O que é awareness? Veja como aumentar o reconhecimento da sua marca

A percepção de marca dos consumidores em relação a uma empresa é chamada de Awareness. Veja como aumentar seu reconhecimento neste artigo.
Tayrane
03/04/2023 | 10 min

Um bom atendimento, produtos de qualidade e preços acessíveis são alguns exemplos de como uma empresa pode conquistar um cliente. Mas será que essas características são suficientes para que uma marca seja lembrada mesmo após a compra?

A percepção de marca dos consumidores em relação a uma empresa é chamada de Awareness, ou Brand Awareness, que, em tradução literal, quer dizer “consciência” ou “consciência sobre a marca”.

Esse reconhecimento surge de uma familiarização dos consumidores com aspectos da marca, seja a partir de um logotipo, mensagem, campanhas de marketing e propagandas veiculadas na mídia.

Na prática, o processo pode não ser tão simples, mas existem boas práticas que, se pensadas de forma estratégica, podem tornar uma marca conhecida e diferenciada frente à concorrência.

Neste conteúdo, explicamos mais sobre esse conceito e mostramos como colocá-lo em prática!

O que significa Awareness?

Em meio a tantas informações e distrações, conquistar a atenção do público é uma tarefa desafiadora. A esse reconhecimento de marca damos o nome de Awareness ou “consciência”, em tradução para o português.

Seja através do produto, logotipo ou mensagens veiculadas, a marca gera uma espécie de familiarização perante o público, que se lembrará da empresa de forma positiva.

Quando uma marca possui muitos concorrentes, esse conceito será fundamental para destacá-la de outros players do mercado, ajudando o público a entender mais sobre seu produto, identidade e outras atribuições importantes para viabilizar a parceria.

Na prática, essa identificação ocorre quando o público já assimila o nome da marca à função primária do produto. Quer um exemplo? Aqui vão alguns:

Bombril → Lã de aço

Sucrilhos → Cereais em flocos

Durex → Fita adesiva

Miojo → Macarrão instantâneo

Gillette → Aparelho de Barbear

É bem provável que você já tenha buscado por esses serviços se referindo diretamente ao nome da marca, certo?

Ao gerar confiança em seu público, dificilmente ele comprará de outra marca após ter uma boa experiência com a sua empresa.

Embora esse conceito seja benéfico para as empresas, mensurar seus resultados não é uma tarefa simples. 

Um dos pontos positivos, no entanto, é que os seus resultados podem impactar em diversas esferas da empresa, elevando a performance da organização como um todo.

Claro que esse processo depende de ações centradas na qualidade do serviço ou do produto, já que o consumidor busca, ativamente, pela resolução de um problema ou dor. 

Para que isso aconteça, é papel da organização se atentar às funcionalidades oferecidas, bem como às necessidades de sua persona. 

Funil de Awareness

Desenvolvido por por Eugene Schwartz – um aclamado copywriter nascido em Montana – EUA, o conceito de Funil de Awareness compreende os 5 níveis de consciência notados no comportamento das pessoas. 

Com o objetivo de acompanhar o processo de familiarização do público com as marcas, essa categorização torna mais fácil para as empresas identificarem as etapas de encantamento dos consumidores com uma marca. 

Inconsciente

As pessoas no nível inconsciente ainda não se deram conta que possuem um problema. Ou seja, ainda não sabem que existe uma maneira melhor de realizar algo, ou que existe uma solução para sua dor.

Aqui é o momento de entender se o seu produto é a solução ideal para esse público, sobretudo diante dos concorrentes. 

Algumas ações que podem ser realizadas nesta etapa podem ser relacionadas ao topo de funil: campanhas pagas, conteúdos em vídeo e ações voltadas para o engajamento. Anúncios de vendas ou CTAs mais incisivos podem não ter o resultado esperado.

Consciente do problema

Nesta etapa os consumidores já sabem que têm um problema, mas ainda não sabem como solucioná-lo.

É o momento ideal para disponibilizar conteúdos que falem sobre a dor do cliente e como ela prejudica sua rotina.

Se possível, leve para um conteúdo que já possua um CTA que fale da sua solução.

Consciente da solução

Neste nível, os consumidores até têm conhecimento da solução, mas ainda não foram apresentados especificamente ao seu produto ou serviço.

Se destacar dos concorrentes nesta etapa é o que vai tornar sua empresa a primeira escolha dos clientes. 

E se o consumidor já está pesquisando por uma solução, este é o momento de sua empresa buscar um bom posicionamento nos principais motores de busca, como Google e Youtube. 

Fale da sua solução e mostre como ela resolverá os problemas do cliente de forma efetiva. 

Consciente do produto

Nesta etapa, os clientes já conhecem o seu produto e os concorrentes, mas ainda estão em dúvida se ele é a melhor solução.

Aqui, o primeiro passo é quebrar as objeções, criar uma página de FAQ para tirar suas dúvidas e demonstrar a autoridade da empresa a partir de depoimentos e cases dos seus clientes.

Completamente consciente

Seus clientes mais leais e satisfeitos com o seu produto estão aqui, são os verdadeiros promotores da sua marca! Agora é continuar gerando conteúdos que os façam aprender ainda mais com você, garantindo uma boa usabilidade da solução. 

Lembre-se de estimular o seu cliente a utilizar o produto, mantendo um alto nível de consciência sobre a sua marca. 

Benefícios de realizar um trabalho de Awareness

Até aqui você conheceu um pouco mais sobre a importância do Awareness e entendeu como funciona a jornada do início ao fim, que tal saber sobre os benefícios de implementar essa estratégia no seu negócio?

Ciclo de vendas

Sobretudo em negócios B2B, o ciclo de vendas costuma ser longo, seguindo uma jornada que diz muito sobre o momento de compra do consumidor. 

Tomar uma decisão importante pode até ser uma tarefa difícil para o comprador, mas se ele tem conhecimento da marca e sabe que está apostando na empresa certa, esse ciclo de vendas pode ser facilmente encurtado

Autoridade da empresa

Nada melhor do que receber o reconhecimento pelo serviço prestado, não é mesmo? E se isso se transforma em autoridade de mercado, melhor ainda. 

Ao ouvir falar de uma determinada solução, rapidamente o consumidor lembrará da sua marca e dificilmente irá optar pelo serviço do concorrente. 

Aumento de indicações

Você sabia que 77% dos consumidores compram mais facilmente após receberem uma indicação? É o que mostra a pesquisa realizada pela Nielsen.

Sendo assim, quanto maior o número de pessoas reconhecendo a sua marca e satisfeitas com a solução, mais elas indicarão o seu serviço para outras pessoas, o que aumenta consideravelmente o volume de vendas.  

Como aumentar o Awareness da minha marca? 5 dicas

Quer saber como promover o crescimento do Awareness na sua empresa? Confira as dicas que separamos para você.

Esteja nos canais certos

Com tantos canais digitais disponíveis, há quem pense que é necessário estar presente em todos eles. 

Todavia, de nada adianta estar nos canais que o seu cliente em potencial não está, certo? 

Além disso, é fundamental ter estratégias pensadas para cada plataforma, visto que elas possuem objetivos e características diferentes. Portanto, o que funciona em uma pode não funcionar em outra. 

Para isso, é importante ter a persona bem mapeada, ajudando na compreensão do que o seu público prefere ler, quais seus canais preferidos e quais os horários mais apropriados para publicação.

Melhore a experiência do seu público

Tão importante quanto oferecer um produto de qualidade, é proporcionar experiências diferenciadas para os clientes. 

Aproveitar os canais digitais e físicos para realizar essas ações pode ser uma boa alternativa, de eventos ao compartilhamento de vivências e conteúdos que fogem do comum.

Faça parcerias

Se juntar a marcas que compartilham dos mesmos objetivos que o seu negócio é uma alternativa interessante para ampliar o seu público a partir de conteúdos de qualidade.

As ações de co-marketing, por exemplo, consistem em produzir materiais ricos em conjunto com outra empresa, compartilhando os leads gerados por ambas.

Além disso, o marketing de influência também figura entre parcerias que trazem bons resultados.

É comum que empresas busquem influenciadores digitais para realizar parcerias, atingindo um público que até então não tinha conhecimento sobre a sua empresa. 

Invista em SEO

A exposição da sua marca também pode ser impulsionada a partir de uma boa estratégia de SEO. Ao entender a intenção do usuário e utilizar isso para criar conteúdos, fica fácil atingir o público desejado e tornar sua empresa mais conhecida.

Colocar sua página no topo dos resultados dos mecanismos de busca impacta no Awareness, pois utiliza como gatilhos as palavras-chave baseadas nas dores do público-alvo

Aposte na automação de marketing

Mais do que ter uma estratégia consolidada para atrair novos clientes, é importante saber conduzir uma relação saudável com eles. 

A partir da automação de marketing, é possível construir uma estratégia de comunicação personalizada, apostando na segmentação com base em informações cedidas previamente pelos clientes.

A partir dessas comunicações, a sua audiência será impactada por conteúdos educativos, sempre com o intuito de abordar suas dores e apresentar as soluções mais indicadas para resolver os seus problemas.

Veja também: Brand Book: o que é, como criar o seu e exemplos

Como mensurar os resultados das estratégias de Awareness?

Apesar de difícil, não é impossível mensurar os resultados das suas estratégias de Awareness. 

Como qualquer outra ação, é indispensável saber se os resultados estão positivos, e isso só será possível fazendo análises constantes das estratégias.

Tráfego direto

O tráfego direto diz respeito às visitas dos usuários em uma determinada URL ao pesquisar diretamente no navegador. 

Esse tipo de acesso é positivo, pois traduz uma intenção clara do usuário de acessar a sua página. 

Nesse sentido, é fundamental que o seu site esteja preparado para receber os visitantes. Na prática, isso significa oferecer uma boa usabilidade – seja no desktop ou mobile, tempo de carregamento da página, e claro, um conteúdo de qualidade.

Menções

As interações nas redes sociais são uma ótima maneira de mensurar o potencial que sua empresa tem de produzir Awareness. 

Isso porque cada menção demonstra o quanto sua empresa é lembrada pela audiência, diferente de uma curtida, que muitas vezes não representa um valor de alta identificação com o conteúdo. 

A boa notícia é que já existem ferramentas que podem ser utilizadas para acompanhar esse tipo de interação.

A Mention, por exemplo, permite análises e o monitoramento dos dados retirados de todos os tipos de plataformas.

Pesquisas

Outra maneira de mensurar o Awareness da sua empresa é realizando pesquisas com a sua audiência. 

A partir de levantamentos qualitativos e quantitativos, é possível compreender qual o percentual de consumidores que de fato conhece sua marca. 

Ao realizar pesquisas periódicas, você poderá comparar os resultados e entender se a percepção de marca perante os seu público está aumentando ou diminuindo.  

Conclusão

Saber atrair grandes oportunidades usando canais digitais de forma mais eficiente e previsível pode não ser uma tarefa simples, mas é possível. 

Para te ajudar, desenvolvemos um material gratuito e completo mostrando como estruturar um planejamento de Marketing Digital B2B na sua empresa.

Além de aprender a criar um planejamento com base nas necessidades do seu negócio, você entenderá quais são os melhores canais para a sua estratégia e como organizar sua equipe para colocar o plano em prática!

banner e-book planejamento marketing digital b2b

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba novos conteúdos de negócios em primeira mão!

Quer receber novidades sobre vendas, marketing e gestão?

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais práticas de mercado para gerar novos negócios.