Blog da Ploomes
soluções inovadoras rápida aplicação

5 soluções inovadoras de rápida aplicação para a indústria

Trazer soluções inovadoras para sua indústria é um aspecto crucial para garantir uma boa presença no mercado.

Portanto, a realidade de boa parte das indústrias bem-sucedidas é uma adaptação frequente a mudanças que garantem a otimização dos processos internos. Até mesmo grandes empresas consolidadas no mercado, quando não se adaptam, podem fracassar.

Manter a produção e a distribuição sempre bem atualizados garante uma boa performance e redução de riscos envolvidos nesses procedimentos.

Dessa forma é mantida uma imagem de empresa que preza pela qualidade de seus serviços e bem-estar de seus clientes, condição essenciais para a fidelização do seu público comprador.

Se considerarmos o Brasil como um país atrasado na adoção da Indústria 4.0, adotar as novidades que vêm ganhando destaque no mundo é um diferencial marcante em relação às concorrentes.

Contudo, algumas inovações demandam algum tempo para implementação. Mesmo com equipes bem alinhadas e departamentos que conversem entre si, é necessário que haja um período de treinamento e adaptação.

Então, para que não se comprometa a produtividade, a melhor opção pode ser buscar por alternativas com menor tempo de aprendizado e o máximo de otimização.

Percebendo isso, surgem no mercado opções mais práticas e acessíveis de novas tecnologias, mas que conservam suas facilidades.

Assim, as necessidades imediatas são supridas com soluções inovadoras bem direcionadas e adequadas à realidade de um empreendimento específico. O resultado é a maior redução possível do tempo de adaptação.

Mas, afinal, quais soluções são essas? Como saber o que é melhor para minha empresa? Como medir o tempo de aprendizado? Continue lendo que mais abaixo responderemos essas e mais perguntas sobre as inovações que vêm despontando no mercado.

Computação em Nuvem

Passou-se o tempo que todas as fotos da família eram guardadas num grande e pesado álbum que era retirado da estante apenas em momentos de nostalgia.

Mídias digitais (como CDs e HDs externos) possibilitaram um aumento exponencial na quantidade de informação a ser guardada, enquanto mantinham sua portabilidade. Os velhos álbuns de fotos passaram a ser parte da mesma nostalgia que proporcionavam.

Da mesma forma, as indústrias passaram a trocar as inúmeras estantes de arquivos por datas centers capazes de comportar quantidades massivas de informações num espaço muito menor.

No entanto, mesmo com a evolução da tecnologia, existem problemas que álbuns de fotos e data centers compartilham. Por armazenar tudo em um único lugar, estão propensos a ser comprometidos por ameaças físicas.

Vazamentos, pequenos incêndios e acidentes no transporte são apenas alguns exemplos que poderiam afetar essas mídias.

Além disso, a consulta dos dados, mesmo em data centers, exige um acesso local àquele ambiente. Ou seja, é preciso estar na empresa, por exemplo, para visualizar uma determinada informação.

Como garantir, então, uma forma de manter vários registros uniformes e separados sem gasto adicional com transporte? É aí que entra umas das soluções inovadoras desta lista: a Computação em Nuvem.

Ela consiste em basicamente manter o armazenamento de maneira digital e online, dessa forma é possível acessar os dados de qualquer computador.

Uma exigência do mercado digital

Mesmo sendo o país com a 64ª internet mais rápida do mundo, no Brasil há estrutura para fazer upload e download de dados em nuvem. Prova disso é o crescimento de 51,7% na busca por esse serviço em 2017.

Em outras palavras, o armazenamento em nuvem é uma solução já presente no cenário atual. Deixar de fazer essa transferência só aumenta o investimento inicial e o tempo de transferência (variável conforme o volume).

Uma vez feita a transferência basta fazer o acesso de maneira online. Se seus colaboradores conseguem usar outras ferramentas digitais, a Computação em Nuvem não é motivo para preocupação.

CRM (Customer Relationship Management)

Existem muitas formas de garantir uma empresa prospere, contudo, é inegável dizer que o setor de vendas é parte ativa nisso.

O acompanhamento de potenciais clientes (leads), ações de marketing e o envio de novas propostas são o que permitem o crescimento da receita e, consequentemente, de todo o negócio.

A partir de soluções inovadoras, seus vendedores precisam trabalhar de maneira eficiente e com melhores resultados, aproveitando da melhor maneira possível seus recursos.

Entretanto, não se pode ignorar que a falta de tempo geralmente faz o time de vendas ter que escolher entre fazer direito ou fazer.

Em outras palavras, é necessário o trade-off entre registrar tudo o que fazem e perder alguns clientes pela falta de tempo ou contatar todos os leads da melhor maneira possível e deixar o registro do jeito que for possível.

Da mesma forma que a inclusão de processos automáticos otimizou a produção, é possível também fazer automações em vendas. Assim seus vendedores conseguem fazer o registro, a geração de leads, o fechamento da venda e ainda mais.

crm-soluções-inovadoras
Os CRMs permitem uma gestão melhor das atividades comerciais e aumento dos resultados

A ferramenta que surgiu para trazer exatamente isso é o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente).

Vale lembrar que nem todos os CRMs possuem um tempo curto de aplicação para iniciar seu uso. CRMs mais complexos exigem um tempo de implantação muito extenso, podendo ser superior a 6 meses. Mais abaixo você verá uma explicação mais detalhada sobre esse assunto.

Quais são as soluções inovadoras do CRM?

Assim como os ERPs, eles ajudam a integrar todos os processos num único lugar, com a particularidade de ser focado para a equipe de vendas. Também é possível fazer integrar ambos os sistemas, de forma que seja possível aproveitar as vantagens de ambos.

Para saber mais sobre as vantagens da integração entre ERPs e CRMs, temos também este outro texto explicando detalhadamente as vantagens de cada um.

Entre os exemplos que podemos citar das soluções inovadoras disponíveis nos CRMs estão:

  • a disponibilidade automática de dados de clientes já registrados: pare de perder tempo digitando as informações do cliente em cada processo;
  • a automação de tarefas para o vendedor de acordo com a etapa de venda em que a negociação está: conseguiu atrair algum lead pelo marketing, seus vendedores serão automaticamente avisados para contatá-lo;
  • envio de e-mails dentro do CRM: os e-mails importantes para as vendas ficarão todos registrados no sistema, evitando a poluição visual e agilizando o processo de prospecção;

Além das automações, ainda é possível gerar relatórios a partir dos dados registrados com métricas adequadas para vendas. Com um bom registro, agora é possível ter uma melhor visão do seu negócio.

Muitas opções do mercado também contam com um bom número de integrações que podem somar na busca por novos leads.

Quanto tempo demora a implantação?

Quanto ao tempo de implantação, as opções mais robustas do mercado podem exigir um largo tempo de capacitação. Em alguns casos, esse processo pode demorar até um ano!

Em contrapartida, há também CRMs mais objetivos, exigindo menos treinamento e com funções mais direcionadas para as necessidades imediatas. Assim é possível usufruir dessas soluções inovadoras sem um investimento inicial tão pesado.

Além disso, considerando um investimento a longo prazo, é importante considerar a disponibilidade de uma equipe de suporte do sistema contratado.

Um acompanhamento inicial durante a implantação, por exemplo, pode ser importante para os vendedores começarem a utilizar bem a ferramenta.

Algumas fornecedoras estrangeiras também podem não ter atendentes falantes de português, o que atrasa a resolução rápida dos problemas.

Automação de Propostas e Automação de Documentos

Sabe-se que na indústria, assim como em outros segmentos, ter uma série de documentos é necessária para se ter um bom registro.

Para garantir a rapidez dos processos, no entanto, essa burocracia pode ser um entrave. O tempo que seus colaboradores gastam para gerar toda a papelada necessária poderia ser gasto com as funções que eles realmente deveriam estar realizando.

As automações de documentos e de propostas são, portanto, soluções inovadoras que surgiram no mercado como uma forma de reduzir o desgaste com essas tarefas operacionais.

Esse processo se dá a partir de um modelo padrão, com layout e partes do texto sendo repetidas em toda cópia, mas com campos que são preenchidos, de maneira automática ou manual.

No caso das propostas, por exemplo, a automação se dá por meio do preenchimento de dados do cliente e detalhes do produto. Não é necessário escrever tudo, basta apenas definir qual o cliente e quais os produtos envolvidos e pronto, sua proposta está feita.

Alguns sistemas, como a automação de propostas do CRM da Ploomes, permitem também a inserção de informações que forem mais específicas. Assim o sistema não fica tão engessado e é possível inserir informações mais pontuais, como escopo do projeto e forma de pagamento.

Outra qualidade a ser pesquisada é a possibilidade de incluir cálculos de imposto no próprio arquivo. Dessa forma o tempo não é desperdiçado com um processo que, no Brasil, pode ser tão complicado.

Softwares de Outbound Marketing

Uma das soluções inovadoras disponíveis no mercado e de rápida implantação é o uso de softwares de prospecção automática.

Essa abordagem, embora seja mais agressiva, é útil para atingir clientes que não tenham contato com a marca. Contudo, é importante que seja feito de maneira direcionada.

Para ilustrar melhor o porquê, vou dar o seguinte exemplo:

Imagine que você está vendo algum canal de TV à cabo. Está passando um filme que, apesar de repetido várias vezes naquela programação, você nunca teve tempo de ver.

No momento de maior tensão, a decisão final do protagonista, a respiração para e, quando você menos espera, aparece o comercial do novo carro do ano. Anúncios sobre produtos que você não estava interessado e, agora, menos ainda.

Não apenas a sua experiência com o filme foi comprometida, como também a imagem das marcas passadas durante o intervalo comercial.

Mudança no comportamento do usuário

Na época das mídias de comunicação de massa isso podia trazer bons resultados, porque o acesso à informação só se dava por esses meios.

Com a popularização da internet e a prevalência dos celulares, a tendência é que os consumidores se tornem cada vez mais resistentes a essas abordagens mais invasivas e com um público tão amplo.

A esse tipo de ação mais “tradicional”, que interrompe uma experiência, chamamos de Outbound Marketing. Feita sem um público em mente, ela pode ser desagradável como o exemplo acima, contudo, se houver um alvo, a expectativa é o oposto.

Deparar-se com soluções inovadoras que você nem conhecia para um problema recorrente é algo muito agradável. Portanto, saber que tipo de cliente você busca é a diferença entre ser simplesmente ignorado e atrair oportunidades realmente interessadas.

Como fazer um Outbound mais efetivo?

Por meio do uso de ferramentas de prospecção, como o Reev ou o Ramper, é possível descobrir o e-mail corporativo a partir do site de uma empresa.

Como o correio eletrônico é uma ferramenta largamente utilizada como forma de comunicação empresarial, estar presente na caixa dos seus clientes é uma boa forma de aparecer para eles.

Novamente, como Outbound, essa ferramenta ainda interrompe a experiência do usuário, porque no momento da abordagem ele provavelmente estará vendo outros e-mails.

Contudo, se o produto/serviço interessar, existe uma chance maior de fechar negócio com clientes que não estavam buscando suas soluções.

Dentro dessas plataformas também é possível programar envio sistemático de e-mails de forma automática e montar lista de clientes. Se integrado a um CRM, ainda é possível exportar essas listas da sua base dados, sem retrabalho para fazer as mesmas listas toda vez.

Em outras palavras, os vendedores vão facilmente se adaptar às particularidades desse tipo de sistema e fazer bom uso dele rapidamente.

Tanto em sistemas mais complexos, quanto nas opções mais direcionadas, o tempo necessário para uma boa performance é de alguns poucos meses. O fator de escolha viria do custo necessário.

No caso dos softwares mais robustos, é natural que a fornecedora faça um bom acompanhamento com a sua equipe de venda. Isso implica, no entanto, num custo adicional. Quanto menos funcionalidades, menor o tempo e o preço de uma implantação.

Softwares de Ticket de Pós-Venda

É natural que todo produto ou serviço apresente problemas na durante seu uso. O caminho da empresa até o cliente é um tanto imprevisível e muitas coisas podem interferir nesse trajeto.

Por isso, ter uma equipe de suporte é indispensável para a saúde do negócio a longo prazo. Assim é possível resolver pequenos problemas, enquanto eles ainda são pequenos.

Dependendo da quantidade de clientes e colaboradores, no entanto, podem surgir ruídos no acompanhamento do suporte.

No caso de um comprador mais insistente, por exemplo, não é difícil haver várias ligações ou tentativas de contato num único dia.

Se cada atendente tiver que começar do zero, sem saber quais problemas aquele cliente enfrenta e o que já foi sugerido por outros atendentes, é possível que a paciência de ambos seja desgastada sem necessidade.

Por isso, surgiram soluções inovadoras para fazer um acompanhamento melhor. Dentre elas estão os sistemas de tickets de pós-venda.

Como funciona na prática?

Seu funcionamento é direcionado basicamente para que seus atendentes tenham a experiência de suporte da maneira mais otimizada possível.

Os detalhes de cada interação com o cliente são registrados de forma que cada contato esteja disponível para seus colaboradores. Isso possibilita uma visão melhor sobre o perfil de quem faz a reclamação e também na identificação de problemas recorrentes.

Por meio de sistemas de ticket de pós-venda, o processo de identificação de deficiências na entrega de um serviço/produto é feito de maneira antecipada.

Eles ajudam também a concentrar todas as plataformas de contato em uma. Independente se o contato foi feito por e-mail, chat ou ligação, o atendente poderá acessar tudo em um único lugar.

Além disso, é possível criar guias para seus colaboradores, de forma a garantir a SLA (Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Vendas) entre sua empresa e seus clientes. Em outras palavras, o nível de qualidade mínimo para um bom atendimento pode ser colocado na tela de contato para melhor orientação dos seus profissionais.

Dessa forma, você garante que o atendimento seja feito de maneira uniforme conforme diretrizes simples. Isso evita incongruências em cada contato com o cliente e também delimita o que precisa ser feito.

Se sua empresa tem como foco a distribuição de hardwares para um público mais leigo, por exemplo, imagina-se que o cliente não queira saber especificações tão técnicas na hora de resolver seu problema.

Quanto tempo demora para aprender a usar esses softwares?

O uso dessa ferramenta não apresenta grandes dificuldades. Com uma boa equipe de suporte é possível que o aprendizado seja feito em um mês, como é o caso dos nossos colaboradores na Ploomes.

O investimento num sistema de tickets de pós-venda, por mais que afete o orçamento, é mais que essencial. A redução de riscos é fator chave no crescimento de uma empresa e um bom atendimento com o cliente pode projetar uma boa imagem.

A melhor forma de propaganda é a feita pelos próprios usuários, então não precisamos nem dizer o quanto esse último aspecto é importante.

Soluções inovadoras para um mercado mais saudável

Esperamos que esse guia tenha sido útil para a apresentação dessas soluções inovadoras do mercado que vêm se destacando.

Sua eficácia, aliada a uma aplicação rápida, é o que garantiu o surgimento dessas novas ferramentas e estar informado sobre elas é crucial para o crescimento da sua empresa.

Há ainda muito a ser implementado no Brasil, mas as indústrias podem se recuperar no mercado com esses recursos. Otimizando seus processos e garantindo a qualidade de seus produtos/serviços, a perspectiva é de um novo crescimento e um futuro mais otimista para o setor.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial