Blog da Ploomes
Atendimento Online Jivochat

Como aplicar o atendimento online na indústria

Hoje, reforçar sua presença online traz realmente grandes benefícios para seu negócio, desde o aumento no reconhecimento da marca às maiores oportunidades de vendas e divulgação através de estratégias de marketing digital.

Para aumentar o engajamento com seus clientes, sua indústria precisa estar online, tanto através de sua própria página quanto nas redes sociais.

Entretanto, apenas criar sua página no Facebook ou o website de sua empresa não é o suficiente para destacar-se no ambiente digital. Avalie seu negócio e pense: como você atende seus consumidores hoje? Telefone, e-mail? Será que esses canais realmente são o suficiente para suprir as demandas do consumidor digital?

Vamos falar um pouco sobre como aplicar o atendimento online na indústria e apresentar soluções que realmente podem fazer a diferença em seu negócio, impulsionando oportunidades de vendas e ajudando a disseminar sua marca e produtos no mercado.

Otimize a página de seu negócio

Primeiramente, você precisa certificar-se que a página de seu negócio está otimizada para ajudá-lo a converter mais. Mesmo que você não permita que seus clientes façam pedidos através desse canal, é importante prezar pelo bom design e usabilidade, garantir que seu website seja responsivo, com uma página de produto profissional, e que a página seja frequentemente atualizada levando em consideração as técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou otimização para os mecanismos de busca).

No Brasil, consumidores realizam, em média, de 3 a 4 buscas por dia no Google e esperam poder encontrar seu negócio nas páginas de resultados do buscador, também conhecidas como SERP (Search Engine Result Page).

Inclusive, é levando esses números em consideração que diversas empresas investem na ferramenta de anúncios da própria plataforma, o Google Ads, visando atrair clientes e colocar-se à frente dos concorrentes.

Diversifique seus canais e ofereça um chat online

Hoje, o telefone é considerado o canal de atendimento online com o menor índice de satisfação, agradando apenas 44% dos consumidores atendidos, como apresenta esta pesquisa da Econsultancy. Já o e-mail satisfaz, em média, 61% dos clientes atendidos.

Mas o canal que realmente se destaca no mercado moderno é o chat online, conquistando 73% dos clientes após o atendimento.

Atendimento online Chat
O chat online é uma forma simples e eficaz de atender seu cliente

Ao mencionar o chat online, é comum pensarmos primeiramente nos aplicativos mensageiros, como WhatsApp, Viber, entre outros. Porém, na verdade estamos falando das soluções profissionais de chat, projetadas e desenvolvidas para ajudá-lo a captar leads e oferecer atendimento de excelência.

O principal motivo que destaca o chat online dos demais canais de atendimento online na indústria é a velocidade do atendimento, ou seja, o tempo de resposta, uma das métricas mais importantes do atendimento ao cliente, especialmente no âmbito digital.

Seus clientes não gostam de esperar para ter suas dúvidas respondidas, problemas resolvidos ou mesmo para receber os orçamentos solicitados e, com um chat online, poderão conversar com seus representantes instantaneamente.

Além de agilizar o atendimento e melhorar a eficiência de sua equipe, as melhores soluções de chat online contam com ferramentas que oferecem grande conveniência para seu negócio, como:

Identifique visitantes em sua página e seja capaz de abordá-los

Já pensou em poder saber exatamente quantas pessoas estão acessando sua página, em qual sessão eles se encontram e como chegaram até aqui?

Com um chat online que oferece monitoramento de visitantes isso é possível, permitindo que sua equipe identifique leads antes mesmo do início de uma sessão de atendimento.

A partir deste recurso, você também poderá utilizar os convites proativos e quebrar uma das maiores barreiras do atendimento online na indústria: a imparcialidade em relação à jornada do cliente no ambiente digital. Esses convites são mensagens personalizáveis, enviadas automaticamente aos visitantes em sua página, permitindo a abordagem dentro do site, assim como acontece no ambiente físico.

Envie orçamentos e propostas em tempo real

Através do atendimento por chat, seus representantes poderão gerar e enviar orçamentos de seus produtos em tempo real, durante a conversa com o cliente. O diferencial aqui, em relação ao e-mail ou telefone, por exemplo, é que seus clientes em potencial poderão avaliar a proposta imediatamente.

Dessa forma, sua própria equipe poderá, ainda durante o atendimento online, solicitar o retorno por parte do cliente e impulsionar o senso de urgência, aumentando suas chances de venda.

Armazene as informações dos clientes em seu sistema de CRM

Para otimizar seus esforços no ambiente digital, você precisa trabalhar com um sistema de CRM que oferece as melhores soluções para sua indústria, como o Ploomes. Assim, poderá armazenar todas as informações, como telefone e e-mail de contato, pedidos, orçamentos enviados, entre outros dados obtidos a partir da sessão de atendimento no chat.

Inclusive, é possível integrar seu CRM ao chat online, o que facilita esse processo e possibilita que estas informações sejam armazenadas e sincronizadas imediatamente entre sua base de clientes e o atendimento.

Ofereça uma experiência omnichannel

É verdade que o chat online tem o potencial de revolucionar o atendimento online na indústria. Entretanto, como mencionamos anteriormente, você deve diversificar seus canais e oferecer diversos pontos de contato.

Isso também inclui oferecer atendimento diretamente de dentro de sua página nas redes sociais, como através do próprio Facebook Messenger, por exemplo, assim como otimizar seu atendimento por telefone através de sistemas como o callback e fazer o uso de automações de e-mail para agilizar as respostas.

Considere integrar todos seus canais, dentro e fora do ambiente digital, para que possa oferecer uma experiência de atendimento omnichannel. O omnichannel é uma das maiores tendências do atendimento online, pois permite que todas as informações de diversos canais sejam agrupadas em uma única plataforma, otimizando o desempenho de sua equipe e eliminando interrupções e barreiras encontradas pelo cliente ao navegar entre seus canais.

Está na hora de reforçar seu atendimento online

Agora que você conhece como essas soluções podem impulsionar seus resultados no ambiente digital, melhorar a satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados e gerar novas oportunidades de negócio para sua indústria, voltamos à nossa primeira pergunta, como você atende seus consumidores hoje?

Estruture a página de seu negócio e descubra como escolher o melhor chat online para sua indústria o quanto antes. Está na hora de investir e ser capaz de conquistar ainda mais clientes diretamente através da página de seu negócio. Portanto, não deixe também de integrar suas soluções ao seu CRM e realmente impactar os seus resultados através do atendimento.

Davi Peyroton

Davi Peyroton

O amante de e-commerce da Jivochat

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial