Vivemos em um mundo altamente digitalizado, onde a tecnologia contribui para que o volume de informações seja grande e a velocidade de transmissão alta.
Diariamente somos alvos de uma enxurrada de dados e também produzimos e compartilhamos muitas informações.
Quando pensamos no funcionamento de um negócio, também observamos a recepção e compartilhamento de um alto volume de dados.
Sejam referentes aos planos de ação de cada setor, ao monitoramento de atividades, informações sobre cliente, leads e fornecedores, os softwares se tornaram ferramentas indispensáveis para a otimização de processos e para o aumento da produtividade.
Hoje, explicaremos como os diferentes tipos de software disponíveis no mercado, e as suas funcionalidades, podem contribuir para otimizar os processos da sua empresa. Conheça, a seguir, as melhores opções para as diferentes necessidades do seu negócio.
O que é um software?
Um software é um conjunto de códigos destinados a orientar um computador para realizar tarefas específicas. Ele funciona como uma instrução que permite a um dispositivo controlar e gerenciar uma máquina para que ela efetue uma ação específica.
Muito conhecidos como “programa de computador”, eles podem ser vistos como o cérebro da máquina. Podem ser divididos em três categorias: softwares de sistemas, de aplicação e desenvolvimento.
Eles são responsáveis intangíveis pelo funcionamento do hardware (a parte física de um computador, aquela que pode ser tocada).
Para escrever um código-fonte de um software existem disponíveis diversas linguagens, algumas delas são C#, .NET, C++, Java, Python, entre outras.
Para o bom funcionamento do software é necessário que a linguagem na qual ele foi escrito converse com a linguagem do sistema onde ele será instalado.
Tipos de software
Podemos classificar os softwares, em três categorias, relativas à finalidade de cada programa. Conheça a seguir, os softwares de sistema, aplicação e desenvolvimento e suas características.
Software de sistema
Os softwares de sistema são responsáveis pelo gerenciamento dos recursos do hardware e são essenciais para o funcionamento do dispositivo eletrônico. Estes, criam o ambiente propício para a instalação e execução de outros softwares.
Sistemas operacionais
Softwares como Windows, macOS e Linux, são alguns dos sistemas operacionais mais conhecidos. Eles são responsáveis por gerenciar o hardware do computador, dispositivos externos e fornecer uma plataforma para a instalação, execução e controle de outros softwares.
Drivers
Os softwares de drivers permitem que o sistema operacional se relacione com dispositivos de hardware interno, como placas de vídeo e de som, e externos como impressoras e monitores.
Ferramentas de gerenciamento de sistema
As ferramentas de gerenciamento do sistema possibilitam monitorar, realizar manutenções e otimizar o desempenho do sistema operacional. Podemos citar como exemplo, os softwares como o gerenciador de tarefas e programas de desfragmentação de disco.
Software de aplicação
Os softwares de aplicação são aqueles que auxiliam o usuário a realizar alguma tarefa. Em geral, estes são desenvolvidos com foco em realizar e otimizar uma ação específica.
Software de produtividade
Um software de produtividade serve para efetuar tarefas relacionadas à organização pessoal, estudo ou trabalho. Tais ferramentas visam elevar a produtividade, ao aumentar a eficiência do usuário. Exemplos de softwares desta categoria são Microsoft Word, Excel e Google Docs.
Software de entretenimento
Focados no lazer e recreação, os softwares de entretenimento reproduzem conteúdos de mídia (música, vídeos e imagem), jogos e streaming. Aqui, se encontram as redes sociais, Netflix, YouTube e Spotify.
Software de design gráfico
Criados para editar elementos visuais, os softwares de design gráfico, como Photoshop, Premiere Pro, GIMP e Corel Draw, são muito usados no ambiente de trabalho. Eles auxiliam a criar peças gráficas, edição de vídeos e fotografias.
Software de comunicação
Com foco em possibilitar e facilitar a comunicação entre as pessoas, estes softwares realizam envio e recebimento de mensagens de texto, chamadas de voz e vídeo e o compartilhamento de arquivos. Como exemplo temos o WhatsApp, Gmail, Zoom e Telegram.
Software de Desenvolvimento
Estas ferramentas são destinadas aos programadores e desenvolvedores. Elas visam ajudar na criação, testes e gerenciamento dos códigos-fontes, que compõem todo software.
IDEs (Ambientes de Desenvolvimento Integrado)
Os IDEs fornecem um ambiente integrado para a criação e edição do código, interpretação e disponibilização do formato executável. São usados para desenvolvimento em várias linguagens diferentes. Alguns exemplos são o Visual Studio, PyCharm e Android Studio.
Compiladores
Os compiladores são responsáveis por traduzir um código-fonte escrito em uma linguagem de programação, para uma linguagem de máquina. Ou seja, permitem que os programas possam ser executados com um bom desempenho da ferramenta. Um exemplo de software compilador é Python Interpreter.
Ferramentas de versionamento
As ferramentas de versionamento são responsáveis por controlar o histórico de versões que um programa já teve. Elas facilitam o trabalho de programadores e desenvolvedores, com o gerenciamento dos códigos, backups, recuperação e na colaboração entre trabalhadores. Exemplos são o GitHub e SVN.
Como Escolher o Tipo de Software Ideal
Para entender quais softwares atenderão melhor às necessidades do seu negócio é preciso estar ciente do funcionamento interno e do objetivo da empresa. A seguir apresentamos três pontos relevantes para guiá-lo na escolha do melhor programa.
Identificação de necessidades
O primeiro passo é identificar quais as atuais necessidades da sua empresa. Defina claramente a meta com a aquisição da ferramenta, considere que o programa escolhido deverá ter a flexibilidade de crescer junto se moldando ao futuro da empresa.
Pense também se os funcionários que trabalharão com ele, estão aptos para desenvolver o trabalho na plataforma escolhida. Neste ponto, é interessante saber se a empresa fornecedora da ferramenta possui treinamento destinado aos usuários.
Comparação de funcionalidades
Com suas necessidades definidas, realize uma seleção das ferramentas que podem atender a empresa e liste as funcionalidades oferecidas. Identifique quais são essenciais para o atual momento e quais serão úteis para o futuro da empresa.
Considere a facilidade de uso e se a interface é amigável, ou seja, se as funcionalidades são de fácil acesso. E lembre-se de observar a possibilidade de integração com outros softwares já usados por você, isso permite a troca de dados e uma melhor análise do trabalho realizado.
Avaliação de custo-benefício
Compare as ferramentas selecionadas considerando a relação entre funcionalidades e valor. Pense além do preço de compra inicial, entenda todas as possíveis taxas extras que podem ser cobradas. Avalie a disponibilidade de suporte para possíveis dúvidas ou para resolução de problemas.
Aqui, a dica de ouro é solicitar um teste do software escolhido antes de concretizar a compra e a aplicação do mesmo em toda empresa.
Softwares na Gestão de empresas
O uso de softwares de gestão é primordial para gestores que desejam ter maior eficiência no trabalho desenvolvido, melhorar a organização das informações e aproveitamento das mesmas, além de contribuir para manter a competitividade no mercado.
Um bom software de gestão, carrega em si ferramentas que contribuem para tornar sua empresa mais eficiente na gestão, processos, organização e visibilidade. Uma das funções mais buscadas é a automação de tarefas repetitivas, o que possibilita otimizar o tempo da equipe.
Outra funcionalidade muito relevante, que permite aos gestores tomarem decisões mais assertivas, é a capacidade de coletar, armazenar e analisar dados. A gestão financeira e de relacionamento com o cliente também podem ser beneficiadas com a utilização de um software de gestão.
Conheça mais sobre softwares de gestão acessando o post “6 softwares de gestão para uma empresa mais eficiente”.
Conclusão
Quando sabemos escolher a melhor ferramenta para nossa empresa, temos o poder de modernizar operações, melhorar a eficiência e a produtividade, e garantir que os colaboradores estejam bem equipados para produzir e tomar decisões informadas.
E para escolher o software ideal, lembre-se de trabalhar uma abordagem equilibrada entre entender suas necessidades, comparar as funcionalidades disponíveis e considerar o custo-benefício.