Benefícios do CRM para eventos

Neste artigo nós vamos te explicar como o CRM pode auxiliar na manutenção do relacionamento com clientes e leads do seu evento. Confira!
Ploomes
24/02/2023 | 5 min

Muitos aspectos diferentes estão envolvidos durante o processo de gestão de eventos, e é por isso que um sistema de CRM para eventos online pode te auxiliar.

Eles facilitam a gestão todos os contatos e leads que chegam ao seu evento, seja por qualquer canal que tenham vindo.

Neste artigo nós vamos te explicar como o CRM pode auxiliar na manutenção do relacionamento com clientes e leads do seu evento. Confira!

O que é o sistema de CRM?

CRM é a sigla para “Customer Relationship Management”, ou seja, gestão de relacionamento com o cliente.

Sendo assim, o sistema de CRM é um software utilizado por grandes empresas para que possam gerenciar todos os seus clientes, leads, oportunidades de vendas e contas.

Através desse tipo de software, você consegue gerenciar todas as informações referentes aos consumidores que tenham entrado em contato com a sua empresa recentemente. Tornando-o assim, uma ótima ferramenta para mapear o contato com vendedores.

Dessa forma é possível entender padrões nas compras dos seus clientes e pensar em melhores estratégias de como vender mais, ou melhorar o atendimento.

O software de CRM dispensa o uso de planilhas ou documentos desconexos, com várias informações separadas que podem acabar se perdendo. Nele, tudo fica concentrado em apenas um lugar.

Além de ser uma opção mais segura de armazenamento dos dados dos seus clientes, evitando assim os riscos de que eles acabem vazando, prejudicando os seus contatos ou a imagem da sua empresa.

Essa plataforma auxilia na captação de dados para manutenção do relacionamento com o seu cliente. Os dados vão desde nome, telefone, cargo, e-mail até informações detalhadas sobre os contatos com sua empresa.

Quais os benefícios do CRM para eventos?

Eventos podem ter muitas metas de resultados, mas independente de qual seja o seu objetivo, se você utilizar uma plataforma de eventos online completa, aliada a um sistema de CRM, você irá gerar uma base de leads mais robusta.

Isso porque a plataforma do seu evento vai compilar todos os dados que você precisa, isso envolve nomes, e-mails, cargos e outros dados importantes que você tenha coletado. Enquanto o sistema de CRM auxilia na gestão desses contatos.

Veja em detalhes os benefícios da utilização do CRM para eventos:

Faz parte da estratégia de pós evento

Apesar de fazer parte da estratégia de pós-evento, você não precisa começar após a finalização da produção.

Conectando a plataforma do seu evento a um sistema de CRM, permite que você tenha acesso a todos os contatos que deixaram nome, e-mail e telefone na sua landing page, seja para lista de espera, obter descontos ou se inscrever no evento.

E isso começa durante a divulgação, permitindo que desde cedo seja feito o primeiro contato para construção de um relacionamento com os participantes.

Informação em apenas um lugar

Em vez de gerar uma grande quantidade de contatos que podem acabar se perdendo em inúmeras e longas planilhas, você terá todos os dados e informações adquiridos no seu evento em um só lugar.

Dessa forma, tudo fica centralizado e nenhuma informação irá se perder, melhorando os seus indicadores e possíveis taxas de vendas.

Automatiza processos

Com um sistema de CRM para eventos, você pode automatizar processos manuais que antes levariam muito mais tempo para serem concluídos.

Como por exemplo, a análise de contatos, manutenção da comunicação, envio de convites para futuras produções e acompanhamento de futuras vendas.

Um evento sempre acaba gerando muitos dados que a gestão pode ter acesso e usar a seu favor, mas é necessário que se saiba trabalhar com eles para não acabar se prejudicando.

Melhora o relacionamento com os participantes

Criar um relacionamento com os participantes e mantê-lo saudável é extremamente importante.

E com uma plataforma de CRM você pode gerenciar todos os contatos obtidos no seu evento, mantendo a comunicação, enviando e-mails personalizados e específicos para toda a sua base.

Com esse sistema e o seu trabalho, você consegue mostrar que se importa e quer conhecer os seus participantes, podendo gerar até clientes mais fiéis.

Mais segurança

Com a LGPD sendo cada vez mais importante, o uso de uma plataforma de CRM para eventos se faz necessário para garantir a privacidade dos seus contatos.

Principalmente para eventos que coletam informações sensíveis, como telefone pessoal, e-mail e outros dados que interfiram na vida das pessoas.

Portanto, tenha em mente que a plataforma de CRM que você escolher deve ser confiável. Evite problemas com a segurança e possíveis consequências da quebra de confiança da LGPD.

Permite gerenciamento de leads

Com o auxílio de um sistema de CRM para gerenciar os dados de leads durante um evento, fica tudo mais fácil. São gerados insights para ajudar a processar da melhor forma possível.

Esse tipo de sistema também gera todo um histórico de interações, todos os cliques em seu site, cadastro e contatos mantido com o lead.

Acompanhamento de funil de vendas

Para quem entende de vendas e marketing, sabe que o funil de vendas é parte importante do fechamento de alguma venda e transformação de um lead em um cliente.

Dependendo da sua estratégia, esse funil pode começar no seu evento com o primeiro contato com os participantes, auxiliando a selecionar as personas, ou seja, clientes ideais para o seu evento.

Para que então, a sua área comercial entre em contato com cada um deles, registrando todos os passos na plataforma de CRM, e possa futuramente fechar uma venda.

Mesmo se a venda não for fechada em um primeiro momento, pode continuar sendo feito o follow up e amadurecimento de contatos através da nutrição da base de e-mails.

Conclusão

Eventos são ótimas ferramentas de geração de leads, ainda mais se você conta com uma plataforma que centraliza toda a criação de sua produção e gerenciamento da mesma, em um só lugar.

E é isso que a Evnts faz! Conheça a plataforma mais completa para criação de eventos online, com geração de dashboards ao fim do evento, envio de certificados e venda de ingressos!

Se você precisa de um CRM para gestão dos leads, conheça o Ploomes:

banner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.