Entenda a importância de ter um mailing de sucesso. Descubra como criar e gerenciar uma lista eficaz para impulsionar suas estratégias e se aproximar ainda mais do cliente
A ideia de mailing já existe há muitos anos, sendo primeiro voltada as correspondências físicas. Com o passar do tempo e a modernização das comunicações, a estratégia se adaptou e atualmente tornou-se uma lista de e-mail.
Este artigo visa fornecer uma visão abrangente sobre o conceito de mailing, sua importância para o marketing digital e dicas práticas de como utilizar e otimizar as listas de mailing, para obter melhores resultados em campanhas de marketing.
O que significa mailing?
Podemos entender o mailing como uma lista de contatos de clientes e potenciais clientes, utilizada para envio de correspondências eletrônicas. Esta lista deve conter os dados principais das pessoas físicas ou jurídicas, e os mais comumente usados são: e-mail, nome e telefone.
Mas, para trabalhar de forma mais efetiva é recomendado que outros dados sejam coletados ou atribuídos ao cliente, como localidade, identidade de gênero e sua relação com a empresa (primeira compra, lead, cliente fidelizado).
Este meio de comunicação, que envia a mensagem diretamente ao destinatário, possibilita o estreitamento das relações. E, utilizando as informações que se tem sobre o cliente, é possível criar conteúdos personalizados.
Quando bem construída, esta lista de contatos pode ser utilizada na estratégia de marketing para melhorar a aquisição e conversão de leads, além de contribuir para aumentar a retenção e levar à fidelização de clientes.
Qual é a importância do mailing?
A Statista, portal de estatísticas que disponibiliza dados coletados por institutos de pesquisa de mercado de todo o mundo, divulgou uma informação relacionada ao uso de e-mail. Segundo ela, até 2019, em todo o mundo, eram 3,9 bilhões de usuários. A projeção para 2026 é que sejam 4,7 bilhões de usuários.
Segundo a pesquisa, em 2020, aproximadamente 306 bilhões de e-mails foram enviados e recebidos diariamente em todo o planeta. E a projeção indica que em 2025, serão 376 bilhões de e-mails diários.
Podemos perceber através da pesquisa, que o número de usuários continua crescendo. Com isso, a evolução da estratégia de e-mail marketing para empresas, passa a ser muito importante para o sucesso do negócio.
Em uma sondagem do final de 2023, mais da metade dos profissionais de marketing entrevistados relataram uma taxa de melhoria de 100% no ROI (Return Over Investment) das suas campanhas de marketing por e-mail, não deixando dúvidas sobre a razão pela qual o e-mail.
Indo além da melhoria do ROI, apresentamos três importantes pontos sobre o uso do mailing em sua comunicação.
Comunicação direta
Diferente de outros meios de comunicação digital, como site e redes sociais, em uma mensagem por e-mail não acontece um bombardeio de informações simultâneas, de outros conteúdos ou publicidades.
A mensagem é destinada diretamente ao interessado e deste modo pode ser até mesmo personalizada, como falaremos a seguir.
Personalização
Ter uma lista de contatos, que contenha dados relevantes sobre o cliente ou o lead, é fundamental para poder desenvolver uma boa estratégia. Com estes dados é possível destinar mensagens nominais, com conteúdo focado no interesse daquele cliente.
Quanto mais dados relevantes forem coletados dos seus clientes, melhor será a personalização dos conteúdos, aumentando a chance de conversão.
Relacionamento com o cliente
É uma boa estratégia utilizar o mailing para estreitar a relação entre empresa e cliente. Através de uma comunicação personalizada e que fale diretamente com o consumidor, é possível cativá-lo para novas compras, obter feedbacks, fazer ofertas, descontos especiais e manter a marca viva na mente dele.
Como montar um mailing?
Para montar um bom mailing, várias etapas estratégicas devem ser cumpridas a fim de garantir o bom desempenho de suas ações.
Defina o seu público-alvo
Entenda quem são os seus clientes ideais e crie personas que representem seus segmentos de público-alvo. Utilize pesquisas de mercado e analise os dados que a empresa já tem sobre os clientes.
Entender os interesses, as necessidades e até o comportamento do cliente é muito importante para criar estratégias direcionadas e mais precisas.
Crie um website, blog ou landing page
Crie um site ou blog bem estruturados e que apresentem a missão, a visão e valores da empresa, além de descrever bem os produtos ou serviços oferecidos. Lembre-se de criar formulários de inscrição atraentes e visíveis.
Utilize de landing page, também conhecidas como páginas de aterrissagem, para divulgar um produto ou serviço específico e ofereça em troca da inscrição algo de valor, como desconto ou um e-book.
Ofereça algo em troca
Conforme falamos no tópico anterior, ofereça conteúdos valiosos e relevantes para os leads, em troca dos dados dele. Materiais gratuitos, como e-books, webinars e descontos exclusivos, quando bem desenvolvidos e divulgados, podem contribuir para o aumento da taxa de conversão.
Promova seu conteúdo
Otimizar os conteúdos para os mecanismos de buscas, utilizando as técnicas de SEO, é o primeiro passo para promover seu conteúdo. Ao utilizar o blog, crie publicações regulares para atrair o tráfego orgânico.
Utilizar redes sociais para promover seu site e landing pages, também é uma ótima forma de atrair, e por meio de anúncios pagos o alcance pode ser ainda maior.
Mantenha-se em conformidade com as leis de privacidade
Atualmente existem leis que protegem os dados dos clientes. Trabalhe sua coleta e armazenamento de dados em conformidade a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei n° 13.709/2018. Obtenha o consentimento explícito para o envio de mensagens e deixe claro como serão armazenados e utilizados os dados adquiridos.
Faça a segmentação do mailing
Pense nos critérios de segmentação que mais farão sentido para o negócio. Separe os dados utilizando critérios como o estágio do funil que se encontram, localização, interesse e nível de engajamento. Através da segmentação será possível criar conteúdos personalizados para cada público.
Crie uma estratégia de alimentação para cada lista
Pense em fluxos de e-mails automatizados para nutrir os leads e os clientes, mesmo os já fidelizados. Planeje um calendário de conteúdos, seguindo a segmentação de público definida e mantenha a entrega de conteúdos relevantes, que guiem a jornada do cliente.
Entre os conteúdos que podem ser utilizados no seu calendário, estão as atualizações e lançamentos de produtos ou serviços, ofertas especiais e newsletters.
Erros que você deve evitar na hora de criar um mailing
Ao definir sua estratégia de marketing digital utilizando o mailing, é necessário atentar-se para não cometer erros que custem o bom desempenho das suas ações, e/ou causar problemas jurídicos. A seguir apresentamos três ações erradas que devem ser evitadas.
Comprar listas de e-mails
Nunca é recomendado a compra de listas de e-mails. Segunda a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a aquisição de listas se caracteriza como algo invasivo, uma vez que não houve permissão para uso dos dados. A empresa responsável pelo envio das mensagens pode sofrer punições, como multas.
Também segundo a LGPD, todas as empresas devem buscar consentimento do cliente para o envio de mensagens. Além de informarem como os dados serão armazenados e utilizados.
Enviar apenas ofertas do seu produto ou serviço
Um erro muito comum ao utilizar a lista de mailing é o envio excessivo de ofertas, com alta frequência. Para que mensagens de ofertas sejam efetivas, é necessária uma estratégia alinhada ao desejo demonstrado ou observado no cliente e no lead.
E-mails muito parecidos, em excesso e impessoais, não convergem bem e, em alguns casos, podem ser considerados spam. Neste caso, acontecerá provavelmente o aumento do desinteresse pela marca e taxa de descadastramento.
Não segmentar os leads
Ao não segmentar os contatos, o e-mail é enviado para toda a lista, sem atender ao diferente estágio do funil de vendas em que cada contato possa estar. E, o resultado tenderá a não ser tão relevante.
Ao distribuir os contatos em listas, alinhadas às personas e aos estágios do funil de vendas, será possível segmentar o conteúdo, direcionando-o a um público selecionado e falar diretamente com ele.
Não acompanhar os resultados dos envios
Deixar de acompanhar e analisar os resultados dos conteúdos enviados é um erro dos mais comuns. Sem monitoramento das campanhas de e-mail marketing não será possível entender se suas ações estão atingindo o objetivo.
Acompanhar os resultados, utilizando métricas como as taxas de conversão e de clique, possibilita entender o que está funcionando e o que não está. Desta forma, você pode otimizar suas futuras campanhas.
Tecnologia no envio de e-mails
Utilize as tecnologias que estiverem ao seu alcance para facilitar a gestão do mailing, o disparo das mensagens e que possam gerar relatórios sobre os resultados de cada ação.
Utilizar ferramentas de automação de marketing, são uma ótima opção para quem deseja ter maior controle da sua lista de mailing, contribuindo para a segmentação dos contatos, personalização dos conteúdos, manutenção do fluxo automatizado de mensagens, além de possibilitar geração de relatórios das ações realizadas em cada segmento.
Automação de e-mails
A automação de e-mails é uma ferramenta poderosa para quem deseja ter um mailing ativo e com bom fluxo de conteúdos. Ela permite uma comunicação mais eficaz, economizando tempo e mantendo a personalização das mensagens e respostas mais assertivas.
Quer saber mais sobre automação de marketing? Acesse nosso artigo e saiba como simplificar e automatizar diversas tarefas e fluxos de trabalho.