Você sabe o que são métricas de vaidade?

Você já ouviu falar em métricas de vaidade? Clique aqui e veja como evitar que seus dados sirvam apenas para inflar o ego da sua equipe.
Lucas
12/05/2023 | 2 min
Métricas de Vaidade

Você já ouviu falar em métricas de vaidade? Tratam-se de indicadores que demonstram, muitas vezes, números incríveis acerca de seu negócio, porém, raramente agregam para o crescimento da marca ou melhoria dos processos.

Essa falsa visão de sucesso pode, até mesmo, prejudicar o entendimento real da situação de uma empresa. Pois acaba camuflando números não tão bons, os quais o gestor deveria se ater.

Neste post, falaremos um pouco mais sobre essa armadilha e como evitá-la. Confira!

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são medições, informações coletadas pelos profissionais da empresa que não agregam na gestão e resolução de problemas do negócio.

Na maioria dos casos, esses números estão relacionados a algum processo que está indo muito bem. No entanto, não refletem verdadeiramente a real situação, apenas inflando o ego do gestor.

Quase todas elas devem ser acompanhadas, é verdade, mas o que torna uma métrica considerada comum em vaidade é quando o gestor ignora outros pontos para focar apenas naquela informação, que parece estar ótima, enquanto outras demonstram que não.

Isso acontece muito quando falamos em gestão de redes sociais. Porém, pode ocorrer também com qualquer outra métrica envolvida nos mais variados setores de uma empresa.

Tipo de métricas de vaidade

Reunimos alguns exemplos simples de como algumas métricas, quando observadas de forma isolada, podem enganar, demonstrando algo que não existe.

Likes e reações nas redes sociais

A menina dos olhos de muitos gestores é o número de likes e outras reações, dependendo da rede social. Contudo, boa parte dos usuários nem ao menos abre o conteúdo na hora de aplicar um “gostei”, o que leva a menos acesso aos seus posts.

Números de downloads de um app

Ao disponibilizar um novo app, muitos gestores podem fixar exclusivamente no número de downloads, mas você sabe quantos usuários estão realmente utilizando o recurso? Essa métrica pode vir acompanhada de um alto número de rejeição.

Geração de leads

Essa métrica costuma ser o principal objetivo do setor de marketing. No entanto, é preciso que esses leads possam ser convertidos pela área de vendas para que o número possa realmente trazer alguma vantagem para a empresa.

Número de cliques

O número de cliques em sites, blogs e conteúdo é importante, mas, junto a ele, também temos outras métricas a serem analisadas para obter uma visão melhor sobre o comportamento do cliente, como o tempo de permanência em página.

Métricas importantes

Todas as métricas têm sua importância e cabe a você decidir, de acordo com sua empresa e suas demandas, quais são os números que devem ser medidos e acompanhados para identificar o cumprimento de seus objetivos.

Contudo, é preciso estar atento e lembrar-se de que todas as métricas têm de ser avaliadas em conjunto com outras que demonstrem, de forma consistente, que as metas estão sendo alcançadas.

Caso contrário, todos os números positivos serão apenas métricas de vaidade e não retratarão a situação real da empresa. É preciso tomar cuidado para não cair nessa armadilha.

Gostou do post? Então, não perca nenhuma de nossas publicações e receba conteúdos incríveis diretamente em seu e-mail assinando agora mesmo nossa newsletter abaixo!

banner: teste grátis ploomes

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.