Growth Hacking: o que é essa estratégia, como aplicá-la e exemplos

Growth Hacking é uma estratégia que consiste em focar no crescimento rápido e sustentável de uma empresa. Descubra como isso é possível!
Tayrane
02/01/2023 | 9 min
o que é growth hacking

O Growth Hacking é uma das estratégias que está em alta no mundo dos negócios. Ele é um subcampo do marketing e consiste em focar no crescimento sustentável de uma empresa.

Cada vez mais empreendedores buscam aplicar os conhecimentos do growth, desenvolvendo um conjunto de habilidades interdisciplinares e escalando a ampliação em todos os setores do empreendimento, como o de vendas, por exemplo.

A popularização do Growth Hacking, porém, não tem sido benéfica para muitos gestores, por causa da forma como pensam entender essa metodologia e aplicar em suas empresas.

A Ploomes, por conta disso, criou este conteúdo com o objetivo de esclarecer de uma vez por todas o que é o Growth Hacking e explicar o passo a passo para implementá-lo no seu negócio.

O que é Growth Hacking?

Um dos principais objetivos de qualquer empreendedor é ver sua empresa crescer e conquistar cada vez mais novos mercados e clientes.

Acontece que, em muitas situações, o desejo de fazer isso de um modo rápido acaba atrapalhando o desenvolvimento do negócio, especialmente se essa estratégia não for criada e executada da melhor maneira.

O Growth Hacking surge não como uma metodologia com fórmula pronta, mas como uma maneira de pensar e trabalhar o crescimento do negócio de maneira estratégica, focando no desenvolvimento sustentável da empresa. Isso é feito com base na construção de melhores práticas de gestão a partir de testes e experimentos de novas soluções. 

Se você é um empreendedor ainda sem um conhecimento aprofundado no assunto, tome muito cuidado com os conteúdos sobre Growth que prometem resultados milagrosos em um curto período de tempo.

É isso o que costuma ser prejudicial para o negócio, uma vez que, se todas as fichas são apostadas de maneira equivocada, além de se preocupar em crescer, o empreendedor precisa concentrar suas energias em consertar tudo o que deu errado.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Qual a linha de raciocínio do Growth Hacking?

Como explicamos, o Growth Hacking consiste em uma maneira de pensar em soluções que contribuam para o melhor desenvolvimento da sua empresa. Para isso, devem ser levados em consideração seis pontos de raciocínio, que são:

  • Identificar os principais problemas da empresa;
  • Focar os esforços em solucioná-los (começando pelo principal ou mais urgente e assim por diante);
  • Realizar um brainstorming para pensar nas melhores soluções para o problema;
  • Desenvolver a melhor ideia de modo que ela possa ser testada na prática;
  • Mensurar os resultados do teste, mantendo o que está dando certo e corrigindo o que está errado;
  • Aprender com o teste e aplicar os conhecimentos adquiridos para o desenvolvimento de soluções futuras.

Esses pontos são comuns com muitas outras metodologias eficientes encontradas no mercado, mas então, qual é o diferencial do Growth Hacking? Simples, o growth trata muito mais da disciplina necessária para a execução e mensuração dos testes.

Origem do Growth Hacking

A palavra growth, na tradução do inglês para o português, significa “crescimento”, e para conhecer a origem do termo Growth Hacking não é necessário voltar tanto no tempo. O conceito surgiu em 2010, quando o empresário Sean Ellis, ex-líder de Growth de multinacionais e fundador da Qualaroo e GrowthHackers analisou empresas que registraram um rápido crescimento em um período relativamente curto de tempo.

Na época, o estudo de Ellis identificou pontos em comum relacionados diretamente ao crescimento desses negócios, obtendo como resultado os seguintes aspectos:

  • Ambas as empresas investem em marketing não tradicional, procurando sempre inovar na maneira em que divulgam a marca para o público;
  • Um setor específico de growth nas empresas, com um time multidisciplinar, com perfis variados e experiências em diferentes áreas;
  • Ações e otimizações somente eram realizadas com base em dados reais sobre o negócio ou o mercado, sem qualquer espaço para deduções ou palpites.

Outro diferencial identificado por Sean Ellis foi na estrutura do processo de growth nessas empresas. Ambas eram rigorosas na implementação de melhorias e possuíam manuais com um passo a passo das ações que deveriam ser tomadas para que o crescimento da empresa fosse alcançado.

A partir disso, Ellis foi capaz de estruturar o conceito do Growth Hacking com base em três principais premissas:

Crescimento

A primeira premissa – e a base do Growth hacking – é a do crescimento. Isso, porém, somente é possível por meio de um trabalho em conjunto, onde a empresa envolve pessoas com diferentes expertises e, juntas, trabalham em prol do desenvolvimento de soluções eficazes para a organização.

No seu time de growth, adicione pessoas do marketing, vendas, financeiro, pós-vendas, gestores, entre outros. Devem englobar todas as etapas de negociação na empresa, acompanhando toda a jornada de compra do lead e o efeito dela nas finanças do negócio. Ou seja, deve ser considerado a aquisição, ativação, receita, retenção e indicação de usuários, por exemplo.

Métrica norte

Assim como uma bússola indica o norte, uma estratégia de Growth Hacking só será eficaz se uma métrica norte for definida. Ocorre que o grande erro de muitos gestores é parar na primeira premissa, comprometendo de maneira involuntária todo o decorrer do processo. Com essa métrica, entretanto, será definida a prioridade da empresa para alcançar o crescimento.

Na etapa de definição da métrica norte, leve em consideração o seguinte:

  • Defina quais problemas são necessários resolver;
  • Fuja da superficialidade (vender mais, aumentar lucro, aumentar a equipe, etc); 
  • Priorize a construção de uma métrica específica (aumentar em 10% o número de leads qualificados; adquirir um número X de novos clientes, etc).

Um dos principais fatores de sucesso do growth é a capacidade que a empresa tem de manter o foco no que realmente importa para o desenvolvimento do negócio.

Experimentação

O terceiro pilar do Growth Hacking é a experimentação. Depois de definir a equipe e a métrica norte da sua estratégia, é chegada a hora de desenvolver e testar as melhores ideias pensadas para resolver os problemas destacados. É somente por meio da aplicação de testes que vai ser possível entender o que está ou não dando certo.

A importância de implementar o Growth Hacking na sua empresa

São muitos os fatores que corroboram para a implementação do Growth Hacking em uma empresa ser algo positivo. Todo gestor que busca um crescimento escalável de maneira sustentável pode se beneficiar dessa prática e atingir os resultados que deseja, seja em aumento de faturamento, conquista de novos mercados, aquisição de clientes, entre outros.

Há, no entanto, alguns tópicos que precisam ser destacados com relação às razões pelas quais o growth deve ser aplicado e, acima disso, entender o que esperar desse processo.

Não acredite em milagres

Não é impossível que uma empresa cresça de uma maneira gigantesca em um período relativamente curto de tempo, porém, esses growths milagrosos são uma rara exceção em um mercado que é tão competitivo. O grande segredo para o sucesso dessa estratégia é a constância, dando um passo de cada vez e não pular nenhuma etapa.

Lembre-se de que a soma de pequenas vitórias traz um resultado mais significativo do que a pressa em atingir seus objetivos de um dia para o outro.

Faça mais de um teste ao mesmo tempo

É fundamental ter em mente que leva meses para obter resultados relevantes de um teste, visto que a quantidade de dados e informações levantados deve ser significativa para que haja alguma relevância científica. Por conta disso, é altamente recomendado que a empresa aplique mais de um teste ao mesmo tempo, para não ficar presa a uma única análise.

Outro fator que deve ser considerado é que a grande maioria dos testes acaba falhando, então fazer mais de um aumenta as chances de realizar, de fato, uma melhoria importante para o empreendimento.

Aprenda com os sucessos e os fracassos

A grande herança deixada pelo Growth Hacking é, sem dúvida, a possibilidade de aprendizado que ele gera para a empresa. Entender o que deu certo e replicar em ações futuras é tão importante quanto compreender o que deu errado e deve ser evitado no futuro.

Como começar uma estratégia de Growth na sua empresa?

Agora que você já sabe o que é o Growth Hacking, qual a origem do conceito, as premissas e a importância da implementação na sua empresa, chegou o momento de entender de que maneira começar essa estratégia. A seguir, confira como fazer isso em apenas sete passos.

  • Estrutura organizacional: estude profundamente o conceito, aprenda e tenha na ponta da língua todas as premissas e fases do growth e desenvolva fluxos de produção e prepare a empresa para suportar um crescimento. 
  • Agilidade na tomada de decisão: o mercado é muito dinâmico e está sempre em evolução e transformação. Um dos aspectos que diferenciam um gestor de sucesso é a capacidade de avaliar o cenário de maneira ágil e tomar a melhor decisão para aprovar os testes e efetuar mudanças sempre que necessário.
  • Atenção aos feedbacks: tenha sempre um canal de comunicação aberto com a equipe de growth, estando atento aos feedbacks sobre os testes e, desse modo, analisar e entender o que está dando certo ou não. Em vendas, também é fundamental ouvir a opinião do cliente sobre a sua jornada de compra.
  • Antecipe as necessidades: ouvir e aprender com seus colaboradores e clientes permite ter um panorama mais preciso sobre os valores, forças e fraquezas do negócio. Isso faz com que se crie o hábito e a habilidade de antecipar necessidades antes mesmo que elas existam.
  • Invista em conteúdo: trabalhar com marketing de conteúdo e SEO é indispensável para quem quer ter sua empresa encontrada nos mecanismos de busca como o Google. Lembre-se, porém, que na construção de conteúdo vale mais a qualidade do que a quantidade.
  • Estude a jornada de compra: toda empresa tem uma jornada de compra para o consumidor. Para assegurar que o cliente esteja sendo guiado pelos caminhos corretos, o gestor deve estudar a persona e participar da elaboração de estratégias que contribuam para a retenção dos clientes.
  • Foco na experiência do consumidor: ouvir o consumidor é sempre uma ótima alternativa, já que você direto na fonte para entender como está sendo a experiência do cliente com a sua empresa. Em cima disso, pode trabalhar em melhores soluções.

Conheça outra metodologia útil para a sua empresa

Na mesma onda do Growth Hacking, a metodologia SCRUM também é uma excelente alternativa para empresas que buscam simplificar os projetos mais complexos e garantir agilidade e precisão no encaminhamento de produtos. 

A Ploomes preparou um conteúdo exclusivo sobre o assunto, onde ensinamos o que é o SCRUM, qual o papel de um SCRUM Master nas empresas, como aplicar essa metodologia no seu negócio e os benefícios.

Acesse agora mesmo o conteúdo e descubra como utilizar o SCRUM na sua empresa

Veja também como aplicar o Growth em vendas no webinar abaixo:

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.

Isso vai fechar em 0 segundos