Marketing Social: o que é e como implementar para fazer a diferença

Aprenda como utilizar o marketing social para alcançar seus objetivos e impactar positivamente a sociedade. Confira dicas e estratégias.
Rackel
06/03/2024 | 8 min

O Marketing Social é uma estratégia que busca ajudar as empresas a promoverem mudanças sociais positivas por meio da aplicação de técnicas de marketing.

Funciona assim: ao contrário do Marketing Comercial, cujo foco principal é vender produtos ou serviços para obter lucro, o Marketing Social busca influenciar comportamentos, atitudes e percepções sobre o negócio em prol do bem-estar da sociedade. 

Usar essa abordagem traz grandes benefícios para uma empresa, por isso, a Ploomes preparou este conteúdo para ensinar tudo o que você tem que saber sobre Marketing Social e o passo a passo para implementar ele.

O que é Marketing Social?

O Marketing Social é uma ferramenta poderosa que une estratégias de comunicação e promoção para incentivar comportamentos e atitudes positivas em relação a questões sociais específicas. 

O principal objetivo do Marketing Social é promover mudanças de comportamento que levem ao bem-estar da sociedade como um todo. 

A diferença entre Marketing Social e Comercial

A principal diferença entre o Marketing Social e o Comercial está em seus objetivos e resultados almejados. 

Enquanto o comercial tem como foco principal a venda de produtos ou serviços para gerar lucro para a empresa, o social busca promover mudanças sociais positivas, como a melhoria da saúde pública, a proteção do meio ambiente ou o combate à pobreza.

Para simplificar: o objetivo do Marketing Comercial é atender aos desejos e necessidades individuais dos consumidores, enquanto o do Marketing Social é atender às necessidades e interesses da sociedade como um todo.

Quais são os tipos de Marketing Social?

Existem diferentes tipos de Marketing Social, cada um com suas próprias estratégias e objetivos específicos. 

Entre os principais, é possível destacar o marketing de campanhas sociais, o marketing de filantropia, o marketing de promoção social e o marketing de patrocínio

Veja como cada um deles funciona:

Marketing de campanhas sociais

O marketing de campanhas sociais é uma estratégia focada em promover mudanças de comportamento em relação a questões sociais específicas. Isso é feito por meio de campanhas de sensibilização e conscientização. 

Essas campanhas geralmente usam diferentes canais de comunicação, como a televisão, o rádio, as mídias sociais e outdoors, para transmitir sua mensagem e alcançar o maior número possível de pessoas.

Marketing de filantropia

O marketing de filantropia, por outro lado, envolve o apoio financeiro ou de recursos por parte de empresas a causas sociais ou organizações sem fins lucrativos. 

Ao associar sua marca a uma causa social, como o meio ambiente, combate à pobreza e à fome, entre outras, as empresas podem melhorar sua imagem e reputação perante o público, além de contribuir para o bem-estar da comunidade em que estão inseridas.

Marketing de promoção social

O marketing de promoção social envolve incentivar comportamentos e atitudes positivas em relação a questões sociais específicas por meio de incentivos e recompensas. 

Essa estratégia busca estimular a adoção de comportamentos desejados, como a prática de hábitos saudáveis ou a participação em atividades comunitárias, oferecendo incentivos tangíveis ou intangíveis em troca.

Por exemplo: oferecer bolsas de estudo para os colaboradores se especializarem e usarem esse conhecimento em favor da empresa ou dar oportunidades de trabalho de meio período para jovens que buscam o primeiro emprego.

Marketing de patrocínio

O marketing de patrocínio é um tipo de marketing que envolve o patrocínio de eventos, programas ou iniciativas sociais como forma de promover a marca da empresa e aumentar sua visibilidade. 

Ao associar sua marca a eventos ou causas sociais relevantes, as empresas podem alcançar um público mais amplo e fortalecer sua conexão emocional com os consumidores.

Bons exemplos são eventos focados para pessoas de baixa renda, como feiras de empregos, “feirão” de imóveis ou para aquisição do primeiro veículo, e bolsas de estudo para crianças carentes.

Benefícios do Marketing Social para a empresa

Investir em Marketing Social é algo capaz de trazer uma série de benefícios para as empresas, além de contribuir para o bem-estar da sociedade como um todo. 

Entre as principais vantagens dessa estratégia, podemos destacar: 

  • Melhoria da reputação e imagem da marca;
  • Aumento da lealdade dos clientes;
  • Diferenciação no mercado;
  • Fortalecimento do vínculo emocional com os consumidores.

Tudo isso tem como resultado a melhoria da forma como as pessoas enxergam sua empresa e o impacto que ela tem na sociedade. Ou seja, quanto mais envolvido o negócio é com causas sociais, maior tende a ser a consideração do público com a marca.

Exemplos de campanhas de Marketing Social

Diversas campanhas de Marketing Social têm alcançado sucesso ao redor do mundo, promovendo mudanças significativas na sociedade e inspirando milhões de pessoas a agir de forma positiva umas com as outras. 

Muitas empresas em todo o mundo incorporam campanhas de marketing social em suas estratégias para promover causas importantes, apoiar comunidades e melhorar sua responsabilidade social. Aqui estão alguns exemplos de empresas que têm realizado campanhas de marketing social:

  1. Coca-Cola:
    • A Coca-Cola frequentemente desenvolve campanhas que promovem a diversidade, inclusão e sustentabilidade. Eles têm trabalhado em iniciativas para reduzir o impacto ambiental de suas embalagens e promovem mensagens de união e harmonia em várias campanhas.
  2. Unilever:
    • A Unilever é conhecida por suas iniciativas de sustentabilidade e responsabilidade social. Marcas como Dove e Ben & Jerry’s têm participado de campanhas que abordam questões sociais, como a promoção da autoestima e a luta contra a mudança climática.
  3. TOMS:
    • A TOMS é famosa por sua abordagem “One for One”. Por cada par de sapatos vendido, a empresa doa outro par para uma criança necessitada. Essa abordagem de negócios tem sido central em suas campanhas de marketing social.
  4. Microsoft:
    • A Microsoft tem se envolvido em várias iniciativas sociais, incluindo o programa “Upgrade Your World”, que doou dinheiro para organizações sem fins lucrativos com base nas interações sociais online. A empresa também está envolvida em projetos para melhorar o acesso à tecnologia em comunidades carentes.
  5. Procter & Gamble (P&G):
    • A P&G, através de marcas como Always e Pantene, desenvolve campanhas que abordam questões sociais relevantes, como a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
  6. Patagonia:
    • A Patagonia é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e o ativismo ambiental. A empresa realiza campanhas de marketing social que destacam a importância da conservação ambiental e do consumo consciente.
  7. Google:
    • A Google frequentemente lança campanhas de marketing social para promover iniciativas relacionadas à educação, inclusão digital e inovação. Eles têm projetos que visam resolver problemas sociais por meio da tecnologia.

Esses exemplos destacam como as empresas estão cada vez mais reconhecendo a importância do marketing social para construir uma imagem positiva, envolver os consumidores e contribuir para causas significativas.

Como fazer Marketing Social na sua empresa?

Para implementar uma estratégia de Marketing Social que seja eficaz para a sua empresa, é fundamental seguir algumas etapas importantes. 

Elas é que vão dar um “norte” para guiar a ação e incluem a definição de uma causa social, o desenvolvimento de um planejamento estratégico, a implementação das ações planejadas e a mensuração dos resultados obtidos.

Veja como definir cada uma dessas etapas:

Defina uma causa social

O primeiro passo para fazer Marketing Social na sua empresa é definir uma causa social com a qual sua marca se identifique e que esteja alinhada com seus valores e objetivos organizacionais. 

É importante escolher uma causa relevante e que tenha um impacto positivo na comunidade em que sua empresa está inserida. Por exemplo, se o negócio produz os próprios produtos, uma causa social para se engajar é com a sustentabilidade. 

Faça um planejamento estratégico

Após definir a causa social, é necessário desenvolver um planejamento estratégico detalhado que inclua os objetivos claros, um público-alvo definido, as mensagens-chave, os canais de comunicação, o orçamento disponível e as métricas de avaliação de desempenho. 

O planejamento estratégico é fundamental para garantir o sucesso da campanha e aumentar seu impacto na sociedade.

Implemente as ações planejadas

Com o planejamento estratégico em mãos, é hora de colocar as ações planejadas em prática. Isso pode incluir o desenvolvimento de materiais de comunicação, a realização de eventos ou atividades alusivas à ação que foi pensada. 

Além disso, o engajamento com influenciadores ou parceiros e a mobilização da equipe interna para apoiar a iniciativa também são fundamentais para alcançar um público mais amplo.

Mensure os resultados

Depois de implementar todas as ações, é importante mensurar os resultados obtidos e avaliar o impacto real da campanha social. 

Isso pode ser feito por meio de indicadores de desempenho (KPIs) pré-definidos, como o aumento do engajamento nas redes sociais, o aumento das doações para a causa social ou o aumento da conscientização sobre o problema em questão. 

Fazer isso é indispensável para avaliar a eficácia da estratégia e identificar áreas de melhoria para aplicar em futuras iniciativas.

Entenda como funciona o Marketing Socioambiental

Como você viu até aqui, o Marketing Social é uma ferramenta para ser usada pelas empresas para promover mudanças sociais positivas e contribuir para o bem-estar da comunidade. 

Ao adotar uma abordagem centrada no impacto social, as empresas podem não apenas melhorar sua reputação e imagem, mas também fazer a diferença real na vida das pessoas e no mundo ao seu redor.

Por isso, além do Marketing Social, existem outras estratégias úteis para ter um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente, e uma delas é o Marketing Socioambiental.

Esse tipo de marketing vai além das transações comerciais, é a oportunidade perfeita para colocar em prática ações sociais focadas no meio ambiente. E para você planejar e executar o Marketing Socioambiental da maneira correta, a Ploomes preparou um conteúdo exclusivo sobre o assunto.

Acesse agora mesmo e veja tudo o que você precisa saber sobre o Marketing Socioambiental!

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.