CRM como ferramenta estratégica: principais características

Entenda as principais características do CRM como ferramenta estratégica e confira um passo a passo de como usar na sua empresa.
Henrique
28/09/2021 | 5 min
CRM como ferramenta estratégica

O CRM como ferramenta estratégica pode ajudar a estruturar melhor o seu funil de vendas e a ter maior controle sobre o seu processo comercial.

Ao adotar um software desse tipo, é possível colocar o cliente no centro das suas estratégias de negócio e interagir com eles de maneira mais personalizada. Isso contribui para o aumento das vendas e da fidelização.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para explicar o que é CRM como ferramenta estratégica e quais as suas principais características.

Prossiga com a leitura e confira também um passo a passo de como criar uma estratégia de CRM na sua empresa para melhorar a produtividade das suas equipes e oferecer experiências positivas para os seus clientes:

  1. Analise as necessidades de CRM da sua empresa;
  2. Defina os objetivos da sua estratégia de CRM;
  3. Crie um plano de ação;
  4. Escolha qual ferramenta de CRM você vai utilizar;
  5. Estabeleça um fluxo de trabalho;
  6. Implemente indicadores-chave de desempenho.

O que é CRM estratégico?

CRM estratégico é um tipo de aplicação do CRM com foco na definição e implementação de estratégias que vão ajudar a empresa a atingir suas metas e objetivos de médio e longo prazo.

Mantendo o foco nos clientes, no relacionamento que é construído entre eles e a empresa e na geração de valor, o sistema de CRM como ferramenta estratégica permite colocar em prática as estratégias de Customer Relationship Management.

Com base em dados de cadastro e de interações anteriores, performance de vendas e desempenho dos vendedores, o CRM estratégico delimita o perfil de cada cliente e ajuda traçar estratégias mais eficazes de atendimento, marketing e vendas.

O CRM estratégico antecipa as necessidades dos clientes e permite que a empresa esteja sempre um passo à frente. Isso ajuda a aumentar as vendas e fortalecer o relacionamento, além de levar à fidelização.

Leia mais: Confira 8 estratégias de vendas para você se inspirar

Quais as principais características do CRM como ferramenta estratégica?

As principais características estratégicas de um CRM estratégico têm a ver com a manutenção do nível de competitividade da empresa.

Esse tipo de ferramenta permite integrar diferentes informações de modo a definir melhores estratégias para alcançar os objetivos do seu modelo de negócio.

O CRM estratégico contribui para a geração de novas oportunidades de negócio e para a satisfação, retenção e fidelização dos clientes atuais porque permite conhecê-los melhor e suas necessidades. Assim, é possível saber exatamente o que desejam e quais são suas dores, proporcionando a criação de ofertas personalizadas (e muito mais eficientes) para segmentos de clientes.

Além disso, o CRM como ferramenta estratégica se caracteriza pela automação de tarefas, o que garante maior agilidade no dia a dia das equipes e aumento da produtividade.

No CRM estratégico, todos os dados e informações relevantes sobre os clientes da empresa ficam centralizados em uma única plataforma, evitando ruídos na comunicação entre as equipes envolvidas na gestão do relacionamento com o cliente.

Veja um exemplo prático de como usar uma das características do CRM, o histórico de clientes, para determinar ações estratégicas:

Como criar uma estratégia de CRM?

Se você está interessado em saber como criar uma estratégia de CRM, saiba que existem alguns passos fundamentais que você precisa seguir. Confira agora quais são eles:

Passo 1 – Analise as necessidades de CRM da sua empresa

Neste primeiro passo, você precisa analisar a sua atual gestão de relacionamento com os clientes e identificar as atuais necessidades da sua empresa nessa área.

Para isso, busque mapear seus processos de negócio.

Passo 2 – Defina os objetivos da sua estratégia de CRM

Após mapear seus processos e entender as necessidades de CRM do seu negócio, defina os objetivos que você quer alcançar com sua estratégia de Customer Relationship Management.

Passo 3 – Crie um plano de ação

O plano de ação deve contar as estratégias que te levarão a atingir os objetivos propostos. Além disso, é necessário estabelecer quem serão os responsáveis por colocar as estratégias de CRM em prática.

Passo 4 – Escolha qual ferramenta de CRM você vai utilizar

Existem diferentes opções de ferramentas de CRM disponíveis no mercado. Para que sua estratégia de CRM dê certo, você precisa escolher um sistema que atenda melhor às suas necessidades.

A ferramenta de CRM escolhida precisa conter as seguintes características:

  • integração com outros sistemas de gestão;
  • possibilidade de personalização;
  • armazenamento na nuvem;
  • geração automática de relatórios;
  • bom serviço de suporte técnico;
  • acessibilidade.

Passo 5 – Estabeleça um fluxo de trabalho

Para a criação da sua estratégia de CRM, procure estabelecer um fluxo de trabalho de modo a organizar as tarefas do dia a dia, delimitando responsabilidades, prazos para entregas e metas.

Crie um funil de vendas que se relacione com as etapas do seu processo de comercial para que os profissionais dessa área sigam esse passo a passo, conduzindo os clientes desde o topo do funil até a conversão de uma venda e subsequente fidelização.

Veja mais: Funil de Vendas do CRM: saiba como estruturar e alimentar o processo comercial

Este vídeo traz mais dicas, assista agora:

Passo 6 – Implemente indicadores-chave de desempenho

Os KPIs são ferramentas indispensáveis para que você possa monitorar o desempenho das suas estratégias de CRM e fazer os ajustes necessários para potencializar os resultados.

Se você tem dúvidas sobre quais métricas usar, temos mais um vídeo para te inspirar, confira:

E então, ficou claro como usar o CRM como ferramenta estratégica? Siga os passos que citamos aqui e obtenha os benefícios que o CRM tem a oferecer para o seu negócio.

Ao usar seu CRM de forma estratégica, você vai transformar sua empresa em uma máquina de vendas, entenda como ouvindo este podcast: PloomesCast #017 – Os segredos de uma máquina de vendas eficiente

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.