O que é o MVP (Mínimo Produto Viável) e como usar esse conceito no seu negócio

O Mínimo Produto Viável (MVP) é um produto ou serviço com o mínimo de recursos e funcionalidades para testar a viabilidade de uma ideia.
Tayrane
10/04/2023 | 8 min

Se você está buscando uma forma de validar uma ideia sem gastar muito tempo e dinheiro, o MVP (Mínimo Produto Viável) pode ser a solução que você está procurando. 

O conceito de MVP foi popularizado por Eric Ries em seu livro “A Startup Enxuta” e é uma estratégia para desenvolver um produto ou serviço que atenda às necessidades básicas dos clientes, sem incluir todas as funcionalidades ou recursos que você pode ter em mente.

Neste artigo, vamos explorar o que é o MVP e como você pode usá-lo para ajudar o seu negócio a crescer.

O que é o MVP – Mínimo produto viável?

O Mínimo Produto Viável, mais conhecido pela sigla MVP, é um produto ou serviço com o conjunto mínimo de recursos e funcionalidades que permitem que os usuários experimentem-no e deem feedback construtivos para a empresa. 

Ele é usado para testar a viabilidade de uma ideia de negócio antes de investir muito tempo e dinheiro em sua construção.

O objetivo do MVP é validar o seu conceito e entender se há uma demanda real pelo seu produto ou serviço. Ele é uma abordagem centrada no usuário que busca compreender as necessidades dos clientes e como seu produto consegue ajudar nessas questões da melhor maneira possível. 

Esse conceito é muito utilizado por grandes empresas do mundo de tecnologia em suas jornadas de crescimento, porque o ponto principal é otimizar os recursos da equipe de produto de forma a garantir o maior retorno possível.

Quando o MVP deve ser utilizado?

O MVP deve ser utilizado quando você tem uma ideia de negócio, mas ainda não consegue estabelecer se tem um espaço efetivo no mercado para ela.

Esse método é especialmente útil para startups e empresas iniciantes, que geralmente têm recursos limitados. Ao usar o MVP, você pode testar se o seu conceito é viável sem gastar muitos recursos e esforços na construção de um produto completo.

Ele também pode ser usado para testar novas funcionalidades em um produto que já existe. Em vez de lançar uma nova versão completa do produto, você pode lançar um MVP com os novos recurso e testá-los com os usuários antes de lançar a versão completa.

Passo a passo para criar um MVP

Agora que você entende o que é um MVP e quando ele deve ser utilizado, vamos explorar como criar um em 6 passos simples.

1 – Definir a proposta de valor 

O primeiro passo para criar um MVP é identificar o problema que você está tentando resolver. Isso envolve entender as necessidades do seu público-alvo e encontrar uma solução que atenda a essas necessidades de forma eficaz. Uma vez que você tenha uma compreensão clara do problema, você pode começar a desenvolver o seu MVP.

É importante que o seu MVP responda às seguintes perguntas para definir a proposta de valor:

  • Por que o seu público precisa deste produto?
  • Quais soluções esse produto ou serviço oferece?
  • Como as pessoas vão usar esse produto ou serviço?
  • Por que o público vai optar pela sua solução e não de outros concorrentes que já estão no mercado?
  • O que realmente agrega valor ao meu produto ou serviço?

Isso contribui para que a construção do seu MVP seja mais assertiva e que traga resultados efetivos.

2 – Determine o público e o tempo de teste do MVP

Estudar e escolher o público-alvo de um MVP é de extrema importância para que a aplicação da metodologia dê resultados que realmente contribuírão para a empresa.

Nesse ponto é interessante entender o interesse de mercado no produto e para qual persona o MVP será distribuído. Uma dica que pode ser útil é começar de um ponto de partida, como a persona da própria empresa. Na maioria dos casos esse será o mesmo público do MVP.

Outro detalhe que deve ser estabelecido previamente é por quanto tempo o MVP ficará rodando. Se você deixar ele disponível por um período curto de tempo, pode ser que não receba feedbacks o suficiente para validar a sua ideia. E o contrário também pode ser prejudicial para a sua estratégia, já que estender o tempo de teste pode afetar o lançamento do produto no mercado.

3 – Determine as funcionalidades essenciais

O próximo passo é determinar as funcionalidades essenciais do seu MVP. Isso envolve identificar os recursos que são absolutamente necessários para que o mínimo produto viável funcione. 

Lembre-se que dentro do conceito dessa metodologia, é fundamental manter as funcionalidades simples e fáceis de usar para que os usuários possam experimentar o produto com facilidade.

4 – Crie o MVP

Depois de seguir os primeiros passos, é hora de efetivamente criar o seu Mínimo Produto Viável.

Como falamos, o MVP deve ser uma versão simplificada do seu produto ou serviço que permite que você teste sua ideia e colete feedback dos usuários. Ele pode ser tão simples quanto um esboço em papel ou uma planilha, ou pode ser mais complexo, como um aplicativo ou site.

O ponto que deve ser reforçado é que ele não precisa estar perfeito para que você comece a distribuir para o público-alvo.

5 – Colete feedback

Esse é um dos pontos mais essenciais de todo o processo de um MVP. Afinal, tudo que você está fazendo é para chegar nesse momento: coletar o feedback dos usuários sobre o seu serviço ou produto.

É esse momento que ajudará você a entender como seus usuários interagem com o produto e o que eles pensam sobre ele. Certifique-se de fazer perguntas abertas e pedir feedback específico para ajudá-lo a entender as áreas em que o produto pode ser melhorado.

Mas fique atento: não adianta só recolher os feedbacks dos usuários. É preciso avaliá-los com cuidado. Filtrar tudo aquilo que é interessante e que realmente pode contribuir para a evolução do seu produto. Só assim será realmente possível avaliar se o produto está pronto para o lançamento ou se ele ainda precisa de melhorias. O que nos leva para o nosso 6º e último passo.

6 – Faça ajustes e melhorias

Com base no feedback que você recebeu, faça melhorias em seu MVP. Isso pode envolver a adição de novas funcionalidades ou a remoção de recursos desnecessários. O objetivo é criar um produto que atenda às necessidades dos seus usuários.

Veja também: Marketing de produto: o que é, benefícios e como fazer no B2B

Exemplos de MVP para se inspirar

Aqui estão alguns exemplos de MVP que você pode usar como inspiração para o seu próprio produto ou serviço:

Facebook

O Facebook começou quando Mark Zuckerberg começou a criar um ambiente para conectar os estudantes de Harvard, a faculdade que ele frequentava.

O Thefacebook foi o MVP da rede social que hoje é conhecida no mundo inteiro. Em um primeiro momento ele foi distribuído para outras universidades dos Estados Unidos. Porém, depois, a plataforma foi aberta para pessoas fora do ciclo universitário e durante os anos a rede social foi implantando melhorias, evoluindo, até se tornar o que conhecemos hoje.

Airbnb

O Airbnb é um serviço de hospedagem que permite que os usuários aluguem quartos ou casas de outras pessoas. 

Durante uma conferência em São Francisco, dois amigos previram que a cidade iria receber muitas pessoas e isso poderia causar a lotação dos hotéis. Assim eles viram uma oportunidade: alugaram quartos no seu apartamento para pessoas que estavam procurando hospedagem. 

Os primeiros anúncios de quartos para hospedagem foram feitos em um site simples. Esse MVP permitiu que eles testassem a demanda por seu serviço antes mesmo de construir um site completo.

Dropbox

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem que permite aos usuários armazenar e compartilhar arquivos. 

Seu MVP era simples: um vídeo de demonstração de dois minutos que explicava como o armazenamento em nuvem funcionava, uma solução mais prática do que as eram utilizadas na época para guardar arquivos.

Spotify

Hoje em dia o Spotify é um dos serviços de streaming de música mais utilizados do mercado. E o seu MVP começou com um dos recursos mais importantes da plataforma: como disponibilizar as músicas para os usuários.

Foi criado um aplicativo de desktop e foi executada uma versão beta para testar o mercado. Enquanto o MVP provava a proposta de valor do produto, a equipe do Spotify investiu tempo e esforços na contratação de artistas e desenvolveu simultaneamente o app focando na experiência do usuário.

Conclusão

Como vimos, o MVP é uma abordagem estratégica para a construção de um produto ou serviço que permite testar a viabilidade de sua ideia de negócio. Ao criar um MVP, você pode testar a demanda pelo seu produto e coletar feedback valioso dos usuários para melhorá-lo.

Agora que você já sabe tudo sobre MVP e como aplicar essa metodologia, que tal começar a pensar também no marketing da sua empresa e como ele pode ajudar no crescimento do seu produto?
Preparamos um material incrível para você aprender a estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B, para que você possa atrair grandes oportunidades usando os canais digitais.

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.