Business Intelligence (BI): o que é, para que serve e softwares

Os sistemas de BI ou Business Intelligence facilitam a coleta de dados e os transformam em elementos cruciais para a tomada de decisões.
Tayrane
25/07/2023 | 11 min

Se antes utilizar dados para tomar decisões era um privilégio de poucos, hoje esse conceito se espalhou por diversas áreas e faz parte do escopo estratégico de boa parte das empresas.

Além de facilitar o direcionamento das ações de uma companhia, esse processo permite a entrada de novos insights por meio de análises aprofundadas.

Nesse sentido, sistemas de BI ou Business Intelligence viabilizam a coleta de dados e os transformam em elementos cruciais para realizar planejamentos e tomar decisões importantes.

Com tantos benefícios, não é novidade que esse assunto tenha alcançado tanta popularidade, certo? 

No entanto, antes de implementar esse recurso em qualquer negócio é fundamental entender sua base e a forma correta de aplicá-lo. Se é isso que você precisa saber, está no lugar certo.

O que é Business Intelligence (BI)?

Com o intuito de levar inteligência aos negócios, o conceito de Business Intelligence foi desenvolvido a partir da crescente disponibilidade de recursos tecnológicos ao longo dos anos. 

Ainda na década de 1960, quando algumas empresas começaram a utilizar computadores para armazenar uma grande quantidade de dados, deu-se início à coleta de informações para análises.

A partir daí, novas tecnologias foram implementadas com o intuito de garantir análises mais aprofundadas, possibilitando a integração de diferentes fontes de dados e, consequentemente, tornando mais simples o acesso à informação.

Já na década de 1990 e com o avanço da internet, técnicas mais avançadas de análises de dados abriram caminho para o surgimento do Big Data e o que mais tarde viria a ser o Business Intelligence. 

Sendo assim, o que faz com que essa tecnologia se diferencie das demais é justamente sua capacidade de transformar dados brutos em informações concretas e confiáveis.

E por ser tão vantajoso para as organizações, esse conceito deixou de ser um apoio isolado para ganhar um espaço mais relevante nas empresas

Assim como o departamento financeiro ou de marketing, a área de Business Intelligence passou a ser um elemento crucial no organograma dos negócios.

Quais os benefícios da Business Intelligence?

Como já mencionamos, contar com o BI é essencial para empresas que desejam desenvolver um planejamento estratégico mais eficiente, pautado em dados concretos e confiáveis. 

Além disso, é preciso considerar um fator decisivo nos dias de hoje: o tempo. Com rotinas cada vez mais ágeis e com novas tecnologias sendo desenvolvidas o tempo todo, é crucial que sua empresa se mantenha à frente dos concorrentes

Com isso em vista, o Business Intelligence permite análises mais aprofundadas em um menor tempo, gerando informações verdadeiramente relevantes para o seu negócio.

Assim, além de ter total controle sobre a performance das ações que estão sendo executadas dentro da organização, é possível ficar por dentro de tendências e entender as nuances do mercado. 

Na prática, isso ajuda a identificar oportunidades de negócio, como lançamentos de novos produtos e funcionalidades, por exemplo. 

Em resumo, o BI auxilia na coleta de informações como:

  • Clientes mais lucrativos;
  • Tendências de mercado;
  • Ameaças e riscos para o negócio;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Previsões sobre o futuro do negócio;
  • Entre outros.

Onde aplicar Business Intelligence?

Como você viu, não existem restrições para utilizar o Business Intelligence, já que o recurso pode e deve ser implementado em diversos segmentos para a análise de dados. A seguir, selecionamos as principais áreas nas quais esse recurso pode ser aplicado.

Vendas e marketing

Monitorar concorrentes, analisar campanhas de marketing, realizar segmentações… São muitas as possibilidades quando se trata de utilizar o BI a favor das áreas de marketing e vendas

Não é novidade que a análise e coleta de dados são elementos fundamentais para esses setores, já que são áreas extremamente estratégicas e que dependem de informações aprofundadas para avaliar a performance das ações

Sendo assim, quando bem empregadas, as análises de BI permitem a consolidação de dados de diversas fontes, como sistemas de CRM

Assim, os profissionais da área conseguem analisar, em tempo real, o desempenho de vendas, acompanhar métricas e avaliar o progresso em relação às metas.

Além disso, ao lançar mão de recursos de Business Intelligence, a equipe consegue analisar com mais precisão campanhas de marketing, compreender as variações do comportamento do consumidor e identificar oportunidades de negócio. 

banner ploomes solicite uma demonstração

Recursos Humanos

Na área de RH esse recurso também tem um papel significativo. Afinal, é a partir do BI que torna-se possível acompanhar o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo, identificando pontos fortes e de desenvolvimento.

Além disso, os profissionais da área podem executar análises aprofundadas a respeito da rotatividade na empresa, bem como identificar os principais motivos de saída dos funcionários, por exemplo. 

Outro ponto importante e que gera benefícios relevantes na rotina dos talentos da organização diz respeito ao mapeamento de melhorias na empresa. 

Além de projeções sobre demandas de funcionários, a ferramenta facilita a implementação de boas práticas de remuneração e benefícios, ajudando a monitorar o nível de engajamento do time e melhorando a experiência dos colaboradores como um todo. 

Finanças

Já no setor financeiro, contar com o Business Intelligence ajuda a entender melhor a operação financeira, alcançar metas e tomar decisões mais assertivas. 

Isso porque o BI pode consolidar dados de diferentes fontes, fornecendo uma visão abrangente do cenário financeiro da empresa. Assim, fica fácil ter previsibilidade e tomar medidas para reverter uma situação negativa, por exemplo. 

Além disso, o BI facilita a análise de indicadores de desempenho de forma estruturada, como margens de lucro, Retorno sobre o Investimento (ROI), entre outros.

Por fim, os profissionais da área também podem criar e monitorar orçamentos, analisar a rentabilidade dos produtos, analisar custos e despesas e planejar investimentos. 

Operações e logística

Se melhorar a eficiência e a qualidade e os processos de logística estão entre os seus objetivos, então contar com o BI pode ser uma boa alternativa.

Na prática, o recurso torna a cadeia de suprimentos mais eficiente e competitiva, já que é pautado no monitoramento constante desses ativos. 

Além de identificar gargalos o BI pode fornecer insights valiosos a respeito do desempenho das operações, ajudando a mapear áreas que necessitam de melhorias nos processos e aumentando a eficiência operacional. 

No que diz respeito a otimização de estoque, a tecnologia permite uma melhor gestão dos ativos ao analisar demandas atuais e passadas, evitando tanto a falta de produtos quanto o seu desperdício. 

Atendimento ao cliente

Até aqui ficou claro que pensar em estratégias eficientes depende de uma visão clara do cenário da organização, certo? No atendimento ao cliente não é diferente. 

Para manter a satisfação e a retenção dos consumidores, contar com o BI vai permitir a definição de ações mais assertivas, mantendo a parceria por muitos anos.

Do monitoramento de métricas de satisfação à análise de feedbacks, o uso desse recurso viabiliza a criação de estratégias de retenção e melhora a experiência dos clientes com a empresa. 

Como aplicar a BI no seu negócio?

Depois de entender em quais áreas o BI pode ser implementado, é hora de entender como aplicar esse conceito na sua empresa. Vamos lá?

Escolha uma ferramenta

O processo de implementação desse recurso nas empresas envolve uma série de etapas importantes, e a escolha da ferramenta é a que dará o suporte inicial para as futuras análises.

O mercado conta com diversos softwares capazes de analisar e coletar dados de forma robusta, mas é preciso ter cautela e se atentar às funcionalidades oferecidas. 

Isso porque, há casos em que uma ferramenta simples dará a assistência necessária para as análises iniciais, o que por si só já fornece informações valiosas para sua empresa. Por outro lado, existem tecnologias mais avançadas, e que oferecem uma gama de recursos para garantir a consistência dos dados em diversas áreas

Assim, o ideal é avaliar o momento do seu negócio e entender qual dessas ferramentas faz mais sentido.

Tenha KPIs claros

Key Performance Indicators ou Indicadores de desempenho têm como objetivo demonstrar, a partir de números, os objetivos estratégicos de uma empresa, ajudando a impulsionar a performance do negócio.

 E é justamente neste ativo que o BI se pauta, já que ele está conectado diretamente ao propósito da companhia – seja na área de atendimento, marketing ou vendas

Na prática, trata-se de determinar quais indicadores sua empresa vai acompanhar e, posteriormente, lançar mão do BI para analisar e coletar os resultados atrelados a esses valores. 

Estabeleça metas e acompanhe-as

Embora pareça óbvio, sem a definição de metas claras é praticamente impossível implementar qualquer sistema de análise de dados, certo?

 Aqui, você deverá entender o que precisa ser mensurado, os profissionais responsáveis pela análise e coleta dos dados e onde e como as análises serão feitas. 

Uma solução é contar com o time de desenvolvimento para determinar os melhores recursos, além de fornecer treinamentos para as equipes responsáveis pelo projeto. Sendo assim, fica a cargo da equipe acompanhar os resultados e fazer ajustes caso necessário. 

Organize os dados

Manter os dados organizados e saber quais são os indicadores fundamentais para sua empresa é o que vai definir a eficácia ao implementar o BI no negócio

O primeiro passo é entender quais dados devem ser acompanhados, e criar uma rotina de análises para que nenhuma informação importante fique para trás. 

Além disso, por mais que os dados estejam alocados em diferentes fontes, é importante consolidá-los em um único lugar: seja em uma planilha ou em plataformas específicas de Business Intelligence. 

Ferramentas de BI

O uso de ferramentas automatizadas facilita e muito a rotina de quem precisa lidar com uma série de dados. A boa notícia é que as opções são inúmeras, atendendo a diferentes necessidades e oferecendo uma gama de funcionalidades para que a análise de dados seja parte essencial do negócio. Conheça alguns desses recursos a seguir.

Drivops

A Drivops é uma solução que automatiza análises e recomendações em IA, permitindo que líderes de vendas acompanhem KPIs, comportamento dos talentos e entendam padrões históricos para tomar decisões ágeis e liderar proativamente o time.

Microsoft Power BI

Uma das ferramentas mais utilizadas no mundo, o Power BI foi desenvolvido pela Microsoft e permite o controle de dados a partir de uma análise eficiente. Assim, além de conferências em maior escala, o recurso oferece ativos de segurança de dados em um ambiente protegido. 

BIMachine

O BIMachine é uma plataforma de análise de negócios que oferece insights para toda a sua organização. Trata-se de uma ferramenta que provê acesso imediato a informações estratégicas de empresas de qualquer porte ou segmento.

Google Data Studio

O Data Studio é uma ferramenta de BI disponibilizada gratuitamente pelo Google, sendo necessário apenas uma conta de Gmail para utilizar. Trata-se de uma escolha eficaz para quem busca por praticidade e agilidade, já que a ferramenta se conecta com outras ferramentas, como o Google Sheets e AdWords.

Oracle Analytics Cloud

Ideal para empresas que lidam com um grande volume de dados, a Oracle é uma das maiores ferramentas de BI do mercado. Por permitir a integração com o Oracle Cloud Infrastructure, todo o gerenciamento de serviços, backups e restaurações ficam assegurados, garantindo a segurança dos dados em larga escala. 

Tableau

De maneira simples e direta, o Tableau permite a análise e o gerenciamento de dados e obter insights aprofundados do negócio. A ferramenta ainda permite a integração com plataformas de CRM, fortalecendo a governança e a colaboração em prol dos resultados. 

BIRT

Já a plataforma BIRT permite a criação de painéis, relatórios e visualizações de dados que podem ser incorporadas a outros sistemas de gestão. Por se tratar de uma ferramenta open source, é possível realizar modificações conforme as necessidades da empresa, tornando o recurso mais adaptável a cada tipo de negócio. 

O papel do Ploomes na Business Intelligence

Como você viu, contar com as ferramentas certas permite se aprofundar melhor nos dados e obter informações relevantes para o negócio. 

Com um CRM, por exemplo, é possível centralizar todas as informações dos clientes e gerenciar todo o relacionamento com os prospects em um único lugar.

Pensando nisso, o Ploomes atua como um ativo importante de fonte de dados de vendas, além de integrar com as principais ferramentas de BI.

A ferramenta possui integração com o BIMachine, Drivops e Power BI, um dos softwares mais robustos para análise de dados, permitindo análises completas dos dados gerados pelo Ploomes através das funcionalidades da plataforma.

Quer saber mais sobre as possibilidades da nossa ferramenta? Conheça o Ploomes!

bannner ploomes teste grátis

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.