máquinas e otimizar os custos da equipe. Assim, é possível atender uma maior demanda de clientes, aumentando ainda mais o seu lucro.

Outro fator é o controle sobre uma série de possíveis gargalos, desperdícios e problemas de contabilidade que afetariam a saúde da empresa, principalmente quando as contas não fecham.

4 – Grande redução nos custos

Com o controle dos recursos feitos pelo software ERP, fica mais fácil identificar problemas e, consequentemente, diminuir custos de falhas operacionais.

O sistema realiza a identificação de perdas nesses processos e oportunidades de otimizar a produção com custos reduzidos. Assim, é possível agir mais rápido para a correção de falhas em equipamentos e direcionar seus processos de vendas e gestão de forma a minimizar o impacto em outras áreas.

Além disso, o programa auxilia na prevenção de erros processuais e segurança de dados do fluxo de caixa, economizando tempo e custos no gestor da companhia, uma vez que o software mostra em segundos tudo que precisa ser.

5 – Otimização da atividade industrial

Os principais benefícios desse sistema na indústria surgem do aumento da produtividade operacional na indústria e a melhora substancial na qualidade das mercadorias produzidas.

Com o software ERP é possível fazer o controle e identificação de uma série de aspectos, como:

  • itens que precisam ser comprados;
  • quantidade de orçamentos feitos e pendentes;
  • alterações nos status dos pedidos;
  • acompanhamento do prazo da validade;
  • avisos sobre clientes inadimplentes.

Dessa forma, a informação fica muito mais fácil de chegar até o usuário, independente do local onde estiver, sem que ele precise fazer consultas ou solicitar relatórios específicos no sistema.

Ademais, a ferramenta coloca o gestor no controle da produção, podendo identificar onde seus recursos estão sendo alocados ou subutilizados, para então aplicar formas de otimizar a eficiência do equipamento.

Tenha um ERP na sua indústria

Neste conteúdo foram destacadas as principais razões para ter um software ERP na sua indústria eletroeletrônica. Ele se tornou uma necessidade de gestão para aqueles que se preocupam com o crescimento da empresa como um todo.

Essa ferramenta pode ser uma grande aliada na gestão comercial da indústria, operacional e de gestão. Portanto, é indispensável ter um software ERP para que a sua indústria tenha sucesso no mercado.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos