Dentro de uma estratégia de marketing digital existem muitos termos importantes a serem conhecidos e monitorados. O CTR (Click Through Rate) é um ótimo exemplo disso, já que se trata de uma métrica que impacta diretamente no custo e no desempenho de uma campanha.
O CTR é um fator de influência para a eficiência das páginas no rankeamento orgânico, mensurando a taxa de cliques. Dessa forma, ele identifica se o anúncio está performando como deveria e está trazendo os melhores resultados para a empresa.
A seguir, a Ploomes esclarece todas as principais dúvidas sobre o CTR, explicando sua relação com outros termos populares no marketing digital e ensinando como calcular e otimizar essa taxa tão importante.
Boa leitura!
O que é CTR?
Toda campanha de marketing digital possui um objetivo em comum: receber cliques dos usuários nos locais ou páginas indicados, para que convertam e se tornem leads qualificados.
Ao criar um anúncio, porém, é necessário não somente otimizá-lo para que alcance o maior número de pessoas, mas torná-lo atrativo para que as pessoas interajam com o conteúdo por meio de cliques.
O CTR, por definição, é a taxa que mensura a quantidade de cliques recebidos em uma publicação. Ele é utilizado para avaliar o desempenho das palavras-chave, anúncios e listagens gratuitas (buscas orgânicas) no Google ou nos demais buscadores online, como Bing e Yahoo.
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Para que serve o CTR?
O marketing evolui conforme as tecnologias evoluem. Atualmente, o mercado está se tornando cada vez mais competitivo e trabalhar baseado em boas estratégias se tornou uma questão de sobrevivência digital para as empresas.
A taxa de cliques (CTR) busca, por meio de dados concretos, validar ou invalidar o desempenho atual de uma campanha de anúncios e outras estratégias digitais, como posts de blog, e-books, landing pages, etc.
Pense o seguinte: você não quer desperdiçar nenhum recurso da sua empresa, certo? Para isso, é indispensável entender quais são e onde estão os erros e acertos que está cometendo. Assim, é possível fazer investimentos certeiros e realizar ações precisas e com maior chance de sucesso para o negócio.
O CTR serve, em resumo, para evidenciar qual a real eficiência do trabalho de marketing da empresa, indicando quais campanhas e conteúdos estão cumprindo com seus objetivos e quais necessitam de melhorias.
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Como saber se meu CTR está bom?
Não existe uma resposta única para qual é o CTR ideal de um conteúdo. O Google estima que a taxa de cliques de um bom material fica em torno de 2% a 10%, com base no número total de impressões – adiante, mostramos como você pode calcular o CTR.
Um consenso, porém, é de que uma CTR alta é um ótimo indicador de que o público-alvo está gostando e considerando úteis e relevantes os conteúdos e anúncios publicados pela empresa, juntamente com a seleção correta de palavras-chave e outros elementos de segmentação.
Lembre-se de que, quando o assunto é taxa de cliques, quanto mais os seus anúncios, palavras-chave e listagens estiverem relacionados entre si e à sua empresa, maior será a probabilidade de o usuário clicar no conteúdo depois de pesquisar sua frase de palavra-chave.
Como calcular o CTR?
Para calcular o CTR é simples. A taxa de cliques é o número de cliques recebidos em uma publicação dividida pelo número de vezes em que ela foi exibida (impressões). A fórmula fica a seguinte: impressões / cliques = CTR.
Exemplo: seu anúncio obteve 50 cliques e 500 impressões. 500/50 = 10%. A CTR foi de 10%.
Qual a relação entre CTR, CPM, CPC e CPA?
Além da taxa de cliques (CTR), outras métricas importantes para conhecer e trabalhar de acordo com seus resultados são o CPM, CPC e CPA. A seguir, explicamos o que significa cada uma delas e como avaliá-las.
CPM – Custo Por Mil
O CPM diz respeito ao custo gerado à empresa por cada mil impressões recebidas em uma publicação.
Esse é um formato de precificação bastante utilizado em sites de anunciantes que possuem um alto nível de tráfego orgânico, como sites de portais de notícias, blogs ou até mesmo as plataformas de redes sociais, como YouTube, Instagram e LinkedIn, por exemplo.
O Custo Por Mil utiliza duas variáveis principais para estipular um valor: o tráfego do local onde vai ser anunciado e a posição na página.
Os valores variam de acordo com cada veículo, rede social ou demais espaços online onde ocorre a divulgação, mas a tendência é de que quanto mais ao topo da página o anúncio estiver, mais caro ele se torna.
Lembre-se de que o CPM não tem relação com cliques, mas com impressões. Se o conteúdo tiver 10 mil impressões, mas nenhum clique, a cobrança será feita da mesma forma independente do interesse do usuário na campanha.
CPC – Custo Por Clique
Muito cuidado para não confundir o CPC com o CTR. Enquanto um diz respeito à taxa de cliques de um anúncio ou conteúdo orgânico (CTR), o outro (CPC) trata do Custo Por Clique. Ou seja, o anunciante só paga pelos usuários que, de fato, clicarem no anúncio.
Esse modelo é bastante utilizado nas plataformas de mídia paga do Google (ADS), Facebook/Instagram, LinkedIn, entre outros. Sua taxa de sucesso costuma estar mais relacionada a estratégias que buscam aumentar o tráfego para páginas específicas de um site ou atingir a meta de vendas em determinado período.
A principal vantagem do CPC é que ele fornece um número real e exato da performance do anúncio, mostrando exatamente quantas pessoas clicaram no conteúdo e para onde foram direcionadas.
CPA – Custo Por Aquisição
O CPA é uma das métricas mais caras. Nela, o anunciante só paga pelo custo da campanha quando atingir a conversão do cliente, que pode ser através de uma venda, download de algum material, preenchimento de dados em uma landing page, assinatura de newsletter, entre outros.
O investimento no CPA é um dos mais altos, mas também costuma ser extremamente eficiente na captação de leads qualificados.
Isso ocorre porque a conversão só será feita pelos usuários que estiverem realmente interessados nos conteúdos, produtos ou serviços de uma empresa.
Se o produto ou a finalidade da sua campanha não tiverem uma ampla margem de lucro, talvez a estratégia de CPA não seja a mais indicada para você, afinal, o investimento seria alto e o retorno baixo.
Como aumentar o CTR?
Aumentar a taxa de cliques é o sonho de qualquer estrategista de marketing digital. Para isso, listamos 7 dicas que vão ajudar a tornar o conteúdo otimizado e atrair maior interesse do público-alvo.
1- Título chamativo
O título do conteúdo é a primeira coisa a ficar visível para o usuário e, por isso, precisa ser cativante e atraente, instigando-o a clicar e interagir.
Títulos claros e objetivos, mas persuasivos e inteligentes, costumam ter maior taxa de sucesso, fazendo com que haja o interesse em saber mais sobre o que está sendo exibido.
2- Imagem chamativa
A imagem que acompanha o conteúdo também é importante para atrair a atenção do usuário. A imagem deve ser relevante para o assunto do conteúdo e ter um visual atraente para que o usuário se sinta mais motivado a clicar.
3- SEO e palavras-chave
As palavras-chave são importantes para o Search Engine Optimization (SEO) e ajudam a melhorar a visibilidade do seu conteúdo nos resultados da pesquisa.
Lembre-se, no entanto, de usar palavras-chave relevantes para o seu conteúdo – não se baseando apenas pela quantidade de buscas.
4- Escreva uma meta-descrição inteligente
A meta-descrição é um breve resumo do conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa nos buscadores. Utilize-a para descrever o conteúdo de maneira clara e atraente para os usuários, incluindo as palavras-chave.
5- Torne o conteúdo legível
O conteúdo deve ser fácil de ler e entender, sem exigir grandes esforços de raciocínio para o usuário.
Para isso, priorize a utilização de parágrafos curtos, frases simples e diretas, evitando o uso de jargões e palavras complexas. Uma linguagem robusta não significa uma linguagem difícil.
6- Inclua CTA
O Call-to-action (CTA) no conteúdo serve para incentivar o usuário a clicar em links ou botões presentes no anúncio ou conteúdo orgânico. No CTA, utilize frases ou palavras claras e diretas.
Exemplo: Clique aqui e saiba mais / Descubra agora / Tenho interesse em receber o material, etc.
7- Otimize para dispositivos móveis
Certifique-se de que o conteúdo é otimizado para dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks, entre outros).
A maioria dos usuários acessa a internet por meio de dispositivos móveis, ou seja, um conteúdo que não é responsivo para essas tecnologias pode afetar de forma negativa a experiência do usuário.
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