Tipos de marketing: conheça 12 e as principais estratégias

Conhecer os tipos de marketing é indispensável para saber qual melhor se encaixa ao seu público, atrair mais leads e fidelizá-los. Entenda!
Tayrane
13/11/2023 | 7 min

O marketing é a arte de criar valor e entregar soluções que consigam atender os desejos dos consumidores. No mundo dos negócios, investir nessa estratégia é essencial para atrair mais leads, ampliando o alcance da marca e, dessa forma, aumentando o faturamento.

Um detalhe que talvez você não saiba é que existem muitos tipos de marketing e conhecê-los é fundamental para entender qual utilizar para impulsionar suas vendas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo onde você vai conhecer 12 tipos, como eles funcionam e de que maneira podem ser úteis na sua empresa.

Quais são os tipos de marketing?

Se você trabalha com vendas, já deve ter ouvido falar em muitos tipos de marketing, como Marketing Digital, Inbound Marketing, Outbound Marketing, Marketing de Conteúdo, de Performance, entre tantos outros.

Essa grande quantidade pode causar confusão, e é justamente para evitar isso que listamos os 12 mais comuns e explicamos como elas funcionam. Confira!

Marketing Digital

O Marketing Digital é o tipo de marketing mais popular atualmente e, como seu próprio nome sugere, ele foca todas as ações e estratégias no ambiente online. Isso inclui os buscadores, como Google e Bing, as redes sociais, sites ou blogs.

O grande objetivo dessa prática é gerar leads, construir relacionamentos, e converter prospects em clientes. A principal vantagem é que ele é fácil de mensurar, já que  permite ajustes em tempo real e otimização das campanhas pagas para alcançar melhores resultados.

Marketing Tradicional

O marketing tradicional é um velho conhecido do mundo empresarial. Ele se baseia em promover produtos e serviços em meios de comunicação como o rádio, canais de TV, jornais, revistas, outdoors ou distribuindo panfletos na rua.

As empresas usam técnicas como anúncios criativos, inserção de produtos em filmes e comerciais de televisão, assim como patrocínios de eventos para aumentar a visibilidade da marca. Atualmente, esse tipo de marketing tem menos capacidade de segmentação se comparado ao digital, mas ainda é bastante útil.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing se concentra na iniciativa da empresa em direcionar mensagens para potenciais clientes. Isso envolve táticas como telemarketing, envio de e-mails, publicidade em mídia tradicional e abordagens diretas de vendas. 

O objetivo é alcançar um grande público, mesmo que muitos destinatários não tenham interesse imediato nos produtos ou serviços oferecidos. É importante, contudo, ter muita cautela ao utilizar o Outbound, para não ser visto como intrusivo ao invés de persuasivo.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing, ao contrário do Outbound, é uma estratégia que se concentra em atrair, envolver e nutrir potenciais clientes de forma não intrusiva. Isso é feito por meio da criação e distribuição de conteúdo relevante, como artigos de blog, vídeos, posts nas redes sociais e e-books, com objetivo de atrair o público-alvo para o site da empresa. 

Em vez de abordar os clientes diretamente, utiliza técnicas como SEO (otimização para motores de busca) para atrair leads, que são nutridos ao longo do tempo e em algum momento se tornam clientes.

Marketing de Conteúdo

Se criar conteúdo relevante é um dos focos do Inbound Marketing, no Marketing de Conteúdo ele é o principal pilar. Por meio da produção de artigos e outros materiais relevantes para o leitor, a meta é estabelecer a empresa como uma autoridade no seu nicho de mercado e construir relacionamentos com a audiência. 

Quando bem executado, esse tipo de marketing também desempenha um papel crucial no SEO, ajudando a melhorar a visibilidade nos mecanismos de busca e a atrair tráfego orgânico de ótima qualidade.

Marketing de Performance

Esse tipo de marketing é totalmente voltado para a performance das estratégias. Por isso, ele se baseia em objetivos específicos, como número total de conversões, de vendas ou leads gerados, e utiliza métricas para avaliar o desempenho das ações. 

As táticas de Marketing de Performance incluem publicidade paga, marketing de afiliados e marketing de busca. A principal característica é acompanhar como anda o retorno sobre o investimento (ROI) e, sempre que necessário, fazer ajustes na estratégia para aumentar a eficiência.

Marketing de Produto

Por mais que o objetivo de todo tipo de marketing seja voltado para aumentar as vendas de uma empresa, o Marketing de Produto foca nisso desde o princípio, concentrando suas forças e recursos para a venda de um item ou linha específicos.

Funciona assim: para ter sucesso nessa estratégia, é necessário investir em pesquisa de mercado para entender as necessidades dos clientes, e desenvolver o produto com base nessas informações. A partir daí, é possível criar estratégias para posicioná-lo no mercado de forma eficaz e com bons retornos em quantidade de vendas.

Marketing de Relacionamento

Ao contrário do de Produto, o Marketing de Relacionamento tem como principal objetivo criar um vínculo forte entre a marca e os clientes. Seu foco é fazer com que o público veja a empresa como parceira e alguém com quem possa contar para resolver problemas.

Isso é alcançado por meio de ações como o atendimento de qualidade ao cliente, programas de fidelidade, comunicação personalizada e a criação de experiências de compra positivas. Quando bem executado, esse tipo de marketing é útil tanto para atrair quanto reter o público na sua base de contatos.

Marketing de Influência

Esse tipo de marketing procura usar da influência de pessoas que têm um público engajado, principalmente nas redes sociais ou em outros canais digitais. Essa estratégia é útil como forma de persuasão, já que a opinião dos influenciadores costuma ter um grande peso nas decisões de quem os acompanha.

Investir em Marketing de Influência é eficaz para criar consciência de marca, alcançar mais pessoas e direcionar o conteúdo de forma autêntica. É importante, porém, escolher com cuidado o influenciador, para garantir que está alinhado aos valores da marca.

Vídeo Marketing

homem editando vídeo

Plataformas de vídeo como YouTube e TikTok continuam em alta com públicos de diferentes idades, por isso, utilizar conteúdos assim para promover produtos, serviços ou mensagens de uma empresa pode ter um ótimo retorno. 

Esses vídeos podem ser distribuídos em outros locais também, como sites e até mesmo em e-mail marketing ou newsletter. As estratégias para colocar esse tipo em prática incluem tutoriais, depoimentos de clientes, anúncios publicitários e vídeos informativos, sobre curiosidades e novidades do seu segmento. 

Para mensurar o sucesso, utilize métricas como número de visualizações, taxa de retenção e conversões.

Marketing de Afiliados

O Marketing de Afiliados é uma estratégia na qual um afiliado (ou parceiro) promove produtos ou serviços de uma empresa em troca de uma comissão por cada venda ou lead gerado por meio do seu trabalho. 

Esse tipo de marketing é vantajoso para todas as partes, já que as empresas obtêm publicidade e vendas adicionais, enquanto os afiliados ganham comissões. É uma estratégia de baixo risco, fácil de mensurar e muito utilizada no marketing digital.

Endomarketing

O Endomarketing, também conhecido como “marketing interno”, busca promover o engajamento, motivação e satisfação dos colaboradores. Isso é feito ao ser criado um ambiente de trabalho positivo, no qual os funcionários se sintam valorizados e identificados com os valores e objetivos da empresa. 

Pontos de atenção indispensáveis para um bom Endomarketing incluem o reconhecimento de conquistas, programas de treinamento e desenvolvimento, além de estratégias que incentivem o trabalho em equipe e a colaboração. Lembre-se, porém, de que nada disso adianta se você não investir em uma boa comunicação interna.

Qual tipo de marketing escolher para o meu negócio?

A escolha do tipo de marketing para a sua empresa depende de vários fatores, incluindo o tipo de produto ou serviço que você oferece, o seu público-alvo, o orçamento disponível e os objetivos de marketing específicos que você pretende alcançar. 

Antes de escolher um tipo de marketing, é crucial entender seu público-alvo, seus comportamentos online/offline e quais canais são mais eficazes para alcançá-los. Além disso, monitore os resultados de suas campanhas para ajustar e adaptar suas estratégias conforme necessário. 

Às vezes, uma abordagem integrada que combina vários tipos de marketing pode ser mais eficaz do que depender exclusivamente de uma única estratégia.

Aprenda a fazer um planejamento perfeito de marketing digital B2B

Agora que você já conhece os principais tipos e estratégias de marketing para trabalhar na sua empresa, chegou a hora de escolher os que mais se adequam a sua estratégia e aprender a criar um planejamento perfeito para traçar cada ação e como colocá-las em prática.

Um dos tipos mais utilizados no mercado – e que traz os melhores resultados – é o marketing digital. Para ajudar com esta tipo, a Ploomes está disponibilizando gratuitamente um e-book exclusivo, onde você descobre como estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B.

O marketing online já é realidade no mundo todo e você precisa aprender a utilizá-lo se não quiser perder a atenção e reconhecimento do seu público para a concorrência. Por isso, baixe agora mesmo o conteúdo e comece a atrair mais oportunidades de negócio.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.