Gestão de equipe de vendas: 7 dicas para gerenciar melhor o seu time comercial

A gestão de equipe de vendas é uma tarefa repleta de desafios. Não é nada fácil recrutar e coordenar talentos, definir processos, delegar e monitorar tarefas, estabelecer metas […]
Henrique
15/12/2021 | 5 min
Gestão de equipe de vendas

A gestão de equipe de vendas é uma tarefa repleta de desafios. Não é nada fácil recrutar e coordenar talentos, definir processos, delegar e monitorar tarefas, estabelecer metas e ainda manter os vendedores engajados e motivados em suas atividades.

Neste artigo, você entender qual é o papel do gestor de vendas, como um time comercial deve atuar e como promover uma gestão de equipe de vendas mais eficiente a partir de 7 dicas fundamentais:

  1. Monte uma equipe de profissionais com perfis diferentes;
  2. Organize o time de vendas pelas etapas do processo comercial;
  3. Padronize o seu processo de vendas;
  4. Evite sobrecarregar os colaboradores;
  5. Saiba reconhecer os esforços do time;
  6. Ofereça treinamentos para os vendedores;
  7. Faça uso de sistema de CRM.

Gestão de equipe de vendas: Qual é o papel do gestor de vendas?

É responsabilidade do gestor de vendas garantir que toda a equipe tenha à disposição os recursos e as condições necessárias para desempenhar suas atividades.

Também é papel de quem ocupa essa posição orientar os vendedores sobre quais estratégias e técnicas são mais adequadas em certos momentos do processo de vendas.

Cabe ao gestor de vendas estabelecer as metas individuais e coletivas para a equipe comercial e monitorar o progresso dos colaboradores em direção aos resultados que se deseja alcançar.

O gestor precisa estar atento a tudo o que acontece em todas as etapas do processo de vendas, desde a prospecção até o pós-vendas.

Saiba mais sobre o papel do gestor de vendas no vídeo abaixo:

Leia também: ​​Performance da equipe: o papel da liderança na produtividade

Como deve atuar uma equipe de vendas?

Uma equipe de vendas precisa atuar de forma alinhada à missão, à visão e aos valores organizacionais, bem como às estratégias do negócio.

É fundamental que haja um bom entrosamento entre os vendedores, mesmo que a equipe seja composta por profissionais com perfis, crenças e opiniões distintas.

O respeito entre os profissionais e o clima harmônico são fatores determinantes para que a equipe alcance a alta performance.

Além disso, é importante que sejam realizadas reuniões periódicas para avaliar os resultados, revisar determinadas ações estratégicas, ajustar a rota e alinhar expectativas entre a equipe de vendas.

Leia mais: Vendedores externos em indústrias: tenha uma equipe mais produtiva

7 dicas de como fazer a gestão de equipe de vendas?

Para gerenciar uma equipe de vendas de maneira mais eficiente e potencializar os resultados, existem algumas boas práticas que você pode implementar no seu time.

Confira abaixo 7 dicas essenciais como fazer gestão de equipe de vendas:

1 – Monte uma equipe de profissionais com perfis diferentes

Equipes diversas podem contribuir bastante para o desempenho das vendas. Busque selecionar vendedores com perfis e experiências variadas, mas que se complementam.

Diferentes pontos de vista favorecem a busca por soluções criativas.

2 – Organize o time de vendas pelas etapas do processo comercial

É importante que você saiba identificar as habilidades do seu time e organizar os vendedores de acordo com as etapas do processo de vendas.

Portanto, não coloque na prospecção um colaborador que tem mais potencial para o fechamento, por exemplo.

Atualmente, é muito comum dividir a equipe comercial. O processo começa com o SDR, Sales Development Representative, profissional que faz a prospecção e passa a bola para o SL, Sales Representativa, que é o consultor de vendas responsável por fechar o negócio. 

Veja também: Funil de vendas e CRM: como melhorar a gestão do seu processo comercial com essas duas ferramentas

3 – Padronize o seu processo de vendas

O processo de vendas que é conduzido seguindo um padrão pré-estabelecido tende a ser mais bem sucedido e contar com menos erros.

Para isso, elabore um roteiro que servirá de apoio para os vendedores. Assim, todos saberão o que, quando e como fazer em cada etapa do processo comercial.

4 – Evite sobrecarregar os colaboradores

Encher os vendedores de responsabilidades e tarefas pode acabar tendo um efeito negativo no desempenho da equipe. A qualidade das entregas e a produtividade pode ficar bastante comprometida.

Portanto, conheça e respeite os limites dos seus vendedores.

Para saber como manter a equipe produtiva por meio de uma performance equilibrada, acompanhe esta MasterClass e descubra se a competitividade pode ajuar ou atrapalhar  a performance do seu time:

5 – Saiba reconhecer os esforços do time

Para manter os vendedores motivados, é importante mostrar que você reconhece e valoriza os esforços que eles fazem na busca por melhores resultados.

Procure oferecer recompensas e faça elogios públicos sempre que uma meta for alcançada.

Veja mais: Como motivar a equipe e sempre bater as metas?

Se você quer descobrir mais sobre como motivar sua equipe, assista a este webinar gratuito com Diego Cordovez, fundador da Meetme é um dos maiores especialista em inside sales do Brasil: Como manter sua equipe de vendas motivada?

6 – Ofereça treinamentos para os vendedores

Um bom gestor comercial precisa ser capaz de identificar a necessidade de treinamentos da equipe, seja para atualizar técnicas de vendas ou preparar os vendedores para exercerem novas atribuições.

7 – Faça uso de sistema de CRM

A tecnologia de automação pode otimizar a forma com que você gerencia sua equipe de vendas.

Com um bom software de CRM, é possível automatizar várias tarefas manuais e ter maior controle sobre o processo de vendas e sobre o desempenho do seu time.

Bom, o que você achou das nossas 7 dicas para gestão de equipe de vendas? Implemente essas boas práticas e ajude a sua equipe a alcançar a alta performance.

Aproveite e assista a este webinar com dicas de como montar uma equipe de vendas que entrega resultados:

Gostou do conteúdo? Então, temos mais um webinar gratuito para você que está enfrentando os desafios de gerenciar uma equipe de vendas a distância, com todas as dicas de como usar a tecnologia à seu favor: Gestão remota de equipes comercias.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.