Marketing 4.0: conceito, estratégias e transição do tradicional para o digital

O Marketing 4.0 é um termo criado por Philip Kotler para explicar o marketing onde o foco da empresa deve ser em personalizar as ofertas!
Tayrane
17/11/2023 | 8 min

O marketing agora deve ser baseado em dados e na tecnologia para proporcionar uma melhor experiência ao cliente. Essa abordagem é chamada de Marketing 4.0, e foi desenvolvida por Philip Kotler, a principal autoridade no assunto a nível mundial.

Cada vez mais, empresas que querem prosperar estão tendo que abandonar os métodos tradicionais e adotar uma abordagem mais personalizada e com foco total na jornada de compra e venda.

Se estiver com receio de não saber por onde começar a sua adaptação ao Marketing 4.0, não se preocupe! A Ploomes preparou este conteúdo para explicar a você tudo sobre o conceito, as estratégias e como migrar do tradicional para o digital da maneira correta.

O que é Marketing 4.0?

Em novembro de 2016, Philip Kotler, também conhecido por muitos como o “pai do marketing”, lançava seu livro intitulado Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Nele, o autor aprofundou como a tecnologia e os dados são os principais norteadores do marketing atual.

Anteriormente, o próprio Kotler havia afirmado que o marketing atual precisa ser focado cada vez menos no produto e mais no consumidor para ter sucesso. Além disso, ele afirma que o Marketing 4.0 é uma evolução natural dos meios tradicionais, que se baseiam em falar com uma grande massa de pessoas de uma vez só, enxergando números ao invés de rostos.

Nesse modelo, as empresas precisam se conectar com os clientes de uma forma mais humana e relevante. Isso significa usar a tecnologia para entender as necessidades e preferências dos clientes e criar experiências que sejam personalizadas e focadas neles.

A evolução do marketing

Por mais que já esteja sendo estudado um Marketing 5.0, graças à evolução da Inteligência Artificial, o modelo 4.0 ainda segue como o principal atualmente.

Sendo assim, a evolução do marketing pode ser dividida em quatro períodos, que vão do 1.0 até o 4.0. Desse jeito:

Marketing 1.0 (1850-1950)

Foco no produto. As empresas se preocupavam em produzir mercadorias de alta qualidade e vendê-las para o maior número de pessoas possível. O principal objetivo era lucrar com a venda, não construir relacionamentos com os clientes.

Marketing 2.0 (1950-1990)

Foco na informação. Empresas começaram a usar a comunicação para informar os clientes sobre seus produtos e serviços. O objetivo era educar os consumidores e ajudá-los a tomar decisões de compra mais informadas no que diz respeito aos benefícios daquilo que estavam adquirindo.

Marketing 3.0 (1990-2010)

Foco nos valores. As empresas começaram a se preocupar com o impacto social e ambiental de seus negócios. O objetivo era construir relacionamentos com os clientes baseados em valores compartilhados.

Marketing 4.0 (2010-presente)

Foco na personalização. As empresas usam a tecnologia para entender as necessidades e preferências individuais dos clientes. O objetivo é criar experiências personalizadas que sejam relevantes e envolventes.

Principais mudanças que fizeram surgir o Marketing 4.0

A principal razão pelo surgimento do Marketing 4.0 foi a evolução da tecnologia como um todo. No entanto, existem dois motivos que merecem um destaque especial: o Google e as redes sociais. 

Veja como cada uma contribuiu para isso:

Google

O Google é o principal motor de busca do mundo. Desde que foi criado, em 1998, mudou a forma como as pessoas buscam informações, produtos e serviços na internet – que também impacta na vida real. 

Antes do Google, as pessoas precisavam recorrer a guias telefônicos, jornais e revistas para encontrar informações desde as mais básicas, como o número de uma loja, até as mais complexas, como estudar para a faculdade. 

Essa mudança, contudo, também teve um impacto significativo no marketing. As empresas agora precisam estar presentes online para serem encontradas pelos clientes. Elas também precisam criar conteúdo relevante e otimizado para o mecanismo de busca mostrá-las aos usuários.

Redes sociais

Se por um lado o Google mudou a forma como as pessoas buscam informação, as redes sociais alteraram a maneira de se comunicar e interagir com as marcas. Antes delas, as empresas tinham um controle maior sobre a forma como se comunicavam com os clientes. As redes sociais deram aos clientes mais voz e poder de decisão.

Essa mudança teve um impacto significativo no marketing. Os negócios agora precisam estar presentes no Instagram, Facebook, LinkedIn, X (antigo Twitter), entre outras, para se conectar com os clientes e construir relacionamentos. Mas só isso não basta: também é fundamental criar conteúdo envolvente e relevante para chamar a atenção do público.

Leia também: Marketing pessoal: o que é e como se destacar com 10 dicas!

O que é o Consumidor 4.0?

O Marketing 4.0 só existe porque o comportamento do consumidor foi mudando ao longo dos anos. Por isso, podemos chamar esse novo perfil de cliente de Consumidor 4.0, alguém que está conectado à tecnologia e usa os meios digitais para tomar decisões de compra. 

Ele é mais exigente e informado, e espera que as empresas ofereçam experiências personalizadas e envolventes para que compre algum produto ou serviço. Além disso, os negócios que quiserem conquistar o Consumidor 4.0 precisam adotar esse tipo de abordagem.

Isso não significa que os métodos mais tradicionais, como anúncios em jornais e revistas, tenham se tornado completamente obsoletos. No entanto, fazer essa adaptação é uma questão de sobrevivência no mercado.

Como aplicar o Marketing 4.0?

Agora que você já sabe o que é o Marketing 4.0, como foi sua evolução e os principais motivos para isso, chegou o momento de entender como aplicar essa estratégia no seu negócio.

A seguir, explicamos os 8 passos para ter sucesso usando essa forma de marketing:

Humanize sua marca

Lembra que os clientes estão mais exigentes? Uma boa forma de contornar essa objeção é criar uma marca que seja humana e autêntica. Isso significa mostrar a personalidade da sua empresa e se comunicar com os clientes de forma pessoal e relevante.

Você pode humanizar sua marca de várias maneiras, como:

  • Usando uma linguagem mais informal e descontraída;
  • Contando histórias e mostrando o lado humano da sua empresa;
  • Usando humor e criatividade;
  • Conectando-se com os clientes em um nível pessoal.

Construa relações horizontais

No Marketing 4.0, a relação entre marcas e clientes é mais horizontal. Isso significa que é essencial se aproximar dos clientes e construir relacionamentos baseados na confiança e no respeito. Veja como você pode fazer isso:

  • Ouvindo os clientes e respondendo às suas necessidades;
  • Envolvendo-os na criação dos produtos e serviços;
  • Compartilhando conhecimento e valor;
  • Criando experiências positivas para eles.

Ofereça uma experiência multicanal

Oferecer uma experiência multicanal (omnichannel) significa estar presente nos canais que os clientes usam para tirar dúvidas e interagir com as marcas. Você pode oferecer uma experiência multicanal de várias maneiras:

  • Tenha um site responsivo e otimizado para dispositivos móveis;
  • Esteja presente nas redes sociais;
  • Use aplicativos móveis;
  • Ofereça suporte ao cliente por vários canais.

Integre o Marketing online e o offline

No Marketing 4.0, o marketing online e o offline não são mais concorrentes, mas sim complementares. Integrar ambos significa criar uma estratégia que combine esses dois canais de forma eficaz. Para isso, algumas ideias são:

  • Usar códigos QR para levar os clientes do mundo online para o mundo offline;
  • Oferecer cupons e descontos exclusivos para os clientes que usam os dois canais;
  • Criar campanhas de marketing que combinem os dois.

Trabalhe com personas

Para criar experiências personalizadas para os clientes, é importante entender as necessidades e desejos deles. Por isso, é importante trabalhar com personas, que são representações dos seus clientes ideais.

Quando for criá-las, você precisa considerar os seguintes fatores:

  • Demografia: idade, sexo, localização, etc.;
  • Psicografia: interesses, valores, comportamentos, etc.;
  • Comportamento de compra: necessidades, desejos, hábitos, etc.

Utilize novas tecnologias

As novas tecnologias estão mudando a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam. Por isso, é importante usá-las para criar experiências mais relevantes e envolventes para os clientes.

Veja quais ferramentas vão ser úteis nesse processo:

  • Big Data: use os dados para entender os clientes e criar experiências personalizadas;
  • Inteligência Artificial: use a IA para automatizar tarefas e melhorar a eficiência;
  • Realidade virtual e aumentada: use a RV e a RA para criar experiências mais envolventes;
  • Blockchain: use o blockchain para criar experiências mais seguras e confiáveis.

Monitore desempenho e resultados

É importante monitorar o desempenho e os resultados de suas estratégias de Marketing 4.0. Isso ajuda você a avaliar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.

Você pode fazer isso usando as seguintes ferramentas:

  • Análise de dados: para coletar e analisar dados sobre o desempenho de suas campanhas;
  • Automação de Marketing: para automatizar tarefas e melhorar a eficiência;
  • Experiência do cliente: para coletar feedback dos clientes e melhorar a experiência deles.

Invista no Marketing de Conteúdo

Em terra de Marketing 4.0, conteúdo é rei. Por isso, investir em textos, imagens, gráficos e vídeos de qualidade é essencial para atrair a atenção das pessoas e, mais do que isso, mantê-las no seu site, blog, perfis, etc, pelo máximo de tempo possível.

Confira algumas dicas para investir em Marketing de Conteúdo:

  • Crie conteúdo que seja relevante, útil e envolvente.
  • Publique regularmente.
  • Promova nas redes sociais e em outros canais.

Aprenda a estruturar um ótimo planejamento de Marketing Digital B2B

Como você viu, o Marketing 4.0 trata de focar menos nos produtos e mais nas pessoas. Por isso, estruturar o seu planejamento de Marketing Digital B2B é fundamental para entender o que seu público quer ou espera da sua marca.

Parece uma tarefa difícil, certo? No entanto, a Ploomes preparou um e-book gratuito e exclusivo, onde você aprende a criar oportunidades de negócios usando canais digitais de maneira eficiente e previsível.

Faça o download agora mesmo e descubra como conquistar clientes de maneira eficaz:

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.