Ao longo deste texto, você vai entender porque a performance da equipe é tão importante para as empresas, e como o papel da liderança pode melhorar a produtividade do seu time. Vem com a gente!
Se você já esteve em um ambiente de trabalho desestimulante, então sabe bem o quão difícil é se manter sempre engajado e motivado.
Nessas situações, a performance da equipe como um todo cai drasticamente, prejudicando a produtividade e diminuindo a satisfação de trabalhar.
Por que a performance da equipe é tão importante?
A performance da equipe está relacionada à produtividade dos seus colaboradores durante a rotina de trabalho. Ou seja, guarda relação com o quanto eles conseguem produzir ao longo de determinado período de tempo.
Então, uma equipe de alta performance é composta por profissionais capazes, com motivação no trabalho, que atuam em busca de metas, resultados e objetivos claros.
Por isso, para estimular a performance da equipe, é necessário atuar em uma série de frentes.
Em primeiro lugar, é preciso criar entrosamento e estimular a sinergia entre os membros, para evitar falhas de comunicação, revisões e retrabalhos.
Pois, além de desperdiçar tempo e energia dos colaboradores, toda refação desnecessária acaba comprometendo os seus prazos de entrega. E isso, por sua vez, pode minar a confiança da equipe em si mesma, desestimulando os seus colaboradores.
Outro fator fundamental para a performance da equipe é a cultura organizacional. Quando os profissionais se identificam com a cultura da sua empresa, é natural que eles se sintam mais “em casa”. Assim, eles terão um interesse muito maior em se dedicar à empresa e ajudá-la a crescer.
Além disso, essa identificação com a empresa é importante também para evitar o turnover, isto é, quando um funcionário pede demissão ou é demitido.
Uma alta taxa de turnover prejudica bastante a performance da equipe. Isso porque todo recém-contratado requer certo tempo até se adaptar ao cargo, e, até lá, sua produtividade é reduzida.
Ademais, sempre existe certo atraso entre a saída e a chegada de um novo funcionário, e nesse meio tempo a empresa precisa funcionar com um profissional a menos.
O papel da liderança pode melhorar a performance da equipe
Os líderes e gestores de uma empresa possuem uma enorme influência sobre a motivação e a produtividade dos colaboradores. Então, para entender melhor o que a liderança pode fazer para melhorar a performance da equipe, a gente separou 5 dicas. Confira:
Faça reuniões mais produtivas
Toda empresa precisa fazer reuniões, mas nem todo mundo sabe quando elas são necessárias e como conduzi-las. Assim, muitas empresas e gestores acabam realizando reuniões prolixas, sem foco e sem objetivo.
Além de tomar tempo de trabalho valioso da equipe, reuniões improdutivas (e até mesmo desnecessárias) podem também minar a confiança dos colaboradores na liderança.
Quando o seu time não confia em você, a sua posição e influência são colocadas em cheque, afetando profundamente sua capacidade de liderar.
Então, para tornar suas reuniões mais produtivas, aqui vai uma dica simples: antes de convocar, sempre elabore uma boa pauta de reunião.
Dessa forma, você poderá entender a priori se ela realmente será necessária. E, caso seja, você saberá exatamente quais pontos deve abordar ao longo da reunião, evitando desperdiçar o tempo de todos os envolvidos.
Crie um ambiente de trabalho estimulante
Criar um ambiente de trabalho motivador é um aspecto fundamental para ampliar a produtividade, e isso também é uma responsabilidade dos líderes.
Mas o que é preciso fazer para tornar o ambiente corporativo mais estimulante? Uma maneira simples de fazer isso é estabelecendo metas para cada colaborador.
Isso porque ao receber uma meta clara, desafiadora e atingível, existe um incentivo maior para a pessoa cumprir determinada tarefa.
Outra forma de tornar o ambiente de trabalho mais estimulante para os colaboradores é tirando-os da zona de conforto.
Ao oferecer novas responsabilidades para um colaborador, por exemplo, você acaba tirando ele daquela mesma rotina de trabalho, e isso pode contribuir para sua motivação e produtividade.
Veja também: Role play: o que é, benefícios e como praticar para otimizar a performance do seu time
Entenda o tipo de liderança que sua equipe requer
Existem diversas maneiras de exercer sua liderança, mas nem todas elas serão efetivas na hora de guiar a sua equipe de trabalho.
Por isso, é importante entender não apenas quais os tipos de liderança que existem, mas também qual deles é mais compatível com o seu time.
Então, se os seus colaboradores gostam de dialogar e de participar da tomada de decisões, uma liderança participativa ou delegativa pode ser exatamente o que você precisa para incentivar o engajamento na empresa.
Leia também: Liderança liberal: o que é, principais características e como aplicar para ter bons resultados
Por outro lado, se sua equipe deseja um líder que tome para si as decisões mais difíceis, a liderança autocrática pode ser muito mais eficiente.
Faça feedbacks regulares
Outro papel bastante relevante dos líderes e gestores é realizar feedbacks com regularidade.
O feedback permite que a pessoa desenvolva seu autoconhecimento, o que é fundamental para entender quais são seus pontos fortes e fracos, e o que é preciso ser feito para trabalhar de maneira mais eficaz e produtiva.
No entanto, nem todos sabem identificar a forma certa e o momento certo de realizar um feedback com seus colaboradores.
É preciso ter sempre em mente que os feedbacks precisam ser construtivos, eles devem auxiliar a outra pessoa a melhorar como profissional.
Do contrário, os feedbacks destrutivos podem até mesmo piorar a situação, e acabar desestimulando ainda mais os colaboradores da sua empresa.
Invista na sua comunicação interna
A comunicação interna é um aspecto fundamental para qualquer organização. É através da comunicação que você conecta os colaboradores uns com os outros e os incentiva a compartilhar suas ideias e experiências.
Nas empresas, é justamente essa troca de conhecimento que leva à resolução de problemas e ao desenvolvimento de inovações, dois aspectos essenciais para se manter altamente competitivo em seu mercado de atuação.
Além disso, uma boa comunicação é necessária para fortalecer a cultura organizacional e manter os colaboradores alinhados e por dentro das novidades da sua empresa.
Como consequência disso, você aproxima os membros, estimula a empatia entre eles e traz mais sinergia para o grupo como um todo. Todos esses são aspectos essenciais para incentivar a performance da equipe.
Agora que você já sabe da importância de ter um time altamente produtivo, bem como o que a liderança pode fazer para estimular a performance da equipe, está na hora de colocar a mão na massa!
Siga as dicas que a gente deu, e acompanhe de perto os resultados de tudo isso na sua empresa e nos seus colaboradores.
Esse artigo foi produzido pela equipe da Penser.
A Penser te ajuda a transformar sua carreira, sua vida e seus negócios por meio do desenvolvimento estratégico, da definição de objetivos e da identificação de valores e do propósito de cada pessoa e de cada empresa. Acesse o site da Penser e conheça o nosso trabalho!