A teoria do Círculo Dourado (Golden Circle) foi proposta por Simon Sinek e revolucionou a forma como empresas e líderes pensam sobre seu propósito e estratégias de comunicação.
Ela é uma abordagem estratégica que desafia os gestores a colocar o “Porquê”, ou seja, o propósito no centro das atividades do negócio, antes mesmo de considerar o “Como” e o “O quê”, que devem ser etapas posteriores no processo.
Este conceito, na teoria, é simples, mas não deixa de ser extremamente poderoso para a gestão de um negócio. Para explicar tudo o que você precisa saber sobre o Golden Circle, preparamos este conteúdo onde destrinchamos a técnica de Simon Sinek.
O que é Círculo Dourado (Golden Circle)?
O Círculo Dourado (chamado de Golden Circle, em inglês) é um modelo desenvolvido pelo empreendedor Simon Sinek e ajuda a explicar por que algumas pessoas e organizações são mais inovadoras, influentes e bem-sucedidas do que outras.
O conceito de Sinek é sustentado pelo que ele chama de três círculos concêntricos: o “Porquê” (Why), o “Como” (How) e o “O quê” (What).
Para construir o círculo, ele identificou que a maioria das empresas e líderes começa pelo ponto mais externo, focando no “O quê” – se referindo aos benefícios que seus produtos ou serviços oferecem ao público. Em seguida, passam para o “Como” – os processos que utilizam para entregar esses produtos ou serviços.
No entanto, o autor argumenta que os líderes e organizações mais inspiradores começam a traçar suas estratégias a partir do “Porquê” — o propósito, causa ou crença fundamental que os motiva. Este modelo desafia a maneira tradicional de pensar sobre negócios e liderança.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek é um autor, palestrante e consultor britânico-americano conhecido por seus insights sobre liderança e comportamento organizacional. Ele nasceu em Wimbledon, Londres (1973), mas cresceu entre viajando entre a Inglaterra, a África do Sul e Hong Kong.
Anos mais tarde, decidiu finalmente se estabelecer nos Estados Unidos. O autor e empreendedor estudou Direito na City University de Londres e obteve um diploma em Antropologia Cultural pela Brandeis University.
A imagem e fama de Sinek cresceu após sua palestra no TEDxPuget Sound em 2009, intitulada “Como grandes líderes inspiram ação”. Esse vídeo tornou-se um dos mais assistidos no TED Talks, com dezenas de milhões de visualizações.
Entre as suas principais obras, estão os livros “Start With Why” (Comece pelo Porquê) e “Leaders Eat Last” (Líderes se Servem por Último). Ambos se tornaram best-sellers e serviram para consolidar Sinek como autoridade na área de negócios e liderança.
Como surgiu o Círculo Dourado?
Por mais que hoje a ideia do Círculo Dourado pareça algo totalmente lógico, ela só surgiu a partir da observação de Sinek sobre como alguns líderes e organizações eram capazes de inspirar e alcançar níveis extraordinários de sucesso.
Entre seus principais questionamentos, o autor desejava encontrar uma razão para empresas como Disney, Amazon, Apple e Microsoft terem tanto sucesso em suas respectivas áreas e porque cresceram em comparação à concorrência.
Partindo disso, ele percebeu um padrão entre os negócios de sucesso: todos começavam suas comunicações e estratégias com um forte senso de propósito – que o autor chamou de o “Porquê”.
Depois disso, Sinek estudou exemplos históricos e contemporâneos de grandes líderes e empresas, como Martin Luther King Jr., Steve Jobs e os irmãos Wright, e identificou que eles seguiam um padrão semelhante em suas abordagens.
Quais são os benefícios de usar a técnica do Círculo Dourado na sua empresa?
Começar pelo “Porquê” traz uma série de benefícios para os negócios e ajuda empreendedores a se tornarem grandes líderes e referências em suas áreas.
Por isso, se você ainda não usa o Golden Circle, veja as principais vantagens que vai ter ao aplicar essa técnica na sua empresa.
Clareza de propósito
Um dos principais benefícios de aplicar a técnica do Círculo Dourado é a clareza de propósito que ela proporciona. Quando você identifica claramente a razão por trás de algo, é possível alinhar todas as atividades e decisões com base nisso.
Isso ajuda tanto a guiar a direção estratégica da empresa, como inspira e motiva os funcionários, criando um senso coletivo de propósito e significado no trabalho.
Diferenciação no mercado
O mercado cresceu e ainda vai crescer muito graças ao advento da internet e do comércio eletrônico. Sendo assim, empresas que não começam pelo “Porquê”, saem atrás da concorrência na busca pela atenção do público.
Essa diferenciação baseada no propósito é mais duradoura e menos suscetível a ser copiada por outras empresas do mesmo ramo, quase como se fosse uma identidade própria da marca.
Melhora na comunicação
A boa comunicação é o mínimo para o sucesso de qualquer empresa. Comunicar o seu “Porquê” faz a empresa se conectar emocionalmente com as pessoas, e isso torna a mensagem mais poderosa e memorável.
A estratégia aqui é usar mensagens claras e inspiradoras baseadas no propósito. Elas são mais persuasivas e costumam ter maior impacto no público.
Foco e prioridade para tomada de decisão
Tomar decisões estratégicas faz parte da rotina de qualquer empresa, mas nem por isso deixa de ser algo desafiador.
Em casos assim, o Círculo Dourado ajuda os líderes a definir prioridades e manter o foco no que realmente importa. Tendo um “Porquê”, fica mais fácil ter iniciativas, avaliar oportunidades e decidir ações conforme a missão da empresa.
Melhora na atração e retenção de talentos
Se a exigência das empresas por profissionais qualificados está cada vez maior, o mesmo pode ser dito sobre as expectativas dos funcionários com relação às suas funções.
A verdade é que colaboradores querem trabalhar para empresas com propósito claro e sentir que fazem a diferença no dia a dia da organização. Negócios que investem no seu Golden Circle são mais atraentes para talentos que compartilham dos mesmos valores.
A consequência disso é minimizar drasticamente a taxa de rotatividade dos funcionários, mantendo por mais tempo aqueles profissionais com capacidade para entregar ótimos resultados em suas áreas.
Como aplicar a técnica? Confira os 3 passos do Círculo Dourado
Como explicado anteriormente, o Círculo Dourado, de Simon Sinek, não é uma técnica difícil de entender ou de aplicar.
Veja como fazer isso em apenas três passos:
1. Identifique o “Porquê” (Why)
O primeiro passo para aplicar o Círculo Dourado é identificar o “Porquê” da sua organização. Isso envolve descobrir o propósito fundamental que motiva suas atividades e que vai além de lucro e produtos.
DICA: questione a si mesmo por que a empresa faz o que faz. Qual é a causa ou crença central que a move? Esse propósito deve ser autêntico e inspirador, refletindo os valores e aspirações mais profundas do negócio.
2. Defina o “Como” (How)
O próximo passo é definir o “Como” – os valores e princípios que guiam a execução do seu “Porquê”. Isso inclui os processos, a cultura e as práticas que diferenciam sua empresa de outras.
Tenha em mente que o “Como” é o meio pelo qual o “Porquê” se materializa. Isso significa que ele deve abranger as características únicas que garantem que suas ações estejam sempre alinhadas com seu propósito.
3. Descreva o “O quê” (What)
Por último, descreva o “O quê” — os produtos ou serviços específicos que sua empresa oferece. Este é o nível mais visível do Círculo Dourado.
Lembra que o erro da maioria das empresas é começar pelo final? Embora o “O quê” seja importante, ele deve sempre ser comunicado no contexto do “Porquê” e do “Como”, nunca como algo isolado.
Exemplos de empresas que aplicam o Círculo Dourado de Simon Sinek
A técnica do Golden Circle já era aplicada mesmo antes da teoria ser formalizada. Por mais que não tivesse esse nome, a essência de definir o propósito da organização antes de qualquer outra coisa já estava presente em empresas como Walt Disney.
Além dos exemplos citados até aqui, confira outros três negócios que aplicam o Círculo Dourado de Simon Sinek.
IBM
A IBM é um exemplo clássico de uma empresa que utiliza o Círculo Dourado. No próprio site, é possível encontrar o “Porquê” da IBM: impulsionar a inovação e a tecnologia para criar um impacto positivo no mundo.
O “Como” envolve a colaboração com clientes e parceiros para resolver problemas complexos e desenvolver soluções avançadas. Já o “O quê” são os produtos e serviços tecnológicos que a IBM oferece.
SAP
A SAP é uma líder global em software empresarial e define seu “Porquê” assim: ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a vida das pessoas. Esse propósito guia todas as suas inovações em tecnologia e soluções de gestão de negócios.
O “Como” da SAP é o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e a parceria com clientes para entender e atender às suas necessidades. O “O quê” são as soluções de software que a empresa fornece.
Adobe
No caso da Adobe, o “Porquê” é transformar o mundo através de experiências digitais. Este propósito está no centro de tudo o que a empresa faz, impulsionando a inovação em ferramentas criativas e soluções digitais.
O “Como” é a criação de produtos intuitivos e inovadores que permitem aos usuários expressar sua criatividade de maneiras novas e impactantes e o”O quê” são seus produtos, como Photoshop, Illustrator e o Creative Cloud.
O propósito começa pelo posicionamento de marca
Você já deve ter ouvido falar sobre posicionamento de marca, e depois de ler este texto fica ainda mais evidente a importância dele para o sucesso do seu negócio.
Definir um posicionamento é, basicamente, colocar o seu propósito em palavras e informar ao mundo qual sua visão de empresa. E sim, é uma tarefa que precisa ser feita com calma e muita estratégia.
Para ajudar você a alcançar isso, preparamos um conteúdo gratuito sobre posicionamento de marca e quais são os passos para definir o seu!