Guia completo: como definir Missão, Visão e Valores na sua empresa

Descubra como criar a missão, visão e valores da sua empresa e qual a importância de ter esses fatores para sua estratégia de negócios.
Rackel
18/03/2024 | 13 min

Missão, visão e valores são pilares essenciais para uma empresa. Eles objetivam estabelecer a identidade e os propósitos de toda a companhia.

Estes três elementos, uma vez definidos, possibilitam elaborar um planejamento estratégico que engloba toda a organização, tanto no ambiente interno, como externo, definindo a cultura organizacional. 

Portanto, são instrumentos estratégicos cruciais para o desenvolvimento de qualquer negócio, que guiarão as escolhas dos gestores e o desempenho dos funcionários no dia a dia. 

Dessa forma, uma boa gestão deve desenvolver os principais pilares e a cada decisão tomada, avaliar se elas estão de acordo com o estabelecido, garantindo a coesão das ações. 

Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre os conceitos e a importância de cada pilar e como se tornaram decisivos para o engajamento dos colaboradores e líderes, criação de um planejamento estratégico, alinhamento de comportamentos em ações de rotina e na tomada de decisão da empresa.

O que é missão?

Pense na missão como a razão de existir de uma empresa, uma declaração que define o propósito fundamental. De maneira geral, ela responde às questões: por que existe, o que faz, como faz e para quem faz. 

Quando bem definida, de forma clara, concisa e objetiva, facilita a gestão do negócio e contribui para a construção de uma melhor cultura organizacional, deixando bem perceptível sua proposta de valor. 

Peter Drucker, conhecido como “pai da Administração moderna”, ensinou que a missão não se limita apenas a descrever o que uma empresa faz, mas também envolve entender como ela cria valores para seus clientes. 

Sendo assim, eficaz não apenas como definição do propósito da companhia, mas também como inspiração e motivação para seus colaboradores, fornecendo-lhes um senso de direção e significado em seu trabalho. 

Qual a importância de definir uma missão?

A missão traz em sua constituição o propósito essencial da companhia para os seus stakeholders, sejam os colaboradores, clientes, fornecedores ou até mesmo os investidores, e tem como papel principal inspirar e engajar.  

Pense que quando todos os elementos da missão são definidos e propagados claramente, contribuem para determinar a estratégia de crescimento do negócio. Uma vez que com um objetivo bem estabelecido, todos os esforços alinham-se para o sucesso da organização.

Como construir uma missão para sua empresa?

Para construir a missão, é necessário que os gestores identifiquem os valores e objetivos principais da empresa e respondam às perguntas: “O que fazemos?”, “Como fazemos?” e “Para quem fazemos?”. 

Pense que a missão deve ser concisa e inspiradora e deve demonstrar a vantagem criada pela empresa para o consumidor. Qualificar sua oferta, citando critérios que o seu cliente realmente valoriza, mostra que você entende suas necessidades e possui formas de atendê-las. 

Ponto de atenção! Modelos prontos não são a melhor opção para o desenvolvimento da missão da empresa. Reproduzir um conteúdo generalizado, impede a eficiência do planejamento estratégico. Isto se deve por falhar na apresentação da sua identidade. Trabalhar este conceito deve sempre partir de uma análise aprofunda e detalhada do seu negócio.

Exemplos de missão

Google: “Organizar as informações disponíveis no mundo e torná-las acessíveis e úteis para todas as pessoas.”

McDonald’s: “Servir alimentos de qualidade, levando em conta o atendimento simpático e rápido, em um ambiente limpo e agradável.”

Meta: “Possibilitar que as pessoas criem comunidades e se aproximem”.

O que é visão?

A visão da empresa mostra onde ela quer chegar e o que deseja ser no futuro. Desta forma é um meio que permite que o negócio como um todo, compreenda seus desafios, entenda suas forças e utilize de ferramentas adequadas para que realize sua trajetória de maneira eficiente. 

Junto à missão, a visão da empresa contribui para elaboração de uma estratégia mais efetiva, onde as ações, objetivos primários, os secundários e táticas de negócios estarão sempre alinhadas ao objetivo definido.

Qual a importância da visão?

Imprescindível para direcionar as estratégias e projetos, a visão da empresa pode ser entendida como a perspectiva que se tem a longo prazo. 

Qual dimensão deseja atingir, lugar que planeja estar, tipo de cliente tem em vista atender e, o mais importante, se esta é uma visão possível de ser realizada? 

Devemos sempre atentar que a visão pode e deve sofrer mudanças ao longo do tempo para se adequar a um cenário novo, caso se apresente. Como no caso do objetivo ser alcançado ou com o surgimento de novas oportunidades, outras visões podem surgir. 

Como definir a visão da sua empresa?

Para definir a visão, imagine em qual lugar e patamar você quer que a empresa esteja em um futuro específico e articule isso de forma estruturada e séria. 

Pense que para seu objetivo ser alcançado será necessário adotar práticas com indicadores e metas de curto, médio e longo prazo, além de buscar a otimização contínua da cultura organizacional. 

Com a organização em constante desenvolvimento, à medida que segue a estratégia definida, será necessário buscar sinais concretos que indiquem se o caminho escolhido se alinha ao objetivo final. 

E ao contrário do que muitos pensam, não é obrigatório colocar uma única data limite para se alcançar a visão proposta. Pense que um deadline é fundamental para o planejamento estratégico e para acompanhar indicadores, mas não para a visão.  

A visão da empresa precisa ser desafiadora, mas não impossível. Ter em mente um desafio faz com que os colaboradores busquem formas para solucionar o proposto, mas o impossível os desmotiva. 

Ou seja, seu objetivo deve ser factível, mesmo que difícil, e deve ser inspirador o suficiente para engajar interna e externamente.

Exemplos de visão

Amazon: “Nos empenhamos todos os dias para sermos a empresa mais centrada no cliente do mundo, a melhor empregadora e o lugar mais seguro para se trabalhar no mundo.”

Magazine Luiza: “A visão da Magazine Luiza é ser o grupo mais inovador do varejo nacional. A empresa quer oferecer várias linhas de produtos e serviços para a família brasileira, estando presente onde, quando e como o cliente desejar.”

Coca-Cola: “A visão da Coca-Cola é criar marcas e bebidas que as pessoas adoram, para refrescá-las no corpo e no espírito. A Coca-Cola quer fazer isso através de um negócio mais sustentável e construindo um futuro melhor para todos.”

O que são os valores?

Os valores, complementares à missão e à visão, são princípios fundamentais que orientam o comportamento e as decisões de uma empresa. 

Eles definem os valores e comportamentos que compõem as diretrizes para os funcionários, estabelecendo uma filosofia que deve ser adotada por todos para obter resultados positivos e eficazes.

Para que a cultura organizacional se torne forte e coesa é necessário que os valores estabelecidos sejam amplamente divulgados e conhecidos internamente. E em relação ao ambiente externo, estes devem se alinhar com os objetivos do negócio, sendo também relevantes para seu público alvo.

Para pensar nos seus valores: seja objetivo, destaque aqueles que os diferencie de sua concorrência. Trabalhe ideias elaboradas, além do básico “respeito e responsabilidade”. Exemplifique e demonstre em ações, os pontos escolhidos.

Alguns exemplos de valores são: satisfação do cliente, respeito às pessoas, responsabilidade social, atitudes éticas, entre outros.

Na Ploomes, um dos nossos valores é a paixão pelo entendimento.

Qual a importância dos valores?

Valores bem definidos criam uma cultura organizacional coesa e guiam o comportamento ético e responsável. A partir dos valores, a equipe compreende as diretrizes, normas de conduta, atenção aos clientes, ter proatividade e respeitar o local de trabalho. Desta forma é necessário pensar quais posturas e filosofias devem ser adotados pela empresa, compondo a cultura organizacional.

As regras e comportamentos, compartilhadas por todos os colaboradores de uma empresa, fazem parte do corpo da cultura organizacional e devem seguir os valores da companhia.  Estes são definidos por meio da compreensão sobre as necessidades, os costumes e as experiências, adquiridos ao longo da trajetória do negócio.  

Para que os valores da empresa sejam melhor absorvidos pelos colaboradores é preciso trabalhá-los de forma clara e objetiva, simplificando e facilitando sua compreensão por todos. 

Como identificar quais são os valores da sua empresa?

Comece identificando os princípios mais importantes para sua empresa que influenciam nas ações diárias. Entenda os valores já existentes no ambiente de trabalho e analise a pertinência dos mesmo. Busque sempre elementos que tenham relevância para a boa eficiência das relações. 

Pense além do seu entorno social. Identifique quais são os comportamentos que seus colaboradores devem apresentar, tanto ao lidar com clientes como na empresa, e como esta ação auxilia na conquista dos seus objetivos.

Além de olhar para dentro de seu próprio negócio, convém observar o que se passa externamente, no mercado, a fim de compreender que tipo de valor precisa servir como base para a companhia alcançar maior espaço no mercado. 

Este ponto abrange desde demandas de atendimento ao consumidor, relação com fornecedores, até a administração de conflitos internos. 

Exemplos de valores

Alguns exemplos de valores: Integridade, Inovação, Excelência, Responsabilidade Social.

Adidas: apaixonados, autênticos, comprometidos, honestos, inovadores e inspiradores.

Coca-Cola: Inovação, liderança, responsabilidade, integridade, paixão, colaboração, diversidade, qualidade.

Meta: dar voz às pessoas, construir conexões, segurança, privacidade, promover oportunidades econômicas.

Magazine Luiza: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.  

Como comunicar missão, visão e valores internamente?

Comece sempre pela forma que irá apresentar sua missão, visão e valores. Trabalhe conteúdos concisos, diretos e utilize uma linguagem de fácil compreensão, ilustrando com exemplos práticos sempre que couber. 

Comunique por meio de reuniões, treinamentos, e-mails institucionais ou materiais impressos de circulação interna. O objetivo é garantir que todos os colaboradores tenham a oportunidade de ter acesso ao conteúdo e consigam entender os pontos abordados. 

Importante lembrar que um canal para esclarecimento de dúvidas ou sugestões é sempre um bom meio de manter aberta a participação dos funcionários no desenvolvimento e fixação dos pontos pilares estabelecidos. 

Entenda que quando a equipe sabe que há objetivos maiores por trás de cada decisão, utiliza melhor as informações obtidas em suas atividades diárias e contribui para o crescimento da empresa.

Lembre-se! A implementação da missão, visão e valores deve ser reforçada diariamente, em todos os processos realizados por cada funcionário. 

Como comunicar missão, visão e valores para o mercado e consumidores?

Philip Kotler, um influente especialista em marketing, destaca a importância de comunicar a missão, visão e valores de uma empresa para o mercado e consumidores como parte integrante e eficiente da estratégia de marketing. 

Na busca por uma comunicação mais assertiva é necessário entender quem são seus clientes. Através desta informação é possível trabalhar a segmentação do mercado com mais precisão, compreender como atender melhor às necessidades do seu público e desenvolver uma linguagem eficaz. 

Direcionar recursos para os canais e mensagens certas maximizam a probabilidade de alcançar e engajar seu público-alvo.

Algumas sugestões para efetivar sua mensagem: integre seus pontos principais na sua estratégia de comunicação. Destaque seu propósito e suas diferenças. Use narrativas de fácil compreensão. Engaje os consumidores. Trabalhe com transparência e autenticidade. 

Pense em seus canais de comunicação para propagar sua missão, visão e valores. Espaço dedicado no site, redes sociais e campanhas publicitárias, são alguns dos espaços que podem ser utilizados para destacar seu compromisso com clientes, colaboradores e funcionários.

Como missão, visão e valores se alinham à estratégia da empresa?

Podemos dizer que sem os três pilares, missão, visão e valores, não é possível desenvolver um bom planejamento estratégico, que alcance os objetivos esperados. As diretrizes estratégicas estão intrinsecamente ligadas aos elementos extraídos deles.

Entenda que a missão é o pilar que sustenta o direcionamento da empresa, sendo aquilo que os gestores buscam passar aos colaboradores. Já a visão, seria o projeto de longo prazo. 

Ao passo que os valores serão o reflexo da personalidade do seu negócio. Estes três pontos devem estar alinhados ao planejamento estratégico, fornecendo uma base sólida para decisões e ações corporativas, colaborando para definir metas e direcionar esforços.

Conclusão

Missão, visão e valores são fundamentais para o sucesso empresarial, proporcionando uma cultura organizacional forte, inspiradora e ética, que orienta as ações e guia o crescimento do negócio. Resumindo, a missão é o motivo pelo qual a empresa existe e trabalha todos os dias. 

Já a visão é uma declaração da organização sobre o objetivo que deve ser alcançado a longo prazo. E os valores são os princípios a serem seguidos por todos na empresa e deve ser perceptível aos clientes.

Esses princípios estimulam não só o planejamento estratégico, como contribuem para uma gestão de performance mais eficiente, uma vez que apresentam o que o negócio é em essência. Esta compreensão permite uma maior clareza nas metas e no caminho a ser seguido para alcançar os melhores resultados. 

O que também possibilita colocar em ação um conjunto de práticas contínuas de análise de performance, que visam melhorar o desempenho individual e coletivo.

Ao pensar e trabalhar a missão, visão e valores, devemos nos basear em variáveis concretas. Pois assim como o mercado está em constante evolução, as empresas também estão e devem revisar seu planejamento com frequência, o que pode gerar uma redefinição de alguns pontos trabalhados. 

Entre as práticas adotadas para uma comunicação coesa dos seus pilares podemos citar, por exemplo, a definição de metas claras alinhadas aos objetivos estratégicos, o monitoramento constante do progresso, o fornecimento de feedback e o desenvolvimento das competências dos colaboradores. 

Entenda que divulgar bem seus pilares pode alavancar as ações da empresa. Mas vale lembrar que mesmo que haja investimento em comunicação, com o objetivo de explicar à equipe e ao mundo sobre seus princípios, somente por meio de ações eficientes e idôneas é que se pode demonstrar sua função e posição efetiva.

Um bom começo para definir missão, visão e valores é conhecer bem seu público. A Ploomes preparou um infográfico gratuito onde ensina como definir seu Perfil de Cliente Ideal (PCI). Conheça o passo a passo para identificar quais são as características do seu cliente ideal.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos