Integração de CRM com VOIP: qual é o potencial do canal de voz na estratégia de vendas?

Saiba neste artigo qual é o potencial do canal de voz na sua estratégia de vendas ao realizar a integração de CRM com VOIP na sua empresa.
Ploomes
09/11/2022 | 6 min
integração de crm com voip

Para ter uma boa estratégia de vendas, é preciso saber onde colocar esforços e como utilizar os canais de comunicação da melhor maneira. E é neste contexto que a integração de CRM com VOIP entra como aliada para as empresas.

CRM, Customer Relationship Management) faz a gestão do relacionamento com o cliente por meio de uma ferramenta da qual se obtém dados valiosos sobre o público, como suas preferências de consumo, suas dores e possíveis problemas. 

E VOIP (Voice Over Internet Protocol) é o canal de voz sobre IP, ou seja, as ligações são feitas usando a internet, com isso se têm valor significativamente menor em comparação às empresas de telefonia tradicionais e um custo menor de infraestrutura, pois não há meio físico e nem dependência de um PABX.

Além disso, também tem possibilidades de realizar torpedos para campanhas de vendas ou até mesmo para cobranças.

Enfim, saiba neste blog post qual é o potencial do canal de voz na sua estratégia de vendas ao realizar a integração de CRM com VOIP na sua empresa. Boa leitura!

Porque é importante realizar a integração de CRM com VOIP

Realizar integrações aumenta a produtividade e a eficiência das operações, principalmente quando se fala em comunicação nas empresas. Quando se fala em gerenciar um relacionamento com o cliente, o principal canal utilizado para ter contato com o cliente de forma ágil é a ligação de voz.

O uso da telefonia VOIP além de ter um bom custo-benefício, possui outros recursos de voz como: padrões, formatos e protocolos mais avançados que podem ser integrados com outros softwares, sistemas de computador e com outros processos utilizados pelas empresas. 

Integrar o VOIP com o CRM permite ter uma vantagem competitiva no que diz respeito à experiência ao cliente, oferecendo mais agilidade no atendimento por detectar uma chamada e automaticamente relacionar as informações no sistema CRM sobre aquela pessoa.

Geralmente, essa identificação é feita por se digitar um CPF, já que o número do chamador pode ser restrito ou ter um número de telefone diferente. 

Um outro fator importante é por diminuir o tempo gasto em atendimentos, já que a pessoa atendente terá todos os dados necessários para saber mais sobre o cliente. Com isso, o atendimento se torna mais personalizado, mais rápido e aumenta a satisfação do cliente. 

Benefícios da integração de CRM com VOIP para as empresas

Saiba abaixo os benefícios que traz para as empresas a integração de um CRM com sistemas de voz, como VOIP:

Menos gastos e despesas

A automatização de certas tarefas que antes eram manuais ajuda a reduzir gastos e despesas significativamente. Isso se deve a diversos fatores, como: menos tempo e mais agilidade na realização de um atendimento ao público, conseguindo realizar mais vendas por consequência disso. 

E, pelo fato do CRM automatizar processos, a quantidade de pessoas realizando funções burocráticas, repetitivas e muito operacionais diminui drasticamente. Isso ajuda a direcionar as pessoas para funções mais estratégicas e lucrativas.

E a integração do CRM com VOIP diminui a quantidade de serviços, recursos, softwares e hardwares utilizados no cotidiano, ajudando também a reduzir os custos e despesas da empresa.

Centralização das informações

O CRM auxilia na centralização das informações e de dados em um único lugar. Dessa forma, é possível monitorar todas as interações que seu público tiver com sua empresa e fazer buscas de forma rápida e prática sobre um cliente. 

Assim, se tem uma visão sistêmica e completa de seu público para poder tomar decisões mais estratégicas, para melhorar o atendimento e para tornar o serviço de ligações telefônicas mais inteligente também.

Com a integração do VOIP com o CRM, o processo de chamadas por voz para os clientes e rastreio do histórico dessa comunicação é automatizado e contínuo.

Além disso, há um vínculo mais forte entre as empresas e seus clientes, pois o atendente está ciente sobre todos os detalhes particulares sobre o consumidor. 

Personalização da experiência do cliente

Pelo fato do CRM ter integração com o canal de comunicação e conseguir centralizar todas as informações sobre os consumidores, a empresa consegue utilizar esses dados para desenvolver uma estratégia mais efetiva para potencializar suas vendas por meio da personalização da experiência do cliente, tornando a comunicação mais humanizada. 

Nesse sentido, é possível conversar com o público pelo nome, identificar o histórico de chamadas, saber mais sobre suas dores, motivações e até mesmo antecipar alguns problemas que eventualmente possam se ter com a sua empresa. 

Melhoria na produtividade

Com a sincronia de diferentes sistemas as empresas conseguem usar informações precisas e confiáveis para a gestão do relacionamento e da experiência do cliente, há uma melhoria na produtividade pela automatização de tarefas e processos que antes eram feitos manualmente ou que dependiam da memória humana. 

As chamadas VOIP podem ser integradas com aplicações Web, sendo feitas e recebidas de qualquer computador ou dispositivo móvel. Dessa forma, não há necessidade de utilizar um telefone específico para se comunicar com o seu consumidor. 

Com isso, o canal de voz se torna uma ferramenta estratégica para as empresas, já que os consultores de vendas nem precisam pedir mais detalhes sobre uma pessoa, pois com a integração via CRM todas as informações aparecem na tela, como número de conta, histórico de transações, entre outros.

Como integrar o CRM com VOIP via API?

Para gerenciar seus clientes e criar novas oportunidades de vendas, utilize uma ferramenta de CRM de confiança, que te ajude a explorar todo o potencial da sua empresa com relacionamentos mais próximos e proativos com seu público. E para isso, você já sabe que pode contar com as nossas soluções.

Contudo, quando pensar no canal de voz, tenha em mente que o VOIP é muito relevante para diferentes etapas da jornada do consumidor, pois te mantém próximo do seu cliente e auxilia na resolução de problemas com mais agilidade.

Em relação à integração, é feita por meio das API’s, que ajudam a conectar os sistemas, softwares e aplicativos. Com isso, é possível automatizar processos ou até mesmo criar novas funcionalidades, como é o caso da integração de CRM com o VOIP, que permite realizar uma chamada de voz.

Mas, no geral, o CRM se torna mais eficiente quando integrado com múltiplos canais de comunicação. A voz e o atendimento humano são importantes para os clientes assim como os outros canais também, já que fazem parte do cotidiano das pessoas utilizarem diversos canais, principalmente de acordo com as preferências de uso de cada consumidor.

E, quando pensar em integração com VOIP, lembre-se da ZENVIA, que possui atuação em toda a América Latina e ajuda as empresas a simplificar a comunicação por meio da tecnologia, usando canais como WhatsApp, SMS, RCS e Voz em todos os momentos da jornada do consumidor.

Temos as ferramentas certas para integrar seus sistemas de forma segura e prática!

Autor do texto: Karine Moreira – Analista de Marketing na Zenvia

Banner: solicite uma demonstração do Ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.