Funções do CRM: confira as principais funcionalidades para seu negócio

Já ouviu falar em gestão de relacionamento com o cliente? Confira como as funções de CRM estão revolucionando as empresas.
Henrique
21/03/2023 | 3 min

Já ouviu falar em CRM? É uma sigla que significa Customer Relationship Management que, em bom português, quer dizer Gestão de Relacionamento com o Cliente.

O nome já indica tamanha importância dessa prática em qualquer provedora de produtos ou serviços.

As funções de uma plataforma CRM vão se comprometer justamente com a execução desse conceito. Se você tem interesse no assunto e gostaria de entender mais sobre CRM, continue a leitura!

O que é CRM?

Um sistema de CRM é um tipo de plataforma ou software no qual a empresa armazena todas as informações que possui sobre seus clientes.

Quando falamos em “todas as informações”, queremos dizer tudo mesmo. Desde dados básicos (como endereço, telefone, nome completo) a outros mais complexos (como formas de pagamento preferidas, produtos mais consumidos, feedbacks obtidos, ligações telefônicas, quantas vezes foi à loja física ou ao site) são registrados no CRM.

Você deve estar se perguntando agora “para que armazenar todos esses dados” ou “por que eles são necessários para a sua empresa”?

Qual a importância do CRM?

Vamos a um exemplo. Digamos que um banco liga para você com o objetivo de oferecer um seguro de vida.

Caso você nunca tenha visitado o site deles, feito uma pesquisa sobre o assunto, nem pensado nessa opção, provavelmente verá a ligação do banco como algo incômodo e que não trouxe nenhum valor para o seu dia.

Mas, se você anda pesquisando sobre o assunto, fez cotações em diferentes instituições financeiras e já ligou para perguntar, certamente gostará de receber uma ligação quando houver uma mudança positiva.

Provavelmente isso foi possível porque esse banco tem um CRM e, consequentemente, soube identificar maiores chances de encantar e fidelizar os clientes em comparação ao exemplo acima.

Dessa forma, fica clara a importância do CRM para a empresa. Ela consegue conhecer melhor os clientes e oferecer os produtos e serviços no local exato e na hora certa, aumentando as chances de conversão e os lucros.

Quais as funções do CRM?

Vamos conhecer agora as principais funções dessa ferramenta para o seu negócio e como ela pode ajudá-lo a alavancar os resultados.

Integra informações

Uma plataforma de CRM é como um grande banco de dados no qual é possível inserir todas as informações dos clientes e integrá-las em um único software.

Essas informações podem ser utilizadas de diversas formas: montar estratégias de curto, médio e longo prazo, criar uma promoção ou uma política de desconto, ajustar-se melhor no mercado, entre outras.

Esse programa permitirá uma organização mais eficiente dos dados de clientes, de forma que a empresa consiga otimizar a experiência dele.

Ele também ajudará nas conversões, transformando visitantes em leads (potenciais clientes) e leads em clientes. E as informações podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha permissão ou podem ficar abertas para o setor de vendas e marketing, por exemplo.

Ajuda no pós-venda

O pós-venda é um momento muito importante para as empresas e muitas delas já estão dando a devida atenção a essa fase da compra.

Afinal de contas, a venda não acaba quando o cliente recebe o produto, aliás, esse é o melhor momento de fidelizá-lo. A empresa pode entrar em contato por e-mail, telefone ou redes sociais para perguntar se o produto está oferecendo as vantagens que havia imaginado.

Por meio do CRM, você tem como descobrir qual produto foi vendido para qual cliente, quantas vezes ele entrou em contato com a empresa depois da compra, entre outros dados importantes. Essa é uma boa forma de garantir a satisfação dele com a empresa.

Aumenta os lucros

Com os dados do CRM, é possível economizar uma boa parte do trabalho do setor de marketing e vendas. Menos ligações são feitas, os e-mails são enviados para as pessoas certas e no momento mais adequado, aumentando as chances de uma conversão. Assim, o resultado de um sistema de CRM bem aproveitado é o aumento da receita.

Use as funções do CRM a seu favor

Como podemos ver, as funções do CRM são consideravelmente importantes para que uma empresa possa crescer e se destacar no mercado. Elas melhoram o atendimento e essa é uma variável única de cada empresa, não podendo ser copiada por ninguém.

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.