Conheça 10 termos do marketing digital

Entenda o que significa alguns dos principais termos do marketing digital, como Branding, SEO, ROI, Pipeline e muitos outros.
Ploomes
30/01/2023 | 4 min

Conhecer os principais termos do marketing digital é um importante passo na carreira de qualquer pessoa que almeja ir longe neste segmento. Com um mercado crescente e boas ofertas de trabalho, pessoas de diferentes áreas de atuação e conhecimento têm migrado para o setor. 

Isso leva, inclusive, a uma grande procura por curso de inglês online, já que muitos dos termos técnicos do marketing digital são utilizados neste idioma.

E para te ajudar nesta jornada de aprendizado sobre o ramo – e suas técnicas, métodos e ferramentas – preparamos para você este conteúdo com alguns dos principais termos de marketing digital que todo profissional precisa conhecer. Confira!

1- Marketing digital

Não há melhor forma que iniciar este glossário explicando o significado do próprio termo “marketing digital”. 

Sua definição é a mesma do marketing convencional: métodos, técnicas e ferramentas que buscam atrair clientes e gerar negócios. No entanto, o marketing digital utiliza este significado especialmente no âmbito da internet. 

Veja também: 10 melhores cursos de marketing digital (gratuitos e pagos)

2- Funil de vendas (Pipeline)

O funil de vendas é uma ferramenta que facilita a visualização e compreensão sobre os seus leads e sua jornada até tornarem-se clientes, oferecendo o tratamento ideal em cada fase. Para tanto, existem três etapas do funil: topo, meio e fundo. 

Cada uma dessas áreas demanda estratégias e formatos de conteúdos específicos, que são mais apropriados para realizar conversões.

funil de vendas inbound
Funil de Vendas

3- Lead

Mencionado na definição anterior, vamos entender agora o conceito de lead. 

Basicamente, lead é um cliente em potencial para seu negócio. Além da tarefa de captar os leads no mercado – a partir de diversos métodos – o marketing digital dispõe de ferramentas e estratégias para que eles sejam convertidos em clientes.

Para tanto, devem ser nutridos com conteúdos de qualidade, que auxiliem no processo de tomada de decisão. É aí que entra o funil, que irá ajudar a determinar que tipo de conteúdo e linguagem se encaixa com cada lead. 

4- Teste A/B (A/B Testing)

Os testes A/B são ferramentas que permitem a testagem de diferentes abordagens para chegar à definição daquela que mais gera conversões em uma página. 

Um teste A/B pode ser utilizado, por exemplo, em uma landing page para entender se ela irá performar melhor com um tipo de anúncio ou outro. Assim, o que tiver melhores resultados será utilizado de forma definitiva. 

5- ROI

ROI é a sigla em inglês para Return On Investment (retorno sobre investimento, em português). Em outras palavras, é uma ferramenta que possibilita analisar e compreender se o dinheiro que se gasta com marketing está sendo revertido em lucros ou não. 

Portanto, é um cálculo de extrema importância em qualquer ação de marketing, pois garante que apenas as campanhas lucrativas sejam lançadas, evitando o desperdício de dinheiro, tempo e mão de obra. 

6- SEO

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization – ou, em português, otimização para motores de busca. Em linhas diretas, trata-se de uma série de técnicas de redação e estrutura de páginas online para que elas sejam melhores posicionadas em portais de pesquisa, como o Google. 

Quanto melhor a performance do SEO de um site, mais à frente ele aparecerá numa busca, resultando em maior número de visitantes. 

Veja também: O que é SEM? Conheça o Search Engine Marketing e saiba como aplicar

7- Tráfego pago (Paid traffic)

O tráfego, ou seja, o fluxo de visitantes para um site, é parte vital para a sobrevivência de um negócio digital – seja ele um e-commerce, blog ou mesmo uma rede social. Para melhorar a performance dos visitantes, uma empresa ou pessoa pode recorrer a soluções digitais de estratégias para marketing digital – como o Google Ads e Facebook Ads – que promovem publicações e melhoram o alcance delas. 

Isso é feito por meio de pagamento, e recebe o nome de tráfego pago por depender desta quantia para que as ferramentas otimizem seu fluxo de visitantes. 

8- CTR

CTR é a sigla para Click Through Rate (taxa de cliques em uma tradução livre). Trata-se de uma métrica relacionada a anúncios veiculados na web por meio de tráfego pago ou orgânico. Calcula-se o CTR dividindo o número de cliques pelo número de visualizações. 

Esta métrica também pode ser utilizada para avaliar o desempenho de publicações em redes sociais, bem como e-mails marketings e landing pages.

9- Buzz marketing

O buzz marketing é o marketing digital baseado na estratégia de gerar uma discussão positiva sobre um produto, marca ou pessoa. Está relacionado ao marketing viral, mas preza por ser mais duradouro e agregar profundidade ao que é abordado. 

O foco desta estratégia é fazer com que as pessoas realmente interajam e conversem sobre o que você pretende divulgar. Para isso, é comum lançar mão de parcerias com influenciadores do segmento em específico. 

10 – Branding

Branding é um dos principais termos do marketing digital. Trata-se da gestão de uma marca ante seus consumidores. Em outras palavras, é a arte de moldar a percepção das pessoas sobre sua identidade como um todo. Podemos considerar toda ação que visa fortalecer uma marca e torná-la mais conhecida e sólida, gerando um sentimento de identificação, como branding. 

Por isso, as ferramentas de branding são diversas, como o design, logotipo, site, tipografia, persona, tom de voz, entre outros. 

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.