O que são metas? Entenda e comece a definir as suas!

Metas são como pequenos objetivos utilizados para alcançar objetivos maiores. Entenda melhor o que elas são e como defini-las no seu trabalho!
Tayrane
06/11/2023 | 7 min

Metas desempenham um papel importante no mundo dos negócios, especialmente no ramo do B2B. Nesse ambiente tão competitivo e voltado aos resultados, estabelecer metas é essencial para alcançar o crescimento, a eficiência e o sucesso desejados pela gestão

No B2B, elas abrangem uma grande variedade de áreas, desde vendas e marketing, passando pelo setor operacional e de desenvolvimento de produtos. As metas servem como uma bússola para direcionar esforços corretamente, alinhando as equipes e medindo o progresso com base nos objetivos. 

Se você quer aprender a trabalhar com metas no seu trabalho, continue a leitura e confira este conteúdo gratuito e exclusivo preparado pela Ploomes.

O que são metas?

Para compreender o que são metas, imagine elas como alvos ou pequenos objetivos definidos para guiar você em direção a algo, ou seja, aquilo que almeja para o futuro e qual é o caminho que precisa percorrer para chegar até lá. 

Imagine que você queira aumentar sua taxa de fechamento de novos contratos. Sua meta para isso pode ser concluir 5 negociações por semana. Para alcançá-la, você deve planejar seus próximos passos, que nesse caso podem ser estudar novas técnicas de vendas e assistir vídeoaulas sobre o tema. 

Qual a diferença de metas para objetivos?

Se fossem uma família, poderíamos dizer que as metas são primas dos objetivos, dessa forma, significa que pertencem ao mesmo grupo, mas têm algumas diferenças importantes. Em geral, objetivos são como grandes direções gerais, enquanto metas são mais específicas e detalhadas. 

Por exemplo: seu objetivo é bater a meta de vendas anual, que está em R$ 1 milhão, portanto, o objetivo é alcançar esse número. Para conseguir, suas metas são os passos específicos para alcançar isso, como fazer novas qualificações, desenvolver as habilidades de venda, otimizar seu tempo e fechar um valor específico em vendas todas as semanas. 

No mundo dos negócios, um objetivo comum é aumentar o faturamento da empresa. As metas, neste caso, seriam os planos detalhados, como aumentar as vendas em 20% ou contratar 10 novos funcionários durante um trimestre.

Ainda existe uma terceira definição, que são as tarefas. Elas são ainda mais detalhadas que as metas e significam os afazeres que você terá ao longo do dia ou da semana.

Qual a importância de definir metas?

Como você viu até aqui, metas são guias para guiar você em direção aos seus objetivos, fornecendo uma estrutura sólida para direcionar seus esforços, medir o progresso e alcançar o que você deseja. Mas não se trata apenas disso.

Abaixo, explicamos a importância de definir metas em detalhes, destacando como elas afetam positivamente a motivação, o foco e a realização de resultados.

Motivação e clareza

Quando você estabelece metas, está definindo o que quer alcançar. Isso cria um senso de propósito claro, que é essencial para manter a motivação. Ter uma meta específica dá significado às suas ações diárias, tornando elas mais significativas.

Em um ambiente de negócios que envolve vendas, quando a empresa define uma meta de aumentar o faturamento em 20%, isso costuma motivar os vendedores a se esforçar para atingir esse objetivo e, dessa forma, ganhar uma recompensa em forma de comissão, que geralmente é paga.

Foco orientado a resultados

Sem metas, você pode se perder em tarefas básicas ou tempo em atividades que não contribuem para objetivos maiores. Por outro lado, quando você as tem claras, pode priorizar o que é mais importante. 

No contexto do B2B, isso significa que a empresa pode concentrar seus recursos e esforços em estratégias que levarão ao crescimento desejado, como expandir para novos mercados ou desenvolver produtos inovadores.

Avaliação do seu progresso

Metas fornecem um meio tangível de medir o progresso. Elas permitem avaliar o quão longe você chegou em relação ao seu objetivo final. Isso é essencial para identificar o que está funcionando e o que precisa de ajustes. 

Em vendas, a definição de metas mensuráveis permite que a empresa acompanhe o desempenho de sua equipe de vendedores e ajuste suas estratégias de acordo com os resultados que estão obtendo.

Maior chance de alcançar bons resultados

Por último, mas igualmente importante, definir metas está relacionado à capacidade de alcançar resultados. Quando você sabe bem o que quer atingir e está motivado a fazer isso, a probabilidade de ter sucesso aumenta significativamente. 

Tipos de metas

Metas desafiantes, mas possíveis de alcançar, inspiram esforço extra e inovação, no entanto, esse não é o único tipo que existe. Confira outras maneiras de definir as suas.

1- Metas financeiras

As metas financeiras são o principal foco dos negócios. Elas envolvem o lucro, a receita, os custos e o retorno sobre o investimento. Por exemplo, sua empresa pode estabelecer a meta de aumentar o faturamento em 15% no próximo ano ou reduzir os custos operacionais em 10%.

2- Metas de crescimento

O crescimento é um objetivo comum em todos os tipos de negócio. Isso pode incluir metas de expansão para novos mercados, lançamento de produtos ou serviços, ou até mesmo aquisições de outras empresas para aumentar a participação da marca no mercado em outras regiões.

3- Metas de satisfação do cliente

A satisfação do cliente é fundamental para o sucesso a longo prazo. As metas nessa categoria podem envolver melhorar a qualidade do produto, reduzir o tempo de resposta às dúvidas ou reclamações e aumentar o índice de satisfação com o resultado entregue.

4- Metas de eficiência operacional

Eficiência é a chave para a lucratividade. Isso pode incluir metas para otimizar os processos internos, reduzir o desperdício de recursos, melhorar a logística ou implementar tecnologias mais eficazes.

5- Metas de responsabilidade e sustentabilidade

Atualmente, muitas empresas estabelecem metas para serem socialmente responsáveis e sustentáveis, as populares ESG. Isso pode envolver a redução da pegada de carbono, a implementação de práticas comerciais éticas ou o apoio a causas sociais, como a luta contra o racismo ou a homofobia, por exemplo.

Como definir metas para o seu negócio

Se você tem um negócio próprio, não é necessário dizer o quanto é fundamental ter sucesso naquilo que faz, para atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Por isso, se você deseja prosperar, criar metas pode ser a solução que estava faltando aos seus processos.

Confira o passo a passo para criá-las:

  1. Trace seus objetivos: comece determinando o que você deseja alcançar e seja o mais específico possível. Por exemplo, você pode querer aumentar as vendas, expandir para novos mercados ou melhorar a satisfação do cliente;
  2. Use metas mensuráveis: as metas devem ser quantificáveis. Em vez de dizer “aumentar as vendas”, diga “aumentar as vendas em 15% nos próximos 12 meses”. Isso permite medir o progresso;
  3. Seja realista: considere os recursos disponíveis e os desafios que sua empresa enfrenta. Metas impossíveis podem levar à desmotivação;
  4. Estabeleça o prazo: tenha um horizonte de tempo, isso ajuda a criar um senso de urgência e mantém o seu foco;
  5. Crie um plano de ação: para isso, determine as etapas necessárias para atingir suas metas. Isso inclui estratégias, recursos e cronogramas;
  6. Faça o acompanhamento: monitore regularmente o progresso em direção às metas. Ajuste o plano conforme necessário;
  7. Reconheça seu esforço: celebre todos os marcos alcançados. Isso gera uma sensação de prazer e também mantém a equipe motivada;
  8. Comunique as metas: procure ter certeza de que toda a equipe compreendeu as metas e está alinhada com os objetivos da empresa.

Como alcançar essas metas?

Depois de definir como serão as suas metas, está na hora de entender o que fazer para alcançá-las. Por isso, confira as dicas que separamos para te ajudar:

  • Coloque seu plano de ação em prática antes de iniciar qualquer atividade;
  • Garanta que toda a equipe esteja de acordo com as metas;
  • Faça um treinamento caso seja necessário explicar algo diferente do habitual;
  • Use Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) para avaliar o seu progresso;
  • Mude no plano de ação sempre que for preciso;
  • Esteja aberto a receber feedbacks dos membros da sua equipe.

Ao fazer isso, você estará um passo mais próximo de alcançar os seus objetivos.

Saiba como motivar sua equipe a bater metas

Quer descobrir como motivar a sua equipe a ser mais produtiva e bater as metas? Essa é uma das principais dúvidas de gestores e lideranças, mas a Ploomes preparou um conteúdo exclusivo e 100% gratuito sobre o assunto, onde você aprende as principais técnicas para sempre alcançar os seus objetivos finais.

Leia agora mesmo e saiba mais:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.