Se você ainda não automatizou os processos de CPQ da sua empresa, está gastando o tempo dos seus vendedores e perdendo dinheiro.
Criar propostas, orçamentos e cotações pode custar muito tempo das equipes de venda. E como já sabemos: “tempo é dinheiro”.
Uma grande aliada nesse processo pode ser uma ferramenta de CPQ. Ela pode garantir que todo o processo burocrático de cotações, configuração de produtos e geração de propostas seja muito mais ágil, trazendo mais receita para seu negócio e melhorando, ainda, a experiência do cliente.
Quer entender melhor como? Continue a leitura do artigo!
O que é CPQ?
A sigla CPQ significa Configure, Price, Quote. Em português, Configuração, Preço e Cotação.
Ao usar uma solução de CPQ você possibilita que as equipes de vendas realizem cotações, propostas e configurações de forma rápida e automatizada através da criação de modelos personalizados e customizados.
Ou seja, ao invés da equipe precisar configurar manualmente produtos, preços e propostas, só é preciso acessar a plataforma e selecionar os itens que querem incluir no documento.
Preços, impostos, serviços adicionais. Tudo isso é incluído automaticamente no sistema.
Veja mais sobre CPQ no vídeo abaixo:
Confira também:
5 modelos de propostas comerciais para você baixar agora!
Funcionalidades do CPQ
Como um software que otimiza a operação comercial, o CPQ tem algumas funcionalidades específicas. Confira as principais:
1- Cálculo de preços:
O CPQ permite que as fórmulas condicionais para precificação complexa, incluindo variáveis, tributos, margem, regras de desconto, faixas e comissões, sejam realizadas.
2- Consultas externas:
Com as consultas externas, é possível garantir o envio e o recebimento de dados do ERP, de planilhas ou de demais APIs para consultas ou cálculos que dependem de meios externos.
3- Opcionais e kits:
Além disso, também é possível contar com combinações de produtos e serviços com variáveis, características e opcionais com relação inteligente de exclusão, recomendação ou obrigatoriedade.
Como aumentar a receita com uma ferramenta de CPQ?
A resposta é simples: aumento da produtividade.
Não é de hoje que sabemos que a automatização de processos aumenta a produtividade e consequentemente, o lucro.
Dessa forma, o uso de uma solução de CPQ garante a produtividade da equipe e uma melhor entrega de valor para o cliente, o que também traz mais receita para seu negócio.
Mas como funciona isso?
Com a possibilidade de configuração dos produtos e serviços no sistema você automatiza os processos de cotação e proposta. Sendo assim, o CPQ permite que um vendedor fale com mais clientes, visto que ele pode reduzir o tempo de geração de um orçamento de algumas horas para poucos minutos.
Um CPQ também garante ainda uma precificação e cobranças mais assertivas. O que é fundamental no processo de venda B2B. Afinal, um erro nesses processos pode gerar prejuízos incalculáveis.
E como isso melhora a experiência do cliente?
Agilidade, clareza e transparência são fundamentais para conquistar a confiança do cliente e desenvolver um relacionamento sólido entre ele e a empresa.
Ao proporcionar ofertas de forma mais ágil, segura e simplificada, a equipe de vendas proporciona uma experiência mais satisfatória ao cliente.
Ao diminuir o tempo gasto com burocracia, o vendedor pode se concentrar em atender às verdadeiras necessidades dos clientes.
Outros benefícios de uma ferramenta de CPQ
Redução de erros
Quando se automatiza o processo de propostas em um sistema de CPQ, são reduzidas as chances de erros por falhas humanas. Principalmente nas vendas complexas. Então os erros de precificação e cobrança, como já mencionados, são mitigados.
Integração com outros sistemas de gestão
Ter uma ferramenta de CPQ que integre com outros sistemas, como CRMs e ERPs, que você utiliza na sua empresa pode ser uma virada de chave para os negócios, otimizando todos os processos de gestão.
O Ploomes une tudo que você precisa em CRM e CPQ em uma mesma plataforma. Conheça mais sobre nossa solução. Solicite uma demonstração.