Job To Be Done: o que é essa metodologia e como aplicá-la na sua empresa

O Job To Be Done busca entender os trabalhos que as pessoas querem realizar em suas vidas e como as empresas podem atender a isso.
Tayrane
07/06/2023 | 5 min

Se você já se perguntou por que algumas empresas têm sucesso em lançar produtos ou serviços que mudam a vida das pessoas, enquanto outras lutam para fazer um impacto significativo no mercado, a metodologia Job To Be Done pode fornecer algumas respostas. 

Prefere ouvir este conteúdo? Clique no player abaixo e ouça a narração do artigo:

A ideia por trás do Job To Be Done é simples: os clientes não compram produtos ou serviços em si, mas sim contratam soluções para realizar um trabalho ou tarefa específica em suas vidas. 

Quando uma empresa entende as necessidades do cliente e o trabalho que eles estão tentando realizar, ela pode desenvolver um produto ou serviço que atenda a essas necessidades de maneira mais eficaz do que a concorrência.

A seguir, a Ploomes explica tudo o que você precisa saber sobre essa metodologia e de que maneira aplicá-la ao seu negócio. Boa leitura!

O que é Job To Be Done?

A metodologia Job To Be Done foi criada na década de 1990 por Clayton Christensen, professor da Harvard Business School, e outros pesquisadores. 

Christensen procurava entender por que algumas empresas bem-sucedidas acabavam falhando em inovação, enquanto outras menos conhecidas conseguiam criar produtos e serviços que se destacavam no mercado.

A metodologia se concentra em compreender os trabalhos que as pessoas estão tentando realizar em suas vidas e, a partir dessa compreensão, criar soluções que atendam melhor às suas necessidades. 

Ao invés de se concentrar apenas em características de produto ou serviço, a abordagem Job To Be Done procura compreender o que o consumidor precisa para alcançar seus objetivos e, assim, criar soluções mais eficazes e atraentes.

bannner ploomes teste grátis

Quais os benefícios da Job To Be Done?

Empresas que trabalham a metodologia Job To Be Done da maneira correta garantem uma série de benefícios ao seu negócio. Abaixo, citamos cinco dessas vantagens para servirem de exemplo.

  • Entender as necessidades do cliente: ao compreender os trabalhos que os clientes estão tentando realizar em suas vidas, sua empresa pode criar produtos e serviços que atendam às necessidades de maneira mais eficaz.
  •  Focar em soluções inovadoras: a abordagem Job To Be Done encoraja as empresas a pensar “fora da caixa” e criar soluções mais inovadoras e diferenciadas no mercado – algo que é benéfico para toda a sociedade.
  • Aumentar a satisfação do cliente: ao criar soluções que atendam às necessidades do cliente de maneira eficaz, aumenta a satisfação do cliente e, junto dela, as chances de conquistar sua lealdade – fidelização do público.
  • Melhorar o desempenho financeiro: ao atender melhor às necessidades do cliente e criar soluções mais inovadoras, é possível aumentar as vendas e melhorar seu desempenho financeiro.
  • Identificar novas oportunidades: ao compreender os trabalhos que os clientes estão tentando realizar em suas vidas, pode-se identificar novas oportunidades de mercado e criar soluções para atendê-las.

Como aplicar o Job To Be Done na minha empresa?

Aplicar a metodologia Job To Be Done à sua empresa é uma tarefa menos complexa do que parece. Seguindo poucos passos, é totalmente possível implementar esse modelo e obter os resultados esperados.

A seguir, confira as 5 etapas para implementação da Job To Be Done ao seu negócio.

1- Identifique quais trabalhos os clientes querem realizar

Para aplicar a metodologia Job To Be Done, a empresa deve começar compreendendo os trabalhos que seus clientes estão tentando realizar em suas vidas. Isso pode ser feito por meio de entrevistas com os próprios clientes, pesquisas de mercado e análise de dados (Business Intelligence, entre outros).

2- Desenvolva uma matriz de trabalho

O segundo passo é desenvolver a matriz de trabalho. Ela é uma ferramenta que ajuda a empresa a mapear os trabalhos que seus clientes estão tentando realizar em relação aos produtos e serviços que oferece. Isso ajuda a identificar oportunidades de melhoria e desenvolvimento de novas soluções.

3- Pense em soluções inovadoras

A terceira etapa é fugir do básico. Com base na compreensão dos trabalhos que os clientes estão tentando realizar, a empresa pode desenvolver soluções mais inovadoras e eficazes. Isso inclui a criação de novos produtos, serviços ou até mesmo mudanças na forma como os produtos existentes são oferecidos – remodelando a cultura do mercado e das pessoas.

4- Teste as soluções

Antes de lançar uma nova solução no mercado, é importante testá-la com os clientes. Por isso, a quarta etapa diz respeito a fazer testes de usabilidade, grupos de discussão ou mesmo o lançamento de um MVP (Minimum Viable Product) para verificar o nível de receptividade do público.

5- Faça o monitoramento do desempenho

Por fim, após o lançamento de uma nova solução, é importante monitorar seu desempenho e coletar feedback dos clientes. Isso ajuda a identificar oportunidades de melhoria e fazer ajustes para atender melhor às necessidades dos clientes.

Veja exemplos de empresas que utilizam o Job To Be Done

A estratégia de Job To Be Done é utilizada por muitas empresas conhecidas do grande público. Abaixo, listamos três exemplos:

  • Airbnb: se concentra em entender o trabalho que as pessoas contratam para alugar um espaço de hospedagem e como fornecer a melhor experiência possível para os hóspedes que precisam se sentir em casa.
  • Uber: utiliza a metodologia para entender para quais tarefas as pessoas contratam um serviço de transporte e como a empresa pode oferecer a melhor solução para atender essas necessidades, oferecendo conveniência e segurança.
  • Spotify: busca entender o que os usuários estão tentando realizar quando ouvem música, como descobrir novas músicas ou criar listas de reprodução personalizadas, para criar experiências que atendam às suas necessidades.

O seu sucesso em vendas começa agora

O seu sucesso e o da sua equipe de vendas pode melhorar significativamente ao fazer uso das melhores estratégias para garantir bons fechamentos de contratos.

Pensando nisso, a Ploomes preparou um guia exclusivo e gratuito para quem deseja alcançar o sucesso em vendas.

Banner ebook guia completo para o sucesso em vendas

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.