Atualmente, a rede social se tornou o principal espaço de convivência, e é principalmente lá que os relacionamentos têm acontecido. É muito raro encontrar alguém que não esteja ativo nas mídias sociais, e é por isso que estratégias como Social Selling estão ganhando notoriedade.
As redes sociais fazem parte do nosso uso diário, estamos acostumados a fazermos tudo com apenas um click, e isso pode ser comprovado através de dados do Statista que mostram que em média, os internautas gastam 144 minutos por dia em mídias sociais e aplicativos de mensagens, gerando um aumento de mais de meia hora desde 2015.
O mundo digital vem remodelando o nosso comportamento e as nossas relações, e com o consumo não seria diferente. Ele não só transformou as ferramentas de vendas, como também alterou os processos.
Hoje os consumidores sentem a necessidade de construir um relacionamento de confiança com as marcas antes de fazer qualquer negócio, e as vendas são resultados da construção dessa relação entre marcas e consumidores.
Neste artigo você irá entender a importância de ter uma presença online e como a aproximação dos consumidores pode ser rentável para o seu negócio.
Afinal, o que é social selling?
Social Selling é a maneira mais rápida e orgânica de divulgar seu nome e o nome da sua empresa. Diferente do e-commerce, não é apenas vender, é engajar e expandir a presença da sua marca.
Por definição, Social Selling não é apenas uma estratégia de marketing em mídia social, é uma estratégia composta por várias técnicas elaboradas na construção de um relacionamento B2B. Ou seja, é um processo de prospectar clientes, através da aproximação e criação de um relacionamento online com eles, com intuito de gerar vendas.
Neste tipo de estratégia, não há espaço para venda direta. O relacionamento e as vendas são feitas de forma natural, através de uma construção de interação e fidelização com o seu público.
Fazer conexões significativas com clientes, envolver, aprender seus pontos problemáticos e encontrar maneiras com que seus produtos e serviços atendam às necessidades do seu público, são pontos chaves para esse tipo de estratégia.
Nos últimos tempos a internet vem ganhando um outro nível de importância e o seu negócio pode se apropriar dessa oportunidade para atrair, engajar e converter pessoas.
De acordo com dados do Statista, publicados pelo Cuponation, Brasil está ocupando a 5ª posição do ranking de países que mais acessam as mídias digitais, chegando até o final de 2021 com cerca de 159,01 milhões de acessos feitos por brasileiros.
Já em âmbito global, o uso das mídias sociais é uma das atividades online mais populares do mundo. Em 2021, mais de 4,26 bilhões de pessoas usaram, e esse número só aumenta. O Statista deixa evidente que há uma projeção de seis bilhões para 2027.
Encontrar um público e descobrir oportunidades para conexões pode parecer difícil, mas agora é mais fácil segmentar o tipo de pessoa com maior probabilidade de conversão em vendas. Já que um dos maiores benefícios dessa estratégia é a geração de leads.
5 motivos para você utilizar o Social Selling no seu negócio:
Como vimos anteriormente, o Social Selling é uma tendência fomentada pela alteração do comportamento do consumidor mas não quer dizer que caiba a todas as empresas.
Se ainda restam dúvidas de que o Social Selling é a estratégia certa para o seu negócio, aqui estão 5 motivos para implementar:
1. Melhora o relacionamento com o potencial cliente:
Conforme sua marca se relaciona com potenciais clientes através de redes sociais, estreita a relação e o nível de confiança deste seleto grupo de pessoas aumenta.
Isso porque você não está fazendo uma oferta de compra direta e agressiva, mas sim construindo uma relação estruturada na criação de conteúdos de valor e ofertas baseadas nas interações humanas.
A pessoas não querem mais conversar com empresas ou robôs 一 ainda que neste caso seja um tipo de conversa B2B 一, pelo contrário, elas desejam sentir que estão falar com outras pessoas.
2. Encontra novos leads:
As pessoas que serão encontradas com o uso dessa estratégia talvez nunca conheceriam sua marca se você se limitasse apenas ao método comum de prospecção. Com o uso do Social Selling, novos leads surgem com mais frequência à medida que as técnicas são utilizadas.
Você está abrindo outra oportunidade para que o seu público, perceba o valor do seu negócio, tornando o seu negócio escalável, e se transformem em clientes.
3. Ciclo de vendas mais curto:
Uma vez que você desenvolve um relacionamento genuíno com o seu público nas redes sociais, o ciclo de vendas se torna mais curto. Pois, a confiança criada faz com que o caminho do potencial cliente até a compra se torne mais rápido.
4. Diminui o custo para aquisição de clientes:
Assim como o ciclo de vendas se torna menor, o mesmo acontece com os custos usados no processo de aquisição de clientes.
Aliás, com a implementação dessa estratégia, o investimento de recursos e o de tempo são reduzidos, porque com essa técnica as abordagens são mais assertivas e te poupam de esforços ineficazes.
5. Fidelização de clientes :
Outro motivo interessante para implementação do Social Selling no seu negócio é a experiência do cliente e a capacidade de fidelizá-los.
Diferente dos marketplaces, quando você vende nas redes sociais os seus produtos para o público certo, as pessoas passam a ter uma melhor interação nas mídias com sua marca, ficam mais confiantes para adquirir algo novamente.
Dessa forma, através dessa interação elas passam a motivar outras pessoas a comprarem a sua marca. Ou seja, elas passam a entender o valor daquilo que compraram e te beneficiam sendo vozes orgânicas.
Dicas para aplicar o Social Selling no seu negócio:
No mundo digital de hoje, essa estratégia é uma grande melhoria em relação às formas de vendas convencionais que muitas vezes podem parecer impessoais. E para que você consiga implementar no seu negócio, aqui estão as dicas de sucesso:
1. Crie uma marca profissional:
Conheça totalmente o seu nicho, e faça uso das ferramentas onlines para ter visibilidade. Mantenha o seu site e as redes sociais atualizado, e ofereça uma comunicação, humanizada, imediata aos seus clientes.
2. Concentre-se nas perspectivas certas:
Não tente inventar, apenas se conecte com clientes que realmente se importam como seu produto/serviço. Uma das principais vantagens dessa estratégia é essa conexão, então faça bom uso dela.
Foque nas pessoas que possuem mais engajamento com a sua marca, faça delas uma extensão da sua voz.
3. Construa relacionamentos de confiança:
Envolver-se em conversas genuínas e ouvir clientes em potencial sobre suas necessidades e pontos problemáticos atuais.
4. Use análises:
A maioria das redes sociais atuais, do LinkedIn ao Facebook e ao YouTube, dão aos vendedores uma percepção analítica robusta sobre os tipos de pessoas que interagem com seus perfis e suas plataformas.
Analise esses dados, e veja quais são as principais características das suas vendas, do seu público e pegue insights para que você possa aproveitar essa informação para melhorar o seu alcance.
Veja mais sobre social selling no webinar abaixo:
À medida que a tecnologia e os métodos de comunicação continuam evoluindo, a conexão com clientes em potencial nos mercados B2B e B2C pedem táticas de vendas mais quentes, como o Social Selling.
Implementar canais de mídia social na sua marca atrelado a táticas de vendas, envolve ativamente os seus clientes em potencial, gerando uma conexão forte com os mesmos. Dessa forma, a sua marca ganha visibilidade e alcance com um baixo custo de investimento.
Este conteúdo foi produzido em parceria com a Clicksign, pioneira em assinatura eletrônica no Brasil.
Continue sua jornada de aprendizado e confira nosso artigo sobre prospecção de leads no LinkedIn.