O que é turnover e motivos para se preocupar com essa taxa 

Turnover é a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Ela serve para medir o nível de satisfação dos colaboradores. Entenda!
Tayrane
30/03/2023 | 7 min

O turnover é a taxa de rotatividade de funcionários em uma empresa. Muito comum no mundo corporativo, ele é um indicador muito importante a ser acompanhado por negócios de todos os setores.

O índice de turnover é uma métrica importante para avaliar a saúde da organização, uma vez que altos níveis podem indicar graves problemas internos ou insatisfação por parte dos funcionários. 

Se você deseja entender os custos significativos que a rotatividade traz para o seu negócio, porque isso é tão ruim e de que maneira os gestores podem trabalhar para reduzir essa taxa a um mínimo aceitável, este conteúdo vai lhe ajudar. 

A seguir, a Ploomes explora em detalhes o que é turnover, sua importância nas empresas e muito mais.

O que é turnover?

Imagine uma empresa com 100 funcionários, onde todos os meses 10 colaboradores pedem demissão e novos 10 precisam ser contratados para as vagas. É uma alta rotatividade, certo? Este é um exemplo de como funciona o turnover.

Ele é a taxa de rotatividade, que mensura quantos funcionários deixam seus cargos na empresa onde trabalham e precisam ser substituídos por outros, que muitas vezes demoram até conseguir acompanhar o ritmo de trabalho ou não possuem as mesmas habilidades que seus antecessores.

O índice de turnover pode ser medido de diversas formas, como a porcentagem do número total de funcionários que deixaram a empresa em um determinado período de tempo ou o número médio de anos que o funcionário permanece na empresa.

Você também pode se interessar: Layoff: o que é, por que acontece e como evitar?

O que causa o turnover?

O turnover pode ser causado por diversos fatores dentro da organização. Entre os principais estão a insatisfação pessoal ou coletiva com o ambiente de trabalho ou a cultura organizacional, assim como a falta de oportunidades para crescimento profissional, remuneração inadequada e a má convivência entre colegas.

O mercado de trabalho também é considerado um importante fator para o turnover. É cada vez mais comum que os colaboradores peçam demissão de seus empregos atuais para irem em busca de novas oportunidades, com remunerações mais atrativas e melhores condições.

Altos níveis de turnover, como explicamos anteriormente, são prejudiciais para a saúde de qualquer empreendimento. Em contrapartida, baixos índices de turnover significam que o nível de satisfação dos colaboradores está bom, o que gera estabilidade tanto para os profissionais quanto para a empresa.

Por que devo me preocupar com o turnover?

Existem muitos motivos para se preocupar com uma taxa alta de turnover e a seguir explicamos quais são os principais e porque a empresa deve trabalhar para evitar qualquer um deles.

1- Custo financeiro

A substituição de funcionários costuma ser um dos encargos mais custosos para qualquer empresa, e isso aumenta se a troca de profissionais precisa ser feita em um cargo de liderança.

Os custos associados ao turnover envolvem despesas com recrutamento de novos colaboradores, treinamento e integração dos novos funcionários à equipe. Outro dano é quanto à produtividade, que pode sofrer um impacto negativo e, com isso, atrapalhar a rentabilidade.

2- Perda de talentos

A retenção de talentos é um dos melhores investimentos que qualquer empreendimento pode fazer, isso porque os ganhos a curto, médio e longo prazos vão fazer com que manter os colaboradores tenha valido muito a pena.

Funcionários experientes e talentosos não são tão fáceis de encontrar, e perder pessoas assim significa perder suas habilidades e conhecimento, além de impactar negativamente a moral dos colegas. 

Lembre-se de que leva tempo para desenvolver e adaptar um profissional de acordo com as necessidades de uma empresa. Perder isso por causa do turnover é um grande risco.

3- Danos à reputação

Uma boa reputação é uma das melhores características que uma empresa pode ter, seja para o mercado quanto para os seus próprios trabalhadores. Além disso, uma empresa bem vista se torna o sonho de qualquer profissional, que deseja poder fazer parte do negócio.

A alta rotatividade, no entanto, pode ser vista como um sinal grave de instabilidade e insatisfação com o ambiente de trabalho. Isso causa danos à reputação e prejudica tanto a captação de novos talentos quanto a imagem da marca junto aos clientes, especialmente em um negócio B2B.

4- Trabalho perde qualidade

Como explicamos no item 2, perder bons profissionais implica perder suas habilidades e experiência no desenvolvimento das funções que lhes eram atribuídas. Por mais que seja possível contratar novos colaboradores, pode levar um tempo – que a empresa talvez não tenha – para que se adaptem à rotina e cultura do negócio.

Isso faz com que sejam percebidas as perdas na qualidade do trabalho, uma vez que alguém que esteja começando não tem a mesma facilidade do que alguém que possui experiência na função e conhece a empresa onde trabalha. 

Além de afetar a qualidade da produção, as consequências disso também são preocupantes, já que a satisfação dos clientes pode diminuir e a empresa perder competitividade no mercado.

5- Reduz a produtividade da equipe

Se os funcionários de uma organização estão mais preocupados em sair dela do que continuar com o trabalho, os efeitos são rapidamente percebidos na produtividade. Não há nada pior para uma empresa do que profissionais desmotivados com o trabalho, já que o foco é perdido e as preocupações passam a ser outras.

Como calcular o turnover?

Agora que você já sabe o que é turnover e entende que ele deve ser evitado a qualquer custo na sua empresa, vamos ensinar como descobrir se sua taxa de rotatividade está alta.

Para o cálculo de turnover deve ser feito o seguinte: 

  • Determinar o número de funcionários que deixaram a empresa em um período de tempo da sua escolha (mensal, semestral, anual, etc.);
  • Calcular o número total que a empresa tinha no final do período (incluindo os novos funcionários);
  • Dividir o número total de funcionários que deixaram a empresa pelo número total de funcionários no final do período;
  • Multiplicar o resultado por 100.

Exemplo: se a sua empresa tinha 100 funcionários no início do ano, contratou mais 20 ao longo do ano, porém, outros 15 saíram no mesmo período, o cálculo fica:

Taxa de rotatividade = 15 / (100 + 20) x 100 = 13,64%.

Isso significa que a empresa perdeu 13,64% dos seus funcionários ao longo do ano.

Como reduzir o turnover?

Reduzir a taxa de turnover da sua empresa não é uma missão impossível. Abaixo, algumas sugestões que podem ajudar a fazer isso de maneira eficiente.

  • Crie um ambiente de trabalho agradável, onde as pessoas queiram estar;
  • Ofereça oportunidades de qualificação e crescimento: treinamento, desenvolvimento pessoal, promoções e outros recursos que sirvam de incentivo para o funcionário permanecer na empresa;
  • Ofereça boa remuneração e benefícios competitivos: isso reduz as chances de perder um talento para a concorrência;
  • Reconheça e valorize o trabalho das pessoas: isso contribui diretamente para aumentar a autoestima, satisfação e compromisso com a empresa;
  • Forneça sempre feedbacks e uma comunicação clara com os profissionais;
  • Cuide do bem-estar dos funcionários: invista em programas de atividades físicas, saúde mental, benefícios à qualidade de vida;
  • Realize pesquisas de satisfação com os funcionários: esse plano serve para ter um bom indicador de como anda a perspectiva dos profissionais com o trabalho.

Veja mais sobre a redução do turnover no vídeo sobre retenção de talentos:

Como a rotatividade impacta as vendas de uma empresa?

A rotatividade alta é um fator de grande risco para o desempenho de vendas de uma empresa. Quando os funcionários optam por sair, isso pode levar a uma perda de produtividade e eficiência, além dos custos envolvidos na contratação de novos colaboradores.

Os funcionários mais experientes possuem um conhecimento valioso sobre a empresa, seus produtos, serviços e clientes, e isso pode ser perdido caso saiam. Dessa forma, há um declínio na qualidade do atendimento, do produto ou serviço, no cumprimento dos prazos, entre outros problemas.

Tudo isso pode acabar gerando uma grande insatisfação por parte dos clientes, que estão acostumados com um bom padrão de qualidade, e prejudicar as vendas. O pior de tudo é que além de não comprarem mais da sua marca, vão procurar a concorrência para suprir suas necessidades.

Resumindo: faça o possível para evitar que a taxa de turnover da sua empresa saia de controle. Funcionários satisfeitos são bons para qualquer negócio e agregam muito em habilidades, experiência e capacidade de inovação – algo essencial no mercado atual.

Torne-se um excelente gestor de vendas

Tudo o que você precisa saber para aprender a gerir uma equipe de vendas de alta performance está no e-book Guia do Gestor de Vendas.

Descubra a importância de uma boa gestão, como ter times de alta performance, como manter a sua equipe motivada e muitos outros insights que podem ser aplicados no dia a dia.

guia do gestor de vendas ebook

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.