Big Data para vendas: como a tecnologia pode ajudar a sua estratégia?

Nos últimos anos, têm sido notáveis os investimentos em tecnologia e inovação no mercado. Para você ter uma ideia, 9 de cada 10 empresas no Brasil já decidiram […]
Henrique
31/03/2022 | 6 min
dados-big-data-vendas

Nos últimos anos, têm sido notáveis os investimentos em tecnologia e inovação no mercado. Para você ter uma ideia, 9 de cada 10 empresas no Brasil já decidiram buscar pela expansão digital em 2022 e usar a tecnologia como apoio para a transformação de negócio.

O Big Data têm um papel importante neste contexto, ele permite que as empresas tenham mais previsibilidade, melhor alcance de clientes e que as campanhas sejam mais assertivas. Mas, você sabe o que é o Big Data e quais são as suas vantagens?

Os dados são considerados a grande “mina de ouro” dos negócios e de nada adianta ter um enorme volume dessas informações, sem que exista uma inteligência por trás. Ou seja, essa amplitude de dados deve ser utilizada de forma estratégica em prol do objetivo do negócio, podendo ser aplicada em diversos setores e segmentos. 

Quer aumentar as vendas e melhorar seus resultados, usando a tecnologia como aliada? Preparamos este artigo para ajudar você a entender um pouco mais sobre o Big Data para vendas, suas aplicações e vantagens. Continue a leitura! 

O que é Big Data?

O Big Data é um conjunto de dados (estruturados ou não), usados em grande volume, produzidos em escala e em uma velocidade muito alta. Eles são adquiridos através de diferentes fontes e, quando armazenados e organizados corretamente, contribuem para a tomada de decisão nas empresas.

Quais são os 5 V ‘s do Big Data?

Para entender melhor o conceito de Big Data, vamos explicar o que são os 5 V’s, diretamente relacionados ao tema. Além de nos ajudar a entender melhor o conceito, permite que a sua aplicação seja mais clara. Veja só: 

Volume

A produção de dados é realizada em um volume exponencial, ela vem não só dos humanos, mas das próprias máquinas. Com a enorme quantidade de informações disponíveis, fica mais fácil ter uma visão completa e direcionada sobre determinado setor. 

Velocidade

Este é um aspecto crucial ao Big Data, pois para que os dados tenham ainda mais valor (e não fiquem desatualizados), é importante que sejam gerados de forma muito rápida. Assim, eles se tornam mais eficazes e relevantes para as empresas. 

Variedade

Os dados surgem de diferentes fontes, formatos e tamanhos. Eles trazem diversas informações, de uma forma heterogênea. Ou seja, eles não possuem um padrão e, por isso, é fundamental ter o conhecimento técnico para organizá-los de forma estratégica. 

Valor 

Qual será o destino dos dados e como serão aplicados nos seus processos? Afinal, quais benefícios poderão trazer? O valor dos dados está diretamente relacionado às perguntas, pois ele reafirma  a utilidade que eles apresentam para a empresa, reforçando a importância (e o valor)  que possuem para a organização.

Veracidade

Garantir a confiabilidade dos dados é essencial. Por isso, o Big Data permite que exista uma análise sobre a veracidade das informações, para que sejam utilizadas de forma segura e sem erros pelas empresas. Assim, fazem com que as decisões não sejam equivocadas e que tenham um efeito positivo e real para o negócio.

Como vender mais com o Big Data?

Agora que você já entendeu o que é o Big Data, vale explicar um pouco mais sobre as suas vantagens e aplicações para vendas. Vamos lá?

Vender mais e melhor pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, como oferecer o produto certo, no momento e com o preço ideal para o meu cliente? O Big Data pode ajudar nisso e em muitos outros aspectos, fazendo com que a sua campanha seja perfeitamente casada com as ações de Inbound e Outbound Marketing. 

Além disso, existem diversas aplicações interessantes. Trouxemos alguns exemplos: 

  • identificação de melhorias no lançamento de produtos 
  • informações estratégica para os vendedores
  • segmentação mais inteligente das campanhas
  • estudo sobre o comportamento do consumidor
  • registros de CRM mais ricos
  • definição do Ideal Customer Profile, etc.

O fato é que uma empresa que utiliza os dados com inteligência, pode direcionar o time de vendas de forma mais estratégica, ter inteligência geográfica para expandir o negócio, analisar a concorrência e ampliar sua oferta de produtos, com mais segurança de retorno sobre o investimento. 

Sabemos que as vendas envolvem processos muito complexos e que estão interligados a diversos pontos. Seja pelo relacionamento com o cliente, com setores internos da empresa ou até com a sazonalidade de mercado: é preciso, cada vez mais, ter uma postura analítica, e fazer com que a empresa economize tempo, dinheiro e tenha um lucro maior. 

O Big Data ajuda em todos esses aspectos e ainda reforça a automatização dessas etapas, fazendo com que a produção do seu time de vendas seja otimizado. 

Já pensou em entregar a oferta perfeita para o seu cliente e ainda diminuir o seu ciclo de vendas? Pois é, o Big Data também também é vantajoso nesse sentido, pois ajuda o seu negócio a encontrar leads mais qualificados e preparados para a compra. 

Por que investir em Big Data? 

Existem diversos motivos que podem ajudar você a entender porque o investimento em Big Data é tão importante. Talvez, um dos principais deles seja o próprio movimento do mercado. Como comentamos, as empresas (de diferentes segmentos) já se atentaram à importância da tecnologia e sabem o quanto ela ajuda o negócio. 

A sua empresa não deve ficar atrás, é fundamental que você se fortaleça diante da concorrência e tenha processos inovadores. Seja para vender mais, para melhorar o seu poder de negociação ou agregar valor ao produto, é sempre importante ter um olho atento às exigências do consumidor e da concorrência.

Conclusão 

Para além de aumentar as vendas, o Big Data ajuda na manutenção da saúde da empresa, que passa a ter melhores soluções, com a precificação correta e com o impacto certo para o seu público alvo. Por fim, o seu time, seja de vendas ou de relacionamento, compreende melhor os clientes e gera oportunidades muito mais alinhadas com os objetivos do negócio.

Vale observar que o Big Data deixou de ser, há muito tempo, uma solução voltada e limitada apenas para as grandes corporações. Essa tecnologia tem se tornado cada vez mais popular e importante para diferentes setores, podendo ser aplicada em diversos processos.

E então, pronto para implementar o Big Data? Não se esqueça de escolher os parceiros corretos, que poderão ajudar o seu time a ter uma melhor performance e uma postura mais qualificada. Conheça as soluções da Ploomes e com a Neoway e aumente suas vendas! 

Sobre o autor: A Neoway é a maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência artificial para negócios. Oferecemos soluções inteligentes que transformam a informação em conhecimento e geram produtividade e precisão para as estratégias de marketing, compliance, prevenção contra perdas, entre outros. Entre em contato conosco e conheça nossas vantagens! 

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

    Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

    Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

      Seus contatos serão utilizados para envio de e-mails, respeitando a sua privacidade, e é possível cancelar o recebimento de novas mensagens a qualquer momento.