Performance da equipe: o papel da liderança na produtividade

Você sabe a importância do papel da liderança na hora de garantir a boa performance de uma equipe? Entenda mais sobre o assunto neste post!
Ploomes
14/01/2021 | 6 min
Pessoas trabalhando em escritório

Ao longo deste texto, você vai entender porque a performance da equipe é tão importante para as empresas, e como o papel da liderança pode melhorar a produtividade do seu time. Vem com a gente!

Se você já esteve em um ambiente de trabalho desestimulante, então sabe bem o quão difícil é se manter sempre engajado e motivado. 

Nessas situações, a performance da equipe como um todo cai drasticamente, prejudicando a produtividade e diminuindo a satisfação de trabalhar.

Por que a performance da equipe é tão importante?

A performance da equipe está relacionada à produtividade dos seus colaboradores durante a rotina de trabalho. Ou seja, guarda relação com o quanto eles conseguem produzir ao longo de determinado período de tempo.

Então, uma equipe de alta performance é composta por profissionais capazes, com motivação no trabalho, que atuam em busca de metas, resultados e objetivos claros. 

Por isso, para estimular a performance da equipe, é necessário atuar em uma série de frentes. 

Em primeiro lugar, é preciso criar entrosamento e estimular a sinergia entre os membros, para evitar falhas de comunicação, revisões e retrabalhos.

Pois, além de desperdiçar tempo e energia dos colaboradores, toda refação desnecessária acaba comprometendo os seus prazos de entrega. E isso, por sua vez, pode minar a confiança da equipe em si mesma, desestimulando os seus colaboradores.

Outro fator fundamental para a performance da equipe é a cultura organizacional. Quando os profissionais se identificam com a cultura da sua empresa, é natural que eles se sintam mais “em casa”. Assim, eles terão um interesse muito maior em se dedicar à empresa e ajudá-la a crescer.

Além disso, essa identificação com a empresa é importante também para evitar o turnover, isto é, quando um funcionário pede demissão ou é demitido.

Uma alta taxa de turnover prejudica bastante a performance da equipe. Isso porque todo recém-contratado requer certo tempo até se adaptar ao cargo, e, até lá, sua produtividade é reduzida. 

Ademais, sempre existe certo atraso delay entre a saída e a chegada de um novo funcionário., e nNesse meio tempo a empresa precisa funcionar com um profissional a menos.

O papel da liderança pode melhorar a performance da equipe

Os líderes e gestores de uma empresa possuem uma enorme influência sobre a motivação e a produtividade dos colaboradores. Então, para entender melhor o que a liderança pode fazer para melhorar a performance da equipe, a gente separou 5 dicas. Confira

Faça reuniões mais produtivas

Toda empresa precisa fazer reuniões, mas nem todo mundo sabe quando elas são necessárias e como conduzi-las. Assim, muitas empresas e gestores acabam realizando reuniões prolixas, sem foco e sem objetivo.

Além de tomar tempo de trabalho valioso da equipe, reuniões improdutivas (e até mesmo desnecessárias) podem também minar a confiança dos colaboradores na liderança.

Quando o seu time não confia em você, a sua posição e influência são colocadas em cheque, afetando profundamente sua capacidade de liderar.

Então, para tornar suas reuniões mais produtivas, aqui vai uma dica simples: antes de convocar, sempre elabore uma boa pauta de reunião. 

Dessa forma, você poderá entender a priori se ela realmente será necessária. E, caso seja, você saberá exatamente quais pontos deve abordar ao longo da reunião, evitando desperdiçar o tempo de todos os envolvidos.

Crie um ambiente de trabalho estimulante

Criar um ambiente de trabalho motivador é um aspecto fundamental para ampliar a produtividade, e isso também é uma responsabilidade dos líderes. 

Mas o que é preciso fazer para tornar o ambiente corporativo mais estimulante? Uma maneira simples de fazer isso é estabelecendo metas para cada colaborador.

Isso porque ao receber uma meta clara, desafiadora e atingível, existe um incentivo maior para a pessoa cumprir determinada tarefa.

Outra forma de tornar o ambiente de trabalho mais estimulante para os colaboradores é tirando-os da zona de conforto

Ao oferecer novas responsabilidades para um colaborador, por exemplo, você acaba tirando ele daquela mesma rotina de trabalho, e isso pode contribuir para sua motivação e produtividade.

Entenda o tipo de liderança que sua equipe requer

Existem diversas maneiras de exercer sua liderança, mas nem todas elas serão efetivas na hora de guiar a sua equipe de trabalho.

Por isso, é importante entender não apenas quais os tipos de liderança que existem, mas também qual deles é mais compatível com o seu time.

Então, se os seus colaboradores gostam de dialogar e de participar da tomada de decisões, uma liderança participativa ou delegativa pode ser exatamente o que você precisa para incentivar o engajamento na empresa.

Por outro lado, se sua equipe deseja um líder que tome para si as decisões mais difíceis, a liderança autocrática pode ser muito mais eficiente.

Faça feedbacks regulares

Outro papel bastante relevante dos líderes e gestores é realizar feedbacks com regularidade.

O feedback permite que a pessoa desenvolva seu autoconhecimento, o que é fundamental para entender quais são seus pontos fortes e fracos, e o que é preciso ser feito para trabalhar de maneira mais eficaz e produtiva.

No entanto, nem todos sabem identificar a forma certa e o momento certo de realizar um feedback com seus colaboradores.

É preciso ter sempre em mente que os feedbacks precisam ser construtivos, eles devem auxiliar a outra pessoa a melhorar como profissional.

Do contrário, os feedbacks destrutivos podem até mesmo piorar a situação, e acabar desestimulando ainda mais os colaboradores da sua empresa.

Invista na sua comunicação interna

A comunicação interna é um aspecto fundamental para qualquer organização. É através da comunicação que você conecta os colaboradores uns com os outros e os incentiva a compartilhar suas ideias e experiências.

Nas empresas, é justamente essa troca de conhecimento que leva à resolução de problemas e ao desenvolvimento de inovações, dois aspectos essenciais para se manter altamente competitivo em seu mercado de atuação.

Além disso, uma boa comunicação é necessária para fortalecer a cultura organizacional e manter os colaboradores alinhados e por dentro das novidades da sua empresa.

Como consequência disso, você aproxima os membros, estimula a empatia entre eles e traz mais sinergia para o grupo como um todo. Todos esses são aspectos essenciais para incentivar a performance da equipe.

Agora que você já sabe da importância de ter um time altamente produtivo, bem como o que a liderança pode fazer para estimular a performance da equipe, está na hora de colocar a mão na massa! 

Siga as dicas que a gente deu, e acompanhe de perto os resultados de tudo isso na sua empresa e nos seus colaboradores.

Esse artigo foi produzido pela equipe da Penser.

A Penser te ajuda a transformar sua carreira, sua vida e seus negócios por meio do desenvolvimento estratégico, da definição de objetivos e da identificação de valores e do propósito de cada pessoa e de cada empresa. Acesse o site da Penser e conheça o nosso trabalho!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos