Teste A/B: o que é, onde aplicar e como fazer

O Teste A/B é uma metodologia que consiste em utilizar duas versões do mesmo conteúdo, com o intuito de comparar o desempenho de cada uma.
Tayrane
27/07/2023 | 4 min

O Teste A/B é uma ferramenta muito útil para quem busca impulsionar a eficácia de suas estratégias digitais, permitindo tomar decisões baseadas em dados concretos e não em suposições.

Em suma, o Teste A/B serve para dimensionar os resultados de duas versões da mesma campanha, que podem ser desde a campanha toda ou somente partes específicas, como o título do material.

Neste artigo, a Ploomes explica como o Teste A/B se tornou uma peça fundamental no universo do Marketing Digital B2B e da otimização de sites. Entenda o que ele é, onde aplicar e como fazer. Boa leitura!

O que é o Teste A/B?

O Teste A/B no marketing é uma metodologia que compara duas versões diferentes de uma campanha, página de destino ou elemento em um site, permitindo que os profissionais de marketing identifiquem qual opção gera melhores resultados.

Isso ocorre da seguinte forma: o tráfego é dividido em dois grupos, cada um exposto a uma das variações. Assim, é possível analisar métricas fundamentais, como taxa de conversão, cliques ou engajamento, determinando a versão mais eficaz. 

Essa abordagem é baseada em dados e ajuda a otimizar campanhas e experiências do usuário, permitindo tomadas de decisão embasadas, aumentando a eficiência das estratégias de marketing e alcançando melhores resultados.

O que testar?

Uma dúvida muito comum de quem usa ou pretende usar o Teste A/B é sobre quais elementos testar. Abaixo, listamos exemplos de conteúdos e estratégias onde o teste pode ser aplicado.

  • Título e copy: testar diferentes títulos, textos e mensagens pode ajudar a identificar o conteúdo mais persuasivo e atraente para o público-alvo.
  • Imagens e elementos visuais: avaliar o impacto de diferentes imagens, gráficos e ícones para determinar quais são mais eficazes na comunicação da mensagem desejada.
  • CTAs (call-to-action): testar diferentes textos, cores e posicionamentos dos botões de chamada para ação pode influenciar a taxa de cliques e conversões.
  • Layouts e design: experimentar diferentes layouts e designs pode revelar qual proporciona uma melhor experiência do usuário e maior engajamento.
  • Formulários: testar a simplicidade, comprimento e design dos formulários pode afetar diretamente a taxa de preenchimento e conversão.
  • Páginas de destino: comparar variações nas páginas de destino pode ajudar a determinar qual abordagem leva a uma maior taxa de conversão.
  • Preços e descontos: testar diferentes preços e estratégias de desconto pode influenciar as decisões de compra dos clientes.
  • Personalização: avaliar a personalização do conteúdo com base em preferências ou comportamentos do usuário pode melhorar a relevância e o engajamento.
  • E-mails: testar diferentes linhas de assunto, conteúdos e horários de envio pode aumentar a taxa de abertura e interação com os e-mails.
  • Anúncios: comparar diferentes cópias, imagens e públicos-alvo nos anúncios ajuda a identificar as melhores combinações para alcançar os objetivos da campanha.
  • Horários: testar diferentes horários de publicação em redes sociais ou outros canais pode impactar a visibilidade e alcance das mensagens.
  • Ofertas e promoções: experimentar diferentes tipos de ofertas e promoções pode afetar a taxa de conversão e a lealdade do cliente. 

Lembre-se que ao conduzir Testes A/B com esses elementos, as empresas podem tomar decisões mais informadas, ajustar suas estratégias e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) em marketing.

bannner ploomes teste grátis

Como realizar um Teste A/B?

Realizar um Teste A/B é algo muito menos complicado do que pode aparentar ser. A seguir, explicamos como fazer isso de maneira assertiva e em poucos passos. Confira.

Defina os objetivos

Identifique claramente o que deseja testar e os resultados que espera alcançar. Seja aumentar a taxa de conversão, melhorar o engajamento ou otimizar o desempenho de um elemento específico.

Escolha qual elemento vai ser testado

Selecione um único elemento para testar por vez, como títulos, imagens, CTAs ou layouts. Isso garantirá que os resultados sejam específicos e facilmente interpretáveis.

Crie as variações

Desenvolva duas ou mais variações do elemento selecionado. Garanta que cada variação seja distinta o suficiente para que as diferenças possam ser facilmente percebidas pelos usuários.

Divida o tráfego

Em seguida, divida aleatoriamente o tráfego entre as diferentes variações e a versão original, garantindo que cada grupo tenha representatividade suficiente para obter dados significativos.

Colete os dados para análise

Monitore e colete dados relevantes durante um período significativo, garantindo que a amostragem seja suficiente para fazer comparações confiáveis.

Determine qual variante foi melhor

Com base nos dados coletados, determine qual variação teve o melhor desempenho em relação ao objetivo estabelecido. Utilize ferramentas estatísticas para verificar a significância dos resultados.

Implemente a melhor alternativa

Após identificar a variação vencedora, implemente-a permanentemente em sua campanha, site ou aplicativo para colher os benefícios do teste bem-sucedido.

Siga fazendo testes

O teste A/B é um processo contínuo. Continue testando e otimizando outros elementos para aprimorar ainda mais seus resultados e estratégias de marketing.

IMPORTANTE: lembre-se que um teste A/B bem executado requer paciência, consistência e a capacidade de interpretar dados com base em metas e métricas predefinidas.

Aprenda a estruturar o planejamento perfeito de marketing B2B

O Marketing Digital B2B é um dos pilares de qualquer empresa bem posicionada no mercado. Ele é a chave para atrair grandes oportunidades de negócio usando canais digitais de forma mais eficiente e previsível.

A Ploomes preparou um conteúdo completo sobre o assunto, para ensinar você a estruturar o planejamento ideal de Marketing Digital B2B para o seu negócio.

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.