4 Ferramentas de inside sales para aumentar suas vendas

O uso de ferramentas de inside sales simplificam o trabalho e ajudam a aprimorar as abordagens para garantir mais negócios. Veja como!
Tayrane
31/08/2022 | 9 min
ferramentas de inside sales

Times de Inside Sales são extremamente importantes para alavancar as vendas de uma empresa. 

Equipes focadas em fechar negócios de maneira remota podem otimizar o processo de venda e aumentar a produtividade da equipe. Além disso, o inside sales também ajuda a melhorar a comunicação com os clientes e aumentar as taxas de conversão. 

Mas para isso, a tecnologia é essencial. É por isso que reunimos neste post algumas das ferramentas de inside sales obrigatórias para qualquer time. Confira e comece a usar agora mesmo. 

O que é Inside Sales? 

De maneira geral, Inside Sales significa vendas internas. Ou seja, são aquelas transações comerciais onde não há necessidade de deslocamento por parte do vendedor até a empresa do cliente. 

Esse processo de venda acontece por meio de canais de comunicação on-line, como e-mail, chat, redes sociais, chamadas de vídeo e, também, por telefone. 

Os vendedores inside sales se concentram principalmente em estabelecer uma relação com os clientes e, em seguida, fazer a venda usando esses canais. 

Essa é uma maneira mais assertiva e econômica de fechar negócios, e isso acontece por diversas razões.  

A primeira é o baixo custo de operação se comparado com as vendas externas. O Inside Sales ajuda a economizar custos operacionais ligados ao deslocamento de vendedores, como transporte e acomodação. 

Além disso, o inside sales aumenta a produtividade da equipe de vendas. Isso é possível porque os vendedores dentro do escritório podem acessar uma base de dados para identificar e abordar potenciais clientes. 

A produtividade dos times de vendas também aumenta com o inside sales. Isso porque é possível contatar diversos prospects em um mesmo dia para fazer reuniões, demonstrar o produto ou serviço e até mesmo fechar negócios sem a necessidade de deslocar nenhum vendedor. 

Nesse sentido, a tecnologia é usada para aumentar a produtividade e a eficiência. É por isso que o uso de ferramentas de Inside Sales são essenciais para todos os vendedores.

Clique aqui e aprenda tudo sobre Inside Sales e veja como colocar em prática na sua empresa

Benefícios do uso de ferramentas de inside sales

O uso de ferramentas de inside sales simplificam o trabalho das equipes e também ajudam a aprimorar as abordagens com os clientes para garantir mais negócios.

Conheça a seguir os principais benefícios de usar ferramentas nas vendas:

Facilitam o trabalho e ajudam a economizar tempo

Especialistas afirmam que conseguimos armazenar aproximadamente sete itens na memória de curto prazo por cerca de 20 a 30 segundos. Para não correr o risco de esquecer os detalhes cruciais de seus clientes, o ideal é manter todas as informações organizadas com as ferramentas certas.

Com isso é possível: 

  • Automatizar boa parte das tarefas que são feitas manualmente;
  • Acompanhar as atividades que são importantes para aumentar as vendas;
  • Encontrar tudo o que você deseja em uma estrutura organizada;
  • Concentrar seus esforços em ações mais estratégicas.

Criar relacionamento com os clientes

As ferramentas de inside sales ajudam as equipes a acelerarem o tempo de resposta. Alguns clientes podem se sentir negligenciados devido à falha ou atraso na resposta, Com isso, eles acabam perdendo o interesse e se aproximam dos concorrentes.

Claro que é um desafio dar a cada cliente a mesma atenção quando as equipes têm diversas outras atividades para fazer. Esta é uma das razões pelas quais é preciso  aproveitar toda a tecnologia disponível.

Com ferramentas de inside sales, as equipes conseguem: 

  • Se manterem informadas e receber todas as atualizações sobre os clientes e prospects;
  • Receber alertas sobre tarefas e compromissos;
  • Ser notificado sobre o e-mail dos clientes e responder às suas dúvidas e questionamentos em tempo real;
  • Acompanhar a conversa dos clientes para ficar no caminho certo e manter um bom relacionamento com eles;
  • Verificar o nível de interesse do cliente em potencial e planejar adequadamente os próximos passos.

Vendedores disponíveis em qualquer lugar

A oportunidade de venda pode bater à sua porta a qualquer momento. Dessa forma, é preciso estar preparado. 

Imagine que você recebe uma ligação ou um e-mail para obter informações sobre preços ou produtos quando estiver viajando para um evento ou uma reunião com um cliente. Sendo assim, não dá para deixar o potencial cliente esperando simplesmente porque você não tem acesso aos seus dados.

Ao utilizar ferramentas de inside sales, é possível acessar todas as informações dos prospects de qualquer lugar, atualizar informações a qualquer hora do dia e ainda tomar decisões rápidas com informações de vendas facilmente acessíveis. 

Mais transparência no processo de vendas

Hoje em dia, a maioria das ferramentas de inside sales funcionam na nuvem, então tudo é armazenado em um local centralizado. Sendo assim, todos os vendedores da empresa podem acompanhar cada detalhe da jornada de compra de um prospect. 

Essas plataformas aprimoram a colaboração entre os colegas e criam sinergia entre as equipes. Todos os funcionários da organização podem facilmente compartilhar informações e debater novas ideias para aumentar a margem de vendas. Com isso, todos estão na mesma página.

Além disso, com ferramenta de inside sales é possível: 

  • Colaborar com colegas de equipe em diferentes cidades;
  • Visualizar toda a comunicação de qualquer colega de equipe para lidar com os negócios em sua ausência;
  • Acompanhar como os melhores vendedores estão interagindo com os clientes para aprender táticas ainda mais eficazes para vender melhor.

4 ferramentas de inside sales

Listamos as principais ferramentas de inside sales que vão ajudar a aprimorar o seu processo de vendas internas. Confira. 

1. CRM

Esta é uma das ferramentas de inside sales mais essenciais para o trabalho dos vendedores. 

Sigla para customer relationship management, o CRM é uma plataforma que ajuda a organizar e analisar informações sobre os clientes, como histórico de compra, preferência, recomendações, contatos, entre outros.

A utilização dessa ferramenta pode aprimorar o relacionamento da empresa com os clientes, auxiliar na captação de novos clientes e, consequentemente, aumentar as vendas.

O CRM conta com diversas funções que permitem melhorar o conhecimento acerca de cada cliente e prospect, apoiando os vendedores durante todo o processo de prospecção e venda. 

Além disso, o uso do CRM como ferramenta de inside sales permite o acompanhamento do gestor comercial sobre o trabalho executado por cada vendedor.

Para tornar o entendimento mais palpável, trazemos abaixo algumas funcionalidades que você poderá encontrar em um sistema de CRM:

Conheça o Ploomes CRM. O software permite explorar todo o potencial de sua carteira com relacionamentos mais próximos, controlados e proativos. 

2. Ferramentas de videoconferência

Se as vendas internas não exigem que equipes se desloquem para fazer negócio, plataformas de reunião on-line são mais uma ferramenta de inside sales muito importante para as empresas. 

Através delas, é possível conversar “cara a cara” com prospects ao redor do mundo sem a necessidade de estar presente fisicamente. Mas os benefícios das videoconferências vão muito além de reduzir custos com viagens. 

Com reuniões online é possível melhorar a comunicação e as relações comerciais, entrar em contato com diversos prospects em um único dia e utilizar recursos de compartilhamento de tela para tornar a reunião mais visual. 

Antes de escolher uma ferramenta de videoconferência para adotar em sua empresa, é preciso que elas contenham: 

  • Opção de compartilhamento de tela;
  • Bate-papo integrado;
  • Sem limite de duração entre as chamadas.

Dentre as principais plataformas, estão o Google Meet, Zoom e Microsoft Teams. Todas elas oferecem versão gratuita e paga. 

3. Gestão de atividades

Todos os vendedores precisam lidar com diversas tarefas diariamente, por isso, utilizar uma ferramenta que organize todas as demandas individuais é muito importante para aprimorar a produtividade dos times de inside sales. 

Atualmente, uma das plataformas mais usadas é o Trello, um sistema simples e intuitivo que permite gerenciar todas as atividades individuais e da equipe.

Com ele é possível criar quadros para organizar qualquer projeto que está sendo trabalhado, compartilhar com outros membros do time e acompanhar o progresso das atividades. 

Através de cartões, você deve descrever os detalhes das atividades e, quando forem concluídas, movê-las de uma lista para a outra.  

O Trello permite a integração com várias outras ferramentas de inside sales, o que pode tornar o trabalho ainda mais eficiente e organizado. Além disso, é possível anexar documentos nos cartões para encontrar mais facilmente os dados necessários para concluir uma tarefa. 

4. Redes sociais 

Assim como uma rede social tradicional, o LinkedIn permite que você se conecte com outros usuários. Mas nesse caso, esses usuários são potenciais clientes. 

Embora possa parecer simples somente enviar uma solicitação para fazer parte da rede de um prospect, há muito mais a ser feito para transformar suas conexões em clientes. 

Para que o LinkedIn seja umas das ferramentas de inside sales a serem usadas na estratégias de vendas,

  • Ter um bom perfil com todas as suas informações; 
  • Engajar com publicações que façam sentido para o seu negócio;
  • Participar dos mesmos grupos que seu prospect faz parte;
  • Adicionar os clientes em potencial para estreitar o relacionamento. 

Veja mais sobre como vender no LinkedIn no vídeo abaixo:

Você também pode se interessar: Como fazer a prospecção de leads pelo LinkedIn

Conclusão

A tecnologia traz ao time comercial um controle total sobre o processo de vendas e ajuda os vendedores a manterem relacionamentos duradouros com os clientes. 

Nesse sentido, o uso de ferramentas de inside sales pode ajudar os times de vendas a aumentarem seus resultados e superarem suas metas. 

Se você ficou interessado em impulsionar os negócios do seu time, então você precisa conhecer o Ploomes, a ferramenta da maior empresa de CRM da América Latina. 

Com a ferramenta, é possível explorar todo o potencial dos seus contatos a partir de relacionamentos mais próximos e proativos.

O CRM centraliza todos os dados da sua área comercial, mantendo todas as informações da sua base em um ambiente único, intuitivo, seguro e de fácil acesso. Além disso, você pode ter acesso a toda a linha do tempo de um contato, assim é possível entender o que acontece no seu funil, desde a chegada do lead até o envio da proposta.

O Ploomes também permite criar regras de relacionamento e alertas e é extremamente personalizável, permitindo a configuração de mais de vinte tipos de campos.

Tá esperando o que para ter maior controle do seu processo de vendas? Clique aqui e conheça o Ploomes.

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.