5 sinais de que seu cliente está insatisfeito: analise sua carteira

Um só cliente insatisfeito tem o potencial de impactar de forma significativa a reputação de sua empresa. Saiba mais neste artigo.
Tayrane
19/09/2023 | 9 min

Entender a satisfação do cliente é uma das tarefas mais importantes para qualquer empresa que deseja crescer. Afinal, isso não apenas afeta as vendas, mas quando medido e analisado, o nível de satisfação atua como um indicador primordial, revelando eventuais falhas nas estratégias de gestão de clientes, atendimento e outros setores essenciais da organização.

Além disso, a felicidade genuína do cliente não apenas impulsiona sua fidelização, mas também atua como um poderoso motor de marketing boca a boca. Por outro lado,  o contrário também acontece e a insatisfação pode se espalhar ainda mais rápido. 

Nesse sentido, sabemos que a infelicidade do cliente é algo a ser evitado. Porém, o real problema é perceber quando um cliente está insatisfeito

A insatisfação nem sempre é óbvia e é um desafio perceber seus sinais sutis. Por isso, para te ajudar a evitar problemas, neste artigo vamos explorar os cinco principais indicadores que apontam para a insatisfação do cliente e discutir como realizar uma análise eficaz da sua base de clientes. Boa leitura!

Cliente Insatisfeito: Por que eu devo me preocupar com isso?

A verdade é que um só cliente insatisfeito tem o potencial de impactar de forma significativa a reputação de sua empresa. Segundo uma pesquisa feita pela empresa Help Scout, fornecedora de software de help desk, apenas um cliente insatisfeito com o atendimento, por exemplo, tende a dividir sua má experiência com outras 15 pessoas, o que amplia muito o impacto negativo. 

Outro ponto de atenção é o fato de que o descontentamento de um cliente, além de se espalhar mais rápido do que uma boa avaliação, afeta a empresa como um todo. 

Por exemplo, além de potencialmente afetar sua receita, a insatisfação do cliente pode minar a motivação da equipe, que pode se sentir desencorajada ao lidar com clientes insatisfeitos. Portanto, você deve além se preocupar com a questão, compreender e abordar a insatisfação do cliente para conseguir alcançar sucesso a longo prazo na sua empresa. 

Banner blog conheça o Ploomes e peça um teste grátis

5 Sinais de que o cliente está insatisfeito

Se você está em dúvida sobre como descobrir o descontentamento com o produto, atendimento ou qualquer outra etapa da jornada dos clientes, reunimos cinco sinais para você ficar atento. Confira:

1. NPS baixo

O Net Promoter Score (NPS) é uma métrica amplamente utilizada que mede a disposição dos clientes em recomendar sua empresa a outras pessoas. De forma direta, a pergunta padrão do NPS é: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar a [empresa] a um amigo/colega?”.

Um Net Promoter Score baixo, geralmente definido por pontuações entre 0 e 6, é um sinal claro de insatisfação. Por outro lado, clientes promotores, que estão satisfeitos com a sua empresa, geralmente pontuam de 9 a 10.

Quer entender mais sobre esse indicador? Confira o que é o NPS (Net Promoter Score), qual sua importância e como calculá-lo.

2. Feedbacks negativos

Um sinal óbvio de clientes insatisfeitos são comentários negativos em pesquisas de satisfação, nas redes sociais ou mesmo feedback direto à sua equipe de suporte.

Nesse caso, a dica aqui é estar atento e monitorar esses canais sempre, já que podem fornecer insights valiosos sobre os problemas específicos que os clientes estão enfrentando e te ajudar a acabar com eles.

3. Menos engajamento

Quando um cliente que costumava demonstrar um alto nível de envolvimento com sua empresa, como abrindo regularmente seus e-mails, visitando seu site com frequência ou utilizando ativamente seu aplicativo, de repente reduz esse nível de atividade, isso pode servir como um indicativo claro de um possível desinteresse e insatisfação por parte desse cliente.

Essa diminuição no envolvimento pode indicar que algo não está atendendo às expectativas desse cliente e que ele pode estar se distanciando da sua empresa. 

4. Diminuição nas compras

Outro indicador de insatisfação que acompanha o desengajamento, é a diminuição notável na frequência ou no valor das compras por parte de um cliente e que, potencialmente, pode levar ao churn

Normalmente, quando os clientes estão satisfeitos com os produtos ou serviços de uma empresa, eles tendem a aumentar suas compras ao longo do tempo, demonstrando fidelidade e confiança. No entanto, quando a satisfação diminui, os clientes podem começar a mostrar um comportamento de compra reduzido, gastando menos ou espaçando suas compras em intervalos maiores. 

Isso não apenas sugere a possibilidade de churn, mas também indica que algo pode estar desagradando o cliente, levando-o a reconsiderar suas escolhas e talvez até a procurar alternativas.

5. Aumento nas reclamações:

Se você começar a notar um aumento significativo nas reclamações de clientes, um aumento nas solicitações de reembolso e uma expressão mais frequente de insatisfação em relação ao seu produto ou serviço, é certo que é um sinal de que algo pode estar funcionando de maneira inadequada em sua empresa. 

Essas manifestações de descontentamento são um alerta importante, pois refletem diretamente a experiência negativa que seus clientes estão enfrentando. Elas podem ser um indicativo de problemas em áreas como qualidade do produto, atendimento ao cliente, cumprimento de promessas ou expectativas não atendidas. 

Faça a análise da sua carteira e verifique o nível de insatisfação do cliente

Uma estratégia altamente eficaz para avaliar a satisfação do cliente envolve a utilização do Net Promoter Score (NPS). Como explicamos mais acima, esta métrica é baseada em uma pergunta-chave e desempenha um papel fundamental na avaliação do relacionamento do cliente com a sua marca. 

No entanto, não basta apenas calcular o NPS, mas também é importante adotar uma abordagem proativa ao lidar com os resultados. Identificar clientes insatisfeitos, ou seja, aqueles que se enquadram na categoria de detratores, é apenas o primeiro passo. O próximo passo crucial é agir com base nessas informações. 

Nesse contexto, o setor de Customer Success desempenha um papel significativo, já que setor responsável por garantir que os clientes alcancem sucesso ao usar os produtos ou serviços da empresa, promovendo sua satisfação, retenção e lealdade por meio de suporte proativo, treinamento e atendimento personalizado. 

Nesse cenário, é importante o setor entrar em contato com os detratores, compreender suas preocupações e trabalhar para resolver seus problemas e insatisfações.

Além do NPS, outras pesquisas de satisfação e análises da carteira de clientes podem ser igualmente valiosas. Por exemplo, a realização de pesquisas regulares de satisfação pode fornecer informações adicionais sobre a experiência do cliente em relação a produtos ou serviços específicos. 

Portanto, a avaliação da satisfação do cliente através do NPS e de outras pesquisas de satisfação, juntamente com a análise da carteira de clientes, é apenas o começo. A ação proativa, com foco na resolução de problemas dos detratores e na promoção dos promotores, é o que realmente faz a diferença na construção de relacionamentos sólidos e na expansão dos negócios.

CRM para gestão da carteira

Quando o assunto é a satisfação do cliente, a manutenção do relacionamento com esse cliente é um tópico fundamental. A boa notícia é que a gestão da carteira de clientes pode ser simplificada e aprimorada por meio de um sistema de CRM (Customer Relationship Management). 

Um CRM permite rastrear interações, histórico de compras, feedback e até mesmo automatizar pesquisas de satisfação, como o NPS. Com um CRM eficiente, você pode facilmente identificar clientes em risco de insatisfação e tomar medidas proativas para abordar suas preocupações.

Conheça o Ploomes CRM!

Como reverter a insatisfação do cliente?

Reverter a insatisfação do cliente é uma tarefa desafiadora, mas essencial. Para te ajudar nessa missão, aqui estão algumas estratégias práticas:

1. Faça pesquisas de NPS regulares 

Realize pesquisas de NPS regularmente para acompanhar a satisfação do cliente ao longo do tempo. Isso vai te ajudar a identificar tendências e a agir antes que a insatisfação se torne generalizada.

Quer entender como realizar essas pesquisas de forma eficiente? Confira nosso curso gratuito de Pesquisa de NPS no Ploomes!

2. Escute o cliente

Demonstrar disposição genuína para ouvir é uma estratégia fundamental na reversão da insatisfação do cliente. Essa dica, embora simples, é extremamente eficaz. 

Concentre-se em oferecer uma escuta ativa e significativa aos comentários e ao feedback dos clientes, reconhecendo a importância de suas opiniões. Utilize essas informações como uma base para aprimorar continuamente seus produtos, serviços e processos, para assim atender de forma mais precisa às necessidades e expectativas de seus clientes. 

3. Aja rapidamente

Uma prática fundamental para manter clientes satisfeitos e fomentar um relacionamento duradouro é responder prontamente e com eficiência às preocupações que eles possam expressar.

A agilidade na resposta demonstra o comprometimento da empresa em proporcionar um excelente atendimento ao cliente.

Além disso, ao demonstrar que valoriza as opiniões e preocupações dos clientes, você reforça a confiança deles e transmite a mensagem de que está disposto a trabalhar ativamente na resolução de quaisquer problemas que possam surgir. 

4. Ofereça soluções

Sempre que houver oportunidade, procure oferecer soluções eficazes para as preocupações dos clientes. Demonstre flexibilidade e uma disposição genuína para adaptar seus produtos ou serviços a fim de atender às suas necessidades específicas.

Isso contribui significativamente para a satisfação e fidelização do cliente, fortalecendo sua relação com sua marca.

5. Treine sua equipe 

Por fim, é importante garantir que sua equipe esteja adequadamente treinada e preparada para lidar com clientes que possam expressar insatisfação.

É essencial que toda a sua equipe seja capaz de não só ouvir com empatia, mas compreender as preocupações dos clientes e abordar os problemas de maneira profissional e eficaz.

Esse treinamento contribui para a construção de relações sólidas com os clientes, demonstrando que sua empresa valoriza o feedback deles e está comprometida em oferecer um atendimento excepcional.

Conclusão

A insatisfação do cliente não deve ser subestimada – afinal, ela pode e vai prejudicar sua empresa de várias maneiras, caso você não perceba os sinais da insatisfação.

Por isso, monitorar indicadores como um NPS baixo, feedback negativo, menos engajamento, redução nas compras e aumento nas reclamações, é fundamental para evitar problemas. 

Além disso, usar um CRM para gerenciar sua carteira de clientes te ajuda a tomar medidas proativas para reverter a insatisfação, como realizar pesquisas de NPS regulares utilizando o software. 

Dessa forma, seguindo as dicas e ficando atento aos sinais, você pode garantir a satisfação do cliente e o sucesso contínuo da sua empresa.

banner otimize suas reuniões de vendas conheça o ploomes e solicite uma demonstração

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.