Blog da Ploomes
Funções para aumentar as vendas

9 Funções do Ploomes que Prometem Aumentar a Produtividade dos Vendedores

Sabemos que o processo de escolha de um CRM pode não ser simples. Garantir o melhor investimento significa procurar a melhor opção para aumentar a produtividade dos seus vendedores.

Mesmo na busca por um produto de uso pessoal, sempre buscamos ir atrás da melhor opção possível.

Ainda assim, é possível pesquisar em vinte sites, comparar marcas, modelos, preços e ainda descobrir, uma semana depois, que havia um modelo melhor na loja na esquina da sua rua.

No caso da aquisição de sistemas corporativos, no entanto, deixar passar as boas oportunidades que se alinhem bem ao seu modelo de negócio pode ser a diferença entre o sucesso e a inércia da sua empresa.

Pensando na variedade de CRMs que existem no mercado e em uma forma de otimizar também o seu processo de escolha, oferecemos neste texto 9 funções que vão aumentar a produtividade dos seus vendedores.

Automação de Propostas

O processo de elaboração de propostas pode consumir muito tempo. Tempo esse que poderia ser utilizado para fazer atividades mais produtivas.

Considerando isso, desenvolvemos em nosso CRM um sistema de automação de propostas.

Ele funciona da seguinte maneira:

  • Ao criar um novo negócio, surge uma aba “Incluir Proposta”;
  • Ao abrir essa aba, você vai precisar escolher um dos modelos que fez junto à nossa equipe de design, garantindo a melhor adequação à imagem da sua empresa;
  • Com o modelo definido, é necessário, então, preencher alguns campos. Alguns vão puxar a coletânea de dados sobre seu cliente (nome, endereço, etc.) e os produtos ou serviços a ser oferecidos, enquanto outros vão precisar de preenchimento manual.

O objetivo, portanto, é garantir reduzir ao máximo a quantidade de trabalho a ser empregada na elaboração dessas propostas.

Se todas fossem iguais, elas seriam como panfletos, sem personalidade e destinada ao público geral. Quando você pensa na imagem da sua empresa, imaginamos que não queira que vejam ela dessa forma.

Por isso, esses campos de personalização são importantes, é possível ter uma maior versatilidade de trabalho quando é possível colocar adicionar detalhes mais específicos.

Contudo, dados mais específicos, mas que não mudam (como CNPJ, endereço, identificação de um produto do catálogo), não precisam ser registrados de maneira manual.

Para isso basta apenas selecionar entre as opções já registradas no banco de dados do CRM e essas informações são incluídas de maneira automática. Fazer propostas parece bem mais fácil agora, não?

Assim, a chance de surgir pequenos erros que podem afetar a negociação é consideravelmente reduzida. Mais do que isso, seus vendedores podem focar, de fato, em aumentar a produtividade e não em preencher a burocracia.

Automação de Documentos

A automação não se resume apenas às propostas, ela também faz a geração automática de contratos.

Se seus vendedores precisam vender serviços é importante que haja um contrato mediando essa relação entre a empresa e o cliente contratante.

A elaboração de contratos pode ser um processo ainda mais complicado. Embora os arquivos digitais permitam a existência de um modelo e seus funcionários apenas preenchem os campos necessários, a possibilidade de erros pode ser ainda mais arriscada.

Por sua extensão, a leitura de contratos permite que pequenos detalhes passem despercebidos e, quando se nota, o cliente tem um contrato vigente entre fevereiro e abril do ano passado.

Se isso é uma tarefa necessária e com alta demanda, as chances de erro aumentam ainda mais. Fora o impacto negativo que isso pode causar na imagem da sua empresa, falhas contratuais podem acarretar numa série de problemas.

Documentação automatizada em CRM de indústrias e distribuidoras
Realize todo o processo de documentação de maneira fácil e otimizada.

Ter que lidar com aspectos jurídicos, mesmo que eventuais, pode ser desgastante para seu negócio. Dessa forma, o melhor jeito de evitar esse embaraço e aumentar a produtividade dos seus vendedores é tornar esse processo o mais automático e confiável possível.

Assim como na automação de propostas, os contratos são definidos durante a implantação. É possível também incluir detalhes visuais, fortalecendo a imagem de integridade e confiança da sua marca mesmo durante a firmação do contrato.

As mesmas informações que seriam incluídas automaticamente na proposta, como nome do cliente, seu CNPJ, os detalhes do serviço oferecido, etc., são adicionadas de maneira igualmente automática. Respeitando-se, claro, as especificações de cada formato.

Caso queira saber mais detalhes sobre o nosso sistema de automação de propostas, o seguinte texto traz mais informações sobre esse sistema e suas aplicações.

Integração com RD Station

O RD Station é uma importante ferramenta de marketing que monitora o comportamento de Leads (potenciais clientes), armazena seus dados e os classifica.

Assim você consegue ter uma visão melhor do seu potencial de crescimento e a sua posição no mercado.

Por meio dele também é possível também fazer automação de e-mail marketing, garantindo que seu Lead vai receber a abordagem certa na hora certa.

Devido à sua importância para o marketing do seu negócio, O CRM da Ploomes também possui integração com RD Station.

Com um marketing mais direcionado, você vai aumentar a produtividade dos seus vendedores, que vão receber os Leads gerados, e garantir a inserção da sua empresa no mercado de forma mais assertiva e eficiente.

Caso queira saber como ativar integrações e como fazer a configuração do RD Station com o Ploomes, temos este vídeo explicando melhor esse processo.

Assinatura Digital

Se disponibilizamos o contrato digital, seria contraditório não oferecer também um sistema de assinatura digital.

As exigências da Indústria 4.0 fazem com que toda a ação seja feita da maneira mais rápida e prática possível. Os processos digitais, então, têm importância crucial nessa exigência.

Sabendo disso, a Ploomes, em integração com a Clicksign, oferece esse recurso em seu CRM para otimizar, ao máximo, todo o processo de disponibilização de um serviço.

Dessa forma, vamos aumentar a produtividade dos vendedores assegurando a segurança e a rapidez necessária para o fechamento do contrato.

Assinaturas digitais e seguras para aumentar a produtividade dos vendedores
Assinaturas digitais e seguras.

O sistema de assinatura digital é bem simples. Na tela onde está o contrato gerado vão ter algumas funções à direita. Entre elas estará o Clicksign.

Clicando nesse ícone vai aparecer uma aba com o seu e-mail e um campo para que você inclua os e-mails das partes envolvidas.

O cliente vai receber uma notificação em e-mail com um link para fazer a assinatura. Depois, no site da Clicksign, as informações pessoais do usuário serão verificadas para garantir a segurança da assinatura.

Também fizemos um vídeo para ilustrar como funciona o processo de envio da requisição de assinatura por e-mail. 

Integração com E-mail

A dinâmica da troca de informações online mudou muito com a inclusão de smartphones, mas o e-mail continua sendo a principal escolha para a comunicação empresarial.

Dessa forma, seu time de vendas vai ter um uso frequente dessa ferramenta.

Buscando tornar a experiência focada no CRM, incluímos também a integração com E-mail. Assim é possível unificar as informações recebidas no e-mail com a base de dados do CRM.

Entre as vantagens dessa integração estão:

  • Envio de e-mails pelo Ploomes;
  • Vinculação de e-mails recebidos com os cadastros de clientes;
  • Criação de listas de e-mails no Mailchimp;
  • Padronização de assinatura.

Um dos cenários de uso do Ploomes, por exemplo, seria: seu vendedor abre um novo negócio com um cliente, ele então opta por mandar um e-mail por meio do CRM.

Ao ir para a tela de elaboração do e-mail, o campo do endereço de destino é automaticamente preenchido com o contato disponível na empresa que ele quer contatar.

Contudo, para aumentar a produtividade dos seus vendedores, não basta apenas oferecer funções para se comunicar com clientes específicos. É necessário que haja também facilidades para promover campanhas que atraiam melhores Leads para o seu negócio.

Portanto, A partir da integração com o Mailchimp, o vendedor pode marcar uma das abas de clientes criadas no CRM para passá-la como lista de e-mails e preparar campanhas direcionadas para o grupo à sua escolha.

Dessa forma, suas campanhas ficam mais focadas e personalizadas para o segmento de mercado ou para a etapa de venda que você busca atingir.

Caso queira saber mais sobre a integração do Ploomes com sua caixa de e-mail, há este vídeo mostrando como ela é realizada, e também disponibilizamos este outro sobre a integração com o Mailchimp.

Integração com Google Calendar e Outlook

A agenda dos seus vendedores precisa estar sempre cheia e bem organizada.

Dependendo do seu tipo de negócio, visitas podem ser essenciais para a garantia de sucesso ou é possível que cada cliente tenha seu horário de atendimento bem definido.

Calendários dinâmicos e acessíveis para aumentar a produtividade dos seus vendedores.
Calendários dinâmicos e acessíveis para seus vendedores.

Como uma forma de aumentar a produtividade dos seus vendedores, o Ploomes oferece também integração com Google Calendar e Outlook 365 Calendar. Assim eles estarão sempre antenados aos acontecimentos futuros.

Após a permissão de acesso do CRM à conta do seu funcionário, todos os dados inseridos no calendário pessoal vão para o Ploomes e vice-versa.

Dessa forma, se seu vendedor estiver na rua visitando um cliente e precisar marcar um próximo acompanhamento, ele pode facilmente anotar no celular e a informação estará disponível em ambos os sistemas.

Fica muito mais fácil para ele fazer o registro dos compromissos e para o gestor que poderá acompanhar a rotina de seus funcionários e agendar novas tarefas quando necessário.

Para ver, na prática, como configurar essa integração, temos este vídeo explicando o processo.

Checklists

Se seu negócio depende de processos repetitivos e cheio de detalhes, confiar apenas na memória dos seus vendedores pode não ser a melhor opção.

Mesmo para atividades que não são corporativas, como uma compra de mercado ou o que levar numa viagem, as checklists se mostram uma ferramenta útil para garantir que nada seja esquecido.

Para aumentar a produtividade dos vendedores no CRM e aproveitar as vantagens desse método, a Ploomes também disponibiliza em seu sistema uma função de checklist. Elas podem ser usadas como lembrete ou serem obrigatórias.

Para configurar uma checklist, basta ir até o funil de sua escolha, escolher em qual etapa você quer incluir uma e editar os itens, definindo sua obrigatoriedade ou não.

Nós disponibilizamos algumas opções de campo para você usar, caso não tenha configurado alguma antes. É possível personalizar também os campos que você deseja usar, garantindo assim a melhor estruturação para o seu negócio.

Para conhecer melhor como é feita a configuração dessas checklists, visite o vídeo que disponibilizamos no nosso canal.

Ligações Integradas ao CRM

Além dos e-mails, ligações também são uma ferramenta muito utilizada no meio corporativo.

Entrar em contato direto diretamente com o cliente pode ser mais efetivo que um e-mail ou campanhas mais abrangentes. Para aumentar a produtividade dos seus vendedores, então, é essencial que essa ferramenta esteja presente no CRM.

Sistema de ligação prático e rápido para aumentar a produtividade dos seus vendedores
Sistema de ligação prático e rápido para a prospecção e follow-up.

É devido a isso que tornamos possível fazer ligações no Ploomes que ficarão registradas no histórico do negócio por meio da integração com o Totalvoice.

Além da praticidade de ter o número do contato na empresa já registrado, também vão aparecer na tela detalhes, como outros contatos relacionados àquele cliente, e também um espaço para fazer observações que o vendedor achar importante.

Para acessar esse recurso basta ter o número salvo no perfil que precisa ser contatado, clicar nesse número e em “ligar” que vai aparecer logo abaixo de um teclado na sua tela. Há a possibilidade modificar o número antes de realizar a ligação, caso seja necessário.

Para saber mais sobre essa função, nossa equipe disponibilizou também um vídeo que ilustra o processo necessário para fazer a ligação através do Ploomes.

Registro por Voz

Anos atrás, ideia de fazer registros escritos por voz era parte da ficção científica. Os primeiros modelos não entendiam muita coisa e muita correção ainda era necessária.

Hoje, contudo, é possível realizar esse processo de maneira quase efetiva, realizando pequenas correções, mas com um texto bem formado.

Sabendo que a disponibilidade de uma ferramenta assim poderia ajudar a aumentar a produtividade dos seus vendedores, nosso CRM permite também o uso desse recurso.

Em caixas de texto, basta apenas clicar no ícone de microfone no canto direito superior desse campo e começar a falar o que precisa ser registrado.

Em segundos o texto é gerado, poupando o máximo de tempo para melhorar a eficiência do seu time de vendas.

Aumentar a Produtividade dos Seus Vendedores é a Nossa Prioridade

A Ploomes busca sempre trazer o que há de melhor para seu negócio e seus vendedores. Sem esquecer, claro, de garantir a eficiência no uso de todas as ferramentas disponíveis em nosso CRM.

Esperamos que tenha gostado das funções que mostramos nesse texto. Também temos outras ferramentas disponíveis em nosso sistema que podem melhor se adequar ao seu negócio.

Caso queira saber mais sobre o nosso produto, visite o nosso site ou fale com um de nossos consultores.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial