O que é automação de marketing e principais ferramentas

Automação de marketing significa o uso de ferramentas que conseguem simplificar e automatizar diversas tarefas e fluxos de trabalho.
Tayrane
21/09/2022 | 8 min
automação de marketing

É impossível ter bons resultados em marketing digital sem o uso da automação. Isso acontece porque o número de usuários da internet é enorme, então, é praticamente impossível realizar ações manuais para atrair e converter leads um a um. 

É nesse sentido que a automação de marketing deve estar presente na sua estratégia. Com ela, as empresas conseguem alcançar um grande número de clientes em potencial de forma prática e assertiva. 

Se você ainda não usa automação na sua empresa, criamos esse artigo que vai te convencer a adotar essa estratégia o quanto antes. 

O que é automação de marketing?

A automação de marketing significa o uso de ferramentas que conseguem simplificar e automatizar diversas tarefas e fluxos de trabalho de marketing. 

Esses softwares são projetados para permitir que as empresas automatizem tarefas repetitivas e estejam presentes em vários canais.

Aliar esse recurso tecnológico ao setor de marketing melhora a eficiência operacional das equipes e pode aumentar a receita da empresa mais rapidamente.

A automação permite muitas práticas de marketing, incluindo:

Quando essas ferramentas são usadas de forma eficaz para lidar com tarefas repetitivas, a equipe consegue mais tempo para focar em atividades estratégicas, já que o operacional está sendo feito de forma automática. 

Veja mais sobre automação de marketing no vídeo abaixo:

Quais são os benefícios da automação de marketing?

A automação traz muitas vantagens para o trabalho das equipes de marketing. Conheça algumas: 

Melhora a geração de leads 

Os softwares de automação de marketing ajudam a gerar leads mais qualificados e melhoram o gerenciamento desses leads de duas principais formas: 

  1. A partir de técnicas de pontuação de leads, é possível diferenciar leads quentes de frios, enviar apenas leads qualificados para a equipe de vendas e planejar ações para aumentar os pontos dos leads frios;
  2. Através do rastreamento, você consegue ter uma visão completa do que seu lead está buscando e quais os principais desafios que eles precisam superar. Isso é possível porque com a automação de marketing, você sabe de onde é o lead, os conteúdos que ele baixou e os e-mails com os quais ele interagiu.

Timing perfeito para vender

O tempo é crucial nas vendas. Sem automatizar os processos, você pode perder os momentos mais importantes da jornada de compra do lead.

Imagine a seguinte situação: um gerente comercial está considerando contratar um sistema de CRM. O lead chega ao seu site, baixa algum material mas ainda não tem certeza sobre o que o software oferece e se ele é a ferramenta ideal.  

Sem automação de marketing, esse lead não irá receber nenhum e-mail e nenhuma estratégia de nutrição. Sendo assim, ele migra para um concorrente e a equipe entra em contato com eles, o timing já passou.  

Nesse sentido, a automação dá o próximo passo no processo automaticamente, por exemplo, enviando mais informações que podem ajudar na decisão de compra.

Você sempre sabe qual o próximo passo

A automação de marketing garante que as melhores decisões sejam tomadas em todas as etapas do funil de marketing

Basicamente, a equipe pode usar dados de outros leads para ver como eles interagem com sua empresa antes de fazer uma venda e assim, enviar a eles o conteúdo certo no momento certo. É possível usar essas informações para construir processos mais eficazes e aumentar as vendas.

Como fazer automação de marketing

Nenhuma empresa é igual a outra, por isso, cada uma deve criar o seu próprio processo de automação de marketing. 

No entanto, existem algumas etapas que você pode seguir para implantar a automação da melhor maneira possível. 

1. Defina seus objetivos

Antes de iniciar sua estratégia de automação de marketing, é essencial definir metas. Elas precisam ser específicas, mensuráveis ​​e relevantes. 

O principal objetivo da automação de marketing é entregar a clientes em potencial um conteúdo personalizado, transformá-los em leads qualificados e convertê-los em venda. 

Para estabelecer suas metas, uma boa ideia é analisar o progresso da sua geração de leads atual. Veja o que está funcionando, o que não está e o que pode ser melhorado. 

Com isso em mente, fica mais fácil definir onde você quer chegar com a automação de marketing. 

2, Saiba quem é sua persona

O objetivo de todo negócio é oferecer aos seus clientes um produto que resolva seus problemas e supere os obstáculos do dia a dia. Por isso, é muito importante saber para quem você está vendendo, para tornar suas ações de marketing mais assertivas. 

Há uma lista de características que você pode levar em conta para descobrir quem é sua persona, como: 

  • Fatores demográficos como idade, localização, sexo e nível de educação
  • Características sociais como interesses, renda, situação familiar
  • Principais canais de comunicação – redes sociais, WhatsApp, e-mail

3. Crie a Jornada do Cliente

A jornada do cliente, ou funil de vendas, é todo o conjunto de experiências e interações que as pessoas têm com uma empresa. Isso vai desde o primeiro contato até a concretização da venda. 

Com a automação de marketing, você pode personalizar cada interação com base em dados. Ela permite que você crie mensagens, e-mails e conteúdo para cada lead por meio de vários canais. 

Conforme ele for interagindo com seus conteúdos, o lead avança na jornada, criando uma relação de confiança com sua empresa, enquanto você aumenta a autoridade da sua marca é elevada. 

4. Analise os dados

O acompanhamento do desempenho é uma parte essencial de uma estratégia de automação de marketing. Fazer a análise dos dados ajuda as empresas fornecendo insights valiosos sobre os resultados de suas ações. 

Isso ajudará você a criar ações ainda mais otimizadas, trazer uma taxa de conversão mais alta e, como resultado final, gerar mais lucro.

5. Defina as ferramentas necessárias para automação

Existem milhares de opções de software de automação de marketing disponíveis, e é bastante desafiador escolher o melhor para sua empresa. 

Como a jornada do cliente é diferente em cada empresa, algumas plataformas podem não ter os recursos e as ferramentas de que você precisa.

Antes de escolher a ferramenta, estude as plataformas disponíveis e veja qual tem a solução específica para seu negócio. 

Principais ferramentas de automação de marketing

Agora que você já tem uma visão geral sobre automação de marketing, conheça as principais ferramentas disponíveis no mercado que podem se encaixar com seu negócio. 

1. RD Station

Um dos principais softwares de automação de marketing, o RD Station foi criado por uma empresa brasileira, a Resultados Digitais. Isso torna a ferramenta uma boa opção, pois ela foi desenvolvida toda em português. 

Além disso, com ela é possível disparar e-mails automáticos, criar automações e fluxos de e-mails, otimizar o SEO dos conteúdos do site para os motores de busca, programar posts nas redes sociais, criar landing pages, configurar a pontuação dos leads e acompanhar as interações dos usuários a partir do lead tracking além de outras funcionalidades.

Conheça os planos de contratação disponíveis

2. HubSpot

Líder em ferramentas de marketing no mundo todo, o HubSpot oferece uma solução completa de automação de marketing.  

As funcionalidades são bem semelhantes às do RD Station, com o HubSpot você consegue criar landing pages, segmentar leads, fazer fluxos de e-mails automáticos e tracking dos leads. 

A opção de lead scoring é baseada em machine learning, o que torna o resultado ainda mais preciso.

Conheça o HubSpot Marketing Hub

3. Mailchimp 

O Mailchimp é um software de marketing que conta com recursos bem semelhantes com o RD e HubSpot. O interessante é que, até 2 mil leads, a ferramenta é gratuita. 

Com ela é possível agendar campanhas de e-mail, criar landing pages, formulários de contato e gerar relatórios

A ferramenta é uma boa opção para equipes enxutas que estão começando a automatizar tarefas de marketing. Sendo assim, ela pode ser usada no início dos projetos de automação e, com o tempo, migrar para ferramentas mais robustas. 

Saiba mais sobre os planos de Mailchimp

4. Mautic

O Mautic é um software de automação de marketing gratuito. Essa ferramenta é open source, ou seja, para quem tem conhecimento de desenvolvimento e programação, o Mautic pode ser uma boa opção, já que ela é totalmente personalizável. 

Quem sabe programar, pode usar a ferramenta e acrescentar mais funções a partir de plugins e outras integrações. 

Mesmo sem personalizar a plataforma, é possível criar landing pages, monitorar redes sociais e fazer campanhas de nutrição de leads. 

Saiba mais sobre o Mautic

Conclusão

Adotar uma estratégia de automação de marketing é uma excelente alternativa para encontrar os clientes ideais e vender mais. Aliar a tecnologia com processos operacionais de marketing torna as equipes mais produtivas e as vendas mais escaláveis.  

Mas o uso da tecnologia não para por aí! Utilizando uma ferramenta de automação junto com um CRM, você consegue armazenar e organizar todos os dados e informações relevantes para toda oportunidade de negócio. 

Combinando as duas ferramentas, as etapas de atração, nutrição e conversão dos leads podem ser consultadas e analisadas a qualquer momento, ajudando a potencializar o relacionamento entre a empresa e os leads.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.