Blog da Ploomes

Confira 8 estratégias de vendas para você se inspirar

Por mais que a economia venha se recuperando gradualmente, ainda é possível sentir certa desconfiança do mercado em realizar investimentos futuros.

Para driblar essa sensação e restaurar o crescimento, o ideal é utilizar-se de novas estratégias de vendas que vem se consolidando no mercado.

Neste post nós reunimos algumas das principais técnicas utilizadas pelas empresas para alavancar os seus resultados e impedir que a economia em baixa afete os seus números. Continue conosco e boa leitura!

1. Análise de cliente

É impossível oferecer um produto que agrade ao cliente e seja competitivo no mercado sem conhecer a fundo o seu público-alvo. Para aumentar as suas vendas é necessário estar atento às preferências e desejos dos seus consumidores.

Para isso você pode investir em pesquisas de opinião sobre os seus produtos e serviços com seus clientes atuais e potenciais compradores, utilizando os resultados levantados para melhorar os seus processos.

Conhecer a fundo o seu consumidor facilitará a criação de campanhas de marketing voltadas diretamente para um público específico, sendo capaz de melhorar os resultados de venda e obter muito mais aceitação.

2. Testes de produto

Em muitos casos, o cliente está indeciso entre o seu produto ou serviço e o que é oferecido por um concorrente. Qual é a melhor ação para convencê-lo de que você é o melhor fornecedor?

Uma das estratégias de vendas mais simples e pouco utilizada pela maioria das empresas é a chamada “amostra grátis” — a opção de permitir que o consumidor tenha acesso ao seu produto ou serviço por um tempo limitado, gratuitamente, para a realização de um teste.

Uma ação como essa passa confiança para o cliente, já que mostra que você confia em seu produto ou serviço e que acredita que ele é melhor que o de seu concorrente.

3. Oferecimento de benefícios aos clientes

Uma abordagem muito interessante de marketing é o oferecimento de benefícios ao cliente em vez de características do produto ou serviço comercializado por sua empresa.

Por exemplo, ao realizar a venda de uma bicicleta, não foque em especificidades de fabricação como freio a disco, mas sim nas vantagens da existência do item, como maior segurança no uso devido ao sistema de frenagem.

A utilização de benefícios alcançados com a compra do produto ou serviço demonstra ao cliente que ele está adquirindo valor, o que pode auxiliar na atração de mais consumidores.

4. Uso da tecnologia

A tecnologia está presente diariamente na vida das pessoas. Com a grande popularização das redes sociais, os consumidores estão, cada vez mais, utilizando a rede para dar opiniões acerca de suas compras.

redes sociais estratégias de vendas
Aproveite as redes sociais para atrair seus clientes

É possível adentrar no meio digital e tirar proveito da grande aderência dos clientes às plataformas sociais com promoções exclusivas para o meio online e ações de marketing voltadas para os internautas.

Um bom relacionamento nas redes pode oferecer diferentes estratégias de vendas e trazer de volta clientes que deixaram de utilizar a sua marca, assim como atrair novos consumidores por meio de uma via direta e simples.

5. Análise de concorrência

Muitas empresas cometem o erro de não olhar para o lado e verificar quais são as ações promovidas pelos seus concorrentes. Com isso acabam ficando para trás e não aproveitando boas oportunidades.

É preciso estar atento a cada movimento dado pelas outras empresas atuantes em seu ramo de negócio para poder responder a cada nova ação realizada por elas. Todas as estratégias de vendas desenvolvidas pela sua equipe têm de levar em conta a competição com a concorrência e as atitudes que ela poderá tomar.

Você tem de encontrar pontos onde seu produto e serviço é melhor que as outras alternativas semelhantes existentes no mercado e focar em demonstrar isso aos seus clientes.

Determine qual é a principal diferenciação entre a sua marca e o restante dos players no mercado para que os consumidores tenham clareza sobre quais são os pontos que seus produtos ou serviços se destacam.

6. Capacitação e treinamento

A equipe de vendas é a principal responsável pelo cumprimento de metas ou não. Nenhuma dessas estratégias de vendas poderão obter sucesso no atual mercado altamente competitivo se não estiver alinhada com o time.

Vendedores desmotivados ou que não tenham capacitação adequada para vender podem ser um grande problema e levar a péssimos resultados. Apesar disso, essa é uma situação que pode ser resolvida facilmente.

Invista em sua equipe com a promoção de seminários, capacitação e treinamentos. Isso mostra aos colaboradores que a empresa está preocupada com os seus resultados e espera que todos possam se dedicar para o alcance das metas.

O problema com a falta de aptidão e preparo para superar objeções — e vender — também pode ser superado com a instituição de treinamentos e capacitações, melhorando os resultados gerais da equipe.

7. Funil de vendas

O funil de vendas é essencial e a sua composição e manutenção é uma estratégia de venda fundamental para agregar novos clientes ao negócio. Sua principal função é auxiliar a equipe de vendas a transformar clientes potenciais em consumidores reais.

É possível automatizar a gestão do funil de vendas, sendo de responsabilidade dos vendedores manter um relacionamento personalizado com cada um dos prospects por meio das informações colhidas.

Com a utilização dessa técnica é possível saber exatamente onde se encontra cada um dos consumidores na jornada de compra e entregar uma experiência personalizada com o intuito de fechar a venda e conquistar o cliente.

8. Criação de metas

Criar metas é essencial para o crescimento e desenvolvimento do negócio. Esses objetivos devem ser mensuráveis e específicos, sendo plenamente alcançáveis. No entanto, para motivar a equipe de vendas a cumprir as metas, elas devem ser desafiadoras.

Para que os objetivos possam ser atingidos, o ideal é que sejam criados vários e para diferentes períodos; vender 50 itens em um mês e 600 em seis meses, por exemplo.

Com isso a equipe de vendas poderá focar no objetivo próximo, mas já vislumbrar qual é o próximo desafio. Todas as metas desenvolvidas devem fazer parte de um objetivo único e o seu cumprimento deve ser acompanhado de recompensas aos envolvidos.

Adquira melhores com essas estratégias de vendas

Esperamos que as estratégias de vendas listadas neste post possam ter inspirado você sobre quais são as melhores opções para inserção na realidade de sua empresa.

Gostou do artigo e quer continuar acompanhando nossas novidades? Não perca mais nenhuma de nossas publicações assinando a nossa newsletter agora!

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial