Blog da Ploomes
Área comercial de uma empresa passando por um processo de aprendizagem

[GUEST POST] Como a aprendizagem pode ser uma estratégia aliada para a área comercial?

A aprendizagem organizacional é uma estratégia muito importante dentro das empresas, deve ser acompanhada de perto e incorporada na cultura organizacional para bons resultados dos profissionais e do negócio como um todo.

Mais do que metodologias de treinamento e desenvolvimento, a aprendizagem é um processo extenso que reúne pessoas, ideias, ações e vai além de conhecimentos técnicos.

Olhar para esse processo dá grandes ganhos nos mais diversos times e ela pode ser desenhada para os mais diferentes objetivos e pessoas. Você sabe o que é a aprendizagem organizacional e como ela pode ajudar sua empresa, especialmente a área comercial?

 Saiba mais sobre isso agora mesmo!

O que é aprendizagem organizacional?

A aprendizagem corporativa se dá pela aquisição de conhecimento a partir de diferentes formas. Mais do que apenas processos formais, a aprendizagem é uma ação contínua, formada por práticas, experimentações, trocas de experiências, entre outros.

Sendo assim, incentivar a aprendizagem dentro da empresa é muito mais do que criar uma agenda de treinamentos, mas sim sobre incentivar que suas pessoas se desenvolvam profissional e até mesmo pessoalmente de forma constante no ambiente de trabalho.

Mesmo que a aprendizagem seja diferente para cada indivíduo, ela não acontece apenas de modo individual e o crescimento de cada colaborador contribui para o desenvolvimento dos colegas, equipes e negócios.

A aprendizagem é um conjunto de processos, certo? Para que você entenda ainda melhor como ela pode ser fomentada em uma área comercial, confira alguns desses fatores:

Experiências próprias

Uma das grandes formas de aprendizado e de assimilação de conhecimento é através de vivências. Portanto, viver e compartilhar experiências positivas e negativas fomentam o crescimento dos profissionais que passam a revisitar seus erros e acertos e constroem estratégias melhores para o futuro.

Compartilhamento e trocas de ideias

Mais do que viver experiências, é importante compartilhar com o próximo, não é mesmo? O aprendizado também se forma através dessa troca, afinal, quando um profissional obtém conhecimentos e dissemina para seus colegas, maior é a gestão do conhecimento da área comercial.

Mesmo que de forma informal, a troca de ideias gera grandes insights e, valorizar a conversa e o compartilhamento, é essencial dentro dos negócios.

Aprendizagem prática

Nada melhor do que colocar teorias em prática, logo, essa é uma grande forma de aprendizagem dentro das organizações. Também chamada de aprendizagem ativa, ela acontece com a prática dos conhecimentos teóricos adquiridos na educação formal e essa ação ajuda a fortalecer as informações assimiladas.

Exemplo dos líderes

Naturalmente, as pessoas se espelham em outros para moldar sua conduta. No caso das empresas, os líderes são esses grandes exemplos, afinal, são eles o contato entre colaboradores e estratégias. Tanto na postura profissional e pessoal, os gestores são essenciais para guiar a aprendizagem, portanto, investir no treinamento dessas pessoas é crucial.

Aprendizagem sistêmica

Essa forma de aprendizagem está baseada na empresa como todo, não apenas em ações individuais dos funcionários. Ao analisar os processos e estrutura interna, o colaborador tende a entender melhor como as atividades são realizadas e as decisões são tomadas. Sendo assim, é natural que sejam visualizadas falhas e oportunidades, incentivando a inovação e desempenho. 

Powered by Rock Convert

Cultura organizacional

Tudo o que compõem a identidade da empresa ajuda a formar os conhecimentos dos seus colaboradores. Estas informações geralmente são construídas coletivamente e impactam diversos públicos, desde os funcionários, fornecedores, parceiros e até mesmo as pessoas externas à companhia.

Ter uma cultura de aprendizagem fortalece a construção do conhecimento dentro de uma organização e dá diversos benefícios para indivíduos e times, como:

  • Atividades cada vez mais eficientes;
  • Colaboradores mais motivados e engajados;
  • Ambiente propício à inovação;
  • Maior produtividade;
  • Melhoria no clima organizacional;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Aumento da satisfação do cliente.

Como aplicar a aprendizagem organizacional em sua área comercial?

Agora que você sabe mais sobre aprendizagem, certamente está se perguntando como aplicar ainda mais na prática, não é mesmo? Mais do que incentivar todas as formas de aprendizagem que citamos, estimular o colaborador através de diversas metodologias faz muita diferença para seus resultados de uma área comercial.

Preparar seus colaboradores deste setor é essencial, afinal, são eles que buscam por novos clientes e agregam valores financeiros para seu negócio. Confira algumas ações que podem ser implementadas e, certamente, farão muita diferença em seu setor!

E-learning

O modelo home office é cada vez mais realidade dentro dos times comerciais e tende a ficar, mesmo pós pandemia. E não é porque seu time não está na empresa fisicamente que a aprendizagem deve ser deixada de lado.

É preciso atuar com estratégias que não coloquem barreiras para o aprendizado de todos os colaboradores. Por isso, o e-learning é um grande aliado nesse momento.

Esse modelo trata-se do uso de tecnologias para compartilhar o aprendizado. Com ele, através de plataformas diversos conteúdos podem ser disponibilizados e consumidos pelos seus talentos. O e-learning é 100% online e pode ocorrer quando e onde o aluno desejar, deixando-o com grande protagonismo de sua jornada de aprendizagem.

Para aplicar o e-learning, é importante entender quais são as necessidades dos seus times, quais temas são prioritários, metas e objetivos para que se tracem estratégias para treinamento e desenvolvimento.

Gamificação

Uma das grandes tendências da aprendizagem, a gamificação é uma metodologia que cresce cada vez mais dentro dos cenários corporativos e dá muitos resultados para as áreas comerciais. Essa forma de ensino une elementos lúdicos e de jogos para ensinar de forma leve e prática.

A gamificação é personalizável e faz com que cada jogo e cenário seja desenvolvido exatamente para sua realidade, engajando ainda mais as pessoas. 

Através de estruturas de missões, recompensas, rankings, premiações e competições os componentes do time comercial podem se engajar ainda mais e fazer com que a “captura de clientes” seja vista como uma espécie de jogo, tornando mais motivador todas as tarefas do processo.

Microlearning

O microlearning é um modelo de ensino e aprendizagem que fornece pequenos conteúdos, simples de serem assimilados e focados em necessidades específicas. Por serem rápidos e assertivos, eles são organizados para não consumir muito tempo do colaborador e dar um aprendizado flexível e orientado à prática. 

Dessa forma, essa metodologia pode ser utilizada para treinamento e suporte da sua área comercial. Com pequenos conteúdos, é possível disponibilizar, por exemplo, guias para abordar o cliente, scripts de ligação ou interação, técnicas de vendas, pitchs, entre outros, faz sentido?

A aprendizagem é necessária dentro da organização e a área comercial é muito beneficiada por ela, afinal, essas pessoas são grandes porta-vozes da empresa para o mercado e precisam estar muito bem preparadas para seus trabalhos.

Como sua empresa lida com a cultura de aprendizagem? Como seus times comerciais estão imersos nessa cultura? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema para dar novos rumos ao seu ensino organizacional e conheça a Engage.

Avatar

Ploomes Sistemas Empresariais

Sistema de automação da força de vendas.
CRM, Funil de vendas, Automação de Propostas e Pedidos de Vendas em um só lugar!

Comentar

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial