Metas SMART: o que são, quando usar, como definir e exemplo

As metas SMART são um conjunto de pontos a explorar por quem quer alcançar objetivos específicos na vida profissional ou até mesmo pessoal.
Tayrane
13/09/2023 | 4 min

Qual estratégia você usa para alcançar o sucesso das vendas na sua empresa? As metas SMART são um conjunto de pontos a explorar e que envolvem analisar o negócio por diferentes perspectivas.

Ao criar metas que sejam claras, quantificáveis, realistas e atreladas a um cronograma, você aumenta significativamente a probabilidade de ter êxito.

Pensando em ajudar você a colocar tudo em ordem e aumentar a produtividade da sua empresa, a Ploomes criou este conteúdo exclusivo. Nele, você aprende o que são as metas SMART, quando usar, como defini-las e exemplos práticos.

O que são metas SMART?

O modelo SMART é um acrônimo para Specific (Específico), Measurable (Mensurável), Achievable (Alcançável), Relevant (Relevante) e Time-bound (Com Prazo Definido). São um sistema eficaz para planejar objetivos de maneira precisa.

Elas devem ser específicas, definindo claramente o que se deseja alcançar. Devem também ser mensuráveis, para que o progresso possa ser monitorado. 

Além disso, essas metas precisam ser alcançáveis e relevantes, assim como relacionadas aos objetivos gerais da pessoa ou organização. 

Quando aplicar as metas SMART?

As metas SMART são uma ferramenta valiosa que pode ser aplicada em diversas áreas da vida pessoal e profissional. Elas são especialmente úteis quando se deseja definir objetivos de forma mais precisa e orientada para resultados.

Veja exemplos de situações onde elas são relevantes:

Ambiente de trabalho

As empresas frequentemente usam metas SMART para direcionar o desempenho dos funcionários. Por exemplo, um gerente pode definir a meta de aumentar as vendas de um produto em 20% nos próximos seis meses. 

Isso torna a meta específica (aumento de vendas), mensurável (20%), alcançável (dentro das capacidades da equipe), relevante (para os objetivos da empresa) e com prazo definido (seis meses).

Desenvolvimento pessoal

Quando alguém deseja melhorar suas habilidades profissionais ou alcançar um objetivo pessoal, como perder peso, as metas SMART podem ser uma abordagem eficaz. 

Imagine que você quer aprender a usar um software novo que foi lançado para a área de vendas. Você pode definir quando começar, em quanto tempo quer terminar e o que espera aprender. Assim, torna-se algo mensurável e com prazo definido.

Projetos de longo prazo

Grandes empreendimentos, como a reestruturação de uma empresa, podem se beneficiar das metas SMART. Um gestor pode, por exemplo, estabelecer a meta de concluir o novo organograma do negócio em até um bimestre.

Dessa forma, ele garante que o projeto seja dividido em etapas mensuráveis e com prazos definidos.

Ao aplicar o conceito SMART, torna-se mais fácil alcançar objetivos, direcionando esforços de forma efetiva em busca do sucesso desejado.

Como criar metas SMART?

Como você viu até aqui, as metas SMART são uma abordagem sistemática e específica para estabelecer objetivos. Agora, chegou o momento de aprender como criá-las de modo que se apliquem ao seu negócio.

Confira um guia prático para usá-las de maneira correta na sua empresa!

1- Específicas

O primeiro passo é definir a meta de forma específica e clara. Isso significa responder às perguntas: O que exatamente você deseja alcançar? Por que é importante? Como isso será feito? Quanto mais detalhada a descrição, melhor. 

Por exemplo, em vez de uma meta vaga como “melhorar as vendas”, uma meta específica seria “aumentar as vendas em 15% até o final do ano”.

2- Mensuráveis

Uma meta SMART deve ser mensurável para que você possa acompanhar seu progresso. Defina indicadores concretos que permitam verificar se você está avançando em direção à meta. No exemplo anterior, o aumento de 15% é uma medida clara e mensurável do sucesso.

3- Alcançáveis

Certifique-se de que sua meta seja realista e alcançável. Isso envolve avaliar suas habilidades, recursos e tempo disponível. Se a meta parecer inatingível, você pode se desmotivar. 

É importante avaliar se você pode se comprometer profundamente com tudo aquilo que se propôs a atingir.

4- Relevantes

A meta deve estar alinhada com seus objetivos gerais e valores. Pergunte a si mesmo se a meta faz sentido no contexto de sua vida ou trabalho. Certifique-se de que ela seja relevante para suas aspirações e necessidades.

5- Com prazo definido

Estabeleça um prazo para atingir sua meta. Isso cria senso de urgência e motivação. Um prazo claro ajuda a evitar procrastinação. No exemplo anterior, o prazo definido é “até o final do ano”.

Exemplo de metas SMART em vendas

Vamos pegar o exemplo de aumentar as vendas em 15% e destrinchar ele como se você o estivesse criando para a sua empresa. Ficaria assim:

Meta SMART: Aumentar as vendas em 15% até o final do ano, implementando estratégias de marketing digital e expandindo nossa presença online.

Específica: A meta é clara – aumentar as vendas em 15%;

Mensurável: O progresso pode ser medido por meio do aumento percentual nas vendas;

Alcançável: O objetivo de aumentar as vendas em 15% é alcançável, desde que sejam implementadas estratégias eficazes de marketing digital;

Relevante: O aumento das vendas é relevante para o crescimento e sucesso da empresa;

Com prazo definido: O prazo é até o final do ano.

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

Conheça mais metas de vendas

Estabelecer as metas para os objetivos que você quer alcançar fazem parte do caminho do sucesso para qualquer empresa. Além das SMART, existem outras que podem ser de grande utilidade, desde que aplicadas corretamente.

Para ajudar o seu negócio a construir as melhores metas de vendas, a Ploomes preparou um conteúdo cheio de detalhes sobre a importância dessa prática, como fazer e muito mais.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.