Tráfego orgânico: a chave para o sucesso do seu site

Aumente o número de visitantes do seu site com estratégias de tráfego orgânico. Descubra como melhorar sua visibilidade online.
Tayrane
18/01/2024 | 9 min

O tráfego orgânico é uma das principais chaves para as empresas que desejam alcançar o topo da lista de preferências dos clientes, mas sem gastar uma fortuna com mídia paga, entre outras ações.

Alcançar esse sucesso, no entanto, não é tarefa fácil em um mundo tão competitivo quanto é o ambiente online. Por isso, é necessário ter muito preparo e conhecer os caminhos certos para ter êxito em todos os seus objetivos de marketing.

Para ajudar você com isso, a Ploomes preparou este conteúdo sobre tráfego orgânico, onde te explicamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto, incluindo dicas para aumentar o tráfego do seu site.

O que é tráfego orgânico?

Tráfego orgânico é o conjunto de visitantes que chega até um site ao clicar em um link não pago nos resultados das pesquisas dos buscadores. Parece complicado, mas não é. Isso significa que é o tráfego que chega ao seu site de forma espontânea, sem que você precise pagar por ele.

O tráfego orgânico é uma das principais métricas de sucesso em uma estratégia de marketing digital. Ele representa um público que está realmente interessado no seu conteúdo e que, portanto, têm maior probabilidade de se converter em leads ou clientes.

Os outros tipos de tráfego

Antes de continuar sua imersão no tráfego orgânico, é importante esclarecer que existem outros tipos de tráfego que podem chegar ao seu site:

Tráfego pago

O tráfego pago é feito por meio de anúncios pagos nos buscadores ou nas redes sociais. Esse tipo é o mais rápido de gerar retorno, mas também é mais caro.

Tráfego direto

É o volume de usuários que chega ao seu site digitando diretamente o seu endereço no navegador. Esse tipo de tráfego é gerado por visitantes que já conhecem a sua marca e estão interessados no seu conteúdo ou produtos;

Tráfego de referência

É o tráfego que chega ao seu site por meio de links de outros sites. Esse tipo de tráfego é gerado quando outro site menciona o seu ou inclui um link externo para ele;

Tráfego social

É tudo que chega ao seu site a partir das redes sociais. Ele é gerado quando os usuários compartilham o seu conteúdo nos perfis deles.

Como aumentar o tráfego orgânico do seu site?

Existem diversas estratégias que você pode adotar para aumentar o tráfego orgânico do seu site. A seguir, vamos destacar algumas das principais:

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia que consiste na criação e distribuição de conteúdo relevante e de qualidade para o seu público-alvo. Ele é essencial para atrair visitantes para o seu site e, mais importante que isso, manter eles por lá.

Ao criar conteúdo, é importante considerar três pilares:

  • Relevância: o conteúdo deve ser relevante para o seu público-alvo. Você deve entender o que eles estão procurando e o que eles querem aprender;
  • Qualidade: ele deve ser bem escrito, informativo e envolvente;
  • Originalidade: você deve evitar copiar conteúdos já publicados em outros sites ou plataformas.

As principais formas de aplicar o marketing de conteúdo no seu site são:

  • Artigos de blog;
  • Guias e tutoriais;
  • Informações e análises;
  • Histórias e depoimentos.

SEO

O Search Engine Optimization (SEO) é um conjunto de técnicas que buscam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas dos buscadores, como o Google. O SEO é fundamental para que sua página seja encontrada por pessoas que estão procurando por conteúdo relacionado ao seu negócio.

Existem diversos fatores que influenciam o posicionamento do seu site nos resultados das pesquisas dos buscadores, mas alguns dos principais incluem:

  • Palavras-chave: as palavras-chave são os termos que as pessoas usam para pesquisar informações na internet. É importante que o seu site seja otimizado para as palavras-chave relevantes para o seu negócio;
  • Estrutura do site: a estrutura do seu site deve ser clara e fácil de navegar. Isso vai ajudar os buscadores a entender o conteúdo;
  • Conteúdo: o conteúdo do seu site deve ser relevante, de alta qualidade e original;
  • Links externos: os links externos são importantes para melhorar a autoridade do seu site;
  • Links internos: também chamados de estratégia de link building, são os links que você faz dentro do seu próprio site.

Estudo de palavras-chave

As palavras-chave são os termos que as pessoas usam para pesquisar informações na internet. Por isso, estar sobre esse assunto é essencial para criar conteúdo relevante para o seu público-alvo e que seja encontrado pelos buscadores.

Para fazer isso, uma das principais estratégias é realizar um estudo de palavras-chave, considerando os seguintes fatores:

  • Volume de pesquisa: quantidade de vezes que uma palavra-chave é pesquisada;
  • Competitividade: número de sites que estão otimizados para uma mesma palavra-chave;
  • Relevância: as palavras-chave devem ser relevantes para o seu negócio e para o conteúdo do seu site.

Otimização off-page

A otimização off-page é o conjunto de ações realizadas fora do site para melhorar o seu posicionamento nos resultados das pesquisas dos buscadores.

Veja algumas técnicas ótimas para atrair excelentes resultados:

  • Construção de backlinks: os backlinks, ou links externos, são links de outros sites para o seu, como explicamos anteriormente. Eles são importantes para melhorar a autoridade da sua página;
  • Participação em fóruns e comunidades online: essa é uma ótima forma de interagir com outros sites e de gerar backlinks orgânicos;
  • Compartilhamento do conteúdo nas redes sociais: ajuda a aumentar o alcance do seu conteúdo e a probabilidade de gerar backlinks para o seu site.

Formatos multimídia

O uso de formatos multimídia, como vídeos, infográficos e podcasts, pode ajudar a aumentar o interesse dos visitantes pelo seu conteúdo e a melhorar o seu engajamento.

Os vídeos são uma ótima forma de transmitir informações de forma clara e concisa. Os infográficos conseguem apresentar dados e informações de forma visual e atraente. 

Por último, os populares podcasts são uma maneira em alta de compartilhar informações e conteúdo educacional, de forma mais leve e descontraída.

Redes sociais

As redes sociais já fazem parte da rotina de qualquer empresa moderna. Elas são uma ótima alternativa para promover o seu conteúdo e interagir com o público-alvo de maneira direta e criativa.

Ao usar as redes sociais para promover o seu conteúdo, é importante ter alguns pontos em mente:

  • Publique conteúdo relevante e de alta qualidade;
  • Use hashtags relevantes;
  • Interaja com os seus seguidores.

É indispensável ser transparente em todos os contatos que fizer com seus seguidores nas redes sociais. Além disso, procure responder dúvidas e reclamações no menor tempo possível, para evitar que isso se torne uma crise.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma forma de contato direto com os seus leads, assim como uma excelente oportunidade de atrair tráfego orgânico para o site.

Você pode desenvolver uma estratégia onde adiciona links nos e-mails, que direcionam para páginas específicas, como a de contato, blog, produtos e serviços.

Além disso, é uma forma de se manter presente no dia a dia dos seus leads, alimentando eles com conteúdo de qualidade e relevante para eles.

Benefícios de investir em tráfego orgânico

Como você viu até aqui, investir em tráfego orgânico é uma tarefa que requer muito conhecimento e dedicação para alcançar os resultados esperados. Essa prática, no entanto, traz diversos benefícios para o seu negócio, entre eles:

  • Autoridade para marca: o tráfego orgânico é um sinal de que o seu site é relevante e confiável para o seu público-alvo. Isso ajuda a aumentar a autoridade da sua marca e melhora a sua reputação online;
  • Resultado a pequeno, médio e longo prazo: por mais que seja uma estratégia de longo prazo, o tráfego orgânico pode gerar resultados a pequeno e médio prazo também;
  • Custo-benefício: o tráfego orgânico é uma estratégia de baixo custo, quando comparado ao tráfego pago;
  • Relacionamento qualificado entre marca e consumidor: essa estratégia permite que você crie um relacionamento mais qualificado com os seus clientes. Isso porque os visitantes que chegam ao seu site por meio de pesquisas são geralmente mais interessados no seu conteúdo e no seu negócio.

Monitoramento e análise

Monitorar e analisar o tráfego orgânico é crucial para entender como os visitantes estão chegando ao seu site através de resultados de busca não pagos. Aqui estão algumas etapas que você pode seguir para realizar esse monitoramento e análise:

Configurar Ferramentas de Análise da Web

Use ferramentas como o Google Analytics para monitorar o tráfego do seu site. Certifique-se de ter uma conta configurada e o código de rastreamento instalado no seu site.

Acompanhar Métricas-Chave

Dentro do Google Analytics ou de outra ferramenta de análise, concentre-se em métricas-chave relacionadas ao tráfego orgânico, como número de visitantes, páginas por sessão, tempo médio na página, taxas de rejeição e conversões.

Monitorar Fontes de Tráfego Orgânico

No Google Analytics, vá para “Aquisição” > “Todo o Tráfego” > “Origens/Mídia” e selecione “Orgânico”. Isso mostrará quais motores de busca estão gerando tráfego para o seu site.

Use o Google Search Console

O Google Search Console fornece informações específicas sobre como o Google vê o seu site nos resultados de pesquisa. Verifique as consultas de pesquisa, as páginas indexadas, os erros de rastreamento e outras informações relevantes.

Pesquisa de Palavras-Chave

Realize uma pesquisa de palavras-chave para entender quais termos estão trazendo tráfego orgânico para o seu site. Ferramentas como o Google Keyword Planner ou SEMrush podem ajudar nesse processo.

Acompanhamento de Posicionamento

Use ferramentas de monitoramento de posicionamento, como o SEMrush ou o Ahrefs, para verificar as posições do seu site nos resultados de pesquisa para determinadas palavras-chave ao longo do tempo.

Relatórios Regulares e Ajustes

Realize relatórios regulares para acompanhar as tendências do tráfego orgânico. Faça ajustes em sua estratégia com base nos insights obtidos para melhorar o desempenho do seu site nos motores de busca.

Lembre-se de que a otimização para motores de busca é um processo contínuo. A análise constante e os ajustes são essenciais para manter e melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa orgânica.

Aprenda a fazer SEO de qualidade para o seu site

De todos os tópicos que você leu até aqui, não seria exagero dizer que o SEO é o pilar principal para qualquer estratégia de tráfego orgânico bem sucedida. Isso porque ele é o modelo usado pelo Google para avaliar seu site, e marca que não é vista no Google, não é lembrada.

À primeira vista o SEO pode parecer algo difícil de colocar em prática, mas não é. A Ploomes criou um conteúdo gratuito e exclusivo sobre o assunto, explicando técnicas, dicas e muito mais para você ter sucesso na otimização do seu site.

Acesse agora mesmo e aprenda como aparecer na primeira página do Google com uma boa estratégia de SEO:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.