Blog da Ploomes
Como implantar o CRM na empresa

Como implantar o CRM na empresa? Desafios, benefícios, quanto custa e passo a passo

Você imagina quais são as etapas de implementação do CRM?

Um software de Customer Relationship Management é capaz de otimizar bastante o seu processo comercial e a maneira com que a sua empresa se relaciona com seus clientes.

Esse tipo de solução especializada pode gerar maior agilidade em seus processos internos e te ajudar a empregar melhor os esforços dos seus times de marketing, vendas e atendimento.

Neste artigo, vamos explicar os desafios, os benefícios, quanto custa e os passos essenciais de como implantar o CRM na empresa:

  1. Mapeie e avalie o seu processo comercial atualmente;
  2. Redesenhe suas operações com clareza;
  3. Escolha o tipo de CRM que você quer implementar;
  4. Estabeleça um cronograma de implantação de CRM;
  5. Monitore o andamento da implementação.

Leia também: Sistema de CRM: absolutamente tudo o que você precisa saber

Quais os desafios para a implantação do CRM em uma empresa?

Um dos principais desafios de como implantar o CRM na empresa se refere à adesão por parte dos colaboradores.

Isso porque é bastante comum que os funcionários encarem a ferramenta de CRM como mais um mecanismo de controle por parte dos líderes e iniciem um processo de resistência à mudança na organização. O desafio está em convencer as equipes de que a plataforma de CRM é uma aliada dos colaboradores.

Outro importante desafio relacionado à implementação do CRM trata da cultura organizacional. Empresas que não possuem uma forte cultura centrada no cliente e na satisfação do mesmo apresentam maior dificuldade para aderir ao CRM.

Leia mais: 

Quanto custa para implantar CRM em uma empresa?

O investimento na implementação de uma plataforma de CRM pode variar muito.

Um CRM customizado para sua empresa, criado especialmente para ela, do zero, é algo que pode custar uma pequena fortuna.

Além disso, existem diferentes tipos de plataformas, algumas desenhadas para grandes corporações internacionais, com milhares de colaboradores alargados por diversas unidades no mundo.

Nesses casos, o custo pode ser realmente elevado.

Mas existe uma alternativa! As plataformas SaaS, (Software as a Service), em que você paga uma mensalidade para ter acesso ao serviço.

Nesses casos, a implantação, na verdade, não é cobrada, pois basta definir o plano que você deseja e a quantidade de usuários.

O preço de um software de CRM vai depender da quantidade de recursos que ele oferece.

Um bom CRM pode ter um plano básico girando em torno de R$ 200 por mês. O custo máximo depende, como dissemos, dos recursos escolhidos e da quantidade de usuários.

Confira os planos da Ploomes!

O que pode ocorrer, no caso da contratação de um CRM do tipo SaaS é um pequeno período de treinamento do funcionário, o que costuma ser rápido porque esses softwares são bastante intuitivos.

Além disso, as empresas SaaS costumam contar com uma equipe de Sucesso do Cliente, especialmente criada para ajudar a implantar a solução rapidamente e fazer o cliente alcançar os melhores resultados.

Veja mais sobre essa área da empresa:

O que pode promover na empresa um CRM bem implantado?

Ao implementar uma solução de CRM, sua empresa passa a ter acesso a uma série de vantagens.

A principal delas é a possibilidade de oferecer uma melhor experiência para os seus clientes e aperfeiçoar o relacionamento com eles.

Além disso, o CRM permite ter maior controle sobre o seu processo comercial e a jornada de compra dos clientes, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda e fidelização.

O CRM armazena dados importantes sobre seus clientes e fornece insights valiosos que servirão como base para que o seu negócio possa se desenvolver de forma consistente.

Veja como isso funciona na Ploomes:

Passo a passo: como implantar o CRM na empresa?

Agora é hora de você conferir quais são as etapas de implementação do CRM. Separamos aqui um passo a passo para te orientar nessa tarefa.

Passo 1 – Mapeie e avalie o seu processo comercial atualmente

Entender como o seu processo comercial funciona hoje é fundamental para uma implementação eficaz do CRM.

Mapeie e avalie todas as etapas de modo a identificar o que precisa ser melhorado e em que aspectos o uso do CRM será crucial.

Passo 2 – Redesenhe suas operações com clareza

Para o bom uso do CRM, é preciso ser claro ao definir como as operações serão conduzidas daqui pra frente com o uso dessa ferramenta.

Neste segundo passo de como implantar o CRM na empresa, seja específico na definição de responsabilidades, procedimentos e regras relacionadas à plataforma.

Passo 3 – Escolha o tipo de CRM que você quer implementar

Considere o quanto você está disposto a investir na hora de escolher o melhor tipo de CRM para a sua empresa.

Avalie a plataforma que melhor atende às suas necessidades e que possui os melhores recursos.

Passo 4 – Estabeleça um cronograma de implantação de CRM

Definir um cronograma para a implementação do sistema de CRM é importante para que esse processo ocorra de maneira mais organizada.

O cronograma deve incluir as etapas de implantação, incluindo testes e treinamentos da equipe.

Passo 5 – Monitore o andamento da implementação

Encerrando nosso passo a passo de como implantar o CRM na empresa, é importante que você monitore o progresso da implantação do sistema.

Utilize métricas e, com base nos resultados, efetue os ajustes necessários para extrair o máximo potencial da solução de CRM.

Para entender completamente como fazer a implantação do CRM na empresa, confira este vídeo:

Bom, ficou claro quais são as etapas de implementação do CRM? Siga esse passo a passo e obtenha os benefícios que o software de CRM tem a oferecer.

Uma das grandes vantagens de implantar um CRM em sua empresa é poder fazer a análise de dados. Neste webinar gravado você vai descobrir como fazer isso para aumentar sua vendas, clique no link e assista agora, é grátis: A Importância da Análise de Dados em Vendas

Blog da Ploomes

Blog da Ploomes

Comentar

Siga-nos nas redes sociais

Facebook
Facebook
YouTube
LinkedIn
Instagram
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial